Forrest Gump

Forrest Gump Winston Groom...

Resenhas - Forrest Gump

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Maria1691 25/02/2024

"Deixa eu te dizer uma coisa"
E quando a frase começava assim eu já estava rindo.
Livro maravilhoso, tem uma narrativa leve e envolvente. É emocionante acompanhar cada uma das aventuras do personagem. Só amores para com o Forrest S2.

Joao.Vitor 22/02/2024

Bom e diferente do filme
O livro tem uma estrutura bem diferente, como se fosse uma sequência de contos e, ainda assim, uma história linear.

Achei o Forrest bem melhor desenvolvido no livro do que no filme, já que fica claro que, apesar de certas dificuldades, ele entende os acontecimentos ao redor até melhor do que as outras pessoas. Além de ter vários talentos surpreendentes.

Os outros personagens não são tão carismáticos. A Jenny tem uma história de origem diferente e algumas atitudes dela, um tanto mesquinhas, fazem você desgostar da personagem.

O Dan também é bem mais interessante nos filmes, assim como a mãe do Forrest.

De qualquer modo gostei das duas obras.

cheopsmalta 28/01/2024

O livro, que deu origem ao brilhante filme estrelado por Tom Hanks, traz a verdadeira história do querido Forest. Fato é que algumas cenas estão presentes em ambas as obras, mas o livro é menos "romanceado" que o filme. A história é mais dura, Forest é um idiota e ninguém faz questão de poupá-lo de saber disso, todavia, suas aventuras mostram que entre as idas e vindas da vida, todos podemos ser felizes.

Miguel Faulhaber 18/01/2024

Adorei esse livro... uma leitura muito envolvente e leve. Adorei a forma que o autor escreveu. A história tem suas diferenças do filme, mas os dois são incríveis... indico muito

Previatto0 31/12/2023

Foresti Gump
Oque mais gostei do livro é o jeito que ele é escrito, ele é escrito de um jeito mais comum não sei explicar, de uma forma mais humana sabe, com erros de português, gírias. Gostei do livro porque a estranheza do personagem te distrai.

Mila F. @delivroemlivro_ 28/11/2023

Forrest Gump foi uma leitura surpreendente!
Já fazia um tempo que queria ler Forrest Gump, do norte-americano Winston Groom, mas só vim lê-lo agora quando ganhei esse maravilhoso volume (obrigada Dudu), passei na frente de qualquer outro livro e mergulhei no volume. Acredito que o livro se tornou bastante famosos e clássico devido a haver uma adaptação cinematográfica com o mesmo nome com Tom Hanks fazendo o papel de Gump que lhe rendeu um Oscar de melhor ator.

Juro que o livro me surpreendeu enormemente, pois aqui acabamos acompanhando décadas da história norte-americana sob a perspectiva do Forrest Gump que além de ser nosso protagonista é um personagem bastante peculiar, podendo até dizer que é um herói atípico, tendo em vista que ele, desde criança, é considerado um "idiota" por ter um QI de 70 que é considerado abaixo da média, mas o protagonista que também é o narrador da história tem um coração imenso e tem algumas habilidades que acabam levando-o ao centro de eventos notáveis para a história do século XX.

Vale fazer logo uma observação, por Forrest Gump não entender muito bem a gramática e não ser bom na fala ele acaba falando muito errado e essas palavras erradas e coloquiais são colocadas no livro o que nos dá uma imersão maior no livro.

Ao passo que Forrest é subestimado e considerado um idiota por suas falas, ele tem várias habilidades notáveis que o fazem estar no meio de eventos históricos embora ele se meta em enrascadas, de modo que essa definição de ser ou não inteligente acaba sendo bem arbitrária, porque ele tem seus conhecimentos que o levam longe, mas não é o sabedor de tudo (como nenhum de nós somos).Inclusive a mãe de Forrest Gump lhe dá esse nome em homenagem ao general Nathan Bedford Forrest, que lutou na Guerra Civil e, apesar dos grandes feitos no front de batalha, também foi o fundador da Ku Klu Klan.

Nessa perspectiva, vamos acompanhar Forrest desde sua infância no Alabama onde enfrentou diversos desafios em decorrência de sua deficiência intelectual até sua vida adulta, onde se torna um atleta excepcional, um veterano condecorado da Guerra do Vietnã, um empresário de sucesso e até um exímio jogador de xadrez.

