A Resposta

Kathrym Stockett

Resenhas - A Resposta

Karmille 19/01/2022

Sem palavras
Com um enredo extremamente envolvente, Kathryn Stockett apresenta a dura realidade do que é o racismo e o preconceito e mais duro ainda é perceber como essa história é recente e reflete as condições de diversas pessoas.
Esse livro também é uma inspiração e um chamado para gente se questionar as regras sociais as quais nos submetemos, um chamado ao debate, e a tocar em assuntos que as vezes nos deixam desconfortáveis

Tudo que posso dizer é: obrigada Stockett por essa incrível história. E sim valeu muito a pena eu ter ficado completamente imersa nele essa semana

Mari 17/01/2022

Três mulheres incríveis, suas lutas, seus desgostos e seus amores, apresentados através de uma escrita fluida e bem humorada. Bem melhor que o filme!?

Gabriel 16/01/2022

Nesse perfil, servimos à Minny Jackson
Escolhi esse livro para ler por causa da MLV (cumprindo o desafio de livro onde o autor é conhecido por alguma polêmica). Kathryn Stocektt causou polêmica ao escrever um livro sobre empregadas negras em um estado segregacionista (sendo ele uma mulher branca), mas vou deixar pra comentar isso pro final.

Começo dizendo que a narrativa é incrivelmente bem escrita. As personagens são extremamente complexas e bem desenvolvidas.

Minny é a melhor personagem da narrativa, em contrapartida, Hilly é a mais odiosa que já li na vida.

A ambientação da cidade de Jackson e do estado do Mississipi é bem fiel à época. A questão da segregação fica clara desde o início e é tratada de forma respeitosa.

Queria ter visto mais sobre o ponto de vista das empregadas e um pouco menos da Skeeter.

Sobre a polêmica: eu estava achando bem respeitosa e coerente a forma com que a autora descreveu a obra. Em nenhum momento eu percebi que ela estava tentando falar pelas mulheres negras, mas sim mostrando o que realmente acontecia. Porém, nos agradecimentos a mesma conseguiu destruir toda admiração que ela conquistou de mim. Ela foi totalmente ridícula em dizer que "não aceita ninguém falando mal do estado onde ela nasceu", sendo que o Mississipi tem uma história absurda e vergonhosa em relação à segregação racial. Se eu fosse a autora, teria vergonha de colocar um comentário desse no final de um livro que mostra a realidade das pessoas negras que viviam naquele lugar nos anos 60.

Apesar disso, continuo achando o livro muito bom (aqueles casos onde a obra é ótima e a autora é podre).

Clara Mezzacapa 19/12/2021

Apaixonada 100%
"Minny estava me contando sobre receitas e formas de cozinhar com uma criança branca no colo quando disse - É só uma coisa do dia a dia, me parece que você tá só escrevendo a *vida*"

Paro o lápis. Ela tem razão. E assim me dou conta de que era exatamente isso que eu queria fazer. Digo a ela:
"Espero que sim"

Esse livro não é sobre racismo, segregação ou apartheid ele é sobre a vida. É sobre amor, família, amizade, confiança, superação, evolução e resistência!!!!

Carol Alvim 13/12/2021

Como eu pude demorar tanto para ler esse livro? Hehehe Acho que nunca vou me perdoar por isso, confesso que essas mais de 500 páginas me indimidavam. Não estava esperando que o livro fosse tão bom quanto ao filme, me surpreendi e o mesmo se tornou um dos melhores que já li na vida. Gostaria de ser amiga da Minny, todas as partes que são dela eu sorria feito boba inclusive as partes não tão boas assim.

isabella 29/10/2021

Incrível
Livro incrível, personagens extremamente fortes e profundos. História extremamente triste e emocionante

Amanda 22/10/2021

Que livro incrível! Fazia tempo que não lia algo que mexesse tanto comigo. Me senti muito próxima das protagonistas, e em vários momentos quis entrar no livro e dar um abraço apertado nelas. Da mesma forma, quis gritar com as personagens que nos fazem passar raiva cada vez que aparecem.
O livro se passa há algumas décadas, mas me fez pensar no nosso presente e no quanto ainda precisamos evoluir.
É uma história marcante que merece ser lida e relida.

