Bons dias!

Bons dias! Machado de Assis

Resenhas - Bons dias!

Jorge Luiz da Silva 26/11/2023

Temas abordados fazem parte do gosto do autor
Temas abordados de maneira séria, transmitindo credibilidade, principalmente porque os assuntos são de agrado do próprio Machado de Assis.

Eduarda.Silva 13/08/2021

Machado é sensacional...
Características de uma crônica:

? Texto curto, leitura rápida e dinâmica;

? Texto escrito em prosa (parágrafos);

? Abordagem de tema cotidiano;

? Referências à atualidade (contexto);

? Publicação em periódicos ou coletâneas;

? Tom leve, porém crítico (às vezes cômico).

O livro conta com 49 crônicas escritas entre 1888-1889, sempre iniciadas com "Bons dias" e terminadas com "Boas noites", não possuem título, são organizadas por data.

Podemos perceber a presença da linguagem realista machadiana: irônica, sarcástica, provocativa em relação ao leitor e repleta de crítica social.

O cronista se apresenta de diversas formas e possuí diálogos direto com o leitor, essa parte merece uma atenção especial.

Na obra, Machado de Assis abrange diversos temas sociais, como:

? A Lei Áurea (1888): abolição da escravidão;

? Proclamação da República (1889): aborda o clima social diante da mudança do sistema de governo;

? Questões ligadas à política e economia do final do século XIX;

? Questões ligadas à imigração para o Brasil: aborda as leis, preconceito, inserção social etc.;

? Questão da língua nacional: ele satiriza aqueles que se mostraram contra o estrangeirismo.

letssissio 09/06/2021

Com certeza não é uma das melhores obras de Machado. O livro começa com crônicas que merecem destaque, mas ao longo da obra a qualidade das criações do autor vai diminuindo progressivamente, como se não soubesse mais o que escrever. Diferentemente da maioria dos livros que começam não tão bons e depois surpreendem, ?Bons dias!? começa evidenciando o talento de Machado e no final acaba por decepcionar.

Kedma.Favero 13/01/2024

Bons Dias!
Foi, na verdade, um audiolivro. E o primeiro audiolivro que ouvi por completo.

Uma coletânea de crônicas falando do Brasil/Rio de Janeiro durante os anos de 1888 e 1889 que trata de temas muitíssimos importantes, principalmente para a época.

Acho que o formato me ajudou, porque parecia uma grande fofoca kkkkk

Amanda 04/10/2021

Sei a importância cultural e histórica da obra, afinal, Machado ne... mas esse livro não deu pra mim. Achei chato e bem complicado. Consegui entender os temas por cima, mas fiquei bem perdida.

Gi Gotardo 03/11/2021

Eu gosto de ver a história do ponto de vista de quem estava passando por ela, mas achei bem cansativo de ler

b i a 19/02/2021

No começo não entendi nada, e no final parecia o começo
Só dei nota por ser do Machado e por ver o quanto da época dele ele colocou nesse livro, o pouco que entendi foi por causa de uma análise do YouTube, apenas.
Mas vai falar mto sobre aquele período 1887-1888, com a abolição da escravatura e a proclamação da República.

heydudamelo 27/07/2021

Não é ruim, mas não é o melhor do Machado, é bem rápido de ler. Fiquei muito feliz de encontrar a crônica da abolição da escravidão e do escravo Pancrácio, é muito boa e uma das minhas favoritas.

Pjmluvx 24/07/2022

Fico puta da cara em ver que ao mesmo tempo q o cara era genial à frente de seu tempo pipipi popopo ele tb era um puto de um hipocrita.

Ele passou fucking 31 anos perseguindo o espiritismo em todas as oportunidades q podia ? uma religião q n impôs nada a ninguém, não feria o direito de ninguém, e inclusive levou ajuda médica e social às classes pobres da época.

Mas ao mesmo tempo ele tinha a cara de pau de passar a mao na cabeça de curandeiros, feiticeiros, místicos e outras religiões q tavam surgindo tipo???

Se pa o problema dele era o fato de que o espiritismo veio da França e virou ?modinha? na corte. Machado eh igualzinho os jovem q fala q odeia tal filme só pq todo mundo gosta, acho q nem os grandes gênios da literatura se salvam desse tipo de ciúme mesquinho.

bella 07/09/2022

MAIS UM LIVRO DE MACHADO QUE NAO ME DESCEU
Acho que a leitura não foi muito proveitosa uma vez que li por obrigação. Não sou muito fã de literatura clássica brasileira, provavelmente pela falta de incentivo nas escolas, mas posso afirmar que houve crônicas bem interessantes e até mesmo engraçadas.
Creio que nunca mais lerei este, mas vale como bagagem!

KiraLunna 08/11/2021

Adorei o livro!!! Foi muito divertido ver o Machado ainda mais irônico e ácido nessas crônicas!!!!!!

luísa 23/05/2021

Resenha do livro "Bons dias!"
O livro relata aspectos da própria opinião de Machado sobre política, também acontecimentos importantes da época, como a instituição da República e Abolição da escravidão. Além de algumas críticas pessoais.
Tenho 13 anos, é um livro com vocabulário difícil, e na maioria das vezes a leitura fica "chata", como os acontecimentos citados são os famosos da época, é necessário a leitura das notas para entender pelo menos um pouco do que o autor diz.
Recomendo, principalmente de você está estudando essa parte da
história, Machado vai te fazer rir, ficar confuso, mas com boas doses de informação e críticas, é uma leitura cansativa, nada fluída, porém vale a pena um esforço!

soyumve 02/11/2023

Crônicas do Machado
Bons dias é uma coletânea de crônicas escritas por Machado de Assis entre 1888 e 1889. O livro acompanha um texto de apoio que eu particularmente não achei de muita ajuda.
As crônicas tratam do cotidiano e falam muito sobre escravidão e um pouco de espiritismo. São interessantes, mas não acho uma boa ideia ler tudo de uma vez (que foi o que eu fiz), acaba ficando muito cansativo e chega uma hora que você não aguenta mais.

Leo 11/10/2021

Legal
Uma coletânea de crônicas que são muito interessantes para analisar o contexto da época, gostei muito do deboche do Machadao.

camillys 15/12/2021

eu adoreeeeeiiiii, ouvi o audiobook e parecia um podcast com vários episódios!!! juro amei a experiência, foi muito divertido kkkkkkkkkkkkkkkkk