Nudez Mortal

Nudez Mortal J. D. Robb

Resenhas - Nudez Mortal

bruna 23/12/2022

Mediano
Cenário e ambientação incríveis, não tenho o que reclamar quanto a isso. No entanto, achei os personagens meio "passados", sem personalidade mas provavelmente é assim por ser o primeiro livro de uma saga. Além disso, tem tanto nome que acabamos nos perdendo (e Norinha nem recaptula os nomes ou locais).

Monica 16/08/2022

Nudez Mortal é uma esquisita amálgama entre o policial, protagonizado pela tenente Eve Dallas, o romance levemente erótico e a distopia. O primeiro género é aquele que efetivamente mais me interessa.

O primeiro livro da série Mortal apresenta-nos a protagonista num ápice: após não ter conseguido impedir a morte de uma menina, Dallas, que está mentalmente desgastada, é chamada para resolver um novo caso, sem ter qualquer tempo para descansar ou ser avaliada psicologicamente nas suas capacidades. O crime em questão é um de muitas reviravoltas: uma prostituta chamada Sharon é encontrada morta no seu apartamento, parece ter sido violada, foi baleada múltiplas vezes e deixada sobre a cama completamente nua. Não há sinais de arrombamento, não há ADN presente no apartamento, não há sémen ou pelos púbicos de outrem no corpo da vítima. Mas apesar de todo este cuidado, a arma do crime foi deixada na cena.

Aquilo que vai complicar a já complicada investigação da tenente Dallas é o facto de Sharon não ser uma zé-ninguém. Os pais dela são dois advogados extremamente bem conceituadas na sociedade norte-americana e o seu avô é um deputado de extrema-direita com imenso poder e prestígio no Senado dos EUA. Juntos, esta família irá exercer uma grande pressão, quer mediática, quer política, sobre a investigação de Dallas.

O desenvolvimento da parte criminal acontece como em todos os outros livros. Gradualmente, os detetives vão aprendendo mais sobre o caso, reunindo mais elementos, passando também grande parte do tempo em deduções acerca do caráter psíquico do assassino, fazendo juízos de valor e "e ses" acerca dos mais variados assuntos. Aquilo que distingue Nudez Mortal de outros romances policiais (para além, talvez, de realmente haver romance) é o desenvolvimento de todo um mundo paralelo ao nosso. Embora publicado em 1995, este livro ambienta-se no ano de 2058, quando a tecnologia evoluiu formalmente, as bases de dados expandiram-se, formaram-se estações interespaciais e é possível carregar um computador no bolso. É também em 2058 que noticiamos uns EUA liderados pela extrema-direita, em que os deputados já podem transgredir o mínimo dos dois mandatos consecutivos, como é o caso do avô da vítima:

«O senador, pelo que Eve notou, havia se beneficiado da mudança de temperatura que ocorrera no país, muito quente na opinião dela, e também da revogação da Lei dos Dois Mandatos. De acordo com a legislação atual, um político poderia manter o seu cargo para toda a vida. Tudo o que tinha a fazer era convencer os seus eleitores a reelegê-lo indefinidamente.»

Roberts complementa esta hipótese de mundo com muitas mais características dignas de dissecação, como as críticas à corrupção política, altamente intemporal pelo que notamos, e até as feridas do planeta, vítima da ação humana nefasta durante as alterações climáticas. São frases singelas que aparecem ao longo do livro, mas que intensamente contribuem para tornar a narrativa mais rica.

Dallas é uma personagem forte e determinada, resoluta de que conseguirá trazer justiça às suas vítimas, mas que, ao mesmo tempo, cai nos amores instantâneos de um bilionário francês, também uma figura de enorme relevância em toda a história, numa construção amorosa que deixa muito a desejar. O desenvolvimento do casal é rápido demais, especialmente tendo em conta que a série conta com 55 livros atualmente, e que se fomenta maioritariamente num fervor sexual que perde mais no que ganha. Apesar de ser um casal em que consigo ver um futuro (e até nem desgosto), entendo que lhes faltava algo mais — quiçá um pouco de sensibilidade no que toca ao ambiente circundante.

