A Resposta

A Resposta Kathryn Stockett
Kathrym Stockett

Resenhas - A Resposta

Biblioteca Álvaro Guerra 19/03/2024

Skeeter ,22 anos de idade ,acabou de voltar para a casa dos pais após graduar-se na universidade Ole Miss .Possui um diploma , mas o ano é 1962 , acidade é jackson , no mississipi , e sua mãe não vai sossegar até ver a filha com um anel de noivado no dedo.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788528614619

Selma 08/02/2024

Pois paz sem voz... Não é paz, é medo
Na década de 60 no estado mais segregacionista dos Estados Unidos, é preciso muita coragem pra levantar a voz e se declarar contra as leis separatistas, além de todos os direitos negados aos negros. De vez em quando, é preciso mais que coragem: é preciso um tiquinho de indignação com a realidade e fazer com medo mesmo. Acho um absurdo quem diz que esse livro é protagonizado pela Skeeter, discordo com a Viola Davis quando ela diz que essa história retrata mais uma vez o ideal do "salvador branco". Com duas mulheres tão fortes quanto Aibileen e Minny (e toda sua personalidade marcante), A Resposta é sobre elas, para elas e feito por elas (desde a escrita em si à reunião de todas as outras empregadas domésticas).

O racismo, o machismo, o medo do que está à espreita... A autora consegue trazer tudo de um jeito que impacta, mas mesmo num mundo violento, ela sabe que são nas pequenas histórias, especialmente com as crianças que a diferença pode ser feita, é onde a bondade teima em criar raízes e nos dar esperança (vide Aibileen repetindo para Mae Mobley como ela é boazinha). Um livro que te faz sentir raiva, rir, chorar, querer abraçar alguns personagens e soc4r outros, ou seja, um livro que não te deixa inerte.

Super recomendo, assim como a adaptação!

ludifeels 06/02/2024

Acabei!
Eu já tinha visto o filme. mas o livro tem um molho, um tempero, alguma coisa diferente que faz você ficar viciada.

acho que a autora teve algumas escolhas muito felizes nesse livro. a opção de contar a história em perspectivas diferentes e sempre finalizar o capítulo com alguma tensão faz você querer mais, mais, mais.

o próprio tema abordado já é muito interessante: uma mistura de racismo, machismo e tudo de ruim que só a década de 60 poderia apresentar.

altamente recomendável!

Camila1856 06/02/2024

Profunda relação com as personagens
Livro maravilhoso, leitura gostosa, rápida e bem tranquila de acompanhar.
Acho que uma das razões que nos prende na história é a identificação que temos com o tema. O Brasil tem um histórico terrível de racismo, herança maldita que nos acompanha. O livro trata desse tema de forma sensível e transparece pelas personagens negras, o medo que elas têm por elas mesmas e pela família e amigos. Acho que vale a pena a leitura, qualquer um pode ler, independente da idade, pois o livro apesar de discutir uma violência, não é violento.

Nina Pina 03/02/2024

Emocionante e comovente
Li o livro A resposta, e logo após assisti ao filme, tanto o livro quanto o filme são ótimos, lembrando que o filme é apenas uma adaptação, a história se passa na cidade de Jackson, Mississippi na década de 1960. O livro conta a vida das empregadas domésticas negras, que trabalhavam para pessoas brancas, limpando e criando seus filhos.
Eugenia Skeeter Phelan após terminar a faculdade volta para sua cidade natal, e percebe como suas amigas casadas, tratam suas empregadas domésticas como escravas, e resolve realizar seu sonho de ser escritora, com o apoio de uma editora. As empregadas de Jackson sofriam constantes humilhações, agressões físicas e psicológicas e mal remuneradas. O racismo era muito forte em toda a cidade, Skeeter com a ajuda de duas mulheres. Aibileen, que já ajudou a criar 17 crianças brancas, mas chora a perda do seu único filho, e Minny, cozinheira de mão cheia, mas, com uma personalidade forte e agressiva, vive constantemente desempregada. Duas personagens corajosas, que relatam o problema racial na cidade e o quanto a vida delas como domésticas é difícil e sofrida.
Todo o livro é escrito em segredo, com medo de represálias.
Uma linda história, vale a pena conferir ?.

Juliana 10/01/2024

SENSACIONAL
Sim! Essa livro é SENSACIONAL em caixa alta. Li em 2 dias, a história é emocionante e eletrizante. Me pegou desde a primeira folha e eu simplesmente não consegui largar até terminar. Tinha visto o filme há algum tempo e não se compara.

Tali 06/01/2024

A Resposta (Kathryn Stockett)
Histórias furiosas brotam, de homens brancos que tentaram tocá-las. (...) Mas a dicotomia de amor e desprezo vivendo lado a lado é o que me surpreende. A maioria é convidada para o casamento das crianças brancas, mas só se for de uniforme. Essas coisas eu já sei; no entanto, ouvi-las da boca da pessoa de cor é como ouvi-las pela primeira vez.

