Zezinho, o Dono da Porquinha Preta

Greice21 25/08/2023

Maninha
18º livro do 3º trimestre
Zezinho, o dono da porquinha preta, Jair Vitória
Zezinho criou desde pequenina uma leitoazinha, a qual carinhosamente apelidou de Maninha. De um negrume, quase igual a noite, o menino a amansou, e a mesma é tão dócil que quando lhe chamou ela vem de prontidão. Maninha agora, está prenha, e tão logo, haverão muitos leitõezinhos para a alegria de Zezinho. No entanto, numa manhã, durante a aula, um de seus colegas e vizinhos anuncia que o pai de Zezinho fara um polpudo negócio, vendendo a seu pai Maninha. Tomado de agonia e desespero, Zezinho não se conforma com a tal história. E apesar de tentativas o pai nem lhe dá ouvidos. Mas Zezinho, não desistirá tão fácil assim, mesmo que corra o risco de levar umas surras do próprio pai. O livro , trata basicamente do sentimentalismo e apego que o menino Zezinho criou por seu animal de estimação. Assim como qualquer um, cria um laço afetivo, um apego e amor incondicional com algum ser, ou objeto, e quando surge o indicio de que sera afastado, ou mesmo sera provado de tal coisa, nosso senso protetor, e talvez materialista, nos faça lutar pelo que é por direito nosso. Assim é nosso protagonista, que se viu numa saga desde o inicio, para proteger aquilo que ele mais amava.

Gabrielly684 08/07/2023

??????????
Série de livros que eu li no ensino fundamental. Eu sou simplesmente apaixonada, pois foram eles que me levaram a tantas aventuras. Personagens e histórias leves que recheavam as minhas tardes antes tão cheias de tédio e solidão. Zezinho e sua porquinha estão no ranking de mais fofos da série vagalumes. Eu os amarei com muita nostalgia.

Lilo Dias 23/06/2023

Desses livros que gostaríamos que fossem maiores, conta a história do amor, ciúme e outros sentimentos que Zezinho nutre por Maninha, sua porca de estimação.

Erika251 15/03/2023

Perfeito ??
O livro que me fez virar leitora ??
Li pela primeira vez com 8 anos, depois reli algumas vezes.
Esse tem meu coração ??

eduxst 07/01/2023

O amor infantil.
O livro conta a história de Zezinho que nutre um amor intenso por sua porquinha preta. Entretanto, o pai, provavelmente em momento de necessidade financeira, decide vender a porquinha. Ao acompanhar a narrativa, nota-se o desespero de Zezinho que arruma encrencas para salvar o animal, fato que provoca uma reação do pai bravo, o punindo. O livro é bem escrito, mas tem uma linguagem infantil. O fim é concruente e mostra uma bela lição de moral da relação entre o pai e o menino.

Karoline67 19/12/2022

Fofinho
Estou no projeto de leituras infanto-juvenis dos anos 80/90 e foi a primeira vez que li a história do Zezinho. Achei meigos os regionalismos, o enredo em si e a inocência das brincadeiras de criança daquela época. A relação com a porquinha também me emocionou. Só me incomodei DEMAIS com o tanto que esse menino apanha! Pelos diálogos da história, até para os padrões da época o Zezinho apanhava muito. Me deu muita raiva do pai dele em vários momentos.

Marcel.Trocado 15/11/2022

O arco de aventuras do menino que amava sua porquinha
Logo no princípio da história percebe-se que Zezinho não é de fato o dono da porquinha, batizada de Maninha e criada com muito carinho pelo menino desde quando era uma "leitoinha", ela está sujeita às decisões do pai do garoto.

Zezinho, assim como o autor do livro, Jair Vitória, tem sua infância ligada intimamente com a vida na zona rural, sendo assim, a leitura tem um ar de nostalgia por quem escreve, assim como Zezinho Jair também, possivelmente, brincou em terreiros com outras crianças, caçou passarinhos com estilingue e passou pelo risco de levar uma sova do pai quando aprontava alguma desaprovação. A história é narrada em terceira pessoa, repleta de pensamentos do protagonista, descrevendo possivelmente algumas das lembranças de quando o autor era um menino.

