Garotas de Xangai

Garotas de Xangai Lisa See

Resenhas - Garotas de Xangai

Simone de Cássia 26/04/2020

É interessante, mas não é nenhum candidato a predileto. Gostei porque traz curiosidades da cultura oriental, porque mostra um drama familiar e o aprendizado que pode vir dele. Mas me desagradou o ritmo lento e repetitivo; só mais pro final é que toma corpo e desenvolve bem. E o que mais me incomoda: final do tipo "uai, acabou?? Assim?? " Portanto, vai perder estrelinhas.
yuridant 24/11/2020minha estante
O final não me incomodou pois há uma continuação (acho que ainda não saiu no Brasil)

Lara 01/05/2019

Recomendável para aqueles que, assim como eu, amam a cultura oriental. Esse livro fala sobre a vida de duas jovens que levavam uma vida despreocupada e de certa forma liberal ( do ponto de vista Chinês, obviamente), tendo todas as economias e status social despedaçado pela jogatina desenfreada do pai. Após perder suas economias, as jovens são forçadas a casar com dois estranhos irmãos comerciantes, que moram nos EUA. E é justamente diante da recusa das jovens em seguir o velho padrão Chinês que a história começa e você já não consegue mais desgrudar do livro.... Eu recomendo! Foi um dos melhores livros do gênero que li! Essa escritora já é conhecida dentro do mundo cinéfilo com o filme "flor de neve e o leque secreto".

Kinggustavo 30/09/2018

"Nós aceitamos nosso destino, nos adaptamos às circunstâncias e fazemos o possível para achar prazer onde podemos."
Em Garotas de Xangai, temos um romance definitivamente rico, tanto historicamente quanto culturalmente. O livro nos conta a história de Pérola e May Chin, duas jovens irmãs consideradas lindas e modernas, e que cresceram em Xangai sendo privilegiadas em diversos aspectos de suas vidas, até que tudo muda completamente da noite para o dia. A história é narrada pela irmã mais velha, Pérola, e vamos acompanhando todas as transformações que se passam ao redor delas: as descrições de clubes, bares, ruas, lojas e cinemas da cidade, o modo como elas enxergavam a sua realidade sendo ricas; as questões que ignoravam uma vez que a magia da cosmopolita Xangai tinha muito a oferecer a elas; e o modo como passaram a ver as coisas depois que suas vidas mudaram.

Ao longo da história nos são apresentados costumes, tradições, ritos, expressões e aforismos das famílias chinesas, assim como menções de palavras em chinês. Um fato que achei tremendamente curioso foi a forte presença da astrologia e dos animais do zodíaco, além dos sábios ditados chineses. Além disso, vários acontecimentos históricos são retratados, como a invasão e os ataques japoneses à China, a Segunda Guerra Mundial, a divisão da Coreia, o Comunismo e o Exército Vermelho chinês de Mao Tsé-Tung, e a crescente imigração de chineses para os Estados Unidos.

Pérola e May são umas dessas pessoas que tiveram casamentos arranjados e buscaram chegar aos Estados Unidos à procura de oportunidades. Durante essa vida de imigrantes, elas enfrentarão situações de medo, sofrimento, descobertas e traições que nos prenderão à história. Nessa parte, muito nos é contado sobre as famosas Chinatowns, as formas como os americanos viam e tratavam os chineses, e todos os esquemas que foram necessários para que eles se adaptassem à vida na Terra da Bandeira Floreada. É um livro que aborda temas pesados mas também tem seus momentos felizes e emocionantes.

Destaque para os últimos capítulos que desencadearão eventos impactantes num ritmo tão acelerado que você simplesmente devora tudo! O livro termina no meio de todo esse clímax e deixa o final aberto para continuação. Sou suspeito para falar pois sempre me interessei por muitas coisas das culturas orientais, mas acredito que essa é uma história que nos desperta fortes reflexões, e eu a recomendo. Certamente, uma das minhas leituras favoritas desse ano!

