Rômulo e Júlia: os caras - pintadas

Rogério Andrade Barbosa

Resenhas - Rômulo e Júlia:

Laura 26/04/2023

Os caras pintadas!
Li por conta da escola mas gostei mto, é uma leitura rápida com uma ótima escrita, li em menos de 2 hrs. Achei legal a abordagem sobre a ditadura militar no Brasil de forma ?leve? (óbvio que não completamente leve pois não é possível retratar uma ditadura de forma leve)

Camiler 18/03/2022

Esse livre me surpreendeu bastante em muitos aspectos. A proposta do livro é muito boa, conta a história de um romance entre a filha de um ex torturado com o filho de um ex exilado, apresentando alguns acontecimentos da época de 1992.
A leitura é bem fluida e sem muita enrolação, esse livro é um daqueles que você nem sente quando termina de tão rápida que é o desenvolvimento dele. Recomendo bastante, principalmente para redações.

Júlia 17/06/2021

Gostosinho
Trata-se de um romance vivido entre o filho de um militante político da época do regime ditatorial brasileiro e a filha de um ex-torturador.

É um livro leve e de leitura rápida. A narrativa é instigante, te prende e, quando você vê, já terminou de ler.

Talvez, por ser um livro um pouco mais antigo, apresenta alguns comentários em relação à figura feminina e ao corpo da protagonista que, particularmente, me deixaram um pouco desconfortável. Alguns trechos do enredo também foram tratados de forma um pouco corrida e poderiam ser mais explorados. Fora isso, é um bom livro.

Confesso que li por solicitação da escola e me surpreendi.

Belle Araújo 09/06/2020

Recomendo!!
Li quando era criança porque era sugerido pela escola, mas a história me impactou muito. Achei a temática interessante e decidi ler Romeu e Julieta depois de ler Rômulo e Júlia. Na época, eu não tinha completa compreensão do que lia, mas entendi que o livro falava de violências que houveram em nossos país e que retratou o peso dessas violências por meio de um ?amor impossível?. Me identifiquei com a Julia de início para depois perceber que não havia muito em comum quanto ao passado de nossas famílias e fiquei triste por ela. Era muito cristã e contra violência, então saber de certas situações (embora muito levemente, não há nenhuma explicitude) me fez refletir sobre o ser humano e seus atos. Em suma, recomendo muito essa leitura para crianças, adolescentes e até adultos. Curta, instigante, reflexiva e absolutamente necessária.

Arthur Tosi 19/11/2019minha estante
ficou TOP DEMAAAAAIS

Duda 31/08/2016

Histótico
Eu li este livro para um trabalho da escola, e logo pelo titulo eu já fiquei curiosa sobre o assunto q se tratava, como gosto muito de história e esse tipo de coisa eu adorei a leitura.
O livro é pequeno, com a leitura fácil, e ajuda muito a entender um pouco sobre a a historia de nosso pais.

Romulo 16/06/2013

Rômulo e Júlia
Tudo começa numa passeata tranquila no rio branco dos alunos estudantil quando Rômulo um rapaz que se destaca na multidão de repente cruzou com uma morena linda chamada Júlia que morava no rio de janeiro em flamengo começarão a conversa mas logo ela falou que tinha que ir embora e só depois eles irião encontra. Depois o tempo foi passando e depois nos últimos meses do ano Rômulo foi atrás dela e ao vela triste ele consolo ela e ela falou para ele que Hoje é o primeiro dia que passa totalmente livre com ele e falou também que queria aproveitar o máximo.
Rômulo saio de mãos dadas com Júlia, enquanto foquetes explodiam no ar, antecipando a chegada de um novo ano.

Ana Carolina 16/08/2012

Rômulo e Júlia
Um estudante do Colégio Pedro II, um amor gigantesco e uma menina com o sonho de se tornar médica no futuro com um passado dolorido que até ela desconhece. São estas algumas das coisas presentes neste livro.
Esse interessante livro conta a história de dois adolescentes que se conhecem em uma passeata estudantil e que se apaixonam cada dia mais.

Ela filha de um militar, ele filho de um jornalista. Só que uma coisa eles não esperavam. O pai de Júlia foi um dos homens que comandaram as sessões de tortura de Edgar Hertz, pai de Rômulo.
Tudo começa a se encaixar quando Edgar começa a investigar sobre o passado do pai de Júlia. Com essa investigação todas eles acabam descobrindo que: a menina é adotada, que seus pais estão mortos e quem são seus avós. Com todos essas informações, seus avós vão até a justiça para pedir a guarda da menina.

E no decorrer de todos esses acontecimentos o casal, Rômulo e Júlia, vivem uma difícil história de amor. Gosto desse livro por que além de me fazer lembrar do colégio em que estudei no ano passado, (foi lá que li esse livro para fazer um prova) esse livro nos mostra que muita das vezes pessoas entram na nossa vida sem ser por acaso. Como por exemplo: Se Júlia não tivesse conhecido e nem se apaixonado por Rômulo provavelmente ela não descobriria seu passado e provavelmente o decorrer de sua história seria bem diferente.

Samila Sousa 10/07/2012

Lí este livro quando tinha 13 anos, porque a prof de História solicitou como atividade complementar.
Lembro que na época, achei ele fascinante! Conta sobre a questão da luta dos estudantes contra a ditadura (movimento dos cara-pintadas.
O livro é bem curto... então, acredito que seja só uma embasamento superficial no assunto, voltado para um público infanto-juvenil.

Andre.Crespo 24/03/2009

Um Romance no Meio do Caos
É um bom livro para quem quer saber um pouco sobre o período em que os "Caras Pintadas" saíram as ruas para protestar contra o governo.
Esse livro dá uma base a quem não sabe muita coisa, porém, é muito curto e se quer saber algo mais concreto sobre o assunto, esse não é o livro mais adequado para ler!