Zezinho, o Dono da Porquinha Preta

Resenhas - Zezinho, o Dono da Porquinha Preta

1 | 2 | 3 | 4

chefão 22/06/2011

QUE MASSA
Puts, este livro me tráz recordações.......

Luh 05/07/2012

Lindo!!!
O primeiro livro que li, o primeiro a gente nunca esquece... rs
Acho que tinha 8 anos mais ou menos, lindo de mais!

Maleno Maia 24/08/2012

UM LIVRO SOBRE PAIXÕES QUE TODA CRIANÇA DESENVOLVE NA VIDA
Temos aqui um exemplo típico de uma história cujo personagem principal é um garoto travesso e comum, que não foge em nada da realidade da maioria dos meninos de sua idade.

No livro não há nada de inovador ou diferenciado, mas se pensarmos na intenção do autor, logo percebemos que ele preza pela simplicidade e ingenuidade. Em se tratando do público alvo, o livro cumpre bem o seu papel. É muito fácil uma criança na idade do garoto sentir um amor por um bicho não importando qual. A busca e o desejo de manter a sua porquinha sã e salva e sempre aos seus cuidados, demonstra o respeito que o garoto tinha pelo animal, mesmo que a moiaria das pessoas não daria tamanha dedicação a um porco.

O livro tem um estilo tão simples e encantador, que dificilmente crianças ou pré-adolescentes deixariam de apreciá-la.

Ígor 21/08/2012

O primeiro livro que eu (lembro que) li
Então... Zezinho, o dono da porquinha preta foi o primeiro livro que eu lembro de ter lido. Lá em casa tinha toda a Coleção Vagalume e ele foi o primeiro que eu peguei.

Minha mãe diz que antes dele eu lia muito esses contos infantis que todo mundo leu (Chapeuzinho, Branca de Neve e por aí vai). Mas o que lembro de fato é do amor de Zezinho pela porquinha preta.

Coincidentemente, um tempo depois de ter lido, o livro virou leitura obrigatória na Escola quando eu entrei na 5ª série. =)

Ariane 04/05/2013

Que saudade, foi uns dos meus primeiros livros que li. Se eu não estiver enganada foi na 4ª série, gostei muito marcou bastante e me incentivou mais ainda a ler. Essa coleção é ótima!

Glau 10/12/2013

Leitura da infância, coleção vaga-lume, e Zezinho entrou na minha vida pelo amor que tinha pela porquinha preta que um dia, seu pai, homem muito rígido resolveu vender. E o que o Zezinho vai fazer de tudo para isto não acontecer...

Cris Arantes 18/07/2014

É incrível o que este menino faz para preservar sua porquinha, que além do mais, tem uma sorte danada, e pra saber o porquê da sorte, só lendo o livro! Há cenas bem divertidas entre ele e o Valtério, o menino que o provoca, dizendo que o pai irá comprar a porquinha do pai do Zezinho. Não se assuste com o bullying e a pancadaria na escola ou austeridade do pai. Tais temas não eram tão polêmicos na época em que o livro foi escrito como o são hj em dia. No geral, um livro que te traz vários tipos de surpresa no decorrer da leitura, tanto surpresas angustiantes como surpresas boas.

Madduh 31/07/2014

esse livro, conta a historia de Zezinho,um menino que desde pequeno tem uma porca de estima chamada maninha e ao crescer um pouco zezinho descobre que seu pai ira vender a porquinha para o pai de seu amigo, que de amigo vira inimigo,pior inimigo!Apesar do medo zezinho pela bravura de seu pai, ele faz o possível e o impossível para salvar sua porquinha preta

Volnei 20/05/2015

zezinho o dono da porquinha preta
Esta é a história de um menino que se afeiçoa a uma porca e faz de tudo para impedir que seu pai venda a porquinha a qual ele da o nome de maninha. Zézinho chega a fugir de casa para salvar a porca,. E assim se inicia uma série de aventuras envolvendo um menino e sua porquinha.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Emanuel Xampy Fontinhas 18/07/2015

Amor e amadurecimento
É uma história simples de amor. O amor que Zezinho tem por sua porquinha preta e as aventuras e desventuras que ele passa para evitar que seu pai a venda. Mostra uma vida dura de menino da roça, que ama uns bichos, mas caça outros, e briga, e apanha. Mas é uma história que fala sobre amor e amadurecimento de uma forma crua e cheia de poesia.

