O Mundo de Sofia

O Mundo de Sofia

4.07112 27644




Resenhas - O Mundo de Sofia


672 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Camilla Cardoso 29/01/2016

Viciante, apaixonante, surpreendente
“O mundo de Sofia” de Jostein Gaarder é, sem dúvida alguma, um dos livros mais surpreendentes que eu já li em toda minha vida. Lamento apenas o fato de ter demorado a lê-lo. Gaarder já estava na minha lista de excelente escritor desde o dia que li “Vitta Brevis” mas ele conseguiu superar a magnitude daquela obra. A obra foi uma caixinha de surpresa para mim porque iniciei sua leitura sem ler nada sobre o livro. Interessava-me apenas o nome do autor. Depois de iniciada a leitura o que mais de prendeu ao livro foi o questionamento feito a Sofia Amundsen “QUEM É VOCÊ?” e confesso que tive dificuldade em responder. Outro ponto fascinante e misterioso é a identidade do remetente das misteriosas aulas/cartas/questionamentos filosóficos feitos a Sofia. Eu gostaria muito de falar sobre cada parte da obra que me surpreendeu, mas assim eu estaria tirando a chance do novo leitor de se surpreender com a obra da mesma forma que eu. Quem ama Filosofia irá se encantar com a forma com a qual ela é tratada nessa obra. Sem mais delongas, viagem de cabeça nessa leitura e descubra que nem tudo no universo é o que parece ser.

site: Semspoiler
comentários(0)comente



Antonio Volnei 29/01/2016

O mundo de Sofia
As vésperas de completar 15 anos Sofia começa a receber alguns bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Uma correspondência anônima que trazem questões como: Quem é você? De onde vem o mundo em que vivemos? Os postais partiram do Líbano, enviados por um major desconhecido para uma tal Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece. O mistério dos bilhetes e postais é o ponto de partida deste fascinante romance que nos leva aos caminhos reflexivos da filosofia, questionando a vida como um todo.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos
comentários(0)comente



: 28/01/2016

Encantador
Abre portais...
comentários(0)comente



Layla 27/01/2016

Um passeio pela História e Filosofia.
Esse livro foi uma recomendação da minha vizinha, desde o ano passado eu estava enrolando para ler, porque quando li o sumario pensei: que livro chato! Enfim, o livro conta a historia de Sofia que recebe uma carta anônima perguntando:"quem é você?" A partir dai ela começa receber aulas de filosofia de um estranho, além de receber cartas endereçadas para Hilde que "aparecem" na caixa de correios dela. Bom, como o livro diz ele vai conta a história da filosofia de Sócrates até os dias atuais do livro (1990) o livro é bem logo, os textos são um pouco cansativos no inicio, mas não desistam, porque ele tem muitas ideias reflexivas e no faz entender a história da filosofia de uma maneira mais simples comparando com coisas do nosso cotidiano, voltado para jovens mesmo, porém achei que o autor caiu em falhas como por exemplo retratar a filosofia tradicional apenas europeia, ele fala brevemente de filosofias da Ásia e outro ponto que eu achei é que ele reclama o tempo todo porque na época de Sócrates, Platão, Aristóteles e etc não terem filosofa mulheres, mas quando ele chega na parte da Simone de Beauvoir ele fala no máximo uma pagina se dedicando mais ao companheiro dela, Sartre, ah, um ponto que achei bem diferente e ótimo nele são os mistérios de Sofia e Hilde, achei isso maravilhoso, bom recomendo ele principalmente para apaixonadxs por ciências humanas ou futuros professores.
comentários(0)comente



Hugo 25/01/2016

Leitura surpreendente
Gostei muito da leitura, foi surpreendente! Além de aprender filosofia de uma forma diferente, entrei em dois mundos paralelos, o de Sofia e o de Hilde, sem contar que no capítulo sobre o Romantismo o autor fez de mim um personagem!! Amei ter entrado no livro kkkkk Enfim, é uma leitura de tirar o fôlego! Vale a pena. É um livro pra vida!
comentários(0)comente



Kovacs 20/01/2016

Jostein Gaarder - O Mundo de Sofia
Editora Companhia das Letras, Selo Seguinte - 568 páginas - Lançamento 19/11/2012 - Tradução direta do norueguês por Leonardo Pinto Silva

O romance da história da filosofia como indica o subtítulo da edição brasileira e também como ficou conhecida a obra do norueguês Jostein Gaarder, traduzido para mais de cinquenta idiomas e sucesso de vendas em todo o mundo, inclusive no Brasil, com mais de um milhão de exemplares vendidos. Um livro que ajudou a divulgar o estudo da filosofia para o grande público através de uma linguagem simples e comparações didáticas que reduzem a complexidade de algumas escolas filosóficas desde o período pré-socrático até o existencialismo do século XX, sempre com uma abordagem clara sobre o contexto histórico (bem que a Companhia das Letras poderia ter caprichado um pouco mais no projeto gráfico da capa desta nova edição, bem inferior à primeira versão).

