The War of Art

The War of Art Steven Pressfield

Resenhas - The War of Art

Rumenig 03/01/2012

O melhor livro que já li!
Esse é o melhor livro que já li até aqui.

Ele mostra de maneira extremamente clara como ser autêntico consigo mesmo e através disso conseguir manifestar sua criatividade e produzir arte de alto nível.

É um livro indispensável para alguém que produzir algum trabalho que requeira auto-expressão.

vanessamf 20/08/2015

Ao invés de a Arte da Guerra, este é a Guerra da Arte.
Ao invés de a Arte da Guerra, este é a Guerra da Arte. Trata-se de um manual divertido, muito simples de ler, com capítulos curtos, tais como os preceitos de Sun Tzu, que nos ajuda a vencer os obstáculos que nos bloqueiam de sermos os grandes empreendedores que queremos ser, com especial enfoque na arte.

Basicamente, segundo Steven Pressfield, pode-se entender que:

na Parte 1 – Conhecendo seu inimigo

O que impede as pessoas de atingirem seus sonhos não é sua falta de capacidade, mas o medo de simplesmente fazerem o que precisa ser feito, o que o autor chama de Resistência;
A Resistência em si é invisível, interna, insidiosa, implacável, impessoal, infalível, universal e procrastinadora;
Quanto maior a Resistência, mais medo temos e, portanto, mais importante para nosso crescimento pessoal é o objetivo/sonho que temos pela frente;
Mesmo quando você a vence em parte, ela se manifesta na atitude de pessoas próximas que nos tentam demover daquilo que é importante para nós;
Muitas vezes complicamos nossas vidas para nunca estarmos disponíveis emocionalmente e fisicamente para empreender o que queremos;
Ficamos esperando ter a vida resolvida (ou que as pessoas nos apoiem) primeiro para aí começar nosso projeto, o que nos faz nunca estarmos prontos de fato;
Quando estamos realmente fazendo o trabalho que amamos, a solidão não aparece, portanto, não devemos deixar de perseguir nossos sonhos por medo de ficarmos sós;
Muitas vezes usamos a racionalização para nos convencer de que é válido não fazermos determinado projeto, quando, no fundo, o que nos impede é apenas medo;

na Parte 2 – Combatendo a Resistência

É preciso deixar de agir como amador, se quiser superar a Resistência, pois quem é profissional leva à sério seus sonhos e se engaja, enquanto que quem é amador, leva como simples hobbie;
Existe diferença entre o que é urgente e importante. Geralmente devemos fazer o que é importante primeiro, que é nosso trabalho;
Temos que aprender a ser miseráveis, pois fazer nosso trabalho implica em sofrer rejeição, medo e dúvida;
Se conseguimos nos comprometer em trabalhar para uma empresa, muitas vezes fazendo algo que não amamos, por que não podemos fazer o mesmo para aquilo que de fato tem valor para nós?;
O amador não se leva à sério o suficiente para transformar sua arte em sua profissão definitiva;
O profissional, por outro lado, sabe ser paciente, ordeiro, realista, temerário, responsável, preparado, humilde, esforçado, resistente, não leva as coisas para o lado pessoal, pede por ajuda, sabe lidar com rejeição e sucesso da mesma forma, assim como em relação às adversidades.

na Parte 3 – Além da Resistência

Qual é a fonte de suas inspirações? espíritos, anjos, musas, genes?;
A partir do momento que toma consciência dela, a invoque, abra espaço para que possa se manifestar;
Como superar o Ego (Resistência) e encontrar a inspiração (Self)?;
É preciso fazer o que agrada a si mesmo e não o que achamos que esperam de nós;

site: https://leiturasdetarologa.wordpress.com/2015/08/19/autoajuda-the-war-of-art/
JJ 15/02/2018minha estante
Excelente resenha. Descobri esse livro por meio de indicação do Leandro Ávila, autor do Intrasenso e Clube dos Poupadores. (=

Maria7598 18/01/2023

Extremamente Necessário
O título engana: parece que o livro foi escrito para artistas, mas na verdade serve pra qualquer pessoa que esteja impedindo a si mesma de concretizar algo. É brilhante, parece um psicólogo falando todas as verdades duras de uma vez. Perdi as contas de quantos tapas na cara levei, e perdi as contas de quantos trechos grifei ou pensei "preciso tatuar/emoldurar essa parte!"

