A Resposta

Kathrym Stockett

Resenhas - A Resposta

Aninhalaz 28/06/2023

Leiam!
Livro que relata a difícil realidade de pessoas negras, especialmente mulheres, na década de 60 no estado do Mississipi.
Desafetos e também afetos (que não podiam ser explícitos) entre uma pessoa negra e uma pessoa branca, no mundo desigual da segregação.
No final, a seguinte reflexão: "Pois a desonestidade sobre a qual uma sociedade é erguida torna suspeita toda emoção, torna impossível saber se aquilo que fluiu entre duas pessoas era sentimento honesto, ou piedade, ou pragmatismo."

JAssica.Leituras 15/06/2023

Não tenho palavras para descrever este livro e o quanto foi angustiante ler o que Minny, Aibileen, Constantine e todas as demais mulheres empregadas domésticas passaram e entender que, apesar de ficção, retrata uma triste história de preconceito nos Mississippi, e isso é extremamente triste e angustiante.
Essa com certeza é uma leitura obrigatória e favorita.
Já gostava muito do filme, mas ler o livro foi uma grande experiência e aprendizado.

Aline 14/06/2023

Amo esse livro, amo a história, amo esse filme!

As personagens são maravilhosas e as personalidades são muito bem criadas.

É um livro fácil de ser lido e cada capítulo prende mais do que o anterior.

O assunto abordado é a segregação racial e o racismo, pauta de suma importância e impossível de ser abordado de forma leve, mas apesar disso o livro ainda é gostoso de se ler e trás várias reflexões sobre a atualidade também.

Mari 03/06/2023

5 estrelas e favoritado ??
Gosto bastante de ficção histórica, esse é um livro que apesar de ter suas 574 ele não é massante nem enrolado, porém foi uma leitura mais demorada para absorver o máximo possível.

A forma como é narrado é simples, mesmo em se tratando do tema principal que é a segregação racial nos EUA, o livro se passa nos anos 60, foi um grande aprendizado concerteza.
São histórias cotidianas contadas de forma simples mas com um peso gigantesco, me emocionei, fiquei com raiva, feliz e  triste.
Ah e a amizade da Aibeleen e Minni é algo lindo demais, me apaixonei por essas duas guerreiras.
Também é mencionado temas como violência doméstica, depressão e o ínfimo papel da mulher naquela época.

Enfim vou levar pra vida toda, indico essa leitura.

jmrainho 20/05/2023

Racismo estrutural e recreacionista
Este livro mostra como é difícil se livrar do racismo e dos preconceitos, e como eles perduram reforçados por hábitos sociais e familiares. Ambientado na cidade de Jackson, capital do Mississipi (EUA), terra natal da autora, a trama se passa no início dos anos 60 e fala das relações conflitantes de patroas brancas e suas empregadas negras. Como as brancas achavam natural inferiorizar e humilhar suas empregadas e se vingar delas e de seus maridos, colocando todos em lista negras da comunidade, caso fossem afrontadas de alguma forma.

Quando li esse livro acontecia aqui no Brasil um pseudo-humorista, um babaca chamado Leo Lins que teve seus videos retirados do Youtube pela Justiça de São Paulo, devido ao seu conteúdo racista, não são com negros, mas com índios, gays, e outros grupos minorizados. Uma parte da sociedade, inclusive o corporativismo de humorista famosos, chamou isso de censura. Esquecem que existe uma lei que criminaliza o racismo. Ele deveria estar preso. Esse é o chamado, hipocritamente de racismo recreacionista. Aquele que pode ser visto nas famílias, nas escolas, nas empresas, nos comentários mais escondidos nos banheiros, e nos stand-ups de mal gostos. E assim é perpetuado de pai para filho e reforça uma mancha social em grupos sociais e econômicos.
Outro olhar: aqui perto de minha casa existe um estabelecimento de ensino chamada Escola Ariana. Frequentada apenas por filhos de branco de classe média alta. Não se tocam que o termo ariano lembra políticas higienistas e o próprio nazismo. Os pais não ligam. Imagino que ali serve como pedágio para impedir que seus filhos se relacionem com negros e negras, e o que é pior, namorem ou até case com uma ou um deles. Então esses pais não admitem ser racistas, mas se precavem do contato que abominam.

Então o racismo estrutural contamina nossa sociedade. Se não existisse a Lei Áurea, alvo de protestos na época, não iriam ser práticas de ESG e empresas ou benemerência de clubes de serviços que acabariam com a escravidão. Foi preciso leis. E mesmo assim muita gente procura descumpri-la. Vejam as inúmeras denuncias de trabalho análogos a escravidão nas fazendas e casas brasileiras, com inúmeros trabalhadores e trabalhadoras sendo resgatadas todos os meses. É abominável e chocante.

