Segunda mão

Segunda mão Olivia Maia

Resenhas - Segunda mão

Literatura Presente 25/07/2019

Segunda Mão
No livro Segunda Mão quem narra a história é Pedro Rodriguez, um investigador de polícia que há quase dez anos trabalha no DHPP da polícia paulistana.

Não faz muito tempo, ele sofreu um acidente muito grave durante uma investigação e perdeu parte da audição. Seu amigo Iuri foi quem o salvou da morte naquele dia. Ele é a única pessoa em quem Pedro confia dentro da corporação. Iuri nasceu na Alemanha e se mudou para o Brasil aos onze anos.

O superior de Pedro é o delegado Daniel Gatti, filho de Fábio Gatti, um homem conhecido pelo envolvimento com lavagem de dinheiro e vários outros negócios obscuros.

Daniel Gatti convoca Pedro e Iuri para investigarem um caso em particular. Um homem encontrado morto há duas semanas. O caso foi dado como suicídio, mas a esposa do falecido discorda do laudo e acredita que alguém pode ter assassinado o marido. Quem cuidou do caso foi o 7° Distrito Policial chefiado pelo delegado Ulisses que diante desse impasse decide pedir ajuda ao delegado Daniel, visto que o morto é seu primo.

No decorrer da investigação outros crimes vão acontecendo e a suspeita de policiais envolvidos não é descartada.

Segunda Mão inicia com uma narrativa pouco dinâmica traçando um perfil do protagonista Pedro e um pouco da vida de Iuri. O que me deixou um pouco desanimada com a história. No entanto, nos capítulos seguintes a trama se torna mais envolvente e o suspense vai umentando.

O livro mostra de uma maneira bastante real a dinâmica dentro de uma delegacia de polícia. As dificuldades existentes, as deficiências do sistema, a corrupção, dentre tantos outros problemas dentro de uma corporação.

Este romance policial não é daqueles eletrizantes do início ao fim. Ele apresenta alguns momentos de tensão e suspense, porém deixa um pouco a desejar no quesito envolvimento total com a história.

Não considero o livro ruim, mas por se tratar de um romance policial acredito que deveria ter um desfecho mais detalhado e este livro deixa o final praticamente aberto, o que não me agradou. Para quem gosta de livros com final em aberto poderá gostar muito deste livro.

site: https://literaturapresente.com/resenha-segunda-mao-olivia-maia/

Biblioteca Álvaro Guerra 30/08/2018

Estou de saco cheio desses casos de segunda mão.
Do que você está falando?
Essas vítimas não-identificadas, corpo de cinco dias, retomar
investigação encerrada. Agosto é uma merda.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-907771-1-3

RUDY 28/06/2017

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Romance policial é um estilo que gosto muito e acredito que alguns pontos são necessários para que a leitura seja boa, como: um bom desenvolvimento das personagens, um enredo bem elaborado e suspense, aquele do tipo que ficamos envolvidos junto com as personagens para descobrir o que de fato aconteceu e descobrir quem são os culpados ou o culpado.
Aqui vemos um início um tanto lento, voltado para os dilemas pessoais do protagonista principal Pedro, onde mostra seus conflitos existenciais, suas dúvidas e desejos. Não que isso seja um fator negativo, porém tornou o começo do livro um tanto moroso, sem grandes expectativas. O protagonista é um tanto confuso e até certo ponto, ingênuo para um policial que está há vários anos na polícia.
A trama é bem intrincada, cheia de ramificações, sem um objetivo muito preciso. A investigação fica dando voltas e em alguns momentos não há mais o que se buscar e o pensamento de deixar tudo para lá é forte, o que desestimula um pouco continuar a leitura.
Confesso que esperava um pouco mais. Não é um livro ruim, de forma alguma, porém também não é um livro totalmente envolvente. É um livro mais voltado para dinâmica dentro de uma delegacia, que mostra o quanto a polícia pode ser corrupta, mostra a insatisfação de ser um policial e se vender...O foco não é desvendar os possíveis crimes durante o enredo, é mostrar que mesmo se descobrindo ‘os culpados’, por vezes não há como imputar-lhes alguma pena.
Não sei bem como me fazer entender sem dar spoilers e acredito que é aquele tipo de livro que cada leitor terá sua própria impressão e avaliação sobre ele e por isso recomendo a leitura, mas sem grandes expectativas, porque não há reviravoltas e o final, que poderia ser o grande ‘tchan’ do livro, fica em aberto.
Não que não goste de finais abertos, mas depende do estilo e acredito que em livros policiais, o melhor seria um final conclusivo, com tudo bem explicadinho e todos os pontos esclarecidos. Fiquei com aquele sentimento de vazio ao terminar.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2017/06/resenha-42-segunda-mao-literatura.html
Andrea 16/08/2018minha estante
Comecei a ler esse livro anteontem e já me cansei nas primeiras páginas. Lendo sua resenha e mais uma outra aqui embaixo, cheguei a conclusão que não perdi muita coisa.

