Cem Toques Cravados Edson Rossatto

Resenhas - Cem Toques Cravados

Leia 1 Livro 28/10/2010

Cem Toques Cravados
Bom,talvez o nome do livro você provavelmente já saiba ou tenha alguma idéia do que é não é mesmo!?Ou você ligado nessa "Blogosphera" também, ENTÃO, caso você pensou em algo ligado a cem caracteres ACERTOU!Mas não são simples "até sem caracteres" são EXATOS 100 caracteres!Sim,Edson Rossatto criou esse desafio a si mesmo e posso garantir uma coisa, o desafio é muito mais que perfeito!
Mas antes de falar sobre o livro de Edson,vamos entender brevemente de onde surgiu essa idéia.
A idéia dos nanocontos veio de de uma frustração,não saber desenhar.Edson vinha observando como seus colegas roteiristas conseguiam transmitir mensagens através das tirinhas e como ele sem a habilidade do desenho,decidiu criar o desafio de transmitir suas mensagens através de palavras,apenas palavras (com incríveis 100 caracteres,contando os espaços).O nome do livro é em homenagem ao livro "16 Linhas Cravadas" de Mário Lago.
Bom,agora que já viram mais ou menos como tudo isso surgiu vou falar o que achei do livro.Conheci os nanocontos de Edson através de nossa parceria,e desde que vi achei incrível,a maneira como aquelas "frases",ou melhor, pequenos textos conseguiam transmitir a emoção de 1 livro completo de 200 páginas.Eu continuo sem entender como Edson consegue através de 100 caracteres contar uma história inteira com começo, meio e fim.

Continue lendo no Blog!

sentilivros 03/11/2010

resenha de Cem Toques cravados
O livro é composto por nanocontos. Histórias escritas com apenas cem toques.
" A idéia dos nanocontos nasceu de uma frustração do autor, a de não desenhar. Roteirista de livros em quadrinhos, o escritor vinha observando, não sem uma certa angústia, como seus colegas desenhistas transmitiam mensagens instantâneas no curto espaço de uma tira de jornal.
Os nanocontos, portanto, nada mais são que 'tiras literárias'.
O leitor vai perceber que os nanocontos flertam com outro gênero: a crônica...Se a crônica é um retrato do cotidiano, o nanoconto é sua 3X4." - JoãoSilvestre

O livro como o autor mesmo diz, é rápido de ser lido, em apenas 30 minutos você consegue lê-lo.
Eu sinceramente devorei o livro. São, como colocados no texto acima, tira literárias onde o humor, humor negro, o romantismo e a denúncia social estão presentes.
É incrível como o autor consegue transmitir uma história, não apenas seu sentido, com apenas cem toques. Estou perplexa até agora.
este livro é um daqueles, em que não há desculpa para não ler, além de se querer tê-lo por perto para sempre dar uma olhada nas "tiras".
Dos cem nanocontos do livro, eu destaco esses:

"Mãos dadas pelas ruas. Ele conduzido
por ela. Coração apertado pela
separação: primeiro dia de aula." pg. 57

"Viu garotos brincando no parque.
'Queria ter nascido criança, mas
nasceu pobre'. Foi olhar os carros" pg. 108

Tentei fazer um comentário do livro em cem toques, mas consegui apenas isso:
A cada cem toques. Um surpreendente nanoconto.
E cá estou eu... Maravilhada. Portanto... Recomendo!

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2010/10/cem-toques-cravados-edson-rossatto.html

Jackson 29/10/2010

Cem Toques Cravados
Cem Toques Cravados é um livro inovador, nunca tinha visto um livro com este tema antes, deve ser muito complicado escrever nanocontos com exatos 100 caracteres, o autor está de parabéns por este feito, já pelos nanocontos ele está mais que de parabéns os nanocontos são simplesmente ótimos.

Em volta dele fadas, dragões, elfos...
"Isso não existe!". Sumiram.
O adulto nasce, a criança morre.

