A Verdade Sobre a Bruxaria Moderna

A Verdade Sobre a Bruxaria Moderna Scott Cunningham

Resenhas - A Verdade Sobre a Bruxaria Moderna

Lissa.Araujo 24/03/2020

Introdução a Wicca
Foi assim como no título, introdução a Wicca, que esse livro me foi indicado. Aborda diversos assistindo, desmitifica alguns assuntos e traz a verdade sobre outros.
Demonstra como a bruxaria nunca esteve ligada ao satanismo ou algo ruim e que se trata, na verdade, de uma religião de muito amor, muito respeito a natureza e aos seres vivos.
Pra quem tem curiosidade ou pra quem pretende se tornar um Wicannx é um ótimo livro inicial.

giulia.0 28/01/2022

Esse livro reuniu todas as informações necessárias para alguém que está tentando um primeiro contato com a bruxaria e religião Wicca, achei muito completo e adorei que no final o autor indicou mais livros para estudo.

Kelaya 23/05/2021

O primeiro que li no meu estudo sobre a bruxaria moderna, e além de explicar do que realmente se trata, ainda deu vários exemplos práticos e mesmo se repetindo diversas vezes, ainda consegue ser muito didático

Lohanie 17/07/2021

Introdução a wicca
Gostei com poréns.

Fui ler pois achei que se falaria sobre bruxaria no geral, mas é somente sobre wicca, que é uma vertente específica da prática da bruxaria.

Mesmo eu tendo consciência que o autor fez isso pra quebrar possíveis preconceitos do leitor, acho que ele acaba sendo muito repetitivo em críticas ao cristianismo, comparando as duas religiões. As informações sobre a própria wicca às vezes também são repetitivas, mas acho que no geral o livro cumpre com seu papel que é introduzir a religião específica ao leitor, então vale a pena ler.
Vamlirynna 29/12/2021minha estante
As críticas são com motivo, estava sentido até falta

Raquel Cesar 14/05/2020

Eu amei a escrita do Cunningham, dá vontade de convidar ele pra ir tomar uma cerveja enquanto se discute história e política - a leitura é bastante rápida e gostosinha por isso.
Apesar disso, é uma leitura beeem geralzona e talvez não traga tanta novidade (se você ja fez um estudo bíblico ou teve boas aulas de história no ensino fundamental), mas continua sendo interessante e fluída.

Adrian.Neumann 14/06/2021

A verdade sobre a bruxaria
Um livro que explica os mitos e a verdade sobre a bruxaria, o que são bruxos e bruxas, como agem, por que agem e o que procuram.
Ótimo para quem está começando nesse mundo.

Yasmin 24/10/2021

Um livro maravilhoso para iniciantes e pessoas que desejam começar a conhecer um pouco mais sobre a bruxaria e a religião wicca. Ele explica muitas coisas e oferece uma boa base para iniciar a estudar a bruxaria. Acredito ser de grande ajuda para os iniciantes e leigos, mas não tem impacto aqueles que já estão a muito tempo praticando e estudando a bruxaria.

Nadz 30/09/2011

Meu primeiro livro de bruxaria!
Este foi o primeiro livro de bruxaria que eu li. E o considero uma leitura obrigatória a todos que estão começando, a todos que tem dúvidas em relação à Arte e também aos familiares de bruxos, que por vezes temem a religião e sua filosofia simplesmente por não conhece-la.

Cunningham trata do tema de forma didática, simples e atual, o que nos aproxima da leitura e da Wicca. Ele começa falando de forma bem simples para aqueles que nada sabem sobre bruxaria, tentando desmistifica-la, tentando trazer um assunto antes um tabu para o dia a dia da maioria das pessoas, bruxas ou não.

Uma leitura dinâmica, simples e interessante, apesar de não ser propriamente feita para aqueles que residem em países do hemisfério sul.

