Através do Espelho

Através do Espelho Jostein Gaarder

Resenhas - Através do Espelho

Fran Kotipelto 28/01/2011

I did not believe because I could not see

"Todas as estrelas acabam caindo. Mas uma estrela é apenas uma pequenina centelha do grande facho de luz que há no céu."

Sem dúvida nenhuma o livro mais triste da obra de Jostein Gaarder,"Através do Espelho" conta a história de Cecília Skotbu, uma garotinha que passa a maior parte do tempo deitada em seu quarto,Cecília está morrendo devido a um câncer em fase terminal,debilitada ela começa a receber visitas do anjo Ariel,durante essas visitas Cecília começa a descobrir segredos de sua própria existência, enquanto anota tudo em um caderninho...

Gaarder com estupenda habilidade nos mostra que sentir e viver apenas nos prepara para o grande entendimento,e fato mais absurdamente real é que "enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguíssemos polir mais esse eespelho, veríamos muito mais coisas. Porém não enxergaríamos mais a nós mesmos."

É preciso coragem,inteligência,audácia,na medida certa para construir uma obra como essa,e Gaarder mais uma vez mostrou seu potencial,a história da pequena e cativante Cecília é uma preparação para a morte e por isso é também um mergulho na vida.Os vestígios estão se esvaindo e Cecília como quem viaja,vai analisando tudo,atenta a cada detalhe,aproveitando cada suspiro em busca do conhecimento,e é através de seu olhar profundo que o outro lado do espelho se torna um pouco mais claro para nós,mostrando que podemos sim vislumbrar o outro lado do espelho enquanto estamos vivos,com saúde,e acima de tudo dispostos a ser uma luz na escuridão.

Nós não vemos as coisas como elas são, nós as vemos como nós somos,e pessoas como Cecília sem grandes esperanças,esperam que sejamos melhores a cada dia,que possamos então não ofuscar a nossa imagem diante do imenso espelho que é a vida,porque o que fazemos em vida ecoa pela eternidade,e todas as estrelas acabam caindo. Mas uma estrela é apenas uma pequenina centelha do grande facho de luz que há no céu.
Jow 28/01/2011minha estante
Emocionante, singela, profunda... verdadeira!
Tomara que sua resenha seja lida por pessoas que realmente precisem escutar essas palavras. Sua resenha Fran, é um encorajamento para a leitura e um proposital desafio para olharmos a vida de um modo diferente. Te dar parabéns é muito pouco...
Quanto a Gaarder, ele é um gênio e isso não há quem possa discordar.

Samy 29/01/2011minha estante
Muito boa sua resenha Fran! Vc escreve muito bem! Tocante.... Parabéns! ;)

Luh Costa 31/01/2011minha estante
Ainda não li esse livro *__*
Quando terminei de ler sua resenha fiquei com vontade de sair correndo e ir a livraria comprar o livro e começar a ler!

Paulo 28/03/2011minha estante
Adorei a sua resenha. Me deu vontade de ler a obra nesse exato momento. :)

Allyne 13/03/2013minha estante
GOSTEI MUITO.
Só conheço o livro o mundo de Sofia, do mesmo autor, mas quero muito ler esse!

Ana 07/08/2014minha estante
Linda resenha. Lindo livro.

Maisa 15/06/2017minha estante
O livro é realmente algo esplêndido, esuas palavras traduzem de forma clara o que é ler
" Através do espelho ". Parabéns!!!

Manu seti 28/04/2021minha estante
Uau, isso foi maravilhoso, sem palavras.

Garcia 17/01/2023

Deveria ter lido mais cedo
?Através do Espelho? foi publicado em 1993 por Jostein Gaarder (o mesmo autor de ?O Mundo de Sofia?), assim como o outro livro que o deu a fama, ?Através do Espelho? é um livro de filosofia com ficção infantil.

O livro contém muitos aspectos religiosos, principalmente do cristianismo. Para alguns, pode parecer um incômodo, mas para mim não foi. Como uma pessoa que cresceu sendo católica, ler esse livro fez a minha criança interior se sentir abraçada.

Durante o livro todo tem essa abordagem, a criança interior que todo mundo possuí. Sobre como as crianças são muito mais parecidas com os anjos do que os adultos, como Deus quer pessoas como crianças para viver no Paraíso. Como o castigo das pessoas é crescer.

E toda a forma como a morte de Cecília é tratada como algo delicado, mas leve o suficiente para uma criança ler é extraordinário.