Os nanocontos são repletos de situações do dia a dia com um pouco de humor ou drama. Este livro foi feito para pessoas que gostam de ler ou para pessoas que dizem não ter "tempo" para ler, pois a leitura é muito rápida, eu por exemplo devorei as 128 páginas em apenas 30 minutos, isso mostra como a leitura é super rápida e também muito legal.

EPITÁFIO:
" Aqui jaz Zé Tonhão, que,
em vida, nunca pediu desculpas
(e morreu exatamente por isso!)".

Eu recomendo muito este livro e mais uma vez parabéns ao Edson Rossatto por criar um livro simplesmente ótimo.

"Ninguém nas galáxias acredita
nesse concurso. A vencedora do Miss
Universo é sempre uma terráquea".

O lançamento do livro ocorrera no dia 04/11, as 18h30min, na Livraria Martins Fontes - Av. Paulista, 509 - São Paulo - SP - (próximo a estação Brigadeiro de Metro.

AndyinhA 29/10/2010

O livro de hoje é bem fininho é muito rápido de ler. E a dificuldade do autor Edson Rossatto foi fazer nanocontos em 100 toques (incluíndo as devidas pontuações). A ideia do autor foi baseada num livro do autor Mário Lago intitulado “16 Linhas Cravadas” que o marcou muito. Porém ele atualizou o conceito, mas a ideia ficou marcada.

Nesses nanocontos há um pouco de tudo, mas com certeza os ‘classificados’ são os melhores. Há algumas piadas que merece toda nossa consideração. Afinal falar com 100 toques coisas que façam sentido e que não precisam de explicação a posterior.

Mais em: http://www.monpetitpoison.com/2010/10/poison-books-cem-toques-cravados-edson.html

Ademar Jr 29/10/2010

Cem Toques Cravados
Em tempos de correria e pressa massificada patologicamente, quase crônica, ter tempo para ler é uma dádiva para poucos. Muitas vezes surge a vontade, mas logo esta é sufocada pelas atribuições de um dia a dia cada vez mais cheio. Tem-se certa impressão de que os dias diminuem de tempo, ou que este passe mais rápido. Eis que o autor, roteirista e também editor Edson Rossatto parece ter criado a alimento perfeito para esses devoradores apressadinhos. No início do próximo mês será lançado o livro de nanocontos Cem Toques Cravados (2010). Trata-se de um projeto do autor, que começou como uma brincadeira e desafio até que tomou proporções maiores e alcançou diversas mídias, até chegar nesta tão querida por nós leitores, o livro.

Leia a resenha completa em: http://wp.me/pCGut-sU

Debora Gimenes 05/11/2010

Nanocontos
Conhecia já o trabalho do Edson pelo site. Acho o autor um verdadeiro gênio em criar esses nanocontos, a leitura é prazerosa, divertida e simples. Você le o livro rapidinho sem vontade de parar. Como o autor fala no começo do livro os nanocontos são para a literatura, como as tirinhas são para os hqs.

Bruno Anselmi M 31/01/2011

Um Oulipiano Brasileiro
"Os Oulipianos se definem como camundongos que constroem seus próprios labirintos... É uma proposta nova, algo diferente, e que existe até hoje!!! (Confiram o site:http://www.oulipo.net/). Nomes célebres como o do escritor italiano Ítalo Calvino estão entre na lista dos grandes oulipianos.

Enfim, imagino que se perguntam por que falo tanto de um movimento francês sendo que me propus a falar de um brasileiro, não é? O fato é que descobri um Oulipiano brasileiro...

Já há algum tempo acompanho o trabalho de meu amigo Edson Rossatto, editor da Andross Editora... Também contista e roteirista de histórias em quadrinhos, Edson sempre demonstrou um certo gosto por impor a si mesmo, tal como os Oulipianos originais, um labirinto, uma dificuldade para que pudesse superá-la. Sua “contrainte” é simples de entender, mas dificílima de por em prática: consiste simplesmente em se impor um limite de caracteres que o obriga a enxugar seu texto o máximo possível, de modo a extrair-lhe a essência em poucas e vitais palavras."

