Quarup Antonio Callado
Antonio Callado

Resenhas - Quarup

Lasse_ 03/04/2024

Creio que uma das grandes questões de toda uma geração que cresceu dentro do cristianismo institucionalizado, seja católico ou protestante, é uma certa ambivalência em relação à religião. Não se encontra facilmente quem discorde do evangelho de Jesus Cristo, mas é difícil apoiar as instituições que se baseiam na Bíblia sagrada. Meditando sobre o mundo à sua volta, o padre Nando abandona a batina. A cena de entrada é muito boa: os devaneios hagiológicos do protagonista, numa catacumba escura e enevoada, são interrompidos por um grito da vida do povo vindo de um personagem que o vem importunar, iluminado pelo sol de uma cidade menos elevada que o reino dos céus.

O abandono das funções clericais remete a duas falhas da religião. A primeira é uma falha institucional, que se alastra desde a europa até a américa latina durante o conturbado século vinte, onde a igreja foi, em vários momentos, conivente ou cúmplice de fenômenos fascistas (lembro aqui do Noturno do Chile do Bolaño, que explora essa questão muito bem). A segunda é uma falha mais sutil, onde os dogmas teológicos se tornam insuficientes para lidar com uma realidade de repressão do povo. Não há muito espaço pra se pensar em teologia enquanto as pessoas são torturadas em centros do DOPS. Nando parte pra uma práxis revolucionária que ainda mantém os fundamentos espirituais de sua formação. Talvez seja apenas isso: a salvação dos povos é a salvação do proletário, porque estes constituem a mesma coisa.

alpaco 26/02/2024

Quarup
É um livro sobre padres, sindicalismo e ditadura. No meio disso tem muito lança perfume, questão indígena e palavras chulas. Algo muito engraçado é descobrir que jabuti hiberna.

Foi um livro que eu já queria ler há um tempo, mas não esperava que fosse gostar tanto. Os personagens são muito bem construídos! Nem todos são muito legais ou corretos, mas todos são interessantes por pelo menos um momento e as interações entre eles também é muito massa.

Enfim, a leitura é super recomendada, por mais que nem todo mundo vá gostar. A escrita não é difícil, muitas vezes é até bem simples. Os acontecimentos que às vezes se embalaram porque ocorrem em um período de quinze anos. Não gosto do Nando, mas ele é um protagonista muito bem trabalhado.

Tuyl 03/02/2024

Toda a premissa e os momentos narrados são fundamentais para quem quer conhecer nossa história. Apesar disso, achei o livro arrastado e com certos exageros.

Michele Custódio 16/09/2023

Redescoberta do Brasil
Quem diria que meses depois eu finalmente conseguiria terminar essa leitura. Existiram momentos em que realmente duvidei que conseguiria. Trata-se de um livro denso, mas extremamente interessante. Durante a leitura do livro é possível acompanhar uma transformação gigantesca do personagem principal, um corrupção "moral", assim entre parenteses mesmo, pois em nenhum momento a consciência das ações dele pode ser reprovada. Tive a sensação de assistir uma novela de época, mesmo nos momentos mais monótonos, a cumplicidade e a proximidade com o Nando me fizeram continuar interessada em sua história. Ao final do livro temos um perfil do autor Antônio Callado, que me fez entender um pouco dos caminhos escolhidos para essa história. Óbvio que é impossível não questionar quais dos trechos do enredo que podem ter ocorrido com o autor durante suas viagens e reportagens, quais dessas passagens que possuem nome e endereço... Realmente muito bom, valeram os meses de leitura.

Samira_santos 26/07/2023

CALLADO, A.
São tantas camadas nesse livro que nem sempre a leitura foi fácil. Mas eu prossegui, porque o enredo de fato é além de atrativo, muito bem construído.

Adrya.Jordanaa 15/07/2023

Quarup
"Quarup" é uma leitura desafiadora e confusa. A narrativa é arrastada e falta clareza na construção dos personagens. Além disso, o enredo parece se perder em meio a diversas histórias secundárias, dificultando a compreensão do propósito central da história. É uma obra que certamente não agradará a todos os leitores.

DIOH 17/06/2023

Quarup
Uma história que conta a luta dos indígenas pelas suas terras e os direiros pontos simples que estão na Constituição.

Sabrina 21/08/2022

Que leitura densa, carregada de tantos brasis com suas mazelas e personagens que representam conhecidos e anônimos que participaram da construção da nossa história, revelando parte da identidade brasileira que não nos foi apresentada. Cada capítulo é uma aula que perpassa, no momento político pré ditadura, pela igreja e seus conflitos, pelos povos indígenas e formação do parque nacional do Xingu, pelas lutas e resistência dos movimentos sociais no Brasil, formação dos sindicatos, a alfabetização através da pedagogia do oprimido, o amor, a liberdade sexual, a amizade. Tudo isso narrado através da ótica de Nando, padre, ex padre, grande fã do lança perfume e do amor livre. ?Uma ficção que pretende servir ao conhecimento e à descoberta do país?. Que leitura rica, livraço.

