Só os Paranóicos Sobrevivem

Só os Paranóicos Sobrevivem Andrew S. Grove




Resenhas - Só os paranóicos sobrevivem


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Vitor Hugo 04/06/2021

Como enfrentar períodos de maior turbulência no mercado!
O mundo dos negócios está passando por constantes mudanças, ocasionada por dois fatores: tecnologia e concorrência. Essas mudanças podem afetar positivamente ou negativamente as empresas, vai depender de como os líderes de negócios agem em meio à turbulência. Grove, nomeia esse período de transição de “ponto de inflexão estratégica”.

O ponto de inflexão é o tema central do livro, desenvolvido pelo autor, baseado nas “5 forças de Michael Porter” (um gênio da estratégia competitiva) e no que Andrew chama de “força 10x”, ou seja, a estratégia de Porter multiplicado por 10x, mostrando que, momentos de crise, causa um grande desconforto em toda a hierarquia empresarial, podendo levar à inovação ou à falência.

Andrew com uma escrita envolvente e de fácil compreensão (o que é bem difícil de encontrar em livros sobre inovação), trouxe como referência ao ponto de inflexão, a mudança da Intel (empresa onde o autor foi um dos fundadores e posteriormente ceo) que mudou toda a sua estratégia de negócios com à evolução dos chips para PC’s. As décadas de 80 e 90, foram marcantes para à indústria da computação, devido às rápidas mudanças no setor. No livro “O Dilema Da Inovação”, é comentado sobre “a guerra” das empresas de tecnologia (fica minha recomendação).

O alinhamento entre teoria e prática torna à leitura fluida, Andrew Grove, além da grande experiência com o dia a dia prático, é professor de administração na Universidade de Stanford. Observar como os conceitos administrativos foram colocados em prática dentro da Intel, e pelo próprio autor, se torna um grande diferencial.

Apesar do livro ter sido publicado na segunda metade da década de 90, seu conteúdo é atemporal, já que todas as estratégias e teorias administrativas, podem ser aplicadas até os dias atuais. O livro é curtinho, tendo apenas 163 páginas, mostrando que não precisa “encher linguiça” para publicar um bom livro.

A notícia boa é que o livro entrou no meu top 3 da vida. O lado negativo, que infelizmente é um livro esgotado, sem novas edições e com preços caríssimos na internet. Merecia uma maior atenção pelas editoras!!

site: https://www.instagram.com/1porsemana/
comentários(0)comente



Varga 08/03/2011

http://andrevarga.blogspot.com/2011/03/so-os-paranoicos-sobrevivem-andrew.html
Andrew Stephen Grove é o nome "americanizado" do húngaro András István Gróf (pronuncia-se Óndrách Íchtván Grôf), que migrou para os Estados Unidos após a malograda Revolução de 1956 em seu País. Grove é um dos fundadores da Intel e em "Só os Paranóicos Sobrevivem" conta sua experiência pessoal como CEO da empresa no momento em que a Intel resolveu abandonar o mercado de chips de memória que chegou a liderar, mas que se tornava na época uma commodity, para se dedicar a algo mais promissor e disruptivo: Microprocessadores.


Nesse enredo, Grove conta sua teoria sobre as abruptas mudanças de mercados e como se preparar para elas, assumindo uma cultura quase que paranóica na busca de seus sinais e remotas evidências para tirar o máximo de proveito das crises.


A teoria central do livro são os Pontos de Inflexão Estratégica. Usando o modelo de análise das 5 Forças de Michael Porter (Clientes, Fornecedores, Concorrentes, Substitutos e Novos Entrantes), Grove sugere uma 6a. força: os Produtos Complementares, como os monitores estariam para os computadores (CPU), o combustível para os carros, o serviço (conta) da operadora para os celulares, e assim por diante. Mesmo sendo produtos distintos, o mercado de um influencia o do outro. P.ex. o surgimento dos notebooks no mercado de PCs afetou a demanda por monitores; a alta do petróleo aumenta a demanda por carros a álcool, etc.


Esses Pontos de Inflexão Estratégica são mudanças que ocorrem no mercado com "força 10x", ou seja aproximadamente 10 vezes mais fortes que os impactos normais, capazes de transformar totalmente o mercado em questão. A grande questão é que esses tais Pontos de Inflexão Estratégica são muito difíceis de serem percebidos com a devida antecedência para poder se tomar medidas de adaptação com vistas a superá-los ou tirar vantagens deles. Segundo Grove, até mesmo examinados depois, muitos Pontos passam despercebidos.


A solução seria sempre manter os olhos e ouvidos a postos ante qualquer "ruído" que possa representar um Ponto de Inflexão Estratégica, mas isso tornaria a empresas, ou times de empresas que os monitorem uns Paranóicos. Daí o título do livro.


Interessante livro do ponto de vista não só da teoria formulada por Andrew Grove, mas também pelo relato histórico de um importante momento do mercado de informática.


Falando em informática e livros, os eBooks são sem dúvida um Ponto de Inflexão Estratégica no mercado editorial. Inicialmente o mercado analisou que a falta de leitores portáteis (uma 6a. Força) minimizaria a adoção dessa mídia (forma) de leitura. Mas hoje com a proliferação dos eReaders e Tablets essa "velocidade de adoção" dos eBooks deve tomar outras proporções.


Vamos acompanhar!


"Só os Paranóicos Sobrevivem" está entre "Os 100 Melhores Livros de Negócios de Todos os Tempos" de Todd Sattersten & Jack Covert (2009).


:)
< / >.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR