Suspiros Poéticos e Saudades

Suspiros Poéticos e Saudades Gonçalves de Magalhães
Gonçalves de Magalhães

Resenhas - Suspiros poéticos e saudades

Maria Clara 25/02/2024

"Um Deus existe, a Natureza o atesta."
Suspiros de saudades da Europa e de sua pátria e poesia para sua admiração exacerbada e desejo de ser europeu, é assim que a poesia de Gonçalves de Magalhães pareceu para mim.

Que livro difícil e insuportável, sua escrita não era difícil, pois já estou acostumada com um estilo de escrita rebuscado do século XIX. Porém, sua exaltação e tamanho amor com a Europa e o antigo Império Romano era ridiculamente insuportável.

Além de que, a primeira parte do livro parecia um livro cristão, Deus isso, Deus aquilo, a cada verso, Deus e Deus... Para mim que sou ateia e não suporta livros cristãos, foi difícil, mas já era esperado, como um bom brasileiro vira-lata, era claro que Gonçalves iria ser um cristão fervoroso.

Deus foi tão exaltado como a Europa. E os versos que diziam que morria de saudades do Brasil? Se sentia tantas saudades, porque não voltou? Era saudades ou apenas um apelo patriótico forçado para demonstrar um estilo de escrita parecido com o romantismo europeu?

O que não devo criticar é a inteligência de Gonçalves de Magalhães.

Se você precisar ler esse livro por causa de algum trabalho acadêmico, vestibular ou por causa da escola, leia um resumo sobre a obra no google, garanto que você não vai perder nada.

Nathy 22/07/2023

Suspiros poéticos e saudades - Gonçalves Magalhães
Minha gnt quase q não leio um livro esse mês ? primeiro livro romancista do Brasil lá pra 1836...
gostei é bem triste, fala literalmente sobre saudades (da cidade e da infância)

Luiz Pereira Júnior 18/09/2022

O começo do chororô
Não há muito o que falar quando se trata de uma obra clássica (melhor dizendo, é difícil resenhar um livro que se tornou clássico, pois tudo já parece ter sido dito ou escrito sobre ele).

Então, o que podemos dizer de “Suspiros poéticos e saudades”, de Gonçalves de Magalhães? Em resumo, basta isso: esse livro de poemas é considerado a obra introdutora do Romantismo no Brasil (algo que qualquer estudante do Ensino Médio sabe) e que apresenta várias das características que identificariam o movimento romântico (sentimentalismo, ufanismo, saudades da pátria, melancolia, tédio existencial, natureza como refúgio e reflexo dos sentimentos do poeta, valorização da infância, morte como evasão da realidade externa, enfim, nada que não tenha sido estudado, repito, nas carteiras escolares do Ensino Médio).

Dessa forma, pode-se dizer que “Suspiros poéticos e saudades” é uma obra de gênero, com poemas que hoje (e talvez até mesmo na época) soam terrivelmente artificiais (o poeta diz amar seu país, mas não deixa de perambular pela Europa durante anos a fio) e com todos os defeitos e virtudes que o fazem ressoar como o próprio autor assim o desejou.

Vale a pena? O dinheiro é seu, mas lembre-se de que você pode encontrar esse livro em poemas esparsos na internet. Se a grana estiver curta e você precisar desse livro para fazer um trabalho escolar (já passei por isso, é claro), talvez essa seja a melhor opção...

Yara Guez 26/11/2010

Minha opinião.
O livro que inaugurou o Romantismo no Brasil.