A Turma da Rua Quinze

A Turma da Rua Quinze Marçal Aquino

Resenhas - A Turma da Rua Quinze

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gladis 01/08/2020

? É sério, rapaz ? continuou Pedro ?, essa história daria um livro.

Sidney 17/06/2020

Esses livros me remetem a minha infância. Bom demais!!! Sobre o chefão, na imaginação já pensava em alguém e realmente acertei. Vale a pena ler. Em um dia terminei

@featthamis 02/12/2019

Lembrando a minha infância
Eu estou só amores por esse clube de leitura que me proporciona tanta experiência legal! O livro escolhido de março foi A Turma da Rua Quinze, um clássico da coleção vagalume e também considerado o melhor livro da série. Esse foi meu segundo contato com o autor Marçal de Aquino e eu só confirmei minha admiração por ele.

O livro é narrado em 3ª pessoa e conta a história de um grupo de amigos que moram na rua quinze e em seu entorno que, após o sumiço inexplicável de Marcão, um integrante da turma, resolvem investigar uma mansão recém ocupada por um cara muito estranho de uma cicatriz horrorosa no rosto. Aventuras indo e vindo, vemos cenas de comédia, ciúmes e brigas (a mais hilária foi a do término de uma partida de futebol onde rolou uma confusão muito feia com socos e pontapés).

De uma narrativa fluida e de fácil compreensão, o que é importantíssimo para prender os jovens na leitura, esse foi o livro que eu li mas rápido! Foi ele completo em uma só sentada, junto de uma boa xícara de café. É o tipo de leitura que te prende do início ao fim, fazendo com que você queira resolver junto com os meninos o mistério que envolve a mansão e o sumiço de Marcão.

site: blogmistoquente.com

Davi.Martins 21/08/2020minha estante
Poderia me dizer quem era o velho Alípio?

Mauricio 04/10/2019

Pequena grande aventura
Uma estória curta, cheia de surpresas, boa para ler com os filhos!
Se passa na virada de 1969 para 1970, mas não tem muita citação do período, além do fato do homem ter pisado na Lua e a seleção brasileira de futebol estar se preparando para a Copa.
Leitura infanto-juvenil para os adolescentes pegarem gosto pela leitura, só por isso já vale!

Marriete 11/08/2019

A Turma da Rua Quinze - Resenha
Tudo começa no dia 20 de Julho de 1969, data em que o homem chegou a lua e dia em que Marcão desapareceu.

Marcão é membro da Turma da Rua Quinze, que tem outros participantes a saber: Serginho(irmão do Marcão), André, Renato, Pedro, Tigre e o cachorrinho Napoleão. Marcão sumiu sem deixar pistas, deixando sua família e amigos preocupados.

Enquanto os garotos buscam solucionar o desaparecimento de Marcão, surge no bairro um homem misterioso com uma enorme cicatriz no rosto. Tudo nele transpira mistério, principalmente, quando em uma noite, ele faz entregas de pacotes suspeitos de forma muito cautelosa a homens tão ou mais estranhos do que ele. A Turma é tão curiosa quanto corajosa, típico da idade, e resolvem investigar. Nesse interim, chega ao bairro uma garota que promete mexer com a tranquilidade dos meninos.

Essa estória recheada de aventuras envolverá não somente os garotos da rua Quinze, como também um delegado aposentado e policiais corruptos.

Vale a pena conferir!

#Livros#Amoler#Instabooks#MarçalAquino#ATurmadaRuaQuinze#LiteraturaNacional#InfantoJuvenil#SérieVagalume#EditoraÁtica

Fabio Shiva 25/04/2019

Aprendizado
Gostei muito de ter lido esse livro, mesmo não tendo gostado tanto do livro em si. Explico: é que sou um grande fã da força imaginativa de Marçal Aquino, desde que assisti ao filme “O Invasor” (https://www.youtube.com/watch?v=yy5I164Ck6c), que tem roteiro dele. Fiquei impactado com o filme e já li o livro duas vezes – e estou guardando o exemplar para ler uma terceira, fato raríssimo comigo, que leio e passo adiante em 99% das vezes. Depois vi o filme “Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios” (https://www.youtube.com/watch?v=edKYYoBKav4), também com roteiro dele, e daí virei fã de vez.

Tanto que ao encontrar esse “A Turma da Rua Quinze” no P.U.L.A. (Passe Um Livro Adiante) parei tudo o que estava lendo para devorar esse. Como leitor, fiquei um pouco frustrado ao ler essa história. Claro que não estava esperando uma trama tão intensa e asfixiante como a de “O Invasor”, por se tratar de um livro voltado para o público infantojuvenil. Contudo, por se tratar de livro da querida série Vagalume, minhas expectativas não eram menores, pois tinham como referência clássicos de Marcos Rey como “Mistério no Cinco Estrelas” e “O Rapto do Garoto de Ouro”, que foram os que achei mais na pegada desse do Marçal.

Sorte a minha que sou leitor e escritor, e que enquanto um se diverte, o outro aprende! Pois justamente o que fez o leitor não gostar tanto da história foi oportunidade de aprendizado para o escritor. A principal dificuldade que percebi na narrativa foi uma apresentação muito sucinta dos personagens. Quase não existem descrições físicas ou de personalidade, de modo que os rapazes e moças da turma não se distinguem muito uns dos outros, em minha opinião. Uma solução clichê seria criar algumas situações anedóticas no início da história, possibilitando revelar um pouco do temperamento de cada um.