O protagonista, que é um dos seis filhos de "Seo" Odilo e Dona Leonor, irá lutar de todas as formas para manter a Maninha sob seus cuidados. Seu pai em mais de uma oportunidade tem a chance de vender a porquinha, porém Zezinho, com muita paciência e perspicácia, está sempre a um passo a frente, promovendo o cancelamento da venda da Maninha. Algumas passagens do título são bem duras com o protagonista, seu pai é rude com os todos os filhos, sobretudo com o Zezinho, pois esse, na sua tentativa de ficar com a porquinha, deixa de realizar certas obrigações para alcançar seu objetivo.

Mas não só a duras penas a história é contada, há passagens cômicas como o leva e trás de ofensas entre colegas da escola (p. 64-65):

"- Cadê o Zezinho, Orlando (irmão de Zezinho)?
- Sei lá. Aqui no meu bolso é que ele não tá.
- O pessoal tá falando por aí que ele fugiu de medo do Valtério.
- E ele precisa ter medo dum frango molhado daquele?
Um dos meninos que estava perto gritou:
- O Orlando falou que o Valtério é um frango molhado.
- Frango molhado é ele que é um porco sujo de barro - Valtério falou [...].
- Ah, o Valtério falou que o Orlando é um porco sujo de barro. Escutou só, Orlando?
- Porco sujo de barro é ele que carrega veneno de chupão no corpo.
- Você virou chupança, Valtério? - O Orlando que falou.
- Ele que é um cachorro bernento e rabugento.
- Falou que você é um cachorro bernento e rabugento, Orlando.
- Ele é que vem no cachorro pra ver se o cachorro não estraçalha a cara dele.
- Escutou só, Valtério? O cachorro vai te morder."

Além de algumas passagens engraçadas, notavelmente, destaca-se o estilo das ilustrações do livro que destoam bastante do restante dos títulos da série Vaga-lume, mas não por isso deixam de ser um ponto positivo, pois são ilustrações a lápis com traços suaves, meio apagados, que resultam em desenhos sempre realistas. Boa parte de coleção é finalizada em desenhos em nanquim, com linhas bem definidas igualmente interessantes às presentes nesse título.

Assim, texto e imagens narram a vivência de um menino, na sua inocência, que vai amadurecendo em meio aos seus pensamentos e pequenas vitórias. A porquinha constantemente está em um destino de desesperança, o protagonista nos cativa pela sua determinação, além de sua coragem sempre renovada na defesa de seu bem maior. Portanto, trata-se de um percurso que não há muita fantasia e sim lições trazidas pelo amor de um menino ao seu querido animal de estimação.

Jhovana.Moreira 18/10/2022

Um ótimo livro pra despertar o interesse de uma criança na leitura. Recomendo aos professores como leitura coletiva em sala de aula com seus alunos (10-11 anos). Lido em 2014.

Isa 16/05/2022

Zezinho, o dono da porquinha preta
O enredo gira entorno da possível venda da porquinha preta de estima do protagonista e as artimanhas do mesmo para impedir. Retrata a vivência rústica no campo, com personagens bem caricatos: o pai teimoso e ignorante, a mãe submissa as decisões do marido, as crianças sujeitas a atividades rurais e a sovas ocasionais.
A solidão na infância é um tema recorrente, Zezinho sempre evoca não ter direito a nada, para ele ?ser menino era dolorido e triste?. Seu desejo? Ser ?homem?. Na sua percepção só assim poderia viver sem ser mandado e sem apanhar de ninguém.

BArbara910 12/05/2022

Esse livro mudou a minha vida, foi o primeiro livro que eu li na vida e foi ele que me introduziu ao mundo literário. Eu agradeço muito a essa obra prima. Sempre me emociono quando releio ???

Evelize Volpi 21/04/2022

Lendo a Coleção Vagalume em ordem de publicação.
Mais um livrinho para nos transportar de maneira simples e direta pra vida de um menininho da roça, dono da Maninha, sua porquinho preta.
Vale a leitura!

Coleção Vagalume, tudo de bom!

1 | 2 | 3 | 4