Esmeralda Zíbia Gasparetto
Lucius

Resenhas - Esmeralda

16/04/2024

Esmeralda é um livro fantástico, que instiga para ser lido, nos atiça para descobrirmos o que vai acontecer. E ainda mais, para descobrirmos por que motivo tal coisa aconteceu. É verossímil e traz a vida. Com personagens imperfeitos como nós, que cometem erros, decepcionam quem amam, se deixam levar por suas ilusões, por sentimentos ruins, mas que se desiludem e aprendem cedo ou tarde, como manda a lei da vida. Personagens que vivem, amam... E personagens que trazem uma visão com a qual é impossível não refletir e aprender, como Miro (amigo de Esmeralda) e sua sabedoria cigana e Maria (esposa de Carlos). Gostei muito desses dois personagens, pelas suas reflexões, conselhos, atitudes e etc. Esmeralda é um livro que fala sobre amor, mas que toca muito no saber amar. No aprendizado de amar alguém verdadeiramente, de compreender a vida e esperar e lutar por esse amor. De se encantar com alguém, e querer sua felicidade, sem prendê-lo ou subjuga-lo à seus desejos egoístas e tão distantes do amor. Amar tem que ter liberdade, libertação, escolha, descoberta de si mesmo, doação ao outro... E tudo o que vem junto do amor é felicidade. Acredito que podemos amar alguém, mas que pouco a pouco, vamos aprendendo a melhorar nosso amor, aceitando conceitos e nos inspirando para a melhora e para a alegria do outro. Amar é um ato divino. E tenho certeza de que Esmeralda, onde estiver, aprendeu muito mais desde aquela vida e que ainda alcançará voos muito belos e cheios de bondade e aprendizado. Assim como os outros participantes desta história, que aceitaram compartilhar conosco tamanho saber. Obrigada! E luz a eles! Sempre!

Amanda.Hirata 28/03/2024

Zibia era perfeita nos seus livros
Li Esmeralda a alguns anos e nesses últimos dias senti saudade de lê um livro da Zibia Gasparetto. Me peguei escolhendo Esmeralda. E que escolha maravilhosa!!! Vivi a mesma emoção que senti quando li na primeira vez.
Apesar de ser um romance espírita, aborda outros temas (como vingança e perdão) e culturas diferentes das nossas? Não me estenderei mais pois ainda estou curtindo a sensação que me foi reler essa história.
Só falo uma coisa. Leiam Esmeralda

Fabiane131 13/02/2024

Meu parecer
O livro fala pouco sobre o espiritismo. Eu esperava mais explicações.
Acredito que tinham mais detalhes espíritas a ser colocados em pauta.

Matheus.Cruz 17/01/2024

Ótimo livro
Um bom livro mas não sei se vale a releitura, pois é como se adivinhasse o final dele já no meio do livro.

Tice 09/01/2024

Esmeralda
Já faz um tempinho que eu leio romance espírita. O meu interesse nem é realmente conhecer a doutrina e seus elementos básicos, mas aproveitar os ensinamentos de vida que contribuem para um crescimento melhor. Ler Zibia Gasparetto é para mim a certeza de absorver uma prática saudável, é a certeza de que irei aperfeiçoar um requisito do meu compartimento em algum área do desenvolvimento humano.
Com Esmeralda a expectativa foi superada. A narrativa esboça uma chance de pensarmos acerca de assuntos do nosso cotidiano: aborto, traição, vingança, perdão. Terminei o livro num dia e no outro fui mobilizada a colocar alguns ensinamentos em prática e isso fez muita diferença.
Que sendo Esmeralda, tenhamos uma Isadora dentro de nós.

Aline221 15/11/2023

Recomendo
No começo eu não estava tão engajada na leitura, mas eu acho que era por conta da ressaca pq do meio pro final eu fiquei muitooo engajada na história.

Ele é bom MT bom, gostei da escrita.
O desenvolvimento dos personagens é perfeito pelo livro ser escrito em vários pontos de vista.

E o livro tem vários ensinamentos espirituais e da vida, de um jeito bem sutil AMEI ISSO

Argemiro.Nascimento 09/11/2023

Linda mensagem de amor, causa e efeito
Este livro nos trás a reflexão da certeza que a vida dá voltas e que nossas ações trazem consequências para nós e para os demais. História cativante é capaz de prender nossa atenção.

Juliete23 07/11/2023

Esmeralda
De todos os livros da Zibia que já li. Esse foi o que mais fraquinho. Personagens chatos e supérfluos. E a parte espiritual que sempre gosto veio apenas no fim.

Carla.Parreira 28/10/2023

Esmeralda, a história de uma cigana...
Eis alguns breves trechos: ??Aprende a ter paciência com as coisas que não podes mudar. Essa é a sabedoria da vida. Cada vez que coloca teus pensamentos nessa angustia e abraças a impaciência, joga veneno em teu próprio sangue? Afasta essa idéia de vingança. Foi ela quem atraiu desgraça. Vingança é faca de dois gumes. Lembra-te disso sempre. A justiça pertence a Deus?
Mas reconhece que não são apenas os que roubam o ouro ou os que matam o corpo que podemos chamar de ladrões e assassinos. Há os que não fazem nada disso, mas roubam o sossego dos outros, matam-lhes a alegria de viver, sem se importarem, destroem as ilusões, ferem sentimentalmente, traem a confiança e seguem indiferentes aos sofrimentos que causaram. Valem estes mais do que aqueles? Têm moral para condenar e julgar??
Se teu amor é sincero e o dele também, cumpridos os compromissos que ambos criaram com outras pessoas, poderão finalmente estar para sempre juntos. Isso quando não houver mais ciúmes ou ódios, desconfianças ou paixões. Só amor??

its ranna 13/10/2023

Esse livro me fez refletir muito sobre sentimentos de vingança, rancor e perdão. É algo que me afeta muitíssimo e sendo espírita, esse livro abriu ainda mais meus olhos para melhorar isso.
Para quem quer ler um livro espírita tem outros melhores kk esse é mais um romance mesmo (um romance enorme, cheio de detalhes, às vezes fica até maçante ler). Eu comecei a ler achando que teria algo sobre a Esmeralda trabalhando como cigana (desencarnada), mas é só a vida dela e seus problemas com a paixão de um homem.
É um livro muito interessante, mas preferia se fosse sobre outras coisas kk

Nathane2 11/10/2023

Amor, paixão, obsessão e loucura.
Chorei muito lendo o desfecho dessa história. O destino implacável que Esmeralda buscou ao longo dessa vida foi certeiro no final. E fiquei com pena da moça e o Carlos sofreu, mas não como deveria..foi muito leviano com ela e a família. Ele causou o sofrimento de várias mulheres em vidas diferentes. Mas é bem escrito, melhor livro da Zibia que já li até o momento.

Anah.Fernandes 02/09/2023

Ah! A fascinante história da cigana Esmeralda! Tanto a história, quanto a narrativa são incríveis. Devorei em poucos dias e é uma leitura que tenho pretensão de reler daqui há um tempo