O Mundo de Sofia

Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Sharlite 24/06/2013

O mundo da Philosophia
Até que ponto o livro é um romance e a partir de quando passa a se uma reflexão de toda a existência e pensamento da humanidade?
Não há bitolas em O Mundo de Sofia. Toda a Filosofia não cabe em um livro, mas neste nós encontramos toda a sua essência.
Afinal, quem é Sofia? Até que ponto é necessário saber quem é Sofia? Ela não é o foco da história.Não é o principal em seu próprio mundo. Por que? Pense...A humanidade é mesmo o que há de maior na Terra?
Percebe? Nós não somos os principais. Há tanto além de nós!
E se formos uma história do major? Jamais saberemos. A não ser que nos interessemos por Filosofia e sejamos instruídos a pensar criticamente e agir conscientemente.
Quer motivos para ler o livro? Qualquer livro pode ser visto como um conjunto de papeis. Depende do quanto você carrega desse livro com você.
O que ficou para mim de O Mundo de Sofia?
Uma boa teoria da evolução do pensamento filosófico e a quebra de pelo menos uma limite em meu pensamento.

PAULINHO VELOSO 27/06/2013

Aprendizado Eficaz e Prazeroso
O livro explica de forma agradável não só a história da Filosofia, mas faz uma contextualização com os pensamentos atuais. Estas contextualizações feitas a partir da visão da adolescente, tornam o aprendizado eficaz e prazeroso.

site: www.paulinhoveloso.blogspot.com.br

Andressa 01/07/2013

O mundo de Sofia
O Mundo de Sofia conta a história da filosofia de uma forma mais dinâmica... Apesar disso, esse é um tipo de livro mais indicado para forma educativa, para jovens na escola.
Se você se interessa por filosofia, é um bom caminho... caso contrário, não vale a pena...

Roberta 19/07/2013

o verdadeiro filósofo!
para sermos filósofos basta refletirmos sobre as coisas, somos como pequenas pessoas que vivem na pelagem do coelho que sai da cartola do universo, e para podermos ver o magico precisamos nos esforçar para ficar la no topo do pelo desse coelho. precisamos ser diferentes, assim como um coringa no meio de um baralho.

Andressa 31/07/2013

Comecei a ler este livro completamente empolgada, me identifiquei bastante com a personagem de Sofia e o livro já é magnifico pelo simples fato de passar tanto conteúdo cultural importante, agente realmente se sente como um personagem da história que faz um curso de filosofia. Só que no meio da história o livro passa a ter muito mais conteúdo didático descritivo do que de uma história fictícia. E acontecem tantas reviravoltas durante o livro que eu acredito que o autor ficou sem saber como terminar a história. O livro é magnifico mas no final em minha opinião pessoal o autor colocou coisas desnecessárias demais e deixou a desejar.

Esilene 31/07/2013

The Sofia's world
O mundo de Sofia é um livro encantador e muito instrutivo. Ele conta a história de Sofia, que perto de seu aniversário de 15 anos começa a receber cartões postais do líbano, que ela deve entregar a Hilde, garota a qual nem conhece e que completará 15 anos no mesmo dia que ela. Recebe também bilhetes anônimos, com perguntas estranhas do tipo "quem é você?". Com o tempo, no lugar destes bilhetes, Sofia começa a receber um curso de filosofia por correspondência...

Angelo 03/08/2013

Uma viagem encantadora pela filosofia, por uma narrativa não enfadonha e interessante.

Marta Lourene 11/08/2013

Um verdadeiro sonífero. Não que não seja bom, só li por obrigação, mas não podia pegar nele que eu dormia hahahaha Se bem que aprendi um pouco de filosofia com ele.

Renato 12/08/2013

Arrebatador!

Se realmente compreendido, este livro lhe passará uma mensagem quase que subliminar, pois nele se encontra o verdadeiro significado da palavra "Eu" ou seja (quem realmente somos) e esta resposta foi a chave para a época de maior ascensão da humanidade (O Romantismo) trazendo consigo a genialidade daqueles que conseguiram encontrar a sua verdadeira essência.

starzdreamer 13/08/2013

O mundo de Sofia; falemos em críticas positivas e negativas.
O enredo em si é fantástico, as tramas de Sofia com a filosofia e as "ironias românticas" em que o autor convêm em escrever em meio a paisagem monótona do "curso filosófico" e das casuais passagens rotineiras. Basicamente, a quem se interessa por filosofia poderá se abrigar facilmente nas páginas desse livro. Porém, é extremamente necessário notar que embora haja um tremendo mar de informações e conhecimentos sobre filosofia que, sim, são muito importantes, interessantes e educacionais, também cause uma leitura mais lenta e sonolenta. Não há como negar, é um livro maçante de se ler. Talvez possa se demorar bem mais do que o esperado para terminá-lo – principalmente pois se alguém quiser fixar bem os tópicos e o estudo de cada filósofo por si é preciso analisar uma série de vezes os capítulos meticulosamente. Apesar disso, é um livro recomendável para todos, ao menos, derem uma lida.