Tat 09/05/2022

Longo mas bom
A leitura de quarup me pareceu bem longa, o autor acaba fazendo algumas narrativas confusas, porém, aborda inúmeras realidades da história do Brasil da perspectiva das maiorias que são consideradas minorias como os operários e os indígenas

Margô 10/12/2021minha estante
Gostei tanto da Resenha que printei e coloquei no grupo Lendojunto. Fiz o mesmo com a minha... já pensou se outras fizessem o mesmo? Seria uma rica socialização...rsss

Margô 03/11/2021

Homem de fases
Reli QUARUP, com muito mais intensidade do que a primeira vez. A nossa história/ trajetória, diz qual a nossa recepção do texto, em cada tempo que se realiza a leitura. Essa é a verdade...
Eu diria que Kuarup tem tudo a ver com a história de um homem que se reinventa em cada momento da sua vida, do que com o ritual Indígena que dá nome ao título. ( Tem lá sua quota...rs)
Mas trazer o tema da questão Indígena pra um romance em plena Ditadura, é um trabalho de fôlego e coragem.
É muito difícil comentar a magnitude de uma obra como QUARUP, evitando ser prolixa ou redundante. A impressão que tenho é de que posso repetir a palavra que traduz "perfeito" por muitas e muitas vezes...rssss
Então, o padre Fernando é quem conduz toda a história narrada, sendo o protagonista de momentos diferentes da sua vida, todas igualmente densas, intensas, e surpreendentes! Basta dizer que de padre, a indianista, praticante da pedagogia do oprimido, preso político, apreciador do lança-perfume, (kkkkk) até um amante insaciável nas velas da jangada... Nando fez de tudo!

É um homem que vive intensamente o que lhe vier à frente, sem o temor do pecado, da morte, e até da tortura!
Sua trajetória é a história de Quarup, onde é válido ressaltar que Antônio Callado se esmera nos capítulos que se passa no Xingu...eu até gostaria que ficássemos mais tempo por lá...Desconhecemos tanto a cultura Indígena, não achas? (pelo menos eu...rss) daí brota uma curiosidade enorme pelos mínimos detalhes da vida na tribo.
Mas instigou o desejo de aprofundar nestas questões...e vou farejar por aí.

Enfim, muito se é dito de forma clara e direta a respeito da Ditadura Militar, que no contexto atual que vivemos em nosso país, é uma chocoalhada muito profícua, tem uma moçada aí que passou em brancas nuvens por este assunto! ( E nós sabemos o por quê!)

Pena que tão poucos leem neste país!?. E mais triste ainda, são as péssimas escolhas para se perder valiosas horas lendo literatura de capa bonita, e conteúdo tão óbvio.?
Fica a reforçada a indicação , já deu pra sentir que você vai ler uma obra inesquecível... e para quem gosta de literatura de alto padrão, é um prato cheio!

Saudações Literárias.

que que traduz
santosrichard 03/11/2021minha estante
Já coloquei na lista aqui ?

Margô 03/11/2021minha estante
Ótimo, você vai gostar!?

Tati 07/11/2021minha estante
Bem isso Margo, excelente livro e muito boa reflexão ????

Margô 08/11/2021minha estante
Super Leitura Tati...eu ainda me pego pensando nas histórias de Nando!

Sté 29/08/2021

Decepção, resume!
Não gosto de criticar obras, porque as vezes aquilo que não é bom pra nós, é bom pro outro. Porém, esse livro foi uma decepção que só no meu caso. Uma leitura que não fluiu, me forcei a terminar porque não gosto de deixar nada na metade, o autor exagerou nos detalhes o que acabou deixando a leitura ainda mais desgastante. Perdi o foco inúmeras vezes e dei duas ? porque pasmem, lá pela página 300 a história ficou boa. Enfim, esperava uma coisa lendo a resenha e não superou em nada do que tinha imaginado. Feliz por finalmente ter acabado.

Bianca Martins 18/02/2021

É uma obra prima nacional
Que livro incrível.

Acho que esse livro deve ser a meta de escrita de todo autor... eu não consigo descrever em palavras o quão maravilhoso e viceral é este livro.

É surreal a quantidade de história, de trejeitos, de personalidades, de conhecimento, de Brasil que têm nesse livro.

Eu não consigo resenhar este exemplar, me faltam vocábulos, mas os demais colegas aqui do Skoob o fizeram com maestria.

Então leia as outras resenhas para entender do que estou falando e principalmente: LEIA ESTE LIVRO!

Raony 08/02/2020

Eu só fiquei pensando como que eu não li isso antes. O título, o nome do autor, o tamanho do calhamaço, tudo leva a crer que vai ser uma leitura difícil e modorrenta. Qual o quê. Cada capítulo passa voando. E cada capítulo daria um livro por si só, embora obviamente funcionem melhor em conjunto. Mas é que é são tão diversas as aventuras e temáticas em cada capítulo que nem parece o mesmo livro. Ao mesmo tempo que tem sempre um fio condutor ali. Que não é só o Padre Nando. É o Brasil. E por isso ele é tão fantástico. Ele é fantástico como o Brasil o é. Violento, injusto, sujo, vil. E fantástico
Bianca Martins 04/02/2021minha estante
Qual o quê! Pensei que só eu trazia essa expressão dos livros antigos para o século XXI rsrs.