Leia mais em:

blyef 09/02/2011

Cem toques de criatividade cravadas
Leia também aqui: http://towerofreading.blogspot.com/2010/10/resenha-cem-toques-cravados-edson.html

Cem toques cravados é uma coletânea de cem nanocontos do autor Edson Rossatto, escritos com exatos cem caracteres, contando com os espaços. Edson decidiu criá-los a partir da vontade que fazer tirinhas, mas como não desenha, não teria como criá-las. Então teve uma ideia: já que seus amigos podiam transformar HQ’s em tirinhas, por que ele não poderia transformar literatura em nanocontos?

E assim nasceram os nanocontos de Edson Rossatto, que escreve vários por dia. Pensando assim, teve a ideia de transformá-los em livro, cada um com exatos cem toques. A obra, por sua vez, teve o título inspirado pelo livro do escritor e ator Mario Lago, 16 linhas cravadas, livro que ele não leu, mas cujo título teve influência direta em seu livro: Cem toques cravados.

Com alguns inéditos e outros nanocontos já publicados no blog e no twitter do autor, Cem toques cravados é uma obra completa e deliciosa de ler, reler e ler mais um milhão de vezes. De uma presença de espírito gigante, cada nanoconto encerra uma história inteira, capaz de fazer rir, refletir, se surpreender, admirar, chocar e até se emocionar. Possuindo de histórias românticas à críticas sociais, a obra é uma verdadeira pérola da literatura brasileira.

Fácil de ler, leve de levar na bolsa, na mochila, dentro do caderno ou em qualquer lugar, o livro de Rossatto é um verdadeiro chute na desculpa “não leio por falta de tempo”, pois agora o leitor ou não-leitor não tem mais do que reclamar. Além de cativante, a obra de Edson Rossatto garante uma leitura fluída, não tomando mais do que meia hora do tempo do leitor.

A capa do livro e o texto todo é composto na famosa fonte Courier New, semelhante à tipologia das antigas máquinas de escrever, reforçando a ideia do título e conferindo ao livro uma originalidade tal qual somente o Edson Rossatto poderia ter.

by Blyef @towerofwords/Tower of Reading (http://towerofreading.blogspot.com)

Alison_Freire 30/04/2011

Não considero exatamente um livro, pois li em aproximadamente 20 minutos.
O Edson criou um projeto, que era escrever micronarrativas em exatos cem caracteres, e está conseguindo manter esse projeto. Todo dia sai um novo nanoconto no cemtoquescravados.com.
E mais importante do que conseguir escrever contos com cem caracteres, é que ele consegue transmitir uma mensagem. Como ele mesmo diz: "o legal nas micronarrativas, não é dizer tudo para o leitor, mas dar alguns fatos, e dexar que ele tire suas próprias conclusoes."
Vale a pena Ler!

31/05/2011

Renatinha Araújo 12/12/2010

ricardo_22 27/12/2011

Resenha - Blog OverShock
Cem Toques Cravados, Edson Rossatto, 1ª edição, São Paulo-SP: Andross Editora, 2010, 128 páginas.

Há tempos acompanho Edson Rossatto diariamente nas redes sociais onde ele publica seus nanocontos com exatos cem caracteres, contando os espaços. Desde então tive a curiosidade de ler seu livro Cem Toques Cravados, lançado em 2010 e que reúne cem nanocontos inéditos do autor. Vale lembrar que Edson Rossatto é paulistano, formado em Letras, escritor e editor responsável pela Andross Editora, que anualmente publica antologias dando a oportunidade de novos autores exporem suas obras.
Como já citei, nessa sua obra Edson nos mostra cem de seus nanocontos inéditos, e como sempre acontece, cria um cenário para que o leitor possa imaginar como tudo aconteceu. Sempre com um humor característicos de todos os textos que tive a oportunidade de ler, Edson soube escolher alguns reflexivos e engraçados, ainda que exista alguns nanocontos que eu particularmente não colocaria nesse livro. “Jogou-se do palco para ser aparado pelos fãs. Notou, naquele momento, que não era tão querido assim. (pág. 84)”.
O livro é pequeno (14 x 14 cm) e com um ótimo trabalho, desde a capa, criada por Rafael Victor e que nos traz uma máquina de escrever, quanto pela divisão dos contos, centralizados e cada um em uma página.
Antes que os contos tomassem conta, temos a apresentação, escrita pelo próprio Edson, onde o autor diz como e porque resolveu começar a escrever nanocontos. Já o prefácio foi escrito por Ednei Procópio e opiniões de escritores e jornalistas, que elogiam Cem Toques Cravados pela genialidade da ideia e também por haver certa dificuldade para construir uma história com apenas cem toques. Mas com maestria como só Edson sabe fazer, ele nos brinda com um ótimo livro, e mesmo curtinho, vale a pena. “Um salto vibrante com um soco no ar. Nas costas, o número dez e o sorriso de milhões de brasileiros. (pág. 94)”.
Uma leitura rápida, com ricas e incríveis histórias, criadas com mestria pelo editor Edson Rossatto. (Foi difícil opinar em apenas cem toques, então perceba como não é uma tarefa fácil).