Não tenho mais o que dizer, o livro é lindo, e me faz lamentar que eu não tenha ele comigo, ou que não tenha o descoberto mais cedo. Eu absolutamente recomendo, seu único defeito é que só consegue afetar um nicho específico.
Thaís Faria 17/01/2023minha estante
Eu amo esse livro ?

Bebelly 08/01/2022

Cecilia está muito doente, mas acha que vai se recuperar logo. Enquanto está na sua cama, recebe a visita do anjo Ariel. Enquanto conta a ele sobre como é ser de carne e osso, a menina aprende sobre como é estar do ?outro lado do espelho?. Todas as conversas entre os dois preparam Cecilia para voar com o anjo?
Assim como em ?O Mundo de Sofia?, neste livro, Jostein Gaarder deixa transparecer como é apaixonado pelas crianças por um motivo: a capacidade de se encantar com o
mundo e questioná-lo; diferente da maioria dos adultos, que já se acostumaram.
Ansiosa para ler mais livros do autor.

Natalia Livia 03/09/2021

Ou você ama, ou odeia! Eu amei!
Parece uma história bobinha, mas me fez ficar muito reflexiva.
Algumas das conversas de Cecília com o anjo me fizeram bugar a mente hahaha
Enfim, é uma história bem curtinha que vale muito a pena. Recomendo!

Evy 29/12/2010

Leitura rápida e típica de Gaarder: filosofia, mistérios e um bom drama. Este livro conta a história triste de Cecília Skotbu, uma encantadora menina que não viverá muito tempo. A cada dia ela fica mais fraca e já logo no início do livro está de cama, sem conseguir levantar-se nem mesmo para o almoço de Natal. Embora seu corpo esteja debilitado, sua mente é muito ágil e ela fica sempre muito atenta a todos os ruidos da casa e de seus familiares. Anota em seu caderninho, presente do médico que cuida dela, tudo que está acontecendo a sua volta nestes ultimos momentos de vida que lhe restam. Um belo dia, ela recebe a visita do anjo Ariel e com ele compartilha seus sentimentos e emoções, enquanto recebe de volta muitos conhecimentos sobre os mistérios dos céus, do universo e da vida. É uma bela história, com trechos das conversas entre Ariel e Cecília muito emocionantes e que nos faz refletir, como todo livro de Gaarder. Não é um dos que mais gostei dele, mas é uma leitura recomendada!

Patricia :) 21/06/2009

Segundo livro de Jostein Gaarder que li, e arriscaria dizer que é o meu favorito. Reli quase 10 vezes, de tão marcante que foi, e em todas elas me emocionei. O autor aborda a temática da morte de uma maneira tão singela que a ideia de morrer deixa de ser tão pesada, tão negativa. E, principalmente, mostra que viver intensamente é quase uma urgência. As anotações no caderninho da menina Cecília, que está prestes a morrer, são profundas, mas com tanta suavidade que dá vontade de que essa "viagem" com o anjo não termine, para nos fazer refletir sempre mais. Além disso, os ensinamentos da garota ao anjo também são de se fazer pensar. Uma bela tentativa de descobrir o que vem depois, o que há por trás do espelho...
Lore 17/12/2013minha estante
Belas observações, Patricia! Você conseguiu transcrever o meu pensamento em relação ao livro também. Percebi que no fim não fiquei triste pela morte da pequena Cecilia, Jostein soube nos preparar bem através do seu olhar tão além do que estamos acostumados a "enxergar". A sensação quando terminei de ler foi boa, e logo senti saudade das conversas entre Cecilia e o anjo Ariel, que por mim seriam infinitas, como você mesma disse. Com certeza nos permite refletir acerca de muitos aspectos da vida!

Thayná 05/03/2014minha estante
Amei sua resenha, você conseguiu me deixar mais ansiosa para ler esse livro.

Vitoria.Milliole 28/05/2021

Bom, esse livro realmente não tem nada demais. Não tem reviravolta, não tem ação, não tem romance, não tem suspense, não tem terror. Só tem uma menininha com uma doença em estágio terminal, chamada Cecília, sua família e o anjo Ariel.

Ariel aparece pra ela sempre que não tem ninguém por perto para fazer companhia. Ele diz que está do outro lado do espelho e que passa através dele para ver Cecília. O livro gira em torno dessa metáfora.

Enquanto Cecília tenta explicar a Ariel como é ser humana, ele tenta explicar a ela como é ser um anjo: como é não ser de carne e osso, como é não ter emoções ou não ter os cinco sentidos. E, pra ela, é terrivelmente difícil explicar cada uma dessas coisas.