Lorena 20/06/2016

Primeira Leitura
Esse foi o primeiro livro que eu li, a minha professora do 6º ano tinha me emprestado. Eu confesso que não lembro muito da história, mas, depois dele tomei muito gosto pela leitura.

thamirisdondossola 14/07/2016

Zezinho, o Dono da Porquinha Preta
Zezinho, o Dono da Porquinha Preta é mais um dos livros que eu li para as postagens especiais em homenagem a série Vaga-Lume. Nesse caso, não se trata de uma releitura, é a primeira vez que estou lendo o livro de Jair Vitória. Confesso, inicialmente, que fiquei surpresa com a história. É claro que eu sei que os acontecimentos se passam em um tempo passado, que naquela época as coisas funcionavam daquele jeito mesmo e ninguém contestava. Mas, eu não seria sincera se não trouxesse para vocês nessa resenha, as minhas reais impressões.

O pai de Zezinho, um homem antiquado e agressivo, que não pensa duas vezes antes de dar uma surra no filho e explorá-lo com trabalhos que uma criança não deveria fazer, decide, como se já não bastasse, vender Maninha, a porquinha de estimação de seu filho. Maninha foi criada dentro de casa quando pequena, mas assim que se tornou adulta, começou a dar trabalho e foi colocada para fora. E tem mais: Segundo o pai de Zezinho, a porca é muito pequena e não serve para nada. Portanto, ele decidiu vendê-la prenha para poder comprar duas ou três porcas maiores.

Zezinho, por sua vez, decide que Maninha não vai ser vendida de jeito nenhum. Ele cuidou da porquinha e tem um afeto enorme por ela. Opa, calma aí! Será que ele tem mesmo? Bem, inicialmente é o que parece. Mas logo nas primeiras páginas nos deparamos com isso:

“Mas a Maninha ele não vende. Se ele vender, eu mato ela. Dou veneno para ela.”

E essa vontade se repetiu em diversas situações. Isso e outras coisas me fizeram ficar com um pé atrás em relação ao menino. Não, não devemos dar um desconto por se tratar de uma criança. Cheguei à conclusão de que o comportamento do pai para com o filho influenciou suas ideias e pensamentos. Porém, como se explica o fato de Zezinho sentir prazer ao matar um pobre passarinho? “Ai, Thamiris! Deixa disso... Antigamente era assim mesmo.” Eu sei disso, mas se não destacasse tais fatores não estaria sendo sincera. Esses fatos me incomodaram muito.

“Zezinho se entusiasmou. A alegria dele era a morte do outro.”

Talvez agora eu possa retomar a questão da surpresa. Falei, no começo da resenha que tinha me surpreendido com o livro. A história tem tudo para ser algo bastante simples e tocante, mas para mim o que aconteceu foi o contrário. Logo de cara me deparei com pessoas desprezíveis, como vocês podem perceber, uma delas é o pai de Zezinho. E o próprio Zezinho, mesmo sendo uma criança, tem o egoísmo nas veias.

Para finalizar, ao concluir a leitura fiquei pensando em repensando sobre algo: Zezinho, o Dono da Porquinha Preta pode ser um livro inofensivo e bonitinho, dependendo da época em que é lido e da visão de quem lê. A minha visão me fez sofrer pela Maninha e pelos inhambus. Apesar de ser um infanto-juvenil, é possível trabalhar em cima dele com temas bastante atuais e sérios.

site: http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/

Tudinha's 29/07/2016

Meu Primeiro!
Esse foi o primeiro livro que eu li na minha vida, devia ter uns 8 ou 9 anos. Preciso comprar! ?

Amalia.Souza 25/08/2016

zezinho o dono da porquinha preta
Eu não li,mas espero que este livro seja legal,divertido e que eu goste.

1 | 2 | 3 | 4