Terra de Caruaru

Terra de Caruaru José Condé

Resenhas - TERRA DE CARUARU

Prof. Edivaldo 16/02/2024

A vida no antigo Caruaru
É uma espécie de história dos habitantes na antiga Caruaru, na década de 30.
A narrativa utiliza termos regionais...

Tiago 11/04/2013

Terra de Caruaru é um livro que traz elementos raros em nossa literatura. Traz à tona o sertanejo nordestino, em um tempo que o progresso começava a dar os primeiros passos. Ele me faz pensar em um faroeste nordestino, mas de uma forma mais aprofundada.
Acredito que apra os amantes de nossa região, de nosso estado, e da história, é um ótimo livro, que nos relata costumes, e épocas passadas, entrelaçados no meios de ricas histórias.

Lenivaldo Silva 06/01/2013

Terra de Caruaru – Pra se apaixonar por Caruaru desde sempre.
Acompanhar os passos da solteirona Eulina até a casa localizada na esquina da Rua Duque com a Rua da Matriz, numa Caruaru quente e marcada com tons de poeira é uma experiência que transporta o leitor a um cenário muito mais rico do que aquele proporcionado por qualquer fotografia em preto e branco num museu.

Escrito por José Condé, homem que inseriu o nome de Caruaru na literatura nacional, Terra de Caruaru narra o processo evolutivo de uma cidade que se desenvolve em meio a plantações de algodão e palmas, que aos poucos se depara com desenvolvimento e novas ideias políticas. Por falar em política, é bem marcante a atuação do coronelismo, representados pelos personagens Ulisses e Ariosto Ribas, pai e filho.

Não é preciso que o leitor conheça a cidade para que se encontre construindo cenários e se identificando com os personagens de Condé. Seja na Pastelaria do Norte (lugar onde concentra grandes rodas de conversa), seja nos ensaios pré-carnavalescos na Nova Euterpe ou da Comercial, sempre haverá alguém que nos apresentará algo em comum, tanto em nível social como cultural.

Em suas 300 páginas, o autor preocupa-se em mostrar o desenvolvimento da cidade desde a ocupação e disputas territoriais com os índios cariris, até o fim de um regime ditatorial, representado pela queda de Ariosto Ribas. Na Obra, Condé não se atém em mostrar verdades históricas, mas de compor uma narrativa baseada no seu conhecimento como cidadão caruaruense, construindo personagens que não são reais, mas carregam fragmentos de personalidades de várias pessoas. Não é possível saber se personagens como Almeida, Dr. Taveira e Gonzaga de fato existiram, mas é de se imaginar que compartilhem de características em comum com os habitantes da velha Caruaru.

Enfim, Terra de Caruaru é uma obra completa e digna de indicação. Nem final triste, nem final feliz. Final bom. Inveja, egoísmo, juventude revolucionária, insatisfação social, injustiça, vingança e um imenso amor por Caruaru são alguns dos sentimentos mais presentes neste livro, que segundo reza a lenda, foi escrito atendendo ao apelo de Jorge Amado, grande amigo de Condé.

Tá afim de uma leitura prazerosa, com diálogos gostosos e uma reflexão da ação do tempo sobre as pessoas? Vista uma roupa leve e embarque neste trem, porque Terra de Caruaru vai te receber de braços abertos.

Disponível em: http://lenivaldolendecker.wordpress.com/2012/12/23/terra-de-caruaru/

Leo 22/09/2012

Contundente a...
...descrição da vida das pessoas numa cidade do sertão de Pernambuco. Não faltam nenhum dos personagens "clássicos" das cidades do interior do Brasil: padre, prefeito, coronéis,jagunço, prostituta e outros, mas isso de maneira alguma diminui o prazer na leitura do livro ou o torna previsível. Acho até que daria um ótimo roteiro para filme/minissérie, se é que não já deu...