É uma leitura bem rapidinha e eu diria até bem boba. Triste, bonita, mas boba. Com um viés um pouco religioso, falando sobre sermos a criação de Deus e, portanto, parte dEle, creio que também é mais voltado pro público infantil. Até mesmo pelos diálogos não tão bem estruturados.

Não chegou a ser um livro ruim (do contrário, eu nem teria terminado), mas também, pra mim, não foi um bom livro. Um passatempo, talvez.

Esperava algo um pouco mais maduro por ser do autor de O Mundo de Sofia, que é sobre filosofia, mas aqui o autor usou justamente as características que eu não gostei em O Mundo de Sofia: diálogos rasos, forçados e inverossímeis. A protagonista tinha conversas filosóficas com o anjo, depois reproduzia as palavras dele com os pais como se fosse a coisa mais normal do mundo e eles não faziam ideia de onde ela tirava isso, exatamente como a Sofia no outro livro. Isso me irrita. Mas não diria que foi uma perda de tempo. Pra fechar as leituras do mês, estava mesmo buscando algo mais curto e leve.

Maria 20/03/2022

Acho que não li com tanta expectativa ou sede ao pote! O livro te faz refleti sobre o mundo, a vida. Fala sobre espiritualidade, é lindo!

arthemis | @mistydisse 30/08/2021

Espera: filosofia, ganhei: teologia
Esperava mais uma história com fundo verídico, abordando culturas e conhecimentos históricos. Ganhei uma menina que fala com anjo sobre deus e o pós morte.

Ai gente-
Juro. Não funcionou pra mim, da mesma forma que odiei A cabana (a única parte boa é que deus é uma mulher preta).

Mas tem uns trechinhos bonitos.

Graziela Delazir 20/07/2023

O livro conta a história de uma menina doente que começa uma amizade com um anjo, eles fazem um trato dela ensinar coisas terrenas e ele coisas do céu.
É um livro leve, com vários questionamentos que temos na mente sobre a vida espiritual e um final já previsível.

@apilhadathay 10/08/2020

Emocionante
Este não é um livro sobre a busca por uma cura, é uma história sobre aceitação da morte e do mundo ao nosso redor. Este é o ponto de partida.

ATRAVÉS DO ESPELHO é uma história tocante, que me envolveu desde as primeiras linhas lidas. A doença de Cecília não é revelada, mas sabemos que é terminal e isto não tem volta. Ela recebe as visitas constantes de Ariel, um lindo anjinho que entre grandes ensinamentos e puxões de orelha, auxilia Cecília Skotbu no processo de "atravessar o espelho", de deixar este mundo em breve.

Jostein tem uma forma linda de escrever para crianças, que encanta também adultos. É um livro curto, mas que você não lê assim tão rapidamente quando se espera; algumas de suas passagens me fizeram parar, fechar o livro, pensar muito, refletir sobre tudo que eu cresci sabendo e questionar algumas verdades estabelecidas.

É um dos livros que eu leria se meu ou minha baby estivesse encarando a dura jornada do câncer, porque fala sobre a vida, a beleza, o homem, Deus, fé, força, céu e Terra. É doce, é perfeito para ensinar a ir além do que aprendemos. Tocante, dialético, dinâmico, e que nos faz refletir subitamente. Do nada, você fecha o livro e diz "Mas rapaz... Não é que é verdade, isso?" ou "Será, meu Deus?", ou "Como é que eu nunca pensei nisso?". Fascinante.

O livro mais fofo que li este ano, até agora.

site: www.instagram.com/apilhadathay

Maria.Batagin 03/10/2022

Conhecendo outras obras
Leitura sem ânimo algum, como li o outro livro desse escritor ( O mundo de Sofia ) acabei lendo com as expectativas altas porém comigo esse livro não rolou.

kassya 20/10/2009

Minhas Impressões.
Conversando com anjos.. é sempre muito bom aprender mais e mais.

Trata-se de um livro de fácil leitura e com muitas interpretações. O que eu encontro nele pode ser diferente do que você encontrará.. a vida é um mistério, e cabe a nós interpretá-la.

Excelente para refletir. Algumas lagrimas, lógico, não seria eu se não tivesse chorado com a historia!

“É isso que acontece com os meus pensamentos. Eles não precisam de asas para voar pelo mundo afora”.

“O tempo é como um rio que corre sem parar, levando todo mundo embora, gerações e gerações”.

“Nem sempre nos compreendemos aquilo que criamos”.

“Pois os olhos são espelhos da alma, e Deus e capaz de se refletir numa alma humana”.