A Volta ao Passado (The Time Returns)

A Volta ao Passado (The Time Returns) Alexandra Ripley

Resenhas - A Volta ao Passado

mara sop 15/02/2016

Entre as maiores mentes do Renascimento
Lorenzo de Médici está prestes a atingir sua maioridade. Ele já é muito amado e respeitado pelos florentinos e quer comemorar seu aniversário em grande estilo.

Ginevra, uma garotinha de 6 anos nascida na Borgonha, é devolvida à família materna quando o pai se casa novamente. Ela não fala o italiano florentino, apenas francês e o dialeto camponês de italiano. Sua família materna são os ricos e poderosos Pazzi, arqui-rival dos Médici. Porém, apesar da inimizade, a irmã de Lorenzo acabou por se casar com um deles, e o casal acaba assumindo a pequena orfã por um curto tempo.

Ginevra e Lorenzo se conhecem exatamente na festa de aniversário dele, e o abastado rapaz fica fascinado ao saber que divide sua data de nascimento com essa garotinha tão interessante. Surge assim uma improvável amizade baseada em uma admiração mútua que vai se desenvolvendo através dos anos. Porém, tudo muda quando os Pazzi conspiram contra Lorenzo, causando uma grande tragédia para a família mais ilustre de Florença. Esse casal de amigos poderia resistir à guerra entre as famílias?

Li esse livro há anos. Como sou totalmente apaixonada pela Florença dos Médici, e esse é meu período histórico favorito, não pensei duas vezes quando achei num sebo. E a leitura não me decepcionou. Pelo contrário, eu adorei viver todo o drama da jovem Ginevra através das páginas, quando sua família cai em desgraça e os mais inomináveis castigos são o destino de seus parentes.

Mas ao mesmo tempo em que a moça se vê novamente sozinha no mundo, ela é surpreendentemente amparada e protegida por um importante cidadão florentino, que lhe dá a oportunidade de conviver com a efervescência cultural do final do século XV. É uma história trágica, mas cheia de momentos lindos e um amor que vai surgindo aos pouquinhos, assim como quem não quer nada, e quando você menos espera, está arrebatada. Super recomendado para os amantes do renascimento italiano, mas também para aqueles que adoram fatos históricos bem pesquisados e encaixados na trama.