Não obstante, a escrita fluída, rápida e viciante da autora é um bom combustível durante todo o livro, o que o torna uma boa fonte de entretenimento. Nudez Mortal tem um pouco de tudo: um romance para os aventureiros, um crime porreiro e acessível (que me lembrou, ligeiramente, do American Psycho) e um world-building digno de alguns debates e análises para quem estiver a fim disso.

TCN 15/01/2022

Muito bem escrito e construído, mas cheio de gatilhos.
Eu gostei muito, apesar de tudo, da leitura. Gosto como a autora constrói bem os
personagens e a história.
No começo fiquei meio confusa por achar muito parecido com o começo da história do livro 7 da série (sim, eu acabei lendo o sétimo antes dos outros). Não sei se todos os outros livros têm o mesmo estilo de crime que esses dois, porém foram bem parecidos. Entretanto, após o começo, as coisas começaram a se distinguir.
Sabendo para onde a história vai, fiquei chocada como a trama dos personagens vai passando lentamente... quer dizer, do 1 ao 7 pouca coisa mudou.
A única coisa que eu não gostei foi como a autora se dedicou para fazer os crimes muito bem descritos a ponto de ter tornado a leitura muito difícil e pesada. É cheia de gatilhos para quem for sensível e sinceramente até para quem não for. Admiro a escrita da autora mas preferiria que não houvesse tanto ênfase nas partes de descrição dos crimes.
Por conta desse ponto, eu não indicaria para minhas amigas esse livro por saber que iria perturba-las como a qualquer outra mulher. Quero ler um livro dessa autora com temas mais leves, pois gostei bastante.

Fernanda 21/03/2015

Segunda-feira entre uma tarde frienta e chuvosa, resolvi ler esse livro que a minha cunhada tanto falou. Atribui a ele, a função VOTO DE MINERVA, afinal, eu acompanhei a saga do quarteto de noivas e achei um porre.. Mas, segundo os fãs, eu cairia de amores pela serie mortal.
Ok,cá estou eu.

Vamos começar pela história EMBOTIDA NUM ROMANCE POLICIAL E SUSPENSE , a principio eu estava até apreciando, mas, depois do meio acho que a autora se embolou e começou a ficar repetitivo.. E um tanto forçado querer aparentar a “dureza” da protagonista, eu sei gente, eu sei que ela sofreu um trauma muito grande, mas, nem mesmo as sequelas desse trauma me fez ver nela uma coitada sofredora, e admiro a fachada de policial bem capacitada sem deixar duvidas quanto ao machismo e ela sendo uma mulher dominar tão bem as situações a qual ela foi convocada. No entanto,o perfil sombrio, distante e até esnobe dela não fez de mim uma fã da tenente Dallas..Quando na verdade eu achei ela mais para “sem-educação” ao invés de uma mulher durona e decidida ,aliás, isso ela é também, mas, a arrogância é sem fim ,meu Deus.

O casal principal, Roarke e Eve parecem gato e rato, ocupam boa parte da trama trocando farpas e salientando como seria um ataque de vespas. Ok, tudo isso pode funcionar como preliminares e aumentar o apetite voraz do leitor. Eu também gosto desses conflitos, mas ,nesse livro é demais. E do nada, ambos estão se atacando como animais no cio rsrs Aquele velho clichê, se encararam a primeira vista, trocaram umas farpas, nessa coisa toda rolou uma carona,um botão da blusa da tenente fica no carro do mocinho, e por ai o cara guarda esse mimo como um amuleto.Rararara. Achei isso tão tolo.

A historia se passa muito além do nosso tempo. Num mundo onde os botõezinhos da supertecnologia falam mais alto. Não me empolgou o cenário futurista. A ambientação numa perspectiva futura pode até ser legal, mas, a meu ver pouca contribuição traz à narrativa. Se fosse tão moderno assim, não existiria tantas falhas no sistema de investigação e bandidos não teriam tanta chance para com o crime, e fora, aquele lance da arma no nome do Roarke.

Aliás,o Roarke,até que dá um caldo, mas ainda sim prefiro tantos outros por ai. Tipo Gabriel Emerson do inferno de Gabriel, e até mesmo o Carter de álbum de casamento da própria autora.

E por fim ,o meu maior desgosto. Não acho que a autora tenha suporte para lançar tantossssssss livros dessa serie e segurando a antipatia da moça Dallas. Nos EUA foram publicados mais de 45 e ainda não foi finalizado..Aqui no Brasil se não me engano estamos no 25..Ok,quem é fã acha o máximo essa quantidade de continuação, mas, acho que acaba se esquecendo que no desenrolar de tantos livros, o suspense começa a ser declarado logo no inicio, as brigas do casal começam a ficar mais que previsíveis. A Eve continua aquela mala sem alça mal humorada e sem educação, o Roarke apesar de galã, um personagem controlador, possessivo e que tem dinheiro para tudo e no fim a Nora mostra que aderiu á essa nova moda entre as autoras, digo o lado MERCENÁRIO, aproveitar um publico especifico porque sabe que enquanto lançar livros relacionados aos personagens que a galera esta familiarizada, mais livros serão vendidos, e no fim o Money Money será garantido- publico certo  ..

O que eu quero dizer é que com uns poucos 10 livros,a historia seria facilmente resolvida. E pra finalizar, eu acho que a Nora escreve, escreve, escreve, escreve, e tanta marola me dispersa. Esse excesso de descrição nas cenas intima não me deixaram nem mesmo arrepiada, ela escreve e escreve e no final não diz nada ou já perdeu o sentido e isso só me fez concluir o que eu já sabia. Não aprecio o estilo escrita Nora de ser, e apesar de mudar a categoria de romance para ficção e suspense policial, acabo percebendo que a escrita que me incomodava no quarteto de noivas, continua me incomodando por aqui.
danielletrica 23/03/2015minha estante
Bom ler opiniões divergentes, pois eu particularmente adoro a série Mortal e acho que nao foi ela que se inspirou nessa moda de séries, foi ela quem lançou o primeiro livro é de 1995 e ela sempre foi uma escritora de sagas. Acho que as autoras e editoras atuais viram que esse é o mapa da mina, pois ela é líder e está a muito tempo no mercado de romances. abcs

Fernanda 23/03/2015minha estante
Danielle,eu simplesmente não sabia que esse livro foi lançando em 95.
E concordo contigo,quando afirma que a Nora é uma pioneira em lançar sagas.
O que obviamente as editoras e autoras,abraçam calorosamente,uma vez que o retorno financeiro é bastante significativo.
Eu só discordo dessa tendência de prolongar mais e mais,não só essa serie,existem muitas outras por ai na mesma situação.Acho que a essência se perde, começa a ficar enfadonho e monótono.
Outro dia a minha sogra comentou"Acho que não vou viver o suficiente para ler o ultimo livro dessa serie"..E a minha sogra é bastante saudável,rsrs, a questão é o quanto estão adicionando marolas e firulas para finalizar a serie.Concorda comigo que tudo isso é desnecessário?
Comecei esse livro já com pé atrás,eu não tenho sorte com os livros da autora.Do meio pra frente começo a ficar aborrecida e cansada,parece que estou nadando contra maré.talvez por isso,eu não tenha gostado dessa aclamada serie.
mas,admiro muito o vigor e persistência da autora em lançar tantos livros.

