Indústria cultural e sociedade

Indústria cultural e sociedade Theodor Adorno

Resenhas - Indústria cultural e Sociedade

Thejoaogrilo 21/05/2020

A frente de seu tempo
A leitura é carregada de uma teoria interessantíssima. Não entendi muita coisa mas amei o conceito.

marcuss 01/06/2012

Uma verdade intragável
Para aquele que não tem noção de que assistir Harry Potter e sua série de filmes ou ler os livros é uma escolha que o mercado cultural fez no seu lugar, estes ensaios de Theodor Adorno se tornam essenciais.
Adorno busca colocar de forma clara como a arte se tornou o mercado do entretenimento e como as pessoas se apoiam neste mercado como forma de fuga dos afazeres cotidianos sem perceber que a indústria cultural somente reforça o quanto cada um precisa permanecer em seu lugar produtivo para que este mesmo mercado possa lucrar cada vez mais mantendo um status quo muito confortável para a indústria e para o consumidor médio.
O livro nos deixa um questionamento em aberto: seria errado então usufruir deste mercado de entretenimento? Ou o errado seria usufruir deste mercado, como um rebanho, sem perceber o que ele realmente quer nos dizer e nos influenciar?
Nádia C. 21/12/2015minha estante
pelo que entendi, até quem pensa que tá fora do sistema, não está.
"Aquele que resiste só pode sobreviver integrando-se. Uma vez registrado em sua diferença pela indústria cultural, já faz parte desta, assim como a reforma agrária no capitalismo"
"Todas as violações do exercício da profissão cometidas por Orson Welles lhe são perdoadas porque - incorreções calculadas - só fazem confirmar e reforçar a validez do sistema."

carol bloizi 02/07/2009

Putz, muito bom o livro. O livro de Adorno ainda consegue ser atual, mesmo tendo sido escrito antes da tv e da era da informática!!

matlima 11/06/2009

Livro fundamental e (ainda) moderno sobre a coisificação do homem, a manipulação da mídia e o uso da cultura como forma de dominação.