Acesse www.overshock.blogspot.com e conheça o blog, que fala um pouco sobre livro, filmes e livros.

Carina 11/09/2013

Contos mínimos
Gosto de nanos, micros, pequenos contos. Se o conto é a arte de dizer o mínimo com intensidade (o breve e o intenso de mãos dadas), fazê-lo com um número restrito de letras, toques, é exercitar o gênero em seus limites.

Os contos de Edson Rossato, com 100 toques cada um, nem sempre são bons, mas conseguem trabalhar diferentes narrativas e explorar diversas situações dramáticas. A teorização sobre o gênero dos contos curtos, que serve como posfácio, é muito bem teorizada.

15/10/2015

Não me lembro exatamente como fui apresentada ao trabalho do Edson, mas, já há algum tempo tenho certa admiração pela habilidade do autor em falar muito com poucas palavras. Depois da leitura de Curta-Metragem, estava mais do que curiosa para conferir a compilação de outro projeto do autor: o Cem Toques Cravados.
Talvez vocês não se lembrem, mas já instalei aqui no blog há um tempo um gadget por onde podia-se conferir alguns textos deste projeto do Edson. Basicamente são histórias feitas de 100 caracteres, nem mais, nem menos. Praticamente uma frase.
Mas aí você pensa: como pode? E eu digo: não só pode, como deve! A limitação de caracteres permite, sim, uma história completa, mas o que realmente fica após a leitura é a nossa imaginação, voando pelo o que acabamos de ler. Cada texto abre-se para várias interpretações: quem são aqueles personagens? Quais são suas histórias? O que vem antes e depois daquele momento narrado?
É claro que, em alguns casos, as situações tornam as respostas a essas perguntas um tanto quanto óbvias. Mas, apesar de devorar os 500 nanocontos presentes nessa edição estendida em poucas horas, precisa-se levar em conta que não se trata de apenas uma história completa, com começo, meio e fim, mas de 500 histórias diferentes, com começo, meio e fim.
Um livro escrito com incrível habilidade por Edson Rossatto. Eu não sou uma pessoa de poucas palavras, gosto de descrever tudo, falar, falar e falar. Então, quando encontro alguém com o talento de dizer muito em tão pouco, fico muito surpresa e fascinada. São situações cotidianas, uma cena que às vezes nos deparamos na rua ou no ônibus, e que estão transcritas aqui. Por isso, Cem Toques Cravados não só pode como deve ser considerado uma leitura de cabeceira.
Um livro para ler ao deitar-se, para se esquecer dos aborrecimentos da vida, mas sem deixar de pensar nela, nas situações que nos cercam e que podem, até mesmo, ter acontecido conosco. Leitura leve, com uma diagramação fluida e divertida, em uma edição super caprichada! Se você está em busca de algo que retrate o cotidiano brasileiro, mas sem ser maçante ou cansativo, sugiro estes Cem Toques Cravados; uma perspectiva simples, porém completa e em poucas palavras. Definitivamente uma forma de se escrever que deve ser apreciada!

site: http://www.onlythestrong-survive.com.br/2014/11/resenha-cem-toques-cravados-edson.html