Bela ð 25/02/2020

Incrível
Pra começar eu nunca tinha lido um romance policial antes e pela primeira vez posso dizer que foi uma ótima experiência. Gostei da narrativa da história e em nenhum momento eu achei cansativo, o romance foi bem gostosinho. E não, eu não descobri quem era o assassino kkkk tinha uma suspeita, porém fui surpreendida.

E meu deus, que capa horrorosa esse livro tem.

Maria5506 19/03/2023

Nora roberts nunca erra
O livro, que se passa no ano de 2058, vai relatar a história de uma série de assassinatos e a policial Eve Dallas será a responsável pela resolução dos mesmos, apesar de acabar de sair de um caso traumático, Eve é resignada a tomar a frente do caso!
Eu não quero dar nenhum spoiler desse livro pois a experiência de ler ele é simplesmente incrível, a forma como um relacionamento amoroso é iniciado sem pretensão e com muito medo pela principal e como ela luta com seus próprios traumas.
O livro não é para os fracos, é bem detalhista com as cenas dos assassinatos e o final é de dar desgosto, mas é incrível! A escrita é muito boa, e o desenrolar da história é ótimo, não é um relacionamento devagar, até por que estamos falando de nora roberts, mas o desenvolvimento dele é muito bom!
O fato do romance não ser o fator principal do livro é mais do que bom, o desprezo de alguns personagens com as mulheres e a forma como a Eve trata com isso é ??
Enfim! Só leiam

Thiana 18/07/2012

Nudez Mortal - Nora Roberts como J. D. Robb
Em 2058 a tecnologia domina o mundo. A tenente da Polícia de Nova York, Eve Dallas, sabe que os impulsos irresistíveis do coração humano ainda é influenciado pela paixão. Quebrando todas as rígidas regras de conduta, Eve envolve-se com um milionário sedutor, suspeito do seu último caso de investigação. Livro escrito por J.D. Robb - pseudônimo da norte-americana Nora Roberts.

O que achei:

Primeiro volume da série Mortal escrito por Nora Roberts sobre o pseudônimo de J.D. Robb.
O livro se passa em 2058, ano em que o porte de armas de fogo é proibido e as que existem estão em museus ou em coleções de particulares. A profissão mais antiga do mundo, a prostituição, é um trabalho legalizado, apesar de ser ainda repudiado pelos conservadores. No campo medico, morre vitima de alguma doença é algo muito raro e a expectativa de vida é bem alta.
O ano de 2058 é o paraíso para os que procuram a fonte da juventude. Mas em meio a esse mundo aparentemente perfeito os crimes ainda são comuns e é nesse contexto que surge um assassino que apesar de todas as tecnologias gosta de executar seus crimes a moda antiga.
A primeira vitima é a neta de um importante senador e o fato de envolver gente importante leva o caso a ser investigado por uma das melhores no ramo a tenente Eve Dallas.
Eve é o tipo de mulher durona, autossuficiente e que não gosta de se apegar as coisas e nem a ninguém e por isso só preserva duas importantes amizades. Em meio à investigação que passa a tomar muito do seu tempo e do seu psicológico, a tenente ainda tem que lidar com os seus próprios fantasmas, que aos poucos vão sendo revelada ao leitor e nos tornando cada vez mais ligado a personagem.
Em meio a toda essa onda de mistérios e suspeitas conhecemos Roarke , um milionário, incrivelmente bonito e de humor sádico. No primeiro contato dele com a tenente Dallas já conseguimos perceber que a interação dos dois é algo que você sempre vai querer mais e mais. E mesmo com Roarke sendo um dos suspeitos é impossível não ficar ligada a ele e torcendo por sua inocência. Eu fiquei completamente apaixonada por ele e provavelmente você também ficará.
Narrativa completamente envolvente e pode ser loucura minha, mas assim que comecei a ler algumas passagens me davam a sensação de está lendo um livro noir confesso que alguns momentos imaginava a cena em preto e branco e os personagens trajando roupas da década de 30 e 40, o que é totalmente loucura para um enredo que se passa em 2058, mas ao decorrer da leitura essa sensação foi se perdendo e o futurismo foi tomando todo seu espaço.