O livro mostra uma realidade de bullying e injustiça contra empregadas domésticas que persiste ainda hoje. E os brancos não percebem ou acham normal. A própria autora, branca, lembra como é difícil um branco falar do sofrimento de um negro, mode sim, colocar-se em sua pele, praticar a empatia. Ela declarou a respeito: "Não pretendo pensar que sei como era ser uma mulher negra no Mississippi, sobretudo nos anos 1960. Acho que é algo que uma mulher branca que paga o salário de uma mulher negra jamais poderá entender completamente. Mas tentar entender é vital para a nossa humanidade”.

Kathryn teve uma empregada negra que amou e cuidou dela em sua infância, em um momento difícil que foi para ela a separação dos pais. Esse ponto originou a ficção. Mostra o afeto de empregadas negras pelos filhos das brancas, e como esse sentimento é pouco valorizado por quem contrata.

Foi o livro de estreia da autora. Mas sua qualidade se explica por ter frequentado bons cursos de escrita criativa e atuar como editora de revistas. A obra inspirou o filme Histórias Cruzadas (The Help), candidato ao Oscar de 2012 com cinco indicações, e ganhou como Melhor Atriz Coadjuvante. O livro rapidamente se tornou um best-seller, e o filme foi campeão de bilheteria. A autora demorou cinco anos para escrever a obra, que foi rejeitada por 60 editoras.

Jeize.Vitorio 01/05/2023

Cruel e real
Nunca pensei que seria capaz de ler um livro de quase 600 páginas tão rápido. Essa história real e muitas vezes cruel, me ganhou desde as primeiras páginas e apesar de em inúmeros momentos serem dolorosamente cruel, fiquei muito apegada as três personagens principais e torcendo o tempo todo para tudo dar certo.

vitAria1235 19/04/2023

Umas queridas
Uma história agradável e ao mesmo tempo triste de se ler.
A Resposta foi um livro que deixou meu coração quentinho enquanto lia. Por causa da correria do dia a dia acabei demorando mais do que eu queria p ler, mas com certeza é um livro que você lê e nem vê o tempo passar.
Já tinha assistido o filme mas não lembrava de nada, e isso foi muito bom, pq n tinha spoilers mas ao mesmo tempo tinha o rosto da Viola e da Octavia cabeça, quando pensava na Aibileen e na Minny, e que queridas elas são, super engraçadas e parceiras. Você se sente até intimas e amigas delas no decorrer do livro.
Dona Skeeter também é uma querida e nos conforta saber que existiam pessoas como ela e a dona Celia que não se importavam com a cor de pele das empregadas e não discriminavam elas.
Em geral é um ótimo livro, que te faz sentir muitas coisas e conhecer também e eu super recomendo. Única coisa que não me agradou tanto é que queria mais relatos das empregadas que participaram do livro que a dona Skeeter tava fazendo e que esperava que fosse mais relatado o final, de como ficou a situação das empregadas.

Leticia Brambilla 19/04/2023

Um livro que te prende do início ao fim. Posso considerar que é meu livro favorito por tanto conteúdo e tanta verdade nessa história, por mais fictícia que seja. Aconteceu e não podemos negar que certas coisas ainda acontecem nos dias de hoje.
Livia.Guida 19/04/2023minha estante
Nunca li o livro, mas o filme é um dos meus preferidos.

Vou colocar na minha lista. ?

Leticia Brambilla 19/04/2023minha estante
Pode colocar você não vai se arrepender...claro que o livro é sempre diferente do filme. Mais de todo caso a essência é a mesma do que livro tenta passar.. é algo de se refletir.. garanto que vale muito a pena a leitura ??

Nayara 31/03/2023

Sem palavras favoritado ??
Amei mto ler essas histórias com uma pitada de humor mas ao mesmo tempo falando de um assunto tão importante. Um livro que ficamos refletindo sobre a importância de olhar pra nós mesmo e ver como a gente trata o próximo independente de quem for

Rebeca.Rodrigues 26/03/2023

Um livro que aborda feminismo, racismo e diferença entre as classes.
Minny Jackson e Aibileen são minhas personagens favoritas! Minny rouba meu coração com muita facilidade.
Desenvolvi um ranço pela Hilly

01/03/2023

Hilly-duas-fatias
Fantástico.

Uma leitura fluida, que vc mal percebe as folhas passarem. Com protagonistas que vc se pega querendo conhecer mais, saber mais de suas histórias e segredos. Mulheres fortes e determinadas, cada uma com sua particularidade.

É um ótimo livro, e pra quem gosta de viajar em décadas passadas, esse é perfeito. Retratando as dificuldades da segregação no sul, e pior, em Mississipi. Uma grande questão racial que é muito bem retratada.

