A Resposta

Kathrym Stockett

Resenhas - A Resposta

Danda 15/08/2021

Separados, mas iguais
"Casamento entre homem branco e mulher negra é crime. Negros e brancos não podem partilhar bebedouros, banheiros, ônibus, restaurantes ou quase todos os lugares públicos.". Parece loucura, não? Mas acredite, é real. Essas são as leis de segregação racial, chamadas "Leis Jim Crow", termo que se referia a toda lei que seguisse o princípio "separados, mas iguais.". Meio hipócrita, não é mesmo? Por mais irreal que pareça, essa era a realidade dos estados do sul nos Estados Unidos e é sobre isso que esse livro fala.

Aqui nós temos três personagens principais, cada capítulo é intercalado e escrito a partir da perspectiva de cada uma. Aibileen e Minny são empregadas negras que aceitam o projeto da jornalista Skeeter de escrever um livro contando a realidade de suas vidas e os desafios enfrentados diariamente pelas empregadas domésticas em Jackson, Mississippi.

O livro é muito emocionante e o tema faz com que a obra seja atemporal e necessária. Esse livro nos mostra o nível de crueldade que a humanidade pode chegar e o quão hipócrita o ser humano consegue ser.

Infelizmente, essa obra possui pormenores. A jornalista da narrativa é uma mulher branca, como se a "ajuda" que por anos aquelas mulheres esperaram só fosse possível a partir de uma "salvadora branca", e não das próprias mulheres e homens negros. Devido a isso e ao fato da escritora do livro ser branca, a atriz que interpretou a Aibileen no filme "Histórias cruzadas" diz não se sentir representada pela história e que não é possível ouvir a voz das mulheres negras nela. Se ela não se sente representada, quem sou eu para discordar?

Apesar disso, o livro ainda é um dos meus favoritos! Não tenho palavras para descrever o quão emocionante e real ele é. As personagens são incríveis e apaixonantes e a narrativa é cruel e inesquecível. O final do livro conseguiu tirar algumas lágrimas de mim. Todos deveriam ler e tirar suas próprias conclusões.

Uma coisa é certa: você não será a mesma pessoa após terminar a leitura.

Vai aqui uma citação do livro: " E todas essas casas que estão sendo construídas sem dependências de empregadas? É simplesmente um perigo. Todo mundo sabe que elas transmitem doenças diferentes das nossas.- Diz dona Hilly. Fico surpresa de ver como minha garganta se aperta. É uma vergonha eu ter aprendido a me manter submissa há tanto tempo."
Thata 18/08/2021minha estante
??

Huaida 08/08/2021

Apenas leiam esse livro
Eu sempre fui apaixonada pelo filme Histórias Cruzadas e com o livro não poderia ser diferente, os personagens são muito bem desenvolvidos e a história sabe equilibrar a comédia com o drama. Eu não senti muito whitesavior durante a leitura, o livro deixa bem claro que foi só com a coragem das mulheres negras que tudo aconteceu. Eu tenho que avisar que para pessoas não negras/parda algumas críticas podem passar despercebidos e eu não vejo isso como um ponto negativo e sim como uma forma de enfatizar o quanto ainda existe uma segregação e um preconceito enraizado

Ana P. 02/07/2021

perfeito
tem muita coisa que eu gostaria de falar mas acho que uma resenha não seria o suficiente.
me peguei reflexiva em muitos momentos durante a leitura e também muito sensibilizada com toda a situação dessa história...

aprendi muito lendo A resposta. aprendi não apenas sobre a sociedade em si no Mississippi na década de 1960, mas sobre muitos fatos reais que eu nem fazia ideia.
meu amor pelas três protagonistas (dando ênfase para a Aibileen), pela história e pela escrita não pode ser medido. e, não há mais nada que eu possa falar, a não ser: leia!!!

é um livro sobre dor, mas também sobre afeto.
é um livro de ficção, sobretudo muito real!

Stela Marçal 20/06/2021

A Resposta
Não é a toa a nota deste livro...

M A R A V I L H O!!!

Reflexivo, dramático, engraçado...
Simples, em um Sociedade tão complexa.

starlight1 09/06/2021

"A madame branca nunca esquece."
Comecei a ler o livro por que sou apaixonada pelo filme "Histórias cruzadas" e assim como foi com o filme me apaixonei pelo livro.

"A resposta" é um livro que não cansa, a leitura é completamente fluida e viciante. As personagens são muito bem escritas e o livro tem a capacidade de nós transportar para Essa época terrível em que a segregação racial não era ilegal nós EUA.

Samira_santos 23/04/2021

Para ler com um lenço na mão
Nem sei por onde começar a falar de A resposta. Minha hesitação se dá pelo simples fato de ter sido o livro a me fazer chorar em muito tempo, tanto que nem sei qual foi o último.
Algumas das razões que fizeram com que eu me emocionasse foram, por exemplo, a descrição detalhista dos medos das empregadas negras, o constante receio, o estar exaustivamente atenta a manter-se servil e dócil, ter que ser sempre submissa e estar mais do que contente com isso, cumprir tudo isso era uma obrigação, como se não se tratasse de mulheres, seres humanos, mas de máquinas a serem manipuladas, a terem suas forças e utilidades exploradas e somente isso.
Outra forte razão foi pensar no mundo atual, décadas depois e houve sim evolução em se tratando de combate o racismo, uma evolução mais do que justa e necessária. Mas ainda há tanto para ser feito, tanto, tanto!
Eu havia chegado a pensar que já era uma leitora experiente, nada mais me abalaria, ledo engano. A resposta acabou comigo, da melhor maneira possível.
É uma história que me faz querer ser mais empática, me faz ver que quando penso em mim como uma pessoa antirracista isso não é grande coisa, eu não estou fazendo mais do que a minha obrigação, é literalmente o mínimo do mínimo, menos do que isso não é aceitável, não é algo nem a ser cogitado.
A dívida histórica é simplesmente impossível de ser quitada.

@Estantedelivrosdamylla 10/04/2021

Incrível
"A resposta" é um daqueles livros que você sente que não cansa, e mesmo assim te prende do início ao fim. Amei conhecer a história que inspirou o filme "Histórias cruzadas" que por si só já é lindo.
Apesar de ficção, carrega um viés autobiografico muito forte da autora com a personagem Skeeter, o que torna as coisas ainda mais interessantes. Para quem tem curiosidade sobre o período em que a segregação racial não era ilegal nos EUA, esse livro tem a capacidade de transportar a gente para esse período de horrores.

Super recomendo.
Mary Leui 10/04/2021minha estante
Sou curiosa para ler este livro. Mas agora que li sua resenha, estou mais curiosa ainda para ler!

@Estantedelivrosdamylla 10/04/2021minha estante
Vale muito a pena. É incrível.

Minmin 09/04/2021

Marciano Luther King
"Ninguém da minha família jamais perguntou a Demetrie como era ser negra no Mississippi e trabalhar para a nossa família branca. Nunca ocorreu perguntar. (...)Durante muitos anos desejei ter tido idade e consideração suficientes para ter feito a Demetrie tal pergunta (...) Passei muito tempo imaginando como seria a sua resposta. E essa é a razão que escrevi este livro".

Primeiro de tudo, gostaria de dizer que esse livro começa lentamente, como uma massinha de pão no forno, a cada capítulo, o pão vai aumentando, ganhando forma, exalando cheiro e então, de repente, ele está pronto. Foi assim que me senti lendo, muitos momentos tive vontade de chorar porque, por mais que seja um ficção como a autora disse, não é assim tão impossível que as histórias contadas fossem absurdas demais para não serem nem que seja um pouquinho próximas da realidade. Mas também quis abraçar cada uma das personagens, até às que falavam besteira. Não consegui evitar pensar no quanto é errado assumirmos que alguém é inteiramente mal ou bom. Um exemplo é Hilly, a pior personagem que já li, mas me vi desejando segurar sua mão e explicar porque seus pensamentos são tão tortos, queria apontar para ela os momentos de sua incoerência, de seu preconceito velado a uma falsa necessidade de controle e ajuda.

Segundo, não gosta muito de ler os agradecimentos, mas o de Kathryn Stockett me surpreendeu. Além de explicar algumas coisas sobre Mississipi, também falar um pouquinho do que influenciou esse livro tão apaixonante.

Vale muito a pena, eu mesma ao longo da leitura tive vários questionamentos. Como podem todas essas empregadas negras criarem bebês brancos e esses bebês crescerem tão cheios de preconceito com outras empresas negras??? Minha mente deu milhões de voltas. Mas o final enche tanto o coração.

Aibee foi livre, Minny foi livre. E espero do fundo do meu coração que muitas mulheres negras que passaram por isso, e que passam por isso até hoje em várias partes do mundo, sejam livres também.

Ah, e sobre o Marciano Luther King? a nenezinha da Aibee sabe contar essa história muito bem. Mas é segredo. Você precisa ler para descobrir.

Ps.: O livro se passa nos anos de 1963/64, em torno disso.

"Todas as pessoas de cor de Jackson se enfiam na frente da teve para ver Martin Luther King na capital do país falando que tem um sonho (...) Não posso acreditar que tantas pessoas lá ? 250 mil. E o mais curioso é: 60 mil delas são brancas".

