A Cidade das Sombras

A Cidade das Sombras Jeanne DuPrau

Resenhas - A Cidade das Sombras

vizalezz 14/02/2024

Simplesmente incrível!! Uma distopia maravilhosa!
Uma leitura rápida e simples, mas que te prende muito na história, me identifiquei com personagens e situações e me diverti lendo. Recomendo muitoo!!

Karine 27/12/2023

Decadência e esperança
É uma leitura confortável e simples.

Os personagens são interessantes e o enredo tem um bom desenvolvimento, o que torna muito fácil nos envolver na história.

Achei bem retratada a decadência da sociedade, com a desigualdade, corrupção, a fé cega e extrema, as informações enviesadas, a falta de crédito na ciência...

Me lembrou o Mito da Caverna de Platão, imagino que tenha sido proposital.
Soso 27/12/2023minha estante
Li esse livro há tanto tempo que achei que havia sido um surto da minha cabeça, mas é bom saber que não foi. É um livro realmente muito bom!

@Umpouquinhodemim 27/09/2023

A cidade das sombras
Primeiro assisti o filme e gostei bastante, mas quando soube que tinha o livro eu comprei e ele ficou por anos encalhado e como este ano a minha meta é desencalhar então resolvi lê-lo e gostei do livro, uma distopia bem amarrada e de leitura rápida e fácil compreensão.

Rebeca 04/12/2022

Vai melhorando....
Logo de cara achei meio infantil demais, até meio óbvio, parecia um rascunho de jogos vorazes. Da metade pro final, mesmo ainda dando uma enrolada, começa a abordar temas mais complexos e o que no início eu vi como uma deixa que ,se aproveitada, poderia elevar a estória para outro patamar fez com que a narrativa não se prendesse só no espectro infantojuvenil.

alec.0 05/01/2022

eu (literalmente) sou a lina mayfleet na vida real
adoro esse livro. é super simples e rápido, mas conseguiu me prender a leitura inteira. os sentimentos dos personagens são muito bem narrados, e a "distopia" nele é muito criativa. não entendi muito bem em que época se passa, mas mesmo assim indico.

Karen204 17/09/2021

História interessante, mas a execução nem tanto
O enredo da história é interessante, tem aquele mistério que te instiga a ler. Tanto que a partir da sinopse eu fiquei muito intrigante. Porém, na hora de ler mesmo, a execução dessa história me deixou a desejar, principalmente as soluções muito fáceis. Como se, por exemplo: eu preciso achar uma chave e de repente "oh meu Deus, a chave está aqui no chão da sala" kkkk isso me incomodou um pouco. E a forma que é contada impede que dê tempo de se apegar aos personagens, eu pelo menos não me apeguei a eles. Fora que no fim da história, ainda queria ter visto mais resoluções que faltaram para mim.

Resumindo, é bom e te distrai, mas também pode deixar a desejar

Clara T 05/06/2021

Esqueceram de Contar
Os construtores se atrapalharam na hora de entregar a caixa onde deveria ter instruções para deixar Ember. Para o projeto funcionar, não poderia ser encontrada antes de 120 anos. E dessa forma cada prefeito deveria passar para seu sucessor, até que atingisse os período planejado.
Mas não havia sido planejado que um prefeito viesse a óbito de repente, em virtude da tosse, sem poder instruir seu sucessor. E desta forma se passaram mais de 200 anos e as instruções ficaram esquecidas numa caixa. Até que Lina encontra e resolve dividir com pessoas que possam ajudar a descobrir do que se trata.
Lina mora com a avó e a irmã Poppy, uma bebezinha de poucos anos. Recebeu recentemente, por sorteio, a atividade que deve desempenhar pelo resto de sua vida, ainda que tenha apenas 12 anos. Lina tem dois amigos, Lizzie e Doon que ajudam a resolver o mistério. Mas resta saber se conseguirão ou não sair de Ember e, se saírem, o que vão encontrar a seguir.
Ficam muitos pontos em aberto, como os pais que Lina perdeu, por que o tetravô de Lina foi um prefeito, quantas pessoas vivem em Ember e como funciona a eletricidade da cidade. Mas muitas coisas foram descobertas no pequeno acervo da biblioteca e nas explorações dos túneis de sistemas de canalizações.
A leitura me prendeu, é uma temática interessante. Aparentemente tem continuação mas não achei nada indicando a possibilidade de publicação no Brasil.

Dangelo 26/11/2020

Simples, divertido e muito bem escrito
É um livro voltado para o público infanto-juvenil de linguagem simples e de fácil compreensão, contudo possui uma história muito bem amarrada e praseirosa de se ler.

Ambientada em um futuro distópico, onde a humanidade vive enclausurada em uma cidade em ruínas, cercada totalmente por trevas, os dois protagonistas são instigados a buscar respostas e soluções para os anceios da população, que vê seus dias contados para um colapso total do sistema de iluminação, que ainda mantém miseravelmente a cidade em pé. A história traz um recorte interessante da humanidade, mostrando um universo em que os personagens não conhecem o mundo real, e desconhecem a existência e muito menos a utilidade de objetos simples, como uma vela, um fósforo ou um barco, e acaba evidenciando diversos problemas da nossa sociedade de maneira indireta.

Embora a autora não aprofunde muito a personalidade dos personagens, ela vai construindo ao longo da narrativa situações onde eles demonstram seu caráter, seus sonhos e ambições, e vai os conduzindo em busca de luz para os seus problemas.

Não é um livro com um enredo extremamente intrincado e que vai confundir a mente do leitor. Muito pelo contrário, possui um narrativa bem explícita e com um final esperado. Entretanto, ao longo da história trás momentos empolgantes, principalmente a partir da segunda metade do livro, quando ganha porções de ação e aventura, e passa a amarrar as pontas soltas, trazendo sentindo até para pequenos detalhes, aparentemente sem importância, da primeira metade do livro.

É um livro divertido e bem escrito, que vai garantir boas horas de entretenimento ao leitor.

TSchneider 11/08/2020

Uma das melhores distopias
Já havia visto o filme a muitos anos atrás e tinha achado a história interessante e envolvente. O livro conseguiu ser ainda melhor.
Literalmente não larguei o livro desde o momento em que li as primeiras linhas, virei a madrugada lendo e o completei de uma vez só. É uma leitura muito fácil e envolvente, e a leitura fica ainda mais rápida quando você percebe que a história está tão boa que você não vai conseguir ler "apenas mais um capitulo".
Os personagens são ótimos, enquanto Doon pensa da mesma forma que uma criança pensaria (sempre querendo ser o herói, achando que sabe de tudo, etc), a Lina age um pouco mais como uma adulta em alguns momentos, como quando ela decide "ignorar" o que está acontecendo de ruim e "fingir" que vai ficar tudo bem, porém, como toda criança ela também tem uma curiosidade e determinação fantásticas.
Esse é um livro muito melhor do que várias distopias que temos por ai, principalmente as adolescentes. Se bem que o livro é protagonizado por duas crianças (pré-adolescentes?), o que é um pouco absurdo, já que crianças dificilmente poderiam passar por algumas dessas situações.
Gostaria de saber mais sobre como era o funcionamento da cidade (quem poderia virar prefeito? Por que alguns adultos tinham lojas e outros trabalhavam no funcionamento da cidade? Trabalhar em lojas era uma espécie de aposentadoria? Como o pessoal do relógio sabia quando ascender as luzes de novo se estava tudo escuro?), sobre o que aconteceu com a Terra antes deles colocarem as pessoas em Ember e se ainda existem pessoas sobreviventes.

Aelita Lear 17/02/2020

Amei demais!
Acabei mais um livro maravilhoso!
Não consigo pensar em outro de tão grande a ressaca que estou.
A cidade das sombras é um livro simples, mas com tantos detalhes, tão vivos... Vc entra demais naquele mundo. E não quer mais sair dele (ou quer).
Recomendo muito para quem gosta de distopia, principalmente aquelas que se passam em lugares restritos.
Preciso de indicações depois desse hino!
chanhukinha 10/06/2022minha estante
Sabe me dizer se ele tem continuacao? Eu assisti o filme e ficou muita coisa sem resposta e li q seria lancado mais filmes de inicio, mas fracassou nas bilheterias.

Dear.Manoel.Neto 20/06/2019

Uma claustrofóbica obscura aventura
Depois de tempos que vi o filme, finalmente tive a oportunidade de ler a obra em que se baseia, primeiramente fico feliz em saber que a adaptação é super fiel, apenas excluindo alguns detalhes sobre o passado dos protagonistas e algumas trocas na cronologia.

Avaliando o livro em si, a trama é bastante envolvente, com bastante mistério em torno dessas instruções, você fica tão tenso e curioso quanto os protagonistas, que vale ressaltar que ambos tem bastante presença na história, dessa forma, podemos conhecer suas personalidades e nos identificar cada vez mais.

Toda a ideia da cidade é bastante criativa, até mesmo o fato da autora ter feito um mapa, é incrível, pois ela pensa em cada detalhe, e assim você sempre fica situado aonde cada momento está se passando.

Tudo que conhecemos deste novo mundo é bastante interessante, todas as regras, os conceitos, a escola, os trabalhos, e a cada passo que eles dão para desvendar os segredos da cidade, vamos conhecendo mais a respeito desta cidade.

No final da trama acho que temos algo à mais aqui, o que nos deixa ansioso para o que mais estar por vir.