Debora.Oliveira 18/10/2021

Surpreendente!
Já tinha assistido a adaptação e estava muito curiosa para ler e conhecer mais sobre essa narrativa. Confesso que o livro ficou um bom tempo parado em minha estante, devido as suas 574 páginas, que me intimidaram no início. Porém, a partir do momento que comecei o livro, fiquei completamente fisgada pela estória e seus desdobramentos.

"A Resposta" retrata o racismo de uma forma muito assertiva e real. Em vários momentos me senti enojada e com raiva das atitudes das mulheres brancas com suas empregadas. Infelizmente uma realidade de muita exploração, preconceitos e assédio moral. Além disso, o livro traz críticas sobre a "caridade" que era promovida por muitas mulheres brancas na época.

Suman 18/10/2021

História emocionante.
Gostei muito! A história é bem construída e as diversas narrações deixam a leitura bem fluida.
Os personagens tem problemas reais e o racismo é escancarado, tocando na ferida.
Ri com alguns, odiei e chorei com outros.
O final de alguns personagens ficou em aberto, mas minha imaginação completou as lacunas.

Em relação ao filme "histórias cruzadas": como sempre, o livro é bem melhor, a história é mais detalhada e algumas cenas simplesmente não ocorrem no filme. A quem gostou do filme, sugiro que leia o livro.

Thamiris.Treigher 13/10/2021

Perfeito!!!!
QUE LIVRO MARAVILHOSO!! "A Resposta" é o livro que deu origem ao filme "Histórias Cruzadas", que eu gostei muito e me despertou a vontade de ler o livro também.

O livro é narrado por três mulheres que vivem no Mississippi em 1962, durante o início do movimento dos direitos civis nos EUA. Uma delas é branca, Skeeter. E duas são negras e empregadas domésticas: Aibileen e Minny.

Skeeter acabou de se graduar na universidade de Ole Miss. Aibileen já está criando sua décima sétima criança branca. Minny, melhor amiga de Aibileen, vive perdendo seus empregos porque fala mais do que é permitido socialmente para negros.

A história das três mulheres se cruza quando elas se unem para realizar um projeto ilegal. O motivo é simples e ao mesmo tempo o mais complexo possível diante de uma sociedade racista: elas estão sufocadas pelas regras, humilhações, perseguições e injustiças da época em que vivem.

O desenrolar da história é incrível, com muita tensão, humor, retratos sociais cruéis, amizades verdadeiras, superficialidades, hipocrisias e a esperança de uma realidade melhor.

O ritmo narrativo é perfeito e as personagens são muito bem construídas. Recomendo muito!!
day 16/10/2021minha estante
Sou louca pra ler esse livro

Thamiris.Treigher 17/10/2021minha estante
É excelente, day!!

Triz 30/08/2021

A resposta
Confesso que em alguns momentos fiquei desconfortável pensando que eu estava lendo um livro sobre como mulheres negras se sentem, escrito por uma branca, mas entendi o respeito da escritora e os seus motivos para afetivos que serviram de inspiração. O livro flui com facilidade, e os personagens tem histórias bem interessante (apesar de que alguns momentos eu achei desnecessários), e eu gostaria de ouvir mais as histórias das empregadas. No geral, é um bom livro

Cinara... 25/08/2021

"Voltei pra casa aquela manhã, depois de ter sido despedida, e fiquei parada do lado de fora de casa, usando o meu sapatos novos de trabalho. Os sapatos pelos quais minha mãe tinha pago o valor de um mês de conta de luz. Acho que foi aí que entendi o que era vergonha, e também a cor da vergonha. Vergonha não é escura, como pó, como eu sempre pensei que fosse. A vergonha é da cor do seu uniforme branco novo em folha que sua mãe pagou com suor de noites a fio passando roupas para fora, branco sem nenhuma mancha de sujeira deixada pelo trabalho."

A escrita é tão maravilhosa e imersiva que eu sonhei duas vezes que era uma das personagens!
Amei!

Cristiane 21/08/2021

Acompanhamos as histórias de Skeeter, Minny e Aibellen no Mississipi da década de 1960, durante o movimento dos direitos civis nos Estados Unidos. A primeira branca, as outras negras. Mundos tão diferentes que se unem para contar as histórias das empregadas negras. Um livro emocionante.

Helena.M 15/08/2021

Sem defeitoooossss
Um dos melhores livros q eu li esse ano,por mais q eu tivesse lido ele de pouquinho,cada vez q eu pegava ele pra ler ,era duas,tres,quatro horas lendo direto!
Me prendeu,me fez chorar,me fez rir,nossa...amei !