Apologética para questões difíceis da vida William Lane Craig
Willian L. Craig

Resenhas - Apologética para questões difíceis da vida

Lari 21/02/2024

Esclarecedor
Eu nunca tinha lido um livro de apologética e esse foi exatamente o que eu precisava. O autor fala sobre alguns pontos chaves do evangelho (ex. O sofrimento e o mal, como Deus pode ser todo poderoso e bom?) e alguns temas muito discutidos atualmente (ex. Aborto, homossexualidade) com uma linguagem acessível. Acho que foi uma ótima introdução à apologética.

Ele também mostra como é importante que amemos a Deus com todo o nosso ENTENDIMENTO e que a Igreja tem negligenciado esse mandamento. Assim, estudar mais sobre o que acreditamos é um dever de todo cristão!! É fundamental para que possamos passar o legado do cristianismo para as próximas gerações e tentar influenciar a nossa cultura o máximo possível.

Enfim, realmente gostei muito!! Recomendo!!
Diego 22/02/2024minha estante
Ótima resenha!

Wesley - @quemleganhamais 08/07/2023

Para pensar
Existem temas bem delicados dentro do mundo cristão e que muitas vezes são evitados ou tratados de maneira bem superficial, só para dizer que não falou nada.
Nessa obra Craig argumenta de maneira filosófica, científica e quando necessário, de maneira religiosa sobre temas sensíveis.
Para mim o tema que mais impactante foi sobre 'o sofrimento e o mal'. Já tinha alguns pensamentos e argumentos sobre o tema, mas aqui esclareceu e aprofundou muito mais a discussão na minha cabeça.
Acho que o Craig escreve de maneira bem clara e de fácil compreensão.
É uma leitura que pode agregar muito na vida de todo cristão.

Sara.Alves 14/05/2023

Livro sensacional que traz temas pós moderno
Não só pra quem faz curso de teologia mas pra qualquer cristão (principalmente os universitários) esse livro é ótimo pra defender nossa fé, pois é um livro de apologética. Precisamos sempre estar buscando conhecimento sobre esses temas pós modernos que vivemos pois chegará um tempo que ninguém vai ouvir uma pessoa que não tenha conhecimentos que rebatem esses assuntos de forma racional sem se desprender do cristianismo.
Além de nos fortalecer em nossa fé pois sabemos que muitas coisas colaboram pra destruí-la.

Walisson.alcides 25/01/2023

O autor é uma das maiores referências no que dia respeito a apologética. Aborda o tema de uma forma que não é rasa, mas ao mesmo tempo não chega a ser acadêmica. Recomendo a leitura.

Júnior 06/09/2022

Temas delicados que todo cristão deve saber
William Lane Craig é um dos maiores apologetas cristãos e seus argumentos são muito bem fundamentados. Nesse livro ele abordará sobre diversos assuntos como: o aborto, homossexualidade, o problema do mal, a pluralidade religiosa, fracasso, dúvida e outros temas delicados em nossa sociedade. O que mais destaco nesse livro é que ele não traz apenas argumentos bíblicos, mas também filosóficos e morais, o que traz um peso maior para o debate contra aqueles que ignoram a Bíblia. Recomendo com total convicção!

Micael 06/09/2022

Apologética para questões difíceis da vida
Abordando temas polêmicos, como o exclusivismo da salvação ?SolusChristus?, a questão do aborto, da normalização do homossexualismo e do relacionamento com a dúvida e o fracasso, Craig ensina aos cristãos como racionalizar tais temas à luz da Bíblia, da filosofia e da razão, apresentando sempre uma argumentação coesa e sincera. Livro muito bom, apesar de cansativo por se tratar de perspectivas filosóficas para responder algumas possíveis objeções do mundo. Indico para todos os cristãos, principalmente para novos convertidos, por se tratar de uma boa introdução ao pensamento racional cristão e iluminar a mente de pessoas que pensam que o cristianismo é um conto de fadas ou uma fé que contraria a razão. Isso é falácia naturalista.

Daniel.Teodosio 01/09/2022

Apologética para questões difíceis da vida
Os assuntos filosóficos não são meu principal alvo de estudos. Mas, após ler este livro, consegui perceber a necessidade urgente que nos, enquanto cristãos, precisamos atentar.

Precisamos estar preparados, como disse Pedro, para dar razão da nossa fé aquele que pede. Por isso, ler e aprender um pouco com Craig foi muito edificante e desafiador!

Ele aborda questões como o problema do mal, existência de Deus, abordo e homossexualismo e conclui que todas essas questões podem ser respondidas ou respingam no Evangelho de Cristo. A Escritura possui a resposta para cada uma dessas questões, sendo ela suficiente para nortear as definições sobre cada um desses assuntos!

No capítulo final o autor aborda sobre a soberania de Deus em salvar pecadores, evidenciando o aspecto missionário da apologética. Entendo que se a apologética não tiver o propósito de glorificar a Deus e fazê-lo conhecido, ela não cumpriu seu papel.

Fico com o texto de apocalipse que uma grande multidão de todas as tribos, povos e raças, serão alcançadas pelo Evangelho do Senhor Jesus (ap 5.9).
Micael 02/09/2022minha estante
????

Caio.Davantel 28/07/2022

Apologética praticada
William Craig apresenta uma obra que é indispensável para todo cristão que permeia entre dúvidas e necessidade de ter respostas para confrontar questões polêmicas. Perguntas como se Deus existe por que o mal? Por que Deus não ouve minhas orações? São respondidas de maneira extremamente elaborada pelo autor, embasadas totalmente na bíblia. Além disso, algumas questões polêmicas são abordadas no livro, e Craig traz repostas que se baseiam na filosofia e teologia.
Uma obra essencial para todo cristão que busca aprender mais de apologética e responder algumas dúvidas que todos nós podemos ter.

Rislay 18/02/2022

Livro excelente
O livro esclarece dúvidas que, provavelmente, todo cristão já teve um dia. Ao abordar temas polêmicos, Craig traz à tona muitas questões que são ignoradas e não são trabalhadas nas igrejas.
Através de uma linguagem simples e acessível, ele nos instiga a buscar mais o conhecimento do Reino e das escrituras.
Vale a pena a leitura.

Franklin Moreno 28/01/2022

Apologética para questões difíceis da vida
Claro, simples e conciso. Em muitos temas eu apanhei um pouco, tipo logo na introdução falando sobre como nosso século não considera mais verdades absolutas (tudo é relativo), mas em outros foi mais fácil do que eu achei que seria a leitura (na questão do aborto e homossexualismo por exemplo).
Creio que foi um livro excelente, mas alguns dos argumentos aqui apresentados estão com um desenvolvimento melhor no "Em Guarda". Mesmo assim, é um livro super necessário e corajoso por mostrar a opinião do autor sobre temas que hoje em dia só dão treta.

Daniel.Lima 18/10/2021

mbora utilize em diversos momentos uma linguagem simples, acaba e o leitor precisa ser capaz de manter uma grande linha de raciocínio filosófico. Para os que conseguem vão apreciar uma boa obra.

Jonas.Pessoa 23/09/2021

Muito prático, mesmo com sua pegada filosófica
Livros do Dr. Craig são muito gostosos de ler. O autor demonstra habilidade em ser didático, mesmo em assuntos mais complexos, como em várias de suas obras apologéticas. Nessa, em específico, William L. Craig vai abordar aspectos polêmicos na vida do cristão, desde mesmo a oração não respondida até casos mais delicados como aborto e homossexualidade.

A clareza nos argumentos é indiscutivelmente maravilhosa e realmente convence. Ainda que seja um livro relativamente curto - menos de 200 págs -, tem bastante conteúdo. Um dos capítulos mais incríveis, na minha opinião, foi a demonstração de como o aborto é uma abominação, mesmo sem usar a Bíblia pra defender, mas, sim aspectos filosóficos e biológicos.

Tirei uma estrela por causa dos capítulos sobre o sofrimento e o mal, divido em 2 capítulos no livro. Infelizmente, em muitas partes deles, não ficou muito claro seu argumento, principalmente ao dito dilema da probabilidade e o argumento externo. Digo isso, pois na obra "Em guarda" ele discute as mesmas coisas, porém infinitamente mais didático. Como este (Em guarda) veio depois daquele, acredito que ele pôde refinar o argumento.

Além disso, outra coisa que pesou foi alegar, no último capítulo, que é possível ser salvo pela revelação geral, embora sejam casos raros, de acordo com o autor, citando Jó e Melquisedeque como exemplos de pessoas que não conheciam a Cristo e eram crentes (um exemplo que doeu até na alma kkk).

Obs: Há um debate na canal da Edições Vida Nova onde ele defende essa posição, e podemos ver contra argumentos de Guilherme de Carvalho e Davi Charles Gomes. Vale a pena assistir.
Mesmo assim, recomendo demais a leitura!

Laura 27/07/2021

Um excelente livro para iniciar estudos sobre Apologética
Enquanto curiosa, sempre me interessei por assuntos relacionados a teologia protestante, e em um momento muito difícil, que alguns estudiosos antes de mim que também o viveram chamaram de ?noite escura da alma?, encontrei esse livro, que muitas vezes me serviu de acalento para a alma e foi, sem dúvidas, um instrumento do Senhor para ministrar ao meu coração.

Antes mesmo de ter terminado já vinha o recomendando a quase todos ao meu redor, ?Apologética Para Questões Difíceis da Vida?, é uma excelente base para estudos teológicos de extrema pertinência.

Segundo a definição, Apologética é a ?defesa argumentativa de que a fé pode ser comprovada pela razão.? Nesse sentido, o livro cumpre o que promete em seu título, apesar de não me dar por convencida em todos os argumentos do autor, creio que ele foi instruído por Alguém acima de nós, em muitos momentos fui tirada da zona de conforto dos meus pensamentos e me permiti analisar questões a partir de uma outra perspectiva.

Vieira 30/04/2021

Apologética para questões dificeis da vida

No capitulo 1 o autor trata da questão da duvida sobre a fé e como ela deve ser encarada. Devemos pensar a fé. Mas devemos combater a dúvida. Segundo Lutero, ha dois tipos de razão: magistério, que eleva-se acima do Evangelhoe a Ministerial que se submete ao Evangelho. A primeira é destrutiva enquanto a segunda é edificadora.
No capitulo 2 o autor trata da questão da oração não respondida. Nos conduz na perspetiva de que as vezes existem obstáculos que impedem que certas orações sejam respondidas por Deus. Mas acima de tudo, nos mostra que independente de qualquer coisa Deus sabe do que realmente necessitamos e sempre responderá dentro de sua soberana e perfeita vontade.
No capitulo 3 o autor trata da questão do fracasso na vida do cristão. Como encarar o fracasso se as escrituras dizem que "tudo que fizer prosperará"?
O autor nos leva a entender que até mesmo o fracasso pode ser o desejo de Deus para nos ensinar algo que não aprenderiamos com o sucesso. Então podemos dizer que prosperamos em falhar pois essa era a vontade de Deus para nós naquele momento.
No capitulo 4 e 5 o autor trata da questão do sofrimento e do mal.
Ele explica o problema intelectual e o problema emocional do mal.
No capitulo 4 ele aborda o problema lógico do mal e no capítulo 5 ele aborda o problema probabilístico do mal e o problema enocional do mal.
No capitulo 6 o autor trata da questão do aborto. Ele aponta o aborto como uma questão ética, filosófica e científica de caráter moral.
Ou seja, os seres humanos tem valor moral intrínseco. A outra coisa a ser levada em conta é que o feto é um ser humano com direitos, ele é uma pessoa. Dessa forma, abortar é cometer um assassinato de uma vida.
Como cristãos alem das razões citadas, temos ainda uma cosmovisão biblica para ser contra a pratica do aborto. O ser humano possui a imagem de Deus e tem seu valor. Cristo morreu por todo ser humano. E ainda mais, a Biblia defende que o feto é uma pessoa
No capitulo 7 o autor aborda a questão da homossexualidade. Ele argumenta que existem razões biblicas e científicas que mostram que essa prática é errada.
No capitulo 8 (último), o autor apresenta Cristo como o unico caminho. Ele tenta argumentar que não ha nenhuma incompatibilidade entre um Deus todo poderoso e todo amoroso e o fato de que muitas pessoas serão condenada a perdição eterna e isso pelo fato de que Deus criou um mundo onde as pessoas seriam livres para escolher seu destino eterno.

Karla 26/04/2021

Não se trata de um livro de aconselhamento, mas de amplificação da perspectiva. Comecei a ler sem grandes expectativas, mas me surpreendeu positivamente por ter conseguido (em alguns casos, ao menos superficialmente) responder questionamentos pessoais que levantei durante anos da caminhada cristã.

O vocabulário é simples e as ideias muito bem formadas e construídas. O autor menciona temas como o fracasso, orações não respondidas e o sofrimento. E divide estes temas e outros que somados forma oito partes. Em cada uma o autor não só responde como levanta uma fundamentação na realidade concreta para justificar suas respostas, sem contar que existe sempre um direcionamento bíblico. Esta soma torna o livro mais significativo e necessariamente mais profundo.