Fernanda 08/11/2023

Impactante
Fiz essa leitura no ano passado quando participei de uma Leitura Coletiva no canal do fabsmartim, foi uma experiência incrível poder compartilhar os sentimentos, sensações, raivas, anotações.
Nessa história conhecemos 3 personagens essenciais Aibileen uma empregada negra que leva muito jeito em criar crianças brancas em seu trabalho, ela perde o filho na história o que acaba trazendo muitos sentimentos difíceis para ela.
Minny melhor amiga de Aibileen, que é ótima nos dotes culinários, porém tem a língua mais afiada que você já viu, isso faz com que ela troque de emprego várias vezes.
Skeeter uma jovem branca, que acabou de se formar na Universidade de Ole Miss, sua mãe quer que se case logo, mas Skeeter quer encontrar um emprego na área de Jornalismo, e decide escrever sobre o trabalho das mulheres negras.
Uma história forte, marcante, repleta de perigo, vivências e revoltas.
Pra quem não conhece o livro deu origem ao filme Histórias Cruzadas.
Quando era mais nova lembro que minha mãe via o filme, mas não tinha dimensão do que se tratava a história, hoje mais madura consigo entender o quão forte é os temas retratados na história, tem momento que são revoltantes e injustos. É muito interessante ver como tudo aconteceu e refletir sobre sabe, e o filme é muito fiel ao livro, e fica mais fácil a percepção de tudo, um complementa o outro, e é difícil isso acontecer em adaptações.
Me emocionei em alguns momentos que são de cortar o coração, e como a maioria já sabe sou uma manteiga derretida kkkkkk

site: https://www.instagram.com/p/CrgOwmQBRBP/?img_index=1

Renata.Grasiele 26/10/2023

Perfeito como o esperado
Já havia assistido o filme, que amo, e sabia que o livro não me decepcionaria. É forte, fala sobre relacionamentos de mulheres admiradoras, sobre raça, sobre espaço no mundo. É muito bom!
"Você é boa, você é esperta, você é inteligente".

@wesleisalgado 23/10/2023

Gostoso de ler
O maior elogio que posso fazer é esse. E o que mais você quer de um livro? Fazer algum tipo de crítica parece ser uma comportamento de manada. E digo mais, acabei de rever o filme e ele continua tão gostoso de assistir como quando assisti anos atrás e como o livro.

Após as declarações da Viola Davis de que se arrependeu de ter atuado no longa, virou modinha odiar o filme, vide que o próprio livro lida com a questão de ser uma mulher branca no papel de salvadora, mas a Skeeter não é isso em momento nenhum tanto no filme quanto no livro. A Aibleen e Minny possuem tanta identidade que é até vergonhoso rebaixar a história a personagem branca. O próprio livro foi escrito por uma autora branca que cresceu no Mississipi criada por uma Aibleen se você leu a seção final escrita por ela, sabe disso.
É um calhamaço, mas nada sobrou ali e senti falta das partes não adaptadas no filme. Eu não queria que acabasse, a escrita é muito acolhedora de alguma forma, mesmo as partes pesadas de cunho racial, que geração mimimi adora militar sobre e achar revoltante.

Já estou com saudades de Jackson nos meus dias. Recomendo!
Sabris 30/10/2023minha estante
Nossa, a Viola falou isso?? Não sabia, e achei o filme tão lindo, tanto que é meu favorito da vida faz uns 10 anos e até hoje não encontrei nenhum outro filme à altura dele pra mim
Li o livro e pretendo reler em breve, pois apesar de abordar um tema pesado, ele ainda dá a sensação de esperança

Sabris 30/10/2023minha estante
Chocada que as pessoas odeiam o filme por causa disso. E em nenhum momento eu pensei na Skeeter como "salvadora", vi ela apenas como uma "condutora", uma pessoa que apenas estava disposta a arriscar sua reputação pra compartilhar histórias de várias empregadas como forma de "homenagear" Constantine, a empregada q cuidou dela como se fosse sua filha
Enfim, ainda acho e continuarei achando esse filme maravilhoso. E fico feliz dele ganhar notoriedade com a famosa cena da torta de chocolate kkkkk

Rafaelbing 12/09/2023

Linda história!
Resiliência, força de vontade, coragem e esperança de que tudo vai se resolver. Mulheres com garra!
Recomendo muito a viajar nessas páginas!

traveling-pages 14/08/2023

Espetacular!
Esse livro foi uma coisa linda de se ler. Algumas raivas passadas, muita coisas que eu gostaria de ter mudado na história, mesmo sabendo que não era possível, mas esse livro foi lindo.
Recomendo muito a viajar nessas páginas ?? ?

BrunoTS 14/08/2023

Poderoso, engraçado e emocionante...
Sem palavras para descrever a experiência de ler este livro.
O que mais impressionou, foi a fidelidade do filme ao livro e como consegui enxergar cada personagem e até ouvir a voz delas.
Apesar de ser uma obra de ficção, é fácil conseguir imaginar como as coisas podem ter sido muito piores durante a época da segregação no Mississipi.

Recomedadissimo navegar nessas páginas!!!!

Neidinhap 19/07/2023

Amei...
Esse livro é tão necessário, é preciso ler sobre um passado não tão distante para conhecer uma pág da história tão vergonhosa...
É uma história que fala principalmente sobre o preconceito racial, mas também sobre amizades e a vontade de mudar a mentalidade de uma sociedade racista ao extremo...
Fiquei chocada com atitudes horríveis e me emocionei em vários momentos..

Aninhalaz 28/06/2023

Leiam!
Livro que relata a difícil realidade de pessoas negras, especialmente mulheres, na década de 60 no estado do Mississipi.
Desafetos e também afetos (que não podiam ser explícitos) entre uma pessoa negra e uma pessoa branca, no mundo desigual da segregação.
No final, a seguinte reflexão: "Pois a desonestidade sobre a qual uma sociedade é erguida torna suspeita toda emoção, torna impossível saber se aquilo que fluiu entre duas pessoas era sentimento honesto, ou piedade, ou pragmatismo."