Vida e paixão de Pandonar, o Cruel

Vida e paixão de Pandonar, o Cruel João Ubaldo Ribeiro

Resenhas - Vida e paixão de Pandonar, o Cruel

Gabi 09/09/2014

vida e paixão
O livro conta 4 historias bem legais,que o envolvem o personagem de nome"Geraldo".
Gostei mais da 1ª historia,que o personagem se apaixona por uma garota,mas ele se atrapalha um pouco diante dela, e fica como todo garoto apaixonado,e pede ajuda para seu amigo que manda cartinhas para a amada de geraldo.
Amei esse livro recomendo,ele é bem interessante.

Rocca 08/01/2023

Leitura rápida
A história tem apenas 47 páginas, então não é de se estranhar que se leia rápido, mas além disso, as 47 páginas passam rapidamente, pois a história é leve e divertida.

É a história sobre um menino de quatorze anos, Geraldo, que criou um personagem chamado Pandonar para contar as coisas que gostaria de fazer em determinados momentos - e uma paixão. Uma paixão desajeitada, pois as paixões tendem a ocorrer em uma idade mais jovem (naquela época em que não sabemos o que é paixão e nos constrangemos com pouca coisa). Amores que parecem aventuras na selva. Este livro não é uma aventura na selva, mas continua sendo uma aventura. É uma 'aventura' porque o pseudônimo escrito e inventado de Geraldo, Pandonar, fornece a Geraldo um mundo de faz de conta onde tudo é possível e é esse mundo que guia o verdadeiramente 'mundano' Geraldo no processamento de emoções. Isso soa muito sentimental, mas não é, ou talvez eu esteja sendo muito irreverente com os sentimentos de Geraldo. São sentimentos compreensíveis e reconhecíveis, especialmente a discrepância entre realidade e fantasia.

Enfim, acho que todos já fomos um pouco Geraldo na vida.

Andreia Santana 22/04/2024

Quando João Ubaldo era adolescente...
Primeira incursão de João Ubaldo Ribeiro na literatura infanto-juvenil, Vida e paixão de Pandonar, o cruel, lançado em 1983, se inspira em cenas da infância do próprio autor para contar a história do primeiro amor de Geraldo, o protagonista de 14 anos, e de suas aventuras e desventuras no colégio, em Salvador.

Geraldo tem um alter-ego, Pandonar, o destemido guerreiro que sempre sabe se safar dos problemas com valentia e astúcia. Pandonar é um típico representante da 'literatura capa e espada', que embalou a adolescência da geração do autor.

Enquanto o adolescente é tímido e inseguro, sua versão fantasiosa é uma mistura de guerreiro-general-conquistador-herói invencível.

As referências para a imaginação fértil de Geraldo estão, além da literatura, nas produções do cinema clássico hollywoodiano que, por sua vez, adaptava muitas das histórias de capa e espada. Que o digam os filmes de Errol Flynn, ator que entre as décadas de 1930 e 1950 interpretou desde Robin Hood até piratas galãs em inúmeras produções avidamente consumidas nas matinês.

O humor de Ubaldo está presente nos diálogos impossíveis de Geraldo com os outros garotos da sua idade, todos totalmente virgens, mas bastante empenhados em parecer profundos conhecedores da arte da conquista.

Os títulos dos capítulos, em uma paródia inusitada que mistura o inglês dos faroestes com um arremedo de latim [no tempo que Ubaldo era garoto ainda se estudava latim na escola], são impagáveis.

Nascido em 1941, Ubaldo era adolescente entre meados dos anos 1950 e os anos 1960 e é esse o contexto histórico e cultural de Vida e paixão de Pandonar, o cruel.

Por conta disso, o livro tem seu charme na nostalgia de outros tempos. Mas, também tem alguns aspectos que ficaram datados, como a forma como os garotos se comportam em relação às meninas da trama.

A própria presença feminina, com exceção do papel de possíveis 'alvos' a serem conquistados, é mais tímida nessa história que tem o propósito principal de relembrar as estripulias dos moleques imberbes naquela fase confusa de despedida da infância.

