Livro de Astro-Ajuda

Livro de Astro-Ajuda Thedy Corrêa

Resenhas - Livro de Astro-Ajuda

Carla 06/08/2012

Ammmooooo esse cara!
Ano novo conversa sobre livros novos, tá o livro não é novo, mas vocês só viram foto dele por aqui, em maio do ano passado. E também no ano passado eu resenhei o 1º livro do Thedy - Bruto, que gostei demais.

“Você queria deixar tudo sempre igual, eu não conseguia deixar tudo sempre igual” (Água e fogo)

Minha trilha sonora para escrever essa resenha tinha que ser o meu CD autografado por todos os guris do Nenhum de Nós - Contos de Água e Fogo ...

“Você está fechada em seu próprio mundo. Sem luz, sem ar. Sem futuro. ... Eu vou te esperar, não importa o tempo.“ (Mistério Profundo)

Antes de começar a contar do livro quero agradecer a eles por terem feito outra música para mim e para minha irmã Claudia, ‘Outono Outubro’ é uma homenagem pra quem não sabe a Livraria Outubro ... nossas linhas:

“Até outubro eu esperei. ...
Saí pra vida bilhete não deixei. ...
Veio à certeza.
Eu sempre faço o melhor que posso,
te deixo um beijo e até mais.
Eu sempre faço o melhor que posso.
E agora sorte está lançada e até mais!
O amor é faca não é fácil. Cada dia uma fatia, um pedaço”

O Livro de astro-ajuda do Thedy Corrêa, contém algumas das crônicas e textos do seu blog, ali entre 2008 e 2010. Eu tentei fazer uma avaliação e descobrir quando as músicas do Nenhum de Nós entraram na minha vida, e fiquei meio sem ter certeza, mas acho que tudo começou com a Camila que nós tínhamos em comum. Eu tinha 5 Camilas na sala de aula, (os pais do inicio da década de 80 eram bem pouco originais) e mais uma priminha, o Thedy tinha duas, ou ele costumava chamar por ela 2 vezes. A inspiração para escrever Camila-Camila ele ainda vai me contar, um dia!

O bom de ler sobre nossos compositores favoritos é descobrir que há tanto que poderíamos conversar numa mesa de bar, o cara gosta de Harry Potter, poxa só isso é conversar pra uma semana inteira. E não sei se concordo com HP ser subversivo, mas creio que livros podem ser uma fuga da realidade, e assim não preciso usar drogas pra fugir da minha vida de vez em quando. Eu também sou trouxa, mas se pudesse escolher, seria pelo menos metade bruxa.

Além de opiniões, e visões há relatos da viagem à China que o Nenhum de Nós fez representando Porto Alegre, na Expo Xangai 2010, os caras foram escolhidos por sua identificação com a cidade pelos Porto-Alegrenses.

"Me leva embora ... me leva embora, uma vida nova começa agora. A primavera esta no seu coração e amanhã se você quiser se você sonhar pode ser verão" (Primavera no coração)

Muitos momentos legais estão narrados neste livro … como o cuidado e o carinho com os fãs, as leituras, bandas, biografias e Beatles, alguns textos nem tão contentes ... por exemplo os críticos de seu blog desgostosos por sua posição politica.

Thedy traduziu algo que eu também pensei sobre a geração da tecnologia, apesar das modernidades, os cibernautas em sua maioria são conservadores, algo no mínimo extraño, “é extranõ como é triste, é extranõ como essa canção”. E também queria ver maior integração com os artistas latinos, quase não há música dos ‘hermanos’ nas rádios. Acho que o Nenhum de Nós é das poucas bandas que puxa por nossos vizinhos.

“A la noche. Cada um com su disfraz. Haciendo su papel. En esta cosa de amar ... Si yo no quiero lastimarte. Mejor así que hacerme tu vicio” (Tu vicio)

Aguardo por um próximo livro do Thedy, se ele me permite escolher o tema, queria ler mais das poesias, saber mais das inspirações e histórias que sei que deve haver muitas pra contar.

“Não sei se faz diferença dizer. Mas eu não vou desistir de você. Fazer sorrir diariamente é meu ideal. ... Nunca mais seremos os mesmos. Por mais que a gente tente. ... eu não vou desistir de você” (Exatamente igual)

kmilabk 31/10/2010

Sei que sou um pouco suspeita pra falar do Thedy, mas o Livro de Astro-Ajuda realmente me impressionou.
Pensei que seria um livro no "estilo" do Bruto, mas não.
Com textos do dia a dia e algumas crônicas ele consegue despertar desde o riso até algumas lágrimas.

Pra quem é fã do Nenhum de Nós é mais legal, pois consegue "conhecer" um pouco mais da rotina da banda, e um pouco mais sobre o ídolo também.

Recomendo!

BelaBelli 05/01/2011

Mesmo já tendo ouvido minha irmã ler vários textos, resolvi lê-lo.

