O Moço Loiro

O Moço Loiro Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - O Moço Loiro

Lavinia 14/04/2024

Esperava mais
Li a moreninha e fiquei muito feliz, foi um favoritado. Que pena que esse daqui não é um também. Muito fraco em romance, tem personagens estranhos e muito caricatos. É engraçado, é bem escrito, só poderia ser melhor e não foi.

Liuvs 07/01/2024

Finalmente terminei! O livro é muito bom, e eu amei as reviravoltas e a revelação do Moço Loiro, uma verdadeira novela brasileira kakak. Minha leitura foi bem fluida no início, mas perto do fim eu acabei enrolando e demorei pra terminá -la, parte disso devido a linguagem brasileira antiga. Mas ao chegar ao final ela deslanchou. 4,5 ????

Clio0 28/08/2023

Joaquim Manuel de Macedo tinha uma certa preferência por histórias com tramas cheia de reviravoltas e herois arrogantes e tolos. O Moço Loiro é uma obra possuidora de ambos em abundância.

O roubo de uma relíquia de família é o desastre que em movimento a trama - e essa não existiria se Lauro tivesse descido de seu pedestal e ousado se defender e exigir o envolvimento da polícia. Uma saída simples, mas na época em que a história se passa, pouco tempo após o tráfico negreiro ser considerado pirateria, não passaria tal medida pela cabeça de nenhum brasileiro. Como de fato ainda não passa na maioria das famílias.

O ostracismo familiar perdura pela maior parte da vida do rapaz até que sua prima chega em idade casadoura e os pequenos dramas envolvendo ciúmes e cirandas se envolvem com política e economia. São tantas informações fornecidas ao leitor que é preciso cuidado especial, pois o autor não se furta em encher o cotidiano dos personagens com pequenas cenas.

As melhores partes talvez sejam justamente as mais sensacionalistas - o casal que se pega de tapas, amigos passando a perna uns nos outros, os pequenos vexames do dia-a-dia. De fato, a história já se recomendaria apenas por isso.

Mais do que uma obra literária, ela poderia facilmente ser um exemplo das noveletas diárias ou das atuais novelas tevelevisivas.
QUEIJO460 28/08/2023minha estante
Nem parece que é o mesmo escritor de "A Moreninha".

Rogério 30/11/2021

Um belo achado
Não conhecia esse livro. E nas folhas finais de todos os livros da editora que possuo não estava lá listado. Foi uma grata surpresa. Leitura agradável, maquinações e reviravoltas. Personagens carismáticos. Não fica devendo em nada para vários livros estrangeiros.

De fácil leitura. Capítulos curtos. Recomendo a todos!

Raquel512 30/10/2021

Quanta coisa pra ser revelada
O livro é muito bom, interessante, traz uma história bem intrigante e cheia de mistérios a serem revelados.

O desenvolver da história é bem legal e o acontecimento dos fatos vai te deixando com mais vontade de ler.

O livro roda em torno do romance entre Honorina e o Moço Loiro, um cara bem misterioso que demonstra seu amor por meio de cartas e de ações um pouco confusas, mas muito diferentes e peculiares.

Algumas partes do livro são triste, outras de deixam instigados ou desesperados, mas tem cenas bem engraçadas também.

Alguns capítulos antes de revelarem o nome do Moço Loiro eu acabei descobrindo quem ele era, e o fato eu já ter lido A Moreninha (clássico de Joaquim Manuel de Macedo) me ajudou a perceber.

Achei que a Raquel poderia ter um final melhor do que apenas o coração partido. Acho que poderia ter aparecido alguém que ela se apaixonasse.

Mas o livro é muito bom e eu com certeza recomendaria.

Betânia 29/09/2021

O moço loiro
É o segundo livro de Joaquim Manuel de Macedo que leio e, assim como o primeiro, o enredo é escrito de forma leve e agradável. Os capítulos são curtos e a leitura fluida e, diferentemente de alguns clássicos brasileiros, a linguagem usada é bem acessível e tranquila. A história composta de romance e mistérios é um pouco arrastada, eu diria, mas vale muito a pena a leitura.

Marquim 12/07/2021

LB 2 - O moço loiro
Eu gostei da leitura do livro. Primeiro porque gosto da época romântica. Segundo porque foi um livro que, em muitos momentos, fez-me sorrir, ficar irritado, ter desejos de que algo ruim acontece com os antagonistas, perder a paciência com Honorina, etc. E terceiro porque eu pensava que Macedo era extremamente devotado a fazer um romance bem água-com-açúcar. No entanto, em relação a esse aspecto, eu fiquei bastante impressionado com a forma de crítica que ele apresenta ao próprio romance em alguns momentos da obra e também pela forma como tenta prender o leitor por meio de um mistério que ronda toda a narrativa.
Se avaliei o livro dom apenas 3 estrelas e meia, isso se deve ao fato de a narração se arrastar MUITO em alguns instantes. E, como eu sou impaciente, queria que tudo fosse desenvolvido de maneira mais ágil. Contudo, isso não foi algo que me tirou tanto a paz nem o desejo de continuar até o fim.

Lari 12/05/2020

Me surpreendeu!
Quando peguei este livro para ler não lia a sinopse bem nada e pela capa imaginei que se tratava de um suspense.
Bom, eu não errei tanto, tem suspense, mas o foco com certeza não é esse!
O livro é um doce romance que traz personagens surpreendentes.
Em algumas partes eu me peguei rindo, em outras amaldiçoando personagens!

André 24/02/2020

Este livro é rico em descrição de como era um sarau na corte brasileira do século XIX. Publicado após "A Moreninha", Joaquim Manoel de Macedo manteve nesta obra o sucesso da primeira publicação e criou um romantismo brasileiro com as influências dos romances europeus ambientados no ambiente urbano carioca e toda a movimentação social que caracterizava a corte neste período.

Livros, câmera e pipoca 12/12/2017

É um água com açúcar muito bonito
Publicado em 1845, O Moço Loiro foi o segundo romance de Joaquim Manuel de Macedo. Considerado um romance urbano, traz um enredo claro e bem construído, e se baseia em tipos sociais comuns que de certa forma representam a sociedade da época, principalmente a da elite carioca do século XIX. A mocinha da história é Honorina, uma bela jovem que é cortejada de forma misteriosa por um rapaz que se denomina como o "Moço Loiro". Esse desconhecido acompanha de perto a amada sem que ela perceba, e inventa mil maneiras de aproximar-se dela, usando vários disfarces. Um romance água com açúcar que vai agradar
a quem gosta do gênero.

site: https://livroscamera.wixsite.com/meusite/single-post/2017/12/12/O-Moco-Loiro

Daniel 06/06/2016

O Moço Loiro
Resenha no link abaixo!

site: http://blogliteraturaeeu.blogspot.com.br/2016/05/o-moco-loiro-de-joaquim-manuel-de.html

Aline 22/12/2014

O autor tem livros melhores...
Li " A Moreninha " do mesmo autor e é infinitamente melhor.
Confesso que ultimamente estou desanimada para leitura, sei que é um crime falar isso, mas tenho motivos, porem esse livro não me ajudou. Não via a hora de terminar. Pois bem, cheguei ao fim. Graças a Deus.
Um dos Mendonças desaparece e envia para a família uma cruz de ouro.
Tempos depois, a jovem Honorina Mendonça é cortejada por um admirador secreto - O moço loiro do titulo - e a cruz de ouro desaparece.
O romance tem muitos personagens interessantes, mas não me encanta.