O argumento do romance é um suspense que tem como base alguns eventos misteriosos que a jovem Sofia Amundsen, que está para completar quinze anos, precisará descobrir à partir de estranhos bilhetes com questionamentos como "Quem é você?", "De onde vem o mundo?" e cópias de cartões postais endereçados para outra adolescente chamada Hilde Møller Knag. As mensagens remetem a questões importantes do pensamento filosófico ocidental e Sofia contará com a ajuda do professor de filosofia Alberto Knox nesta viagem ao entendimento. Em cada capítulo é abordada uma escola filosófica diferente: os filósofos de Atenas (Sócrates, Platão e Aristóteles), o desenvolvimento do Cristianismo, Idade Média, Renascença, Barroco, Descartes, Espinosa, Locke, Hume, Berkeley, Iluminismo, Kant, Romantismo, Hegel Kierkegaard, Marx, Jean-Paul Sartre e tantos outros de uma forma sempre leve e estimulante.

"Parada na trilha de pedriscos em meio ao jardim, ela se pôs a pensar, desconfiada. Tentou se concentrar no fato de existir agora, esquecendo que um dia deixaria de estar ali. Mas isso era de todo impossível. Assim que pensava na sua existência, automaticamente imaginava que sua vida teria um fim. Ao mesmo tempo, lhe ocorria o contrário: primeiro ela teve uma forte sensação de que um dia deixaria de existir, e logo percebeu quão infinitamente maravilhosa é a vida. Eram duas faces da mesma moeda, uma moeda que ela não parava de virar. Quanto maior e mais brilhante era um lado, maior e mais brilhante também era o outro. Vida e morte eram os dois lados da mesma coisa." (pág. 17)

"Mas, se o universo subitamente tivesse surgido a partir de outra coisa, essa outra coisa também teria que ter surgido de mais outra coisa, essa outra coisa também teria que ter surgido de mais outra coisa. Sofia sentia que estava apenas roçando um problema maior. No fim das contas, algo teria que ter surgido a partir do nada. Mas isso fazia sentido? Não seria também impossível imaginar que o universo sempre existira? (...) Na escola ensinavam que Deus havia criado o mundo, e agora Sofia procurava acalmar sua mente achando que aquela era a melhor explicação para o problema. Mas logo ela retomou o pensamento. Podia muito bem lidar com a ideia de que Deus havia criado o universo, mas e quanto ao próprio Deus? Ele havia criado a Si mesmo, do nada? De novo, algo dento dela rejeitava aquilo. Apesar de Deus conseguir criar um homem atrás de outro, Ele jamais conseguiria criar a Si mesmo antes de ter se tornado 'um ser' capaz de criar outro. Logo, só restava uma possibilidade: Deus sempre existiu. Mas essa possibilidade ela já afastara. Tudo que existia tinha de ter tido um começo. (pág. 19)

Não é uma resenha que deva avançar muito sobre as descobertas da jovem protagonista Sofia Amundsen, devido ao risco de estragar as surpresas do leitor, já que a trama principal também é bastante criativa e envolvente. Um livro fundamental e de leitura muito agradável, mesmo tratando de assuntos que costumam desmotivar muita gente como a filosofia, história e ciências, principalmente o público jovem (na verdade, o autor declarou que escreveu este livro principalmente pensando nos jovens, devido à falta de livros didáticos sobre filosofia). De qualquer forma, é um daqueles livros que agradam a todas as idades e pede releituras.
A Senhorita Dos Livros 21/01/2016minha estante
Ótimo livro!




Kathy 20/01/2016

Meu Favorito
Foi meu primeiro presente de namoro. Um livro de leitura fácil e que aguça nossos pensamentos. Esse é o verdadeiro romance da filosofia. Cativa e estimula o pensamento de maneira única.
comentários(0)comente



Jade 18/01/2016

Troco este livro maravilhoso!
Se ele é tão maravilhoso, por que estou trocando? Porque eu tenho 2, haha. Eu ganhei este livro repetido de uma tia, aquela tia que sempre me dá livros repetidos, então achei chato pedir para ela trocar de novo, pois ela mora em outra cidade. Enfim, quem se interessar me mande uma mensagem. Tenho tanto na capa nova quanto na velha, mas o livro antigo já está todo mole de tanto ler. Faço tanto trocas livro x livro quanto pelo plus.
Isa 18/01/2016minha estante
Oi! Vi que você tem interesse em trocar O Mundo de Sofia... Queria muito a edição nova! Dê uma olhada na minha estante nos livros que Tenho, e podemos conversar sobre uma troca caso algo te agrade. :)