ThaisTuresso 11/02/2011

"(...) Traições, amores e descobertas dão o tom de Garotas de Xangai, um dos mais aclamados romances da norte-americana, descendente de chineses, Lisa See."

Hoje quero contar um pouco para você leitor do blog, sobre um livro maravilhoso, um livro que é um clássico de riqueza histórica, trama muito bem desenvolvida, com um enredo que lhe toma toda a atenção, e lhe faz suspirar de ansiedade/curiosidade/medo/emoção todos sentimentos que só um livro ótimo lhe pode proporcionar. Vou falar hoje de "Garotas de Xangai" onde conheceremos através da visão de uma das personagens toda a trajetória destas duas irmãs guerreiras, e sobreviventes.

Estamos na cidade de Xangai no ano de 1937, considerada a Paris da Àsia, cidade que inspira artistas, onde alguns ostentam beleza, riquezas o outro lado da cidade está fadado ao fracasso à pobreza.
Em Xangai vivem duas irmãs que ostentam beleza incomum, enquanto Pérola tem 21 anos, faces rosadas e inteligência , May sua irmã mais nova tem 18 anos, é uma linda donzela, esperta e determinada. Ambas posam para Z.G um artista da cidade que as pinta em calendários, são conhecidas como : lindas garotas.
Mas descobrem logo em seguida, que seu pai não possui mais fortuna, nem a fortuna delas, ele perdeu tudo em jogos. A saída para manter a casa e elas não se tornarem mulheres de três buracos(prostitutas) são vendidas para o velho Louie, que as comprou para seus filhos, Sam e Vern, este último tem apenas 14 anos e será o menino-marido de May que tem 18 anos.
Elas estão revoltadas, deprimidas e não querem ir embora para Los Angeles com seus maridos que se dizem americanizados mas são na verdade filhos de papel. O certo é que elas irão para o outro país, mas depois de passarem por maus bocados, primeiro seu pai as abandonam. Sua mãe lhes propõe a fuga, mas ela tem pés contidos que May e Pérola não teem, elas andam normalmente, mas sua mãe tem, pois na época eram obrigatório que as meninas já pequenas tivessem os pés enfaixados apertadamente, para que se atrofiassem como uma pequena flor de lótus, considerado símbolo sexual para o desejo de seus maridos. Elas têm pena de sua mãe, que tem os pés putrefatos pelos sapatos tão pequeninos.
Estes são detalhes interessantes que ao longo da primeira parte do livro conhecemos, costumes chineses, crenças, e outras curiosidades que tornam o livro ainda mais enriquecido!
Pérola e May agora estão sozinhas, em um país que as ignoram, e agora mais do que nunca as duas irmãs estão unidas, por um laço de amizade e amor fraterno extremo, porque há vida no ventre de May, e não é de Vern. Invejas, mágoas, traições habitam no coração dessas meninas irmãs que desejam só uma coisa: que a guerra termine, que Xangai volte a ser como era antes, e um dia elas terão dinheiro suficiente para abandonar seus maridos e voltar para a China.
Nossas lindas garotas passarão por muita coisa juntas, e fatos emocionantes, perdas irreparáveis, crueldade humana, farão com que o livro te emocione, te leve às lágrimas, e te toque profundamente. Recomendadíssimo!

Nota: Quando terminei a leitura, fiquei exasperada, o livro termina em um ponto culminante da história, em um marco muito importante, sendo assim eu pensei, terá terminado ou a autora irá escrever uma continuação?
Segundo a editora Rocco, 'Garotas de Xangai' terá continuação ebaaaa
Outra dúvida que eu tinha era se o livro foi baseado em fatos reais, também segundo a editora, a autora inspirou-se em "fotos" reais, ou seja, a autora sempre colecionou catálogos com anúncios chineses antigos, e inspirado nestas "fotos" dessas duas irmãs e um pouco na história de sua família que são imigrantes chineses na América, ela desenvolveu "Garotas de Xangai" que é um livro que me conquistou pela ousadia e enredo chocante.
kenya.paola 13/08/2018minha estante
Acabei de comprar, esta 2,99. Você sabe se já saiu a continuação?