Ficha Técnica:
Vida e paixão de Pandonar, o cruel
Autor: João Ubaldo Ribeiro
Ilustrações: Ivan & Marcello
Editora: Nova fronteira, 1983
47 páginas
*R$ 9,80 + frete (livro físico, brochura, usado, no Sebo Lar)
*Na Amazon tem a edição mais recente, de 2010, da Editora Objetiva, com ilustrações de Mariana Newlands, por R$ 22,00. Também tem no Kindle, versão e-book, por R$ 22,90

*****************

*Livros lidos para os desafios #50livrosate50anos e #1livroinfantilporfinaldesemana, brincadeiras que criei para comemorar meu aniversário. Em abril de 2024, eu faço 50 anos. A ideia é ler 50 livros até 30/04 e, se possível, resenhar ou fazer algum breve comentário aqui no blog e no Instagram, sobre cada um deles. Os livros infantis, a intenção é ler um a cada final de semana do ano, até dezembro. Vida e paixão de Pandonar, o cruel é o livro 40 do desafio #50livrosaté50anos; e 15 da tag #1livroinfantilporfinaldesemana

site: https://mardehistorias.wordpress.com/

Ize 04/12/2020

Uma história trágico-cómica como a vida da maioria dos adolescentes.

Paola 18/06/2010

Vida e paixão de Pandonar, o Cruel
João Ubaldo Ribeiro descreve bem os amorzinhos da infância e o diálogo é muito realista. Adorei.

Marcos Antonio 16/02/2021

Um pequeno Dom Casmurro
É um menino , cheio de imaginação, os diálogos do texto são bem escritos, também é um livro de amores possessivos, ou melhor, da descoberta do amor no outro e das projeções que essas relações podem envolver.

Dearibeiro 07/07/2023

Da infância
Mais um dos livros que peguei emprestado na biblioteca do colégio. Me lembro de ter gostado, de me divertir lendo.

Andre.Crespo 25/03/2009

Um livro bom para crianas
Faz muito tempo que li esse livro! Mas lembro ter achado um pouco complicado, mas mesmo assim tinha gostado do livro! É um pena que hoje eu tenha perdido esse livro!

ana 28/05/2013

vida e paixão de pandonar ,o cruel
Valente,forte bonito,capaz de conquistaras garotas de sua sala.Assim é pandonar,o cruel herói deste narrativo,tudo o que o pobre deseja geralmente ser.

Karina Erika 07/06/2013

Mais resenhas,dissertações,lendas,enquetes,divulgação de sorteios da blogosfera em http://eueminhacultura.blogspot.com.br/
Até que ponto vai a imaginação de uma criança?Até que ponto Pandonar é um herói IMAGINÁRIO?Foram estas duas perguntas que ficaram depois que eu terminei de ler este livro.

Me arrisco a dizer que criança não é criança se não houver imaginação;e imaginação não é o que falta para Geraldo.Até uma nova língua Geraldo inventou:O voldegrado.

As coisas começam a sair do eixo quando,depois de um "flerte",Geraldo cai de amores por Maria Helena.Até mesmo o próprio Voldegrado é deixado de lado,por uma ironia do destino,ou não,na letra M de "mogliesc",que significa mulher.Será que Maria Helena corresponderia a todo este amor?

Geraldo pedi conselhos amorosos para seu melhor amigo,Roquetão e ele começa a enviar cartinhas de amor para seu "amoris"(Maria Helena).

Pandonar não é o um personagem é um herói inventado por Geraldo.Lindo,sedutor,corajoso,tudo o que Geraldo queria ser,mas deixou tudo a cargo de Pandonar,o cruel.

Com todos os exageros da época(infância),"Vida e paixão de Pandonar,o cruel" é um livro pequeno,de leitura rápida(bem rápida)e que me conquistou por me fazer voltar a infância com todos os "exageros" da época.

#Eu aprendi

As vezes o mundo da imaginação é melhor que esse,mas nem tudo pode ficar lá.

#Personagem marcante

O imaginado e aclamado Pandonar,o cruel.

(Eu não consigo entender minha paixão por livros infantis)

Thander 11/03/2015minha estante
Ola eu tenho uma pergunta para fase-la eu estou com muita duvido. vc poderia me falar em que lugar se passa a historia eu preciso entragar o trabalho na segunda feiro pf me envie no email a segir thanderjuni@gmail.com obgd