Introdução à Filosofia

Introdução à Filosofia Norman L. Geisler

Resenhas - Introdução à Filosofia

Lucas 29/03/2023

Vale a Pena. Mas Não Pelos Motivos da Capa
Quero começar essa resenha com uma pequena digressão: há algum tempo venho tateando no estudo da Filosofia. Um tratado filosófico aqui, uma obra mais densa ali, um diálogo platônico na pilha. Constantemente tento sair do raso do senso comum e aprender mais sobre o que realmente é a Filosofia e quais os seus impactos.

E, quando soube que teria uma matéria de Filosofia no seminário, decidi dar uma chance a esta obra.

Em linhas gerais, aqui o famoso apologeta Norman Geisler se une ao não tão famoso Paul D. Feinberg para construir um guia de introdução à filosofia, apresentando de forma panorâmica um guia para discussões filosóficas densas, a exemplo das relacionadas à Epistemologia e Ética e para respostas filosóficas para questões como o problema do mal, a questão acerca da liberdade humana e a possibilidade da certeza.

A questão, contudo, é que este livro não se propõe a ser um guia imparcial das discussões: em diversos momentos, os autores conduzem a discussão para um ponto em específico, tomam partido entre uma ou outra posição controvérsia e buscam persuadir o leitor de que esta é a posição correta – e isto incomoda. Não tanto pela discussão em si, uma vez que como cristão e leitor de Geisler as posições apresentadas não são novas nem objeto de controvérsia, mas pelo desvio da proposta. Claro que um livro que tem “uma perspectiva cristã” logo após do título não surpreende ao trazer uma introdução a um modo cristão de pensar filosofia, mas a sensação é de que algumas discussões que ocupam muito espaço podiam ser melhor exploradas em um manual de apologética propriamente dita para que discussões com maior potencial tivessem mais espaço para serem abordadas.

Apesar disto, a obra vale a pena. É um trabalho bem escrito com boas indicações ao final de cada capítulo e com questionamentos que aguçam a investigação do leitor.

Wesley Soares 12/12/2016

Aqui, a conversão está acima de tudo!
Livro indicado somente para quem não quer aprender filosofia e é muito religioso. O objetivo do autor é o proselitismo protestante a qualquer custo, mesmo que para isso tenha que colocar palavras na boca de outros filósofos ou elaborar "argumentos" sem o mínimo de coerência, como por exemplo, o elaborado pelo autor para "provar" a compatibilidade entre Deus e o mal:
"1) Visto que Deus é todo-bondoso, Ele tem a vontade de derrotar o mal.
2) Visto que Deus é todo-poderoso, Ele tem o poder para derrotar o mal.
3) O mal ainda não foi derrotado.
4) Logo, o mal será derrotado." (Geisler, p. 218)
Argumentos ilógicos e estruturas silogísticas como esta estão por toda a obra. Para quem tem um conhecimento razoável em Filosofia e Lógica, a obra chega a causar o que popularmente se chama de "vergonha alheia".
Sinésio 12/12/2016minha estante
sem a menor chance de eu ler um livro desses! rsrsrs

Wesley Soares 12/12/2016minha estante
Sinésio, esqueci de comentar na "resenha", mas eu não consegui ir até final. Li uns 70% e larguei. É inacreditável a desonestidade intelectual do autor.

Sinésio 12/12/2016minha estante
Então seria bom marcá-lo com um Abandonei, para compor a estatística do livro. Isso pode ajudar que outros não caiam no engodo. :)

isaiaslobao 11/03/2021minha estante
Não quero polemizar. O autor e a editora foram honestos. É um livro evangélico. Logo na capa informa que é uma perspectiva cristã da filosofia. Concordo que, em algumas passagens do livro, o autor não aprofunda certos conceitos clássicos do tema. Entretanto, a proposta do livro é ser uma introdução ao tema e nisso ele cumpre o seu papel.