Carol 19/04/2019

O primeiro passo ideal
Cunningham, juntamente ao tradutor para PT-BR Claudio Quintino, apresentou de forma adequadamente sucinta e clara muitos pontos introdutórios à bruxaria, à Wicca e à magia natural. De fato foi a melhor escolha de primeira leitura a que eu poderia ter sido apresentada para iniciar meus estudos sobre a bruxaria wiccana. Mesmo após leituras em sites e afins sobre os Sabbats e Esbats, só agora sinto que alcancei uma boa base de entendimento sobre o que eles são e como são encarados para poder aprofundar minhas pesquisas.

Larissa Coelho 27/07/2019

Às bruxas e magos que desejam conhecer a sua magia interior e a do Universo, mas não sabem por onde começar, Scott Cunningham apresenta um pequeno guia sobre bruxaria, onde desmistifica profanações de séculos e te convida a conhecer as práticas da magia popular e crenças da Wicca. Mas antes de iniciar qualquer pratica, A Verdade Sobre a Bruxaria Moderna nos envolve em sua origem, história e princípios.
Mesmo que a bruxaria tenha deixado de ser praticada com o passar dos anos, ela continua presente no nosso cotidiano, pois a magia diferente do que vemos em ficções com varinhas mágicas ou caldeirões com ingredientes estranhos, é a utilização da energia da natureza, como cristais, ervas ou nossos próprios corpos.
Em seu livro, aprofundamos principalmente na religião e rituais utilizados para invocar a Deusa e o Deus. E nos apresenta a diferença da bruxaria e a religião, já que não são todos que utilizam a magia que acreditam ou cultuam aos Deuses, pois a Wicca é uma ramificação da bruxaria, não necessariamente uma religião obrigatória.
O principal objetivo de Scott Cunningham ao escrever A Verdade Sobre a Bruxaria Moderna é quebrar a corrente de preconceito e mentiras relacionada a feitiçaria, na esperança de que nesse novo século de jovens curiosos, pudessem deixar o medo do desconhecido de lado e passar a questionar a verdade sobre a bruxaria.
Porém em sua busca para trazer a verdade aos seus leitores esqueceu o seu principal público-alvo: os novos praticantes de magia. Sendo assim, temos um livro prático e superficial, sem trazer o fascínio e encanto do misticismo.
Para aqueles que buscam somente a magia popular, sem envolvimento religioso, em seus créditos finais temos as bibliografias com indicações de livros específicos sobre as artes da magia. Tendo também um ótimo arsenal de livros sobre mitologia, práticas e manuais de ritual, entre outros para aprofundar seus estudos. Em todo caso, esta é uma ótima leitura inicial para leigos que buscam conhecer ou fazer parte da Wicca, seja pertencendo a um coven ou sendo um praticante solitário.

site: transparenciasdalua.tumblr.com/vmb

Let 23/03/2020

Livro bem explicativo que nos mostra a verdadeira realidade da bruxaria. Trás muitas informações interessantes. Livro primordial para os iniciantes nessa incrível 'religião'.

Lua 07/12/2022

Scott passa suas vivências e as formas de como a bruxaria é retratada na em seu tempo. Sua visão como praticante da arte nos mostra a verdade nua e crua.

Janus 21/02/2009

Para quem ainda não inicou e tem varias grilos e duvidas a respeito de bruxaria e o caminhao da Deusa, esse livro é primordial.
Ele é simples e tira todas asa duvidas que as pessoas têm, desmenti o mito inconsciente da bruxareia malefica e traz a idéia de uma religião nova de união para com você mesmo e com o planeta.
Indispensavel em uma boa biblioteca neo-pagã

Lendo Blu 30/03/2021

Resenha feita com o propósito de participar do desafio do skoob e assim alcançar a meta e superar a meta

Dayara 07/09/2021

Nesse livro, Scott Cunninghan faz uma análise primordial sobre o que é a wicca nos dias atuais.
É legal ver essa análise sendo feita por um wiccano, sem preconceitos ou achismos.
Consegui tirar algumas informações úteis, considero mais um livro essencial para wicca.