Teoria Geral do Direito

Teoria Geral do Direito Norberto Bobbio

Resenhas - Teoria Geral do Direito

Carol 31/05/2023

Livro de estudo pra matéria de introdução na faculdade e foi muito útil por fato de terem alguns conceitos muito subjetivos e foi uma ótima forma de revisão
A parte do autor usar o ordenamento italiano pra exemplificar a todo momento me perdeu um pouco, porque afinal não estudo o ordenamento italiano, mas deu para tirar bastante coisa tendo em vista o ordenamento brasileiro

Bruna.Santos 17/07/2015

Teoria Geral do Direito
Norberto Bobbio, com sua claríssima linguagem, reúne , nesta obra a teoria da norma jurídica a de ordenamento jurídico. De maneira muito interessante, ele mostra , primeiramente,ao leitor a lógica das normas isoladamente na tentativa de definir o Direito. Em seguida, mostra o aumento da complexidade que elas adquirem ao se agruparem na forma de ordenamento, incluindo termos propriamente jurídicos como antinomia, por exemplo. Além disso, o leitor se depara com a prática jurídica quando lê a obra, porque o escritor é muito claro, utilizando como referência o ordenamento italiano e suas complexidades que , originado da tradição romanística, encontra muitas afinidades com o brasileiro e é ideal para os futuros juristas da América Portuguesa.