Elani Araújo 25/03/2021

Leitura obrigatória
Jackson, no Mississipi é conhecido por ser um dos locais mais racistas do mundo. E como sempre esse racismo puro é escondido atrás de hipocrisia e falas bonitas. Empregadas negras de mulheres brancas, resolvem criar coragem e ajudar uma aspirante a jornalista a escrever um livro sobre suas experiências enquanto empregadas de pessoas que em sua maioria lhe tratavam como lixo, mas fingiam que na verdade eram apenas cristãs e caridosas. Sério vale a pena ler de tal forma, que as mais de 500 páginas não fazem diferença de tão bem construida que é a historia, simplesmente não dá para largar.

Solisange 24/02/2021

Um livro realmente impactante, que te emociona, uma leitura bem rápida e fluida, li em 3 dias, não conseguia desgrudar. Acho que todo mundo deveria ler esse livro um dia.
@Estantedelivrosdamylla 25/03/2021minha estante
Eu estava na maior dúvida se pegaria ele para a próxima leitura. Depois do seu comentário, já separei aqui para começar kkkkk

Li Caldas 20/02/2021

Livro incrível
"A Resposta", de Kathryn Stockett

Este é o livro que inspirou o filme "Histórias cruzadas", estrelado pelas maravilhosas Viola Davis, Octavia Spencer e Emma Stone. Para quem, assim como eu, amou o filme, quero que saiba que o livro é mil vezes melhor, muito rico em detalhes, com partes muito tristes, que são como um soco no estômago, e outras hilárias... torta da Minny mandou um abraço! Hahahaha

A história é fictícia, se passa na década de 60 na cidade de Jackson, Mississippi, EU, no período de segregação racial e é retratado, em sua maior parte, sob a ótica das empregadas domésticas pretas, que passavam a vida cuidando das casas das patroas brancas, dos filhos delas e eram tratadas como um mero objeto, uma propriedade das patroas. Elas não podiam sentar na mesma mesa que os brancos, não podiam usar os mesmos pratos e talheres, não podiam usar o mesmo banheiro, porque os brancos tinham a firme convicção de que elas poderiam passar doenças.

É isso... alguns trechos, como mencionei acima, são como um soco no estômago da gente, são pesados, mas a autora contrapõe com partes de muita leveza, que trazem amizade, cumplicidade entre as protagonistas - Aibileen (empregada), Minny (empregada) e Skeeter (escritora).

Minha personagem favorita é a mesma no livro e no filme, é a Minny, mulher forte, sem papas na língua, que protagoniza os momentos mais hilários do enredo.

Livro recomendadíssimo! Gostei demais!!!

Cris @cristinadaitx 12/01/2021

Na década de 60, no auge da segregação racial no Mississipi, Skeeter trava uma batalha com sua melhor amiga, e mulher mais influente da cidade, em defesa das empregadas domésticas negras das principais famílias da cidade. Porém, não é somente a amiga que ela desagrada, mas todo um sistema retrógrado e injusto, que transforma as "pessoas de cor", em seres humanos inferiores e desprovidos de qualquer direito.
Para conseguir colocar seu ambicioso projeto em prática, Skeeter vai contar com a ajuda de Aibeleen e Minny, duas mulheres negras, que trabalham como empregadas domésticas desde a infância, e que resolvem ajudar Skeeter a contar suas histórias, que envolvem amor e dedicação por crianças brancas que elas criaram, e também muito sofrimento e maus tratos, e que envolvem preconceito, discriminação e violência. Baseado na vida da própria autora, o livro é um retrato de uma época extremamente difícil na vida dos negros americanos, e que infelizmente, mesmo depois de décadas, continua abalando a vida dessas pessoas, que ainda não possuem o respeito que merecem.

Ana Bruno 31/12/2020

Tão delicioso quanto o filme!
E não é que deu tempo de concluir mais unzinho? Meu último livro do ano. E não podia ter sido melhor! Fechei com chave de ouro!!! Amei esse livro! Sou suspeita pois já amava o filme (Histórias Cruzadas) e o livro é tão bom quanto!!! Apesar de suas 574 páginas, é uma leitura rápida e deliciosa.
Mesmo em meio às situações comuns (e cruéis) da realidade da segregação racial dos anos 60 nos EUA e as 1as manifestações em defesa dos direitos civis, temos momentos divertidos e emocionantes nesta história. Ninguém sai a mesma pessoa depois de conhecer Minny e Aibeleen. De 2012, é o livro de estreia da autora. Começou muito bem!!!
Plenamente satisfeita com minha última leitura do ano.
Gigika.Lopes 31/12/2020minha estante
também adoro o filme ... vou incluir esse livro nas metas 2021

Tally 31/12/2020

Muito melhor que o filme
O filme foi tão falado, mas eu achei apenas ok quando assisti e entendo todas as polêmicas que surgiram. Porém, o livro é incrivelmente melhor. É uma delícia de ler, as páginas passam voando (e olha que ele é enorme!). Emociona demais, desperta reflexões e indignações. E causa uma admiração imensa pela Minny e um amor sem tamanho pela maravilha que é Aibillen (Skeeter não fez mais do que a obrigação, rs)!