O Mundo de Sofia

Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Karol557 28/03/2024

????????/5 ??
Esse livro é incrível, porque quando você começa a ler não quer mais largar. É uma viagem incrível pela história da filosofia, contada de um jeito que até quem não é muito ligado no assunto vai se interessar. Adorei como o autor conseguiu explicar conceitos complexos de um jeito simples e envolvente. Fiquei com muitas ideias na cabeça depois de ler, e tenho certeza de que vou querer reler várias vezes para absorver ainda mais. Só não dei o total de estrelas porque o final não me conquistou totalmente, mas isso não tira o brilho desse livro. Recomendo d+

Orlando.Fidelis 28/03/2024minha estante
Quase li spoilers kkk

Gui 27/03/2024

Livrão! O enredo demora bastante para engatar e é sofrido até chegar na virada mas dali pra frente eu não queria largar o livro. Espetacular. De quebra ainda aprendi muito sobre filosofia.

Leticia2513 27/03/2024

Grande resumo da história da filosofia
O conteúdo do livro é muito bom, conta a história da fisolofia desde o principio, cita os principais filósofos. Não é uma leitura fácil, é como se fosse uma grande aula mesmo, com muito conteúdo. Mas pra quem quer aprender um pouco mais é super produtivo.

joaonovaisp 27/03/2024

Leitura um pouco cansativa ás vezes, mas é uma interessante história com alguns plots twists, traz boas lições de vida e muito conhecimento sobre Filosofia.

Sandra 26/03/2024

Água mole em pedra dura...
Um livro para se ler devagar, sem pressa e com paradas reflexivas no percurso. Uma aula a cada capítulo, e apesar de trazer de forma bem resumida a história da filosofia através dos principais filósofos, utiliza uma linguagem simples e de fácil compreensão. "Perguntar é importante, mas não é preciso se apressar com uma resposta." Pois, assim é a filosofia na arte de refletir.

Key 26/03/2024

Gostei muito mas demorei literalmente dois anos pra ler, então seria hipocrisia eu dar uma nota maior que essa

Isa 22/03/2024

Dei 3,5 de 5 estrelas porque confesso que não sou tão fã de filosofia (demorei um pouco pra terminar por causa disso kkkkk) mas o livro em si é muito bom (principalmente se você gosta de filosofia) tive várias reflexões com ele
Isa 22/03/2024minha estante
o final me prendeu demaaais

m.in3sg 20/03/2024

MISERICÓRDIA OQ É ISSO?
Eu peguei esse livro na biblioteca da escola pq a prof recomendou, mas o livro é muito chato, no início eu não tava entendendo nada e no final parecia que eu tava no início

Laura 18/03/2024

Faz tanto tempo q eu não entro no Skoob que até me esqueci da minha singela resenha sobre esse livro. Mas a sensação que me ficou foi: nada demais, é legal e eu recomendo, mas não me deixou tão imersa na leitura em vários momentos.

barbaragabriela 18/03/2024

Nós também somos poeira estelar
Em um conto criado pelo seu pai como presente de aniversário, Hilde lê o ensinamentos filosóficos do professor Alberto para sua aluna Sofia. Nessa mesma história, o professor passa desde os primeiros filósofos gregos até cientistas da modernidade, colocando em check a relação da ciência com o modo de pensar filosófico.

É um livro bom para quem se interessa por filosofia, apesar de no meio a história começa a ficar maçante. Porém o livro volta a ter engate quando é descoberto que Sofia e Alberto não passam de personagens criados pelo Major, pai de Hilde.

Apesar de ter marcado partes e página importantes, não leria novamente.

cmaster_sz 17/03/2024

Freud
é um livro bem chato... filosofia eu acho interessante, mas pra ler assim como entretenimento foi um grande erro, é isso kkkkkkkk

só o capítulo do Freud que me deixou interessado pela leitura mesmo!

Maria20674 15/03/2024

Acho que esse é um dos melhores livros que já li, apesar de ser uma leitura cansativa, é interessante e a história por trás de toda a explicação filosófica te prende bastante, me deixou de ressaca literária por um bom tempo porque toda a filosofia te faz ficar bem pensativa e querendo ler mais o livro pra descobrir quem esta por traz da história de Sofia e etc etc, podem ler

@oelailton 15/03/2024

Um livro além de si mesmo.
Que experiência maravilhosa foi ter lido "O Mundo de Sofia". A passagem dessas páginas nos transporta diretamente para a vida de Sofia Amundsen, uma garota que começa a receber cartas e cartões-postais misteriosos, enquanto aprende a história da filosofia e precisa resolver um caso (afinal, quem está enviando essas cartas e postais?). O livro nos ensina de forma bem didática e lúdica o que a filosofia tem de mais lindo: o ato de pensar por si mesmo, questionar-se para entender-se.

Sofia nos representa, pois buscamos conhecer o mundo apesar de tudo à nossa volta nos desmotivar e nos fazer pensar em apenas aceitar o que nos é incumbido, o que acontece com o passar da idade. Por isso, como pedagogo, mantenho uma frase de um dos personagens sempre comigo: "A criança pequena tem menos preconceitos que tu. Resta saber se a criança não é também o maior filósofo. Uma criança não tem opiniões preconcebidas. E isso, minha querida Sofia, é a primeira virtude em filosofia. A criança vive o mundo tal como ele é, sem acrescentar às coisas mais do que o que vê." Por isso, pensemos sempre "como crianças!"

Afirmo com toda certeza que saio destas páginas de um jeito completamente diferente do que entrei, e obviamente, para melhor. Devo relê-lo em algum momento, pois é um livro que se deve experimentar mais de uma vez (acredito que quanto mais, melhor). Um livro lindo, didático e, acima de tudo, transformador.
O Mundo de Sofia é apaixonante.