É um livro muito bom! Com textos que falam desde a convivência dele com a banda (Nenhum de Nós) até acontecimentos emocionantes.

Uma leitura rápida e muito agradável.

“Eu acredito que todos nós devemos estar sempre preparados para encarar as mudanças. Temos que estar prontos para assimilar o que é novidade. Se não estivermos, alguém estará, e com isso estaremos criando situações favoráveis aos outros e não a nós mesmos. Às vezes a preguiça que nos empurra a continuar fazendo as coisas sempre do mesmo jeito. E o pior é que não nos damos conta disso.” (p. 81)

Cristina Tronco 09/10/2011

Muito bom!
gostei do estilo de escrita do Thedy, ele consegue ser poético, utilizar o portugues corretamente, sem ficar tedioso. Os textos são interessantes e prendem a leitura.

Ao longo do livro percebemos que várias temáticas e perspectivas são apresentadas, e às vezes isso fica um pouco dissociado demais.

Tem crônicas, contos, memórias do nenhum de nós, memórias pessoais do thedy e até discursos um pouco moralistas, direcionados aos adolescentes.

Poderiam ser criados diferentes livros com diferentes focos. Um autobiográfico, outro com memorias do nenhum de nós, outro voltado para o público adolescente, com seus conselhos e percepções, e outro com cronicas e contos de ficção.

Mesmo com a diversidade de temáticas, gostei bastante.

dudaeilert 13/03/2015

Recomendando
Uma super indicação. Livro pequeno, com vocabulário acessível, de leitura rápida e sem contar que é uma maneira de conhecer um pouco mais sobre o Thedy e sua banda Nenhum de Nós. Através de recortes de suas postagens no blog, músicas e alguns outros textos inéditos, criou-se essa verdadeira obra prima.
Sou suspeita pra falar sobre o Thedy Corrêa e sobre o Nenhum de Nós pois todos sabem da minha paixão por eles, mas esse livro merece sim todos os melhores comentários, porque ele é perfeito.
Lê-lo é como encontrar aquele velho amigo e não querer mais parar de conversar, ou nesse frio do sul sentar em frente a televisão para assistir um filme e comer pipoca, ou ainda comer muitos daquele seu chocolate preferido.
São comparações estranhas, eu sei. Mas foi a sensação que tive enquanto lia esse livro. Vontade de não parar nunca. Sensação de querer parar o mundo justamente no momento que você está fazendo aquilo que mais gosta.
Se o Thedy conseguisse imaginar o quanto foi importante em minhas últimas madrugadas. Eu, simplesmente, devorei o livro. Minha gana era saber o que estaria escrito depois e depois.
E o que me animava mais ainda era saber que as mãos daquele homem que tanto admiro tocaram esse livro e com muito carinho (porque é assim que gosto de pensar) dedicou alguns segundinhos do seu tempo para escrever o meu nome e dedicá-lo a mim.

Thedy obrigada por fazer meus dias mais alegres, mesmo sem saber.
E, como está escrito na contracapa do livro: "Na maioria das vezes, uma canção se transforma em um 'amigo'. Ela apoia, ampara ou apenas faz companhia. Em alguns casos - como ocorre com o melhor dos amigos - ela aponta uma saída."
Pode ter certeza que foi bem isso que senti enquanto fazia a leitura de seu livro e, é isso que sempre acontece quando escuto as músicas do Nenhum de Nós.

Recomendo muito a leitura desse livro.

site: http://dudaeilert.blogspot.com.br/2011/06/livro-de-astro-ajuda.html

Ricardo Brandes 24/05/2015

Livro de Astro-ajuda
O que dizer de um livro de crônicas, que toca fundo sua alma e convida a compartilhar as histórias e momentos de alegria, de dor, surpresas e inquietações? Assim é o Livro de Astro-Ajuda, que traz crônicas de Thedy Corrêa (Vocalista do Nenhum de Nós). Nesta obra, publicada pela Editora LPM, traz textos muito interessantes publicados em seu blog, que contam várias histórias de vida. Textos curtos, de agradável leitura, que sempre convidam a ir um pouco mais além.
Como pensou o Astronauta Thedy, em sua Astro-Ajuda, o livro é dividido em capítulos e órbitas: Órbita da percepção, da alma, do som, do tempo, órbita terrestre e órbita do espaço. Uma verdadeira viagem pelo mundo de Thedy Corrêa, que também ilustra a obra com seus lindos desenhos.
E para finalizar o livro, a última crônica (mais longa) traz os relatos da viagem do Nenhum de Nós à China, que por si só já valeriam um livro.
Altamente recomendo esta obra de grande qualidade, que tocou fundo minha alma, convidando a viajar pelo mundo nas palavras de um artista genial, que sabe expressar seu talento tanto na música, quanto na literatura e desenhos. Uma grandiosa viagem pela órbita dos sentimentos humanos!
Por Ricardo Brandes / Escritor

site: http://www.amoreselivros.com.br/2015/05/livro-de-astro-ajuda-thedy-correa.html