Algumas das “quebras” que discorrem no meio da narração são peculiares; ao correr as páginas pode-se observar uma troca de atmosfera conforme os filósofos se tornam mais recentes. Inicialmente, tudo é um mistério, algo intrigante, às vezes confuso, entretanto bem elaborado. E, já no final, a perspectiva é completamente diferente. Ou, assim, é o que penso. A história da filosofia, de fato, proporciona textos por vezes longos, contudo ricos em matéria, e apesar de não me lembrar nem da metade do conhecimento imposto em cada sessão dos filósofos, pode-se dizer que agora tenho a base para estudá-los com mais afinco algum dia. E uma observação que posso fazer é reiterar que o livro é cansativo, de novo; a maioria dos inúmeros monólogos que existem resultaram em mim acordando com o livro repousando ou em minha cabeça, ou ao meu lado com meus dedos latejando por terem servido como marcadores de páginas por um intervalo de tempo. Portanto, não; não é uma leitura, digamos, simples.

Mas (e sempre existe um “mas”) outros fatores são desenvolvidos em “O Mundo de Sofia”. O interessante não é apenas o ‘curso gratuito de filosofia’ que o professor nos propicia; mas também os próprios personagens colocarem muitas teorias da filosofia em seus pensamentos e ações. *SPOILER* Como, também, no final, o conflito existencial, as ironias, o ‘livro dentro do livro dentro do livro’ e os personagens tirados de outros contos como referências para apliques no ‘estudo’ de Sofia e Alberto. *SPOILER* E, em tudo isso, tenho de confessar que o final não foi nada do que eu esperava. Não sei dizer se foi melhor, ou pior. Talvez, posso considerar melhor do que aguardava. Apesar de haver alguns eventos realmente – como posso descrever? – inusitados. As últimas páginas criam situações surpreendentes e radicalmente absurdas, tão contrárias ao começo do livro quando tudo não se passava da normalidade sem fim, com traços filosóficos que se arraigavam e aprofundavam suas raízes até chegar ao centro da essência do livro.

O autor. Já li outro livro dele, meu irmão já leu um outro livro dele também. Sua forma de escrita é esplêndida, afinal, cada autor tem sua maneira brilhante de esboçar suas ideias, e ele é alguém admirável. Como pode ele adquirir tanta sabedoria para criar um livro com tanto conteúdo? Muitos não aguentaram terminar de lê-lo, porém mesmo que tenham lido apenas a metade não é possível negar que Jostein Gaarder é um excelente e inteligente indivíduo, e que o seu primeiro livro que gerou tantas críticas é impressionante.

E, depois de ter dito tudo isso, não posso afirmar que eu o amei. Certas partes me incomodaram, sim. O Mundo de Sofia foi um livro memorável; posso dizer que uma maravilhosa (e exaustiva) aventura, simplesmente abastada de conhecimento transbordando pelas bordas. Mas não é, realmente, o que posso definir como ‘amei’. É diferente, é intrigante, é peculiar, é único, é maçante, é perspicaz, é excepcionalmente inteligente, ele é. Ele é apenas uma coisa. É o Mundo de Sofia.

Mimi 23/08/2013

Aprendi bastante com este livro, aprendi que primeiro devemos formular perguntar pra depois tentar respondê-las. Este livro me ensinou mais do que a escola.
Aprendi também, que temos que ter interesse por coisas que possam melhorar nossa qualidade de vida, e não ficar sentado, assistindo coisas sem importância na Tv. Temos que fazer nossa vida mudar! temos que nos levantar e ir a luta! Ficar parado não vai mudar nada, acredite.
Este livro é muito grande! e tem muita coisa para aprender, por isso recomendo para ler devagarinho. Eu mesma vou admitir, muitas vezes quando estava lendo ele, bocejei e cochilei. Mas muitas vezes me empolguei, pois é um mistério sem fim.
E em minha opinião o capitulo sobre Espinosa e Freud foram os melhores. ^^

Priscila 02/09/2013

excelente!
O mundo de sofia é um mergulho na história da filosofia. Simplesmente espetacular. Sem palavras para descrever.

Luana 06/09/2013

Um livro curioso!

O que falar de 'Um mundo de Sofia'? Aparentemente se depara mais com contexto filosófico e histórico do que relato de uma história normalmente dita, pode-se falar que não é um livro que agrada de primeira a todos,sendo que gira em torno da filosofia. Conta a história de uma menina que muda a sua vida repentinamente ao receber varias cartas de um desconhecido em sua caixa de correio, misteriosas cartas que atraiam a sua curiosidade com perguntas filosóficas,fazendo a compreender o seu próprio mundo. A história é uma mistura em fantasia,filosofia e ficção. Uma busca para respostas da vida, aquele tipo de pergunta que não se responde facilmente e parte para reflexão. Não deixa de ser interessante...