Poesia romântica brasileira

Poesia romântica brasileira Gonçalves Dias...

Resenhas - Poesia romântica brasileira

D. Marcas-Moreira 10/04/2024

Poesia romântica brasileira
Um pouco sobre o livro: trata-se do quarto volume da coleção Palavra da gente e traz poesias românticas de Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Fagundes Varela, Gonçalves Dias, Isabel Gondim, Juvenal Galeno, Luís Gama, Luís Guimarães Jr., Narcisa Amália e Nísia Floresta Brasileira Augusta. As ilustrações são de Eduardo Albini e a organização de Marisa Lajolo.

Minhas considerações: são poesias espetaculares que marcam o período romântico brasileiro.

Poesias que mais gostei: O meu retrato - aos 24 anos de idade; Cajueiro pequenino; O vagalume; Meu sonho.

Recomendação: ótimo livreto para conhecer um pouquinho da obra de onze grandes escritores de uma vez só.

Avaliação: 4 estrelas

????

Blenda Costa 02/06/2022

Foi com o Romantismo que a literatura brasileira se tornou uma linguagem na qual aprendemos a nos exprimir, quer como povo mestiço de diferentes etnias, quer como indivíduos com diferentes sonhos de felicidade.??