Mitologia Grega - vol. I

Mitologia Grega - vol. I Junito de Souza Brandão
Junito de Souza Brandão

Resenhas - Mitologia Grega - vol I

Clio0 15/02/2024

A trilogia de Souza Brandão traz uma introdução sobre a mitologia grega inicialmente em suas raízes sociológicas para depois abordá-las pelo olhar da psicologia.

Para fazer isso, há uma explicação do que é um mito e qualll a sua função. Em capítulos posteriores, o objeto de estudo se torna a teogonia (ou criação) em suas diferentes representações em narrativas.

É um texto teórico que pode ser acompanhado com uma certa dificuldade por leitores leigos. Contudo, é preciso manter em mente que esse não é um livro puramente de mitos, mas sobre mitos.

Recomendo.

Marcio 07/02/2024

"Decifra-me ou te devoro."
"O mito expressa o mundo e a realidade humana, mas cuja essência é efetivamente uma representação coletiva, que chegou até nós através de várias gerações. E, na medida em que pretende explicar o mundo e o homem, isto é, a
complexidade do real, o mito não pode ser lógico: ao revés, é ilógico e
irracional. Abre-se como uma janela a todos os ventos; presta-se a todas as
interpretações. Decifrar o mito é, pois, decifrar-se."

Murilohlf 25/12/2023

Um livro completo
Nunca li um livro tão completo sobre mitologia grega, ele coloca vc na situação em que o povo daquela época estava quando acreditava naquelas crenças, te mostra como eram os templos e.., o que eu mais gostei, a origem dos nomes, um adendo é, não é uma leitura fácil

mthsthn 12/09/2023

"Sede propícia, Musa, pois trataremos de versos antigos"
Uma obra espetacular do professor Junito Brandão. Excelente material para compreendermos mais sobre não somente a mitologia grega, mas sobre o estudo da mitologia em geral também. É interessante adentrar nele já com uma leitura inicial de algumas fontes primárias (mitos, o teatro grego, poemas...).

É uma obra para quem tem curiosidade da mitologia e da cultura gregas. O professor Junito Brandão te faz caminhar pela Hélade como um verdadeiro grego; é você se sentir andando pelas antigas cidades da Grécia com um grego te contando os segredos mais profundos da Antiga Grécia.

Espetacular estudo feito.

site: https://www.youtube.com/watch?v=Ea5yIF_S_1g

Camila0831 04/06/2021

Obra de entrada
Excelente obra de entrada para a cultura e o mito grego, contendo textos que englobam a construção dos mitos, suas variantes e possibilidades de leituras feitas nas épocas antigas até nossa crítica atual.

Marina.Anicet 18/04/2021

Livro inicia um pouco lento, dando todo o histórico mas desenvolve muito bem. Ansiosa para começar o segundo.