CamisApplepie 25/02/2023

É um livro excelente, muito provavelmente vou reler um dia. Gostei bastante, por se passar em uma época, pra dizer no mínimo, complicada chegou a ser estressante para mim em alguns pontos. Eu gostei bastante de toda a história. É um livro que vale muito a pena ser lido.

Gisele 04/02/2023

Mais do que falar sobre o racismo ou segregação, A Resposta é um livro sobre a vida, amor, amizade, superação, determinação, evolução e persistência e coragem.

Em A Resposta Kathryn Stockeett, conta a história de três mulheres corajosas e determinadas a contarem a realidade das empregadas negras no Mississípi (EUA) em 1962.

Eugênia Skeeter Phelan acabou de se formar na faculdade e está empenhada em tornar-se escritora. Ela encontra um emprego como colunista de dicas domésticas do Jornal Local da cidade e se aproxima de Aibellen (empregada de uma de suas amigas) para pedir dicas para a sua coluna.

Ao perceber a relação das patroas brancas com suas empregadas, e o dilema em que elas se encontram em ter que deixar seus filhos para cuidar dos filhos das patroas, Skeeter tem a ideia arriscada de escrever um livro sobre estas questões. Nesta época os negros não possuíam os mesmos direitos que os brancos e falar sobre este tema era um grande perigo, onde o risco de ser preso ou até mesmo morto era muito grande.

Além da ajuda de Aibellen, Skeeter, também conta com o apoio de Minny Jackson, uma empregada que não consegue controlar bem a própria língua e perde um emprego atrás do outro.

Conforme o projeto vai tomando forma, elas conseguem a colaboração de muitas outras empregadas da cidade para contarem suas histórias.

Com uma narrativa envolvente, Kathryn Stockeett apresenta a dura realidade do racismo e do preconceito que sufoca, oprime, maltrata e degrada seres humanos simplesmente devido à cor da sua pele.

Este livro é um Best Seller em vendas nos EUA e deu origem ao filme: Histórias Cruzadas, um filme que também é um grande sucesso entre os seus telespectadores.

Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial

site: https://afagodemae.blogspot.com/2023/02/livro-resposta.html

Vickie 28/01/2023

Recomendo MUITO
Eu amo o jeito que esse livro retrata o racismo, as mulheres desse livro com certeza servem de inspiração (exceto as rascistas, óbvio) para muitas pessoas, todos deveriam ler esse livro ??

Tigronna 15/01/2023

Amei!
A história traz uma crítica social muito boa, não só pra época que é contada. Tudo bem que muita coisa mudou de lá pra cá, os negros conquistaram muitos direitos, mas segundo o IBGE, pelo menos no Brasil, a maioria das empregadas domésticas ainda são negras e a maioria destas nem são registradas. Os resquícios da escravidão e o racismo parecem que nunca vão acabar, é triste demais.
Garanto que muitas madames por aí gostariam de ter, ou até tem, um banheiro separado para as empregadas domésticas, incluindo, as empregadas brancas, porque o preconceito também se estende aos pobres…
Eu recomendo muito a leitura, o livro é bem detalhado e bem emocionante! Eu seria a Eugênia, com certeza ia querer escrever a visão delas, ia querer conviver, unir e não segregar, o mundo precisa de união e amor!
Eu me lembro de ter muitas babás quando criança, tenho contato com algumas ainda, na minha casa nunca teve regras pra elas, lembro de uma bem específica, a Magna, comíamos na mesa todas juntas, eu, minha mãe, a babá e a filha dela que ia direto em casa pra brincar, era uma delícia! Mesmo depois de ela não trabalhar mais em casa, ainda saímos pra passear, eu ia na casa dela pra brincar com a Brenda, filha, e a Mirea, sobrinha, eu levava minhas bonecas e jogos de tabuleiro e a Brenda me deixava andar no patinete dela. Agora estamos adultas, formadas e ainda se falando, é uma amizade que vai ser pra sempre.
Eu estranhava muito quando ia na casa de alguém que tinha empregada dessas de uniforme, que só comem na cozinha e tudo mais. Eu agradeço muito por minha mãe ter me criado dizendo que todo mundo é igual, merece respeito e carinho, que não podemos julgar e sempre que pudermos, devemos ajudar!
Lembrando aqui de quando eu fiquei num hotel que tinha uma mesa imensa de café da manhã, tinha uns 7 tipos de bolos, uns 3 tipos de pães, sucos, tortas e etc, o hotel não era grande, então sempre sobrava e o dono preferia jogar fora do que deixar as camareiras comerem. Pros hóspedes era demanda livre, então, eu levava potinhos, pegava pão, bolo, torta e levava pro quarto, quando a camareira ia lá "arrumar", eu fechava a porta e deixava ela comer, a felicidade dela não tinha preço.
São muitas injustiças a serem reparadas, peço que cada um que ler essa resenha, faça a sua parte!