Outro empecilho foi a repetição da mesma solução dramática, por três vezes. Não chega a ser um ponto falho, é questão de gosto, mas me pareceu um abuso do “Deus ex machina”.

Todas essas percepções resultaram em aprendizado, pelo que sou grato. Contudo o que me fez gostar mais de ter lido esse livro foi justamente comprovar que mesmo um grande talento como Marçal Aquino não nasce pronto, mas é capaz de evoluir a cada obra, ao longo do tempo. Essa comprovação reforça em mim o desejo e a determinação de me esforçar para que o escritor em mim possa se aproximar, um pouco mais a cada dia, dos altíssimos horizontes vislumbrados pelo leitor em mim. Que assim seja!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
May | @vidadaleitora 25/11/2019minha estante
Tambem esperava mais, pois a série Vaga-Lume é uma querida, e sempre temos altas expectativas ao ler uma das obras da coleçao, ainda que adultos.

Fabio Shiva 01/12/2019minha estante
Oi May! Valeu pelo comentário! Realmente essa série é maravilhosa, difícil não criar altas expectativas!

Cláudia 08/01/2019

Uma bela surpresa
Em A turma da rua quinze, Marçal Aquino nos leva a uma aventura com um grupo de garotos que após o sumiço de um deles, decidem investigar sozinhos, já que as autoridades parecem estar de braços cruzados. Numa estranha coincidência, logo após o sumiço de Marcão, surge na vizinhança um misterioso homem com uma cicatriz enorme no rosto que alugou um casarão que há tempos vivia fechado. Os garotos começam a desconfiar desse homem, do seu objetivo no bairro e que talvez ele tenha alguma ligação com o desaparecimento do amigo. É aí que eles decidem entrar no casarão e tentar desvendar esse mistério.

Sendo bem sincera, não conhecia os livros da coleção Vagalume. Talvez tenha visto algum título durante a infância, mas nunca tive interesse em ler. Iniciei a leitura sem muitas expectativas, mas a surpresa foi mais que agradável. Apesar de ser um livro curto, a história é super divertida e leve, carrega a dose certa de suspense e mistério sem pesar, já que o público alvo é juvenil. Os personagens não são muito explorados, mas são carismáticos e nos fazem querer acompanhá-los nessa aventura. Em geral me lembrou bastante Stranger Things e It a coisa, que tem essa mesma temática de crianças que se unem pra enfrentar um grande inimigo, o que eu particularmente adoro.

Como esperado de Marçal Aquino, a escrita é sem igual, pude me envolver na história e participar de todos os acontecimentos junto com os garotos. Já havia lido um livro do autor, mas ele tinha uma pegada mais séria e bastante complexa. As surpresas continuaram quando pude notar a versatilidade do autor de escrever romances ardentes e intensos a suspenses juvenis estilo Scooby Doo rs.

Só me incomodou no final a justificativa para um determinado acontecimento, achei que foi rasa demais depois de tanta coisa ter acontecido, por esse motivo dei 4 estrelas. Mas isso não diminui a qualidade da história como um todo, A turma da rua quinze me proporcionou uma leitura super divertida, me lembrando dos desenhos que eu assistia na infância. Só por isso já valeu a pena.

Jaqueline.Hybiak 01/10/2018

Esse foi o primeiro livro que eu li na minha vida, por causa desse livro a minha paixão por leitura começou.

Sid 10/09/2018

Nostálgico
O livro possui uma história simples e bastante nostálgica. Cria um suspense também simples mas efetivo.
Possui duas problemáticas: resoluções literárias muitos fáceis e com vários "deus ex-machina" pela história e o desenrolar da premissa principal, que seria o sumiço de um dos meninos, acaba virando pano de fundo para uma outra trama que envolve os bandidos, que daria um livro inteiro só disso.

Mr. Jonas 26/11/2017

A Turma da Rua Quinze
Marcão desaparece de repente, deixando todos da rua Quinze preocupados. E várias perguntas começam a pintar para a turma. Quem é aquele homem estranho com uma horrível cicatriz no rosto? Por que Marcão desapareceu sem deixar vestígios? O que significa tanto movimento naquele velho casarão no fim da rua? Em busca de resposta para essas perguntas, Pedro, Serginho e Renato e toda a turma da rua Quinze decidem entrar em ação. Você nem imagina do que esse grupo de jovens é capaz! Em capítulos repletos de surpresas, o leitor acompanha cada passo da turma na grande empreitada para desvendar o desaparecimento de Marcão e todos os outros mistérios que rondam o bairro.

rapha 13/03/2017

Divertido mas nem tanto
Peguei esse livro do meu irmãozinho que precisou ler pra escola, e assim como ele, achei chato. Não me senti presa ao mistério do livro e achei que tudo aconteceu rápido demais. A estória foi meio previsível mas dou um desconto por se tratar de um livro infanto-juvenil e, em vista de tantas resenhas positivas que este livro tem, talvez eu que tenha lido na época errada. Apesar de tudo, o cenário de infância que o livro nos trás foi bem construído e me envolveu.
A editora Vaga-lume também fez parte dá minha infância e as novas edições estão lindas (a capa brilha no escuro!).. ótimo pra quem cresceu com os livros e quer preencher sua estante com eles.

Sanche 10/07/2016

Perfeito
Simplesmente épico. Foi o livro que me fez gostar de leitura quando era criança.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6