Adeus aos Escargots

Adeus aos Escargots Michael Steinberger

Resenhas - Adeus aos Escargots

Alessandra.Ongaro 14/07/2016

Adeus aos Escagorts
Michael Steinberger é um jornalista norte-americano colaborador de diversos veículos importantes nos Estados Unidos, como Financial Times, The New York Times, Food and Wine, Slate, etc; e também possui. um blog chamado winediarist.com. Apaixonado por gastronomia e pela França desde a adolescência, decidiu investigar uma suposta decadência da culinária francesa, lançou em 2009 o livro Au Revoir to all that: food, wine and the end of France; no Brasil traduzido para Adeus aos Escargots: ascensão e queda da culinária francesa.
Passou quase 2 anos viajando e conversando com chefs, artesãos de vinhos, de queijos, padeiros, políticos, fazendeiros e empresários da cena gastronômica para entender o que vinha acontecendo com a França onde o queijo camembert estava em extinção, cafés e restaurantes tradicionais fechavam as portas ou perdiam estrelas do guia Michelin, o consumo de vinho tinha sido reduzido a 50% e o Mc Donald?s tornara-se o segundo mercado mundial mais lucrativo da rede.
O livro tem 240 páginas e conta, numa linguagem fácil, acessível e deliciosa um pouco da história política, econômica e gastronômica, os erros e acertos que fizeram com que a França chegasse nessa situação. Ah e não se preocupe o livro não tem um fim desolador, ele aponta os caminhos e as certezas que vão fazer com que o país reencontre seu vigor nesta rica herança cultural que criaram e que foi espalhada pelo mundo todo!
Vale muito a leitura!