O livro é um misto do bom e do melhor vai do mistério e dos violentos assassinatos aos momentos mais íntimo e algumas vezes hot, num piscar de olhos, deixando o leitor viciado e a cada página, mais ansioso para ter suas perguntas respondidas.
O melhor de tudo é que esse é o primeiro de muitos livros sobre Eve Dallas, ou seja, mesmo quando acabar de ler Nudez Mortal e ficar com um gostinho de quero mais é só corre e comprar a sequencia Gloria Mortal.

OUTRAS RESENHAS EM: garotasdepapel.blogspot.com.br

Gle 04/10/2020

Completamente envolvente! Autora soube desenvolver a relação amorosa do casal principal sem tira o foco do enredo do crime. Sem fala que é uma história que acontece no ano futuro é autora colocou novas tecnologias que não me surpreende que logo inventem mesmo. Não consegui larga o livro até terminar, os acontecimentos me deixavam cada vez mais intrigada e criando inúmeras teorias sobre a identidade do assassino.

rafinha_27 27/01/2023

Adorei a leitura, bem leve e descontraída.
Simplesmente amo a escrita da Nora e o romance, em que na minha opinião, não atrapalhou em nada a parte da investigação e tudo mais, mas sim deixou mais leve.
Shippei muito o casal principal e individualmente cada um dos personagens, ambos são de personalidade e incríveis.

Sobre o caso em si, o final não me surpreendeu mas não foi ruim, seguiu um caminho legal e seguro.

Cris Moraes 29/08/2021

Simplezinho.
No ano de 2058, Eve Dallas, detetive da Polícia de Nova York, tem de investigar o assassinato da neta de um senador. À medida que Eve vai elucidando os mistérios do caso, ela descobre também várias nuances da vida secreta das prostitutas, profissão da vítima, além de correr contra o tempo, pois o assassino deixa claro que ainda vai eliminar mais cinco mulheres, provavelmente com os mesmos requintes de crueldade desta primeira vítima. Até que Eve consegue desmascarar o verdadeiro assassino, muitos segredos pessoais e cheios de politicagem vêm à tona, expondo muito mais detalhes da vida de cada um e indo além daquilo que pudessem imaginar conhecer sobre a sociedade e as pessoas que nela vivem.
Acho que eu já li uns outros três romances da Nora Roberts e, apesar de gostar bastante de romance, sempre achei a narrativa de Nora um tantinho cansativa. É a primeira vez que me aventura por esta outra personalidade da escritora e percebi que a história de Nudez Mortal é uma história de enredo policial. Demorei um pouco a me situar, confesso. É que sou meio lenta para histórias nesse estilo.
O cenário futurista também não ajudou muito minha capacidade de raciocínio e de acompanhamento para seguir as pistas e a lógica da investigação. Eu achei que estivesse lendo uma ficção científica. 😂😂🙈🙈 Só mais para o meio da história é que compreendi melhor a proposta da história e fiquei mais envolvida com o romance entre Eve e Roarke, conseguindo concluir a leitura. Há quem goste, mas não fez muito o meu estilo.

Por fim, as pessoas são o que são em qualquer tempo do mundo.
Ou seja, sempre haverá alguém sendo hipócrita, sempre haverá alguém com ganância e com sede desmedida pelo poder, sendo capaz de passar por cima de qualquer coisa e de qualquer alguém para conseguir ser o top. E continuar no topo massacrando os demais.

Luiza Pereira 22/05/2022

Amei.
Eu sou apaixonada pela Série Mortal, e espero um dia ter todos os livros na minha estante.

Nudez Mortal é a primeira apresentação desse mundo futuristas futuristas arrebatador que Nova York aparece em 2058.

