13 Histórias de Medo

13 Histórias de Medo Ademar Lopes Junior

Resenhas - 13 Histórias de Medo

Bah 03/11/2021

O medo velho para os jovens
13 histórias de medo foi uma conversa, uma conversa que vc tem com alguém que te conta uma história, " aconteceu com um amigo de um amigo meu", " isso é uma história lá da minha cidade", "essa história quem contou foi minha mãe mas é sobre o meu avô", o medo velho, essas histórias que quando vem narradas faziam causar um frio na espinha e até hoje ainda causa quando você ler elas em grupos como o Contos do Além.
Me sentia em casa apesar de morar numa metrópole, as cidadezinhas é quem sempre tem as melhores histórias.
É uma leitura agradável para quem gosta do medo velho, o medo velho é o termo que eu uso para histórias que não assustam de verdade, mas que já assustaram gerações mais velhas do que a minha.
Infelizmente por ser um medo velho, eu acho que o autor, ao alegar que escreveu para os jovens errou feio, só teve um conto que de fato tinha crianças na história o resto era tudo adultos, para você assustar de fato um público que você quer precisa que as histórias sejam no ambiente que esse publico vive, enquanto o trabalho, ou andar de carro pela estrada ainda é algo longe de acontecer, os cenários de terror precisam ser feitos em ambientes como escola, o parquinho e lógico a idade apropriada da molecagem.
Então eu não concordo com o autor quando ele diz que escreveu para os mais jovens, ele escreveu com uma nostalgia velha com histórias de pessoas adultas, os jovens podem ler mas isso já não é o que os assustam e tão pouco se sentem personagens da história.
Recomendo quem quer ler um legítimo terror nacional, algo que sempre vai ter sabor nostálgico, ele tem o que familiar de quem mora nesse país e tem familiares em cidadezinhas que todo mundo conhece todo mundo.

Kinggustavo 19/10/2018

"Por que ele tinha a sensação de que a qualquer momento uma mão gelada o tocaria nos ombros? Por que sentia que não estava sozinho, apesar de não conseguir ver ninguém?"
13 Histórias de Medo é um livro de terror, suspense e mistério que combina de forma fascinante a arte de contar histórias e de envolver o leitor em cobertores de arrepios e calafrios. O livro traz de maneira simples e cotidiana histórias das quais nós mesmos poderíamos ser os protagonistas, e talvez seja justamente isso, esse realismo sombrio tão presente e marcante, que nos prende ao medo e seus devaneios.

O autor relata que todas as histórias realmente aconteceram com seus familiares e amigos, e inclusive duas delas foram inspiradas em casos verídicos que foram transmitidos na televisão. Ler tais contos apavorantes vividos por outros possui um certo tom agoniante de atração, uma vez que, histórias de aparições, espíritos e assombrações desde sempre nos despertaram interesse, seja pela ânsia com o desconhecido, ou pelo choque com o sobrenatural. Isso o autor faz com habilidade, explorando o terror psicológico e apresentando personagens enquanto constrói as tramas, deixando espaços para reflexão.

A maioria das histórias são rápidas e sucintas, mas demandam um certo tempo para digerir. "A moeda", que traz uma visita perturbadora através dos sonhos, e "O arcano", que aborda um caso envolvendo o misticismo do tarot, foram as que mais mexeram comigo, porém todas as outras histórias também são cativantes e trazem um pouco sobre o mundo espiritual. Esse foi o primeiro livro que li de terror nacional, uma leitura com uma escrita agradável e detalhada, na qual o invisível, aqui, passa a ter vida.
Douglas.Barreto 21/10/2018minha estante
Mano, VC ta perdendo tempo, deveria criar um blog e postar suas resenhas.

Kinggustavo 28/10/2018minha estante
Valeu pela dica mano! Quem sabe eu crie hahahaha!

gabi 23/05/2020

13 histórias de medo
Escrita muito fluida, muito gostosa de ler. Alguns contos me agradaram bastante, mas infelizmente não foi a maioria. Muitos dos contos eram extremamente parecidos, seguiam a mesma fórmula, e a revelação chocante do final era sempre a mesma. Entendo que o foco do livro eram histórias de espíritos baseadas em histórias reais e que por isso não tinha como serem muito diferentes, porém era EXATAMENTE a mesma coisa, nem pra mudar um ponto de vista ou coisa assim. Muito decepcionante.

Susi 12/04/2023

Muito bom!!!
Alucinação, loucura, medo e mistério. Treze contos fantásticos que me prenderam do início ao fim.