Michelle 19/04/2022minha estante
também curto livros policiais mas esse não me chamou a atenção

Angela Cunha 12/01/2023minha estante
Uma pena que a história seja assim, trancada dessa maneira. Pois o enredo tinha tudo para ser bem desenvolvido.
Beijo

Lala 25/06/2017

Nesse livro nós conhecemos Pedro, um investigador da polícia que é convocado pelo seu chefe para investigar junto de seu parceiro Iuri o suposto suicídio do primo do delegado. Durante a investigação outros crimes vão sendo descobertos e a busca por respostas se torna vital para Pedro que ainda se recupera de um acidente que tirou parte de sua audição e também do termino conturbado de seu relacionamento com uma colega de trabalho.
A trama é extremamente envolvente, e muito bem trabalhada, conforme o andamento do livro o leitor é apresentado a vários fatos que o faz criar teorias, o que faz com que seja difícil de largar o livro antes de descobrir o final.

site: https://www.instagram.com/p/BVxTjyGFJOY/?taken-by=bookofthedayy

Isabelle @leiture.se 16/06/2017

Segunda Mão
Pedro e Iuri são parceiros de investigação em uma delegacia em São Paulo e estão tendo alguns problemas em solucionar crimes com vítimas ainda não reconhecidas.

Um dia o delegado os procura para que possam investigar um suposto suicídio de seu primo. Todos a quem interrogam acreditam que alguém o tenha matado, exceto o delegado, de outro departamento, que havia atendido o problema antes de repassá-lo.

Conforme vão procurando pessoas que podem ter alguma informação importante, algumas acabam desaparecendo e a investigação se torna cada vez mais difícil.

Eu achei o livro bem arrastado. Depois de lido quase metade, aí que as coisas começaram a andar e ter um pouquinho mais de ação. A história é boa? Sim, é boa. Porém, poderia ser melhor se não fosse esse começo arrastado.

site: http://capaepapel.blogspot.com.br

borgeslivia 12/06/2017

[RESENHA]
Boa noite, leitores!
???
A #resenhaentreler de hoje vai falar sobre o livro "Segunda Mão" escrito por Olívia Maia e publicado pela Editora Draco.
Eu li em ebook e adquiri no site da Amazon.
São 255 páginas de um suspense policial ótimo!!! Daqueles que você fica pensando o dia todo na história e em continuar a leitura (e só não continua por tempo mesmo)
? "Ele está com medo dessa investigação." (loc 365)
A história se passa em São Paulo e é narrada pelo policial investigador Pedro Rodriguez, que trabalha no Departamento de Homicídios. Pedro é uma pessoa de um mau humor sem igual e que se recuperou recentemente de um acidente, o qual perdeu parte da audição. Além disso, está abalado pelo fim de um relacionamento.
Tudo começa quando seu chefe, o delegado Daniel, o manda investigar um hipotético suicídio juntamente com seu amigo Iuri Kieser. A partir daí, outros crimes vão sendo descobertos e mais crimes acontecem. Mas, será que todos eles têm ligação?
? "Era quase inevitável que eu tentasse encontrar uma relação entre uma coisa e outra. Podia ser exagero. Coincidência infeliz, como são quase todas com as quais deparo. Gente que se mete no negócio errado, no momento errado. Gente que depara com um suicídio encenado, quando as coisas já não podiam estar piores."
Ao longo da história, o leitor pode acompanhar cada pensamento do investigador. Assim, ficamos ainda mais perto dos acontecimentos.
Uma coisa que gosto muito em livros de mistério, é saber como foi desvendado, sem que surjam provas do nada. E esse livro é assim!! Não sobra nenhum ponto sem nó nessa narrativa e até o último momento ainda estamos empolgados para descobrir tudo!
?"Uma trama que envolve lavagem de dinheiro, mentiras, corrupção e a cúpula da polícia." (Olívia Maia)
Realmente foi um livro que eu não queria mais largar!!! Recomendo muito pra que gosta de um bom suspense policial.
Confira mais nos sites:
* http://oliviamaia.net
* http://editoradraco.com/?s=olivia+maia

Fabio 01/01/2011

Ótimo livro do gênero policial.