Totem e Tabu

Totem e Tabu Caterina Koltai

Resenhas - Totem e Tabu

Takakura 29/06/2022

Gostei do livro. O autor trás muitas histórias para facilitar a explicação. E a divisão das abordagens no livro foi bem didática.

Adriana Scarpin 20/04/2022

Adoro quando as coisas que estou estudando no momento convergem para o mesmo ponto, no caso Totem e Tabu e Filosofia Política. Esse livrinho da Coleção Para Ler Freud da Editora Civilização Brasileira escrito pela Caterina Koltai discute ambos com grande propriedade, gosto muito dessa coleçãozinha, sempre que alguém pede um começo para iniciar nos estudos de Freud a indico porque acho muito mais palatável começar com comentadores contemporâneos do que ir direto no texto freudiano, mesmo eu achando Totem e Tabu um dos mais impressionantes livros dele e amando até quando eu ainda torcia o nariz pro Freud.
Resumindo, esse livrinho (como toda essa coleção) é um baita acompanhamento para o livro do Freud.

DihMoraes 09/02/2021

Totem e Tabu.
A civilização só existe por meio de renúncias. Toda cultura ou Kultur (como afirmava Freud) está solidificada em cima de um parricídio, isto é, o assassinato do pai. Tal como a tragédia de Sofocles, Édipo Rei, os filhos assassinaram o pai que lhes impunha duas regras: a proibição do incesto e o de não matar o totem. Revoltados e até mesmo querendo se colocarem no lugar da figura paterna que dispunha de todas as fêmeas da tribo, os filhos o matam e fazem um festim totêmico onde se alimentam da carne desse pai tirano. Desse modo, ao invés de se sentirem livres para gozarem de todas as fêmeas, os machos ao ingerirem a carne do pai se reconhecem como irmãos de sangue, e muito embora quisessem se livrar da proibição do incesto terminam por solidificá-lo como um tabu. E, na posição de culpados pelo crime cometido criam a imagem de um pai imaginário através de um totem. Segundo Freud o mesmo se dá com as religiões monoteístas, tese defendida em sua obra: Moisés e o Monoteísmo.
E fim da resenha.