O livro inteiro é importantíssimo, essencial. Só não leva cinco estrelas pela quantidade de referências religiosas.

Maria13835 15/12/2021

A resistência
Descobri o livro por meio de uma palestra da filósofa e professora Lúcia Helena Galvão, quem eu admiro muito e considero ter uma didática primorosa. Até então, nunca tinha ouvido falar dessa força psíquica e inerente a todos nós, denominada pelo autor como "resistance", embora a experimentasse diariamente.

O livro, em um primeiro momento, não foi exatamente o que eu imaginava e me perguntei o motivo de uma filósofa tão intrigante quanto Lúcia tê-lo indicado. Mais algumas páginas adiante, eu descobri. Mergulhei profundamente nessas novas ideias que Steven propôs. O livro me fez tomar consciência de coisas que eu ainda não havia percebido, assim como uma maneira diferente de me inserir na realidade, ambas características que, ao meu ver, são inexoráveis a um bom livro.

Como o autor gosta de propor, este trabalho só pode ter sido fruto da influência dos anjos e musas.

Alex 27/09/2023

Não curto muito auto ajuda, mas o livro no geral não é ruim, discordo de muitas coisas nele, mas ele é bem útil em certos casos.

Bruno.Gomes 27/02/2021

Bons insights para ser autêntico consigo mesmo
Em um mundo que o sucesso significa apenas o resultado financeiro, o autor traz sua visão sobre a nossa obrigação de nos dedicarmos integralmente aos dons que nos foram dados. ?Se existe algo que vc faria, mesmo que não existisse mais ninguém no mundo para ver, faça isso. ?

Lis 11/03/2021

Reflexões necessárias
Se você já leu tudo sobre como por a mão na massa, ter disciplina e força de vontade pra fazer o que tem que ser feito, certamente vai precisar desse livro. Vai ver que dicas e técnicas podem até motivar mas sentar e fazer o que tem que ser feito depende dos conceitos que o livro aborda.
Foi, pra mim, uma grande 'wake-up call'. No final das contas, vencer a resistência só depende mesmo de você e de uma decisão sua.

heliogabalus 09/04/2021

Life coaching garbage
I'm never listening to your recommendations again, Daniel. I was expecting some kind of useful, practical manual to overcome procrastination, maybe with some scientific facts to corroborate everything, but all I got were obscure metaphores, multiple chapters saying the same thing in a slightly different way, and a lot of drama. The entire book could be summarized in a motivational pinterest post. This guy is literally saying that if you change your mindset, all the problems in your life will be gone, whether it is an addiction, a violent husband or a terminal disease. "Attention Deficit Disorder, Seasonal Affect Disorder, Social Anxiety Disorder. These aren't diseases, they're marketing ploys. Doctors didn't discover them, copywriters did. Marketing departments did. Drug companies did. Depression and anxiety may be real. But they can also be Resistance." Seriously, what the fuck.
In the end, all the book does is go round and round, shoot in every direction, and get to no conclusion at all. The few useful information you dig can be found in any 10 minutes long youtube video of creative writing tips, so don't even bother.

Kemuel.Ribeiro 07/03/2021

Uma autor com varios ótimos livros e ideias revolucionárias se souber aplicar. Recomendo

Thaís 15/04/2022

Momento de reflexão
Apesar de ter sido escrito direcionado aos artistas, não serve só para eles, todos temos dentro de nós um lado criativo que tem sido exigido cada vez mais, principalmente no trabalho, independente da área de atuação.

Entender e reconhecer o que te bloqueia, que neste livro é denominado Resistência, ou dê-se o nome que quiser, é o primeiro passo para superar qualquer dificuldade e destravar nosso lado criativo.

É fácil? Não. Simples? Tampouco. Mas é possível, com ou sem ajuda profissional, o importante é saber que nada está perdido.

Júlia Friedel 12/05/2023

Coragem & inspiração
Nesse título Pressfield nos traz a coragem e inspiração necessárias para realização de qualquer que seja a nossa vocação, nos explica como e porque, e principalmente porque é tão difícil começar. Quando termino o livro gosto de colocar alguma frase que gostei aqui, mas nesse tiveram tantas boas que não soube escolher. Esse livro deveria ser uma leitura obrigatória para todos, mesmo os que se acham ?não artistas? (que durante o livro vai fazer perceber que todos somos sim artistas, seja qual for a nossa forma de arte)