Ana Luiza Bohrer 15/01/2016

Rumo ao topo do pelo do coelho branco
Sabe aquele livro que estamos sempre dizendo que vamos ler, mas nunca lemos? Pois é. Devo admitir que minha primeira reação ao saber que teria que ler O Mundo de Sofia foi de verdadeira frustração, filosofia nunca foi minha matéria preferida na escola. Eu realmente achei que não conseguiria chegar até o final, MAS EU CONSEGUI! E me surpreendi bastante.
O mundo de Sofia não é aqueles livros que tu pode ler descontraidamente, ele é uma bomba de conteúdo! É a história da filosofia reunida em um livro, onde mostra cronologicamente as diversas linhas de pensamentos de vários filósofos e como eles influenciaram outros filósofos na sua maneira de pensar, e foi isso que achei interessante. Como tudo está interligado, como esses pensamentos muitas vezes tão opostos deram origem a novos pensamentos e como isso influenciou nossa evolução.
Esse livro não está na lista de meus favoritos, mas com certeza é um livro que não me arrependo de ter finalmente lido, pois posso dizer que mudou um pouco minha maneira de enxergar o mundo, quem sabe um dia eu chegue até o topo do pelo do coelho branco. ?
comentários(0)comente



Maíra 11/01/2016

Troco
Um livro muito bom para quem quer conhecer mais sobre a filosofia ou mesmo iniciar este tipo de estudo.
Trocco ele por por qualquer outro livro em bom estado, é só falar comigo por mensagem.
comentários(0)comente



Aisurumonoyo 16/12/2015

Gostei demais!
Mas o que foi isso? Um mergulho na verdadeira metalinguagem. Todos os conceitos de filosofia merecem uma dedicação à parte. Recomendo aos amigos leitores e entusiastas nos estudos da mente humana.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



CGarrido 08/12/2015

Um bom livro para quem quer começar a ler sobre filosofia. O livro é escrito como uma estória com um personagem e assim você vai "viajando" pelas diversas fases da filosofia no mundo. Depois, você pode aproveitar a se aprofundar mais.
comentários(0)comente



Delírios e Livros 07/12/2015

Sempre achei que O mundo de Sofia devia ser um livro muito chato, até que um dia me peguei em um desafio literário tendo que ler algo do autor e acabei escolhendo O dia do curinga, devido ter me identificado mais com a sinopse, e ele superou minhas expectativas. Desde então quis muito ler O mundo de Sofia e finalmente consegui comprar e ler.

A trama gira em trono da protagonista Sofia, uma menina de 14 anos que um belo dia se depara com dois envelopes na sua caixa de correio, um era para ela refletir sobre a origem do mundo e da vida e o outro era um cartão-postal destinado a Hilde, que Sofia nem imaginava quem poderia ser. Sofia passa a receber frequentemente bilhetes e logo eles viram um curso de filosofia que são enviados por um misterioso homem chamado Alberto Knox.

Sofia fica fascinada ao descobrir esse maravilhoso mundo da filosofia. Os cartões postais para Hilde também não param de chegar, dando um ar de suspense à trama. Sofia descobre que a tal Hilde faz aniversário no mesmo dia que ela e que também fará 15 anos, através dos cartões postais enviados pelo seu pai que está na guerra.

O leitor tem conhecimento do conteúdo integral das cartas que Sofia recebe do curso de filosofia, e vai aprendendo junto com ela sobre muitos dos grandes pensadores da humanidade, dos mais antigos aos contemporâneos, o curso é realmente maravilhoso, é um livro com um enorme conteúdo de aprendizado e que fará o leitor refletir bastante, mas sem ser maçante e sempre intercalando com os mistérios da trama.

Um livro delicioso de ler, nada de ler com pressa pois esse livro é para ser apreciado em cada detalhe. Eu amei esse livro e me arrependo de não ter lido antes, já virei fã do autor, perfeição do início ao fim, desfecho sensacional.

Resenha de Danielle Peçanha

site: www.delirioselivros.com.br
comentários(0)comente



rafaa 21/11/2015

Maravilhoso!
Esse livro é simplesmente sensacional!! Ele nos dá um embasamento básico sobre a filosofia! E além disso tudo nos mantém presos ao enredo do início ao fim... Recomendo para todos que se interessem por filosofia ou não..
comentários(0)comente



672 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |