Olympus - Histórias da Mitologia

Olympus - Histórias da Mitologia Márson Alquati...

Resenhas - Olympus - Histórias da Mitologia

Pablo L. de Blanco 23/09/2011

Olympus
Nos primórdios da humanidade, quando o homem buscava explicações para os fenômenos da natureza e os ciclos da vida, sua criatividade concebeu um panteão de divindades com poderes capazes de ditar os destinos dos mortais. Dentre as várias mitologias da antiguidade, a mitologia grega é, com certeza, a que mais influenciou o pensamento do Ocidente e deixou marcas indeléveis até os dias de hoje influenciando a literatura, a música, as artes plásticas, o teatro, o cinema e a psicanálise.

Sabemos que os deuses gregos não são perfeitos. Assemelham-se muito aos seres humanos - sobretudo em seus defeitos. São seres extremamente vaidosos, volúveis, coléricos, tem atitudes vingativas... pode-se dizer, que em certo sentido, são humanos, demasiado humanos.

Os autores de OLYMPUS criam histórias bastante inventivas com esse universo fantástico. Destaco, na minha opinião, os contos Agoniste, A Mais Bela, Jogos do Olimpo, Síndrome de Afrodite, Sofia e Uma Nova Chance mas saúdo os demais autores.

Quando criança, gostava de ficar lendo um Dicionário de Mitologia Grega que meu pai tinha em sua biblioteca. Muitas vezes troquei as tradicionais brincadeiras da infância pela leitura de fabulosas lendas do monte Olimpo. Para mim, a leitura foi como uma volta ao passado. Quem ler essa resenha compreenderá o que eu falo!

MÁRSON ALQUATI 06/06/2011

Uma antologia digna dos Deuses!
A união de tantos talentosos escritores numa obra literária única e que possui a Mitologia Grega como pano de fundo só poderia resultar em uma maravilhosa e grandiosa obra de arte. OLYMPUS é, sem dúvida alguma, mais uma excelente contribuição à literatura nacional!
RECOMENDADÍSSIMO!