Eve é uma mulher forte, com traumas que a deixaram incrédula para um amor arrebatador, e Roarke é o homem perigoso, porém, de coração enorme que toda mulher quer ter consigo.

Um casal com uma química de milhões, que me deixou apaixonada desde o primeiro contato entre eles.

Babi 19/09/2012minha estante
Sempre fui meio reticente e digo ate preconceituosa em relação a livros das autoras Nora Roberts, Barbara Delinski entre outras...pois não sou das mais fãs de romance muito meloso,do cara ultra rico e seguro e da mocinha completamente abobada e inocente!!! E tb por ser loucamente apaixonada por livros policiais!!! Minha mãe de férias aqui na minha cidade pede para eu comprar este livro,pois como trabalho em uma livraria ela me empentelha para comprar os livros que ela gosta!!! E me indica assim q acaba de ler....Meio reticente como ja disse anteriormente comecei a ler depois de muita insistência da minha mãe!! FIQUEI COMPLETAMENTE ALUCINADA PELA SAGA TODA...ACABEI DE COMPRANDO TODOS OS LIVROS E SEMPRE ESPERO PELO PROXIMO!! Pois essa saga tem tudo que eu mais gosto,policial complexo,romance legal e ironias perfeitas!!! Indico a qualquer um que queira ler e a partir de agora julgo menos um livro pelo autor.

Anne Karoline 27/09/2012

Sempre ouvi falar muito bem da Nora Roberts e sempre tive vontade de ler um de seus livros. Até que um amigo me emprestou Êxtase Mortal, o quarto volume da série. Li e gostei tanto que resolvi começar a ler toda a série. Foi então que vi que já tinham 19 livros publicados aqui no Brasil, um número que me assustou e quase me desanimou, mas por fim resolvi ler e estou adorando.
Nudez Mortal é o primeiro volume da série. A história se passa no ano de 2058, o mundo é dominado pela tecnologia. Eve Dallas, uma tenente policial durona, fica responsável pela investigação do assassinato de Sharon DeBlass, neta de um senador. Sharon é prostituta (profissão já então legalizada) e é morta por arma de fogo, o que se torna algo surpreendente já que as armas de fogos não são mais utilizadas e só são encontradas em museus e coleções particulares. Mas o assassino de Sharon não está disposto a parar. Ele deixa um bilhete na cena do crime dizendo que é apenas uma de seis. Então Eve tem que correr para desvendar esse assassino antes que ele mate mais alguém.
Durante a investigação do caso, Eve acaba se envolvendo com Roarke, o homem mais lindo e rico do universo e o principal suspeito do assassinato.
Uma história incrível, com muito mistério e romance. Vale muito a pena ler. E pra quem quer começar, mas está desanimado porque são muitos livros, não desanima não. O bom da série é que os livros têm histórias “isoladas” e com final. Então, se você terminar o primeiro e não quiser ler o segundo não tem problema. Mas eu te garanto uma coisa: você com certeza vai querer ler!

Rosimeire.Anjos 28/09/2021

Por trás da alta sociedade:Um assassinato e muitos segredos
No mundo futurístico, em 2058, existe uma mulher fibra que luta por justiça aos mortos.

Conhecemos aqui a Detetive Eve Dallas . Uma mulher de garra, profissional e super competente .
Em cada caso de atuação no departamento de homicídios , Dallas busca muito mais do que descobrir o (a) culpado (a), procura trazer a justiça para os que morreram . A neta de um senador é assassinada, e sua vida secreta será revelada.
O assassinato da vez requer jogo de cintura pois, os envolvidos e os suspeitos constituem as classes mais altas da sociedade.
Mas isso em nada vai impedir que Eve realize um trabalho impecavél .
Empenhada em seu trabalho na Polícia de Nova York , Eve Dallas, durante a investigação conhece Roarke, um dos mais homens mais poderosos e ricos ( e lindos) do planeta e fora dele . Ele seria um par perfeito, se não estivesse na lista de suspeitos .