Assim Forrest Gump nos conta situações improváveis, mas que ele não liga se acreditamos os não, a verdade é que ele se mete em muitas confusões e situações engraçadas, conhecer personalidades importantes como o presidente Nixon, que esbraveja sobre o caso Watergate; salva a vida de Mao Tsé-Tung, fazendo com que todos fiquem raivosos por ele ter salvado um comunista. O personagem também acaba indo em uma missão espacial com um macaco e quando retorna, devido um acidente, vive com uma civilização estranha e fica perdido por diversos anos.

O charme do livro está na voz autêntica de Forrest, sua visão simplista do mundo e sua capacidade de aceitar e enfrentar qualquer desafio com uma inocência cativante. Ao mesmo tempo em que testemunhamos suas aventuras, somos transportados para os momentos marcantes da história americana e isso acaba também trazendo temas importantes como racismo, capacitismo, guerras etc., nos colocando diante dessas reflexões.

Forrest Gump é uma narrativa bastante envolvente, pelo menos foi para mim, não conseguia parar de ler. Sua simplicidade aparente esconde uma profundidade emocional que nos faz refletir sobre o verdadeiro significado da vida e como cada um de nós pode deixar uma marca no mundo, independentemente de nossa capacidade intelectual ou circunstâncias. Sim, fica essa mensagem de que independente de quem somos nós deixamos nossas marcas no mundo e nossa história vale a pena ser vivida e, sobretudo, devemos deixar de tentar se encaixar em padrões impossíveis que muitas vezes nos podam e limitam: todos temos habilidades independente da capacidade intelectual, nossa vivência é memorável e fantástica e merece ser contada.

Espero que tenham gostado da postagem, até a próxima!

site: www.delivroemlivro.com.br

Ellen 02/11/2023

?Idiotas?, a Jenny falou, e os lábios dela tremiam. ?Quem não é idiota? - Trecho do livro
O livro é mil vezes melhor do que o filme!!

Gi Gutierrez 03/10/2023

Forrest Gump
Apesar das diferenças com o filme (maravilhoso por sinal), o livro nos apresenta outras facetas de Forrest, trazendo uma nova perspectiva. Envolvente!!

Alice2908 20/07/2023

Que doidera
Parece um monte de mini história tudo junta, gostei bastante dos desenhos em cada capítulo, mas me encomodou um pouco os erros ortográficos no começo e aquele final me deixou em choque

debroua 10/07/2023

Quantas histórias...
Eu não sabia que esse livro contava diversas histórias dentro de uma história. o livro é recheado de referências históricas e é legal saber sobre elas pra entender a dinâmica do livro. me afeiçoei muito ao Forrest.

Mika Flamino 07/06/2023

Forest Gump
A história é bem diferente do filme.
Sim eu assisti ao filme e depois que eu li o livro e confesso que eu esparava mais dessa trama.
Vann.Deodato 08/06/2023minha estante
Gosto tanto do livro e do filme. ??

Mila Araujo 31/05/2023

Excelente!
Que livro maravilhoso! Achei super fluido, daqueles que dá vontade de ler direto. Uma história que emociona, te faz sorrir, te faz pensar e agora o que vai ser?, te faz pensar. Demonstra (pra mim) como há gente ruim e "idiota" no mundo (não estou falando do Forrest!).... Enfim, amei o livro ??

Marja 15/03/2023

A história é muito boa! Bem diferente do filme. Mas me incomodou MUITO a escrita fonética. Se não fosse isso, teria amado o livro

baby targaryen 09/03/2023

Ser idiota não é nenhuma caixa de chocolate
Caramba... Que livro incrível, maravilhoso e divertido do início ao fim. Impossível não lembrar do Charlie de Flores para Algernon lendo o Forrest.
Eu já amava demais o filme, mas nunca tinha parado pra ler o livro, e meu Deus, porque eu não li esse livro antes?
O Forrest é um personagem cativante e muito inocente, de um coração imenso. Com certeza eu vou lembrar desse livro o resto da minha vida. E isso é tudo o que eu tenho pra falar sobre esse assunto.

1 | 2 | 3 | 4 | 5