Sobre a Liberdade

Sobre a Liberdade John Stuart Mill

Resenhas - Sobre a Liberdade

Gustavo.Romero 25/03/2018

"Sobre a liberdade" representa, na trajetória intelectual de Mill, uma importante mudança discursiva: esse é o trabalho em que o autor mais se aproxima dos "acontecimentos" e propõe modalidades de intervenção. Isso é também fundamental para compreender o livro como algo muito mais amplo e complexo do que os enquadramentos simplistas como defensor do laissez-faire. Mill não rejeita o governo de plano, mas sim propõe quais as formas "adequadas" de seu funcionamento, apoiando sua participação ativa e repressiva nos momentos em que há necessidade de CONTROLE. O título é um tanto controverso, nesse sentido, porque a defesa da INDIVIDUALIDADE (que não prescinde da sociedade, mas dela depende essencialmente) é mais irrestrita que da liberdade, esta última que, ao meu ver, é totalmente sitiada. Um livro datado, antigo, mas indispensável para compreender o rumo tortuoso do que se chama (porcamente) de neoliberalismo, que nada tem de "liberal".