Contos africanos dos países de língua portuguesa

Contos africanos dos países de língua portuguesa Mia Couto
Luís Bernardo Honwana

Resenhas - Contos africanos dos países de língua portuguesa

Luciano 14/04/2022

Deveria fazer parte do currículo do ensino básico!
Contos preferidos: "O dia em que explodiu Mabata-bata", "As mãos dos pretos" e "Zito Makoa, da 4a classe".
RenanDuarte 15/04/2022minha estante
Parece interessante!

Manu 22/10/2020

EU acho que esse livro é um livro que te faz refletir e pensar sobre as suas ações e as das pessoas a sua volta, além do autor ter abordado temas muito necessários de serem discutidos sem ser de uma maneira explicita, o que te faz pensar e refletir ainda mais. E os contos são muito bem escritos.
Pietro.Coral 24/05/2021minha estante
onde posso enconntrar o livro em pdf?

Nando 11/01/2013

A África que não conhecemos
Tudo o que conhecemos da África, grosso modo podemos dizer, é que foi fornecedora de seres humanos escravizados e de matérias primas para os europeus e suas colônias. O que constantemente nos tem escapado é que a África, antes de sofrer o processo de colonização, também teve sua história, rica em cultura. Neste livro, escritores de países do continente africano que têm o Português como língua oficial apresentam histórias aparentemente cotidianas, mas que revelam claramente a mistura da cultura e linguagem próprias de cada país com a Língua Portuguesa e, volta e meia, as intensas lutas pela liberdade do julgo colonial. Particularmente, gostei de todos os contos e serviu-me como um incentivo a continuar me aprofundando na leitura de escritores africanos. Não digo no estudo, porque essa palavra indica um compromisso na análise e no conhecimento e, neste momento, não tenho tempo para tanto. Mas a leitura sim, esta, pelo pouco que já vi neste pequeno livro de contos, é indispensável. Vamos lá, Mia Couto, o senhor é o primeiro da fila.

iamatilda 13/10/2021

Se alguém me perguntar alguma coisa sobre esse livro eu não vou saber responder, porque parece que nem o próprio livro sabe ?

Vamos lá: eu não entendi nada, literalmente nada. A escrita de nenhum dos autores me agradou, existem palavras que não conheço e, que mesmo estando na parte final da página explicando o significado, ir lá toda hora pra ver a palavra é cansativo, são muitas vezes que isso acontece. A leitura ficou super cansativa pra mim e por conta disso não entendi nada, vou ter que fazer uma releitura bem por cima pra ver de novo já que eu vou ter que fazer uma possível prova sobre ele (que legal)

Também não gostei muito do livro por ser um livro de contos, eu particularmente não curto muito livro de contos, principalmente com esses contos com menos de 20 páginas onde não dá pra desenvolver nada da história e ainda contando sobre uma cultura - que eu não sei sobre nada. Se isso era pra ser um livro introdutório falhou miseravelmente :/

Outra coisa, em todo início de conto explica um pouco mais sobre ele e qual foi a intenção do escrito quando ele foi escrever, mas em alguns contos eu não entendi a metáfora do conto quando você relaciona aquilo que o escritor escreveu no começo. Mas isso pode ser lerdeza minha mesmo.

Lembrando que é minha opinião e que se você gostou do livro, nada contra.

Rodrigo.Rodrigo 30/10/2020

O livro apresenta alguns contos africanos e serve como uma boa introdução para se conhecer uma literatura pouco explorada.

Mari1894 17/11/2023

Adorei o propósito do livro. Os contos são divertidos e cheios de críticas. Porém, achei muitos difíceis de entender.

Namira 22/05/2022

Para a faculdade...
Meu trabalho era ler Como uma língua funciona, do luisandro, e fazer uma resenha ?? mas claro, diferente das "resenhas" forçadas que faço aqui.

Então, minhas conclusões foram que o livro é bom, mas não é o ideal para quem precisa estudar sobre as línguas. O livro é introdutório e por isso muitas informações importantes deixaram de ser passadas, o que não gostei muito. Para alguém que está curioso sobre a matéria esse livro é ótimo, pois mostra todas as faces do estudo das línguas. Porém, assim como o próprio autor recomendou, é válido ler outros textos mais completos, como os do professor Ilari ou do Marcos Bagno.

Sa 13/01/2023

É uma série de contos africanos de língua portuguesa que nos trazem uma cultura diferente, marcada pela guerra, pela miséria mas também por uma questão do coletivo, da oralidade, dos antepassados. Achei interessante como cada lugar, cada escritor puxa um elemento diferente.

mari 28/07/2021

bleh

eu só li pq tinha que fazer um trabalho pra minha escola relacionado a esse livro.

teve um conto que eu n entendi NADA

eu acho que se eu pegasse mesmo pra ler eu iria gostar, mas como eu li por "obrigação" n gostei nada

Anapsilva 26/05/2022

Para quem quer conhecer mais sobre literatura africana é um bom começo! Sem dúvidas irei procurar mais livros desses autores

Gustavogl 26/12/2022

Uma boa amostragem da literatura em língua portuguesa. Serve de introdução para aqueles que desejam embarcar nos livros de autores africanos.

Naira38 25/09/2023

Ótimo para sala de aula!
Escolhi esse livro para utilizar em um projeto sobre literatura africana com uma turma de primeiro ano do EM, trabalhei com eles o conto "Nós choramos pelo cão tinhoso".
O conto fala sobre a leitura do conto "Nós matamos o cão tinhoso" em sala de aula com uma turma do 8°ano, narrando a recepção dos alunos ao conto e como eles se emocionam com a leitura, ele é completamente metaficcional e metalinguístico.
Com a minha turma a leitura foi muito proveitosa, eles claramente se conectaram com a história e gostaram da leitura. Todos foram super participativos e as variações do pt-br com o do conto foram reconhecidas pelos alunos e questionadas o que gerou uma ótima oportunidade para falar sobre diferentes formas de falar a língua portuguesa.

Starfire 31/03/2024

Achei ok.
Esse livro contém vários contos que fazem muitas e críticas e refletem a situação da África.
Não faz meu tipo de leitura