Não Deixe o Sol Brilhar em Mim

Não Deixe o Sol Brilhar em Mim Evandro Raiz Ribeiro

Resenhas - Não Deixe o Sol Brilhar em Mim

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Evan 28/06/2013minha estante
Porra, Jorge. Eu até que estava gostando do seu comentário. Achei legal a parte em que falava que eu escrevo ruim, que o livro foi mal escrito e tal, que estava cheio de erros gramaticais, etc; é natural que falem, tem erros sim, apesar da revisão.
Eu sempre acho interessante leitores que deixam esse tipo de feedback e vão mais além, esmiuçando o que foi escrito, mostrando os erros graves de continuação e verossimilhança cometidos (além dos gramaticais, pois nesse caso os erros gramaticais se tornam um nada, já que até um revisor, profissional da área, que deveria ser exemplo de eficácia, os comete. E não é só o meu revisor, que você poderá dizer que foi barato ou coisa e tal, mas também alguns conceituados que cometem também barbaridades em nossa língua pátria, talvez por distração, mas aí....). Enfim, continuando... Gostei de seus comentários sobre alguns pontos, como os travessões em pensamento, ou sobre os términos de parágrafo de forma absurda, escorregões da revisão que já foram acertados para a versão digital.
Mas aí, quando começou a querer transformar minha história em sua, querendo que eu escrevesse como se fosse você, perdeu. Com 21 anos o que você sabe dos anos 70? Qual a sua autoridade em natureza humana para afirmar categoricamente que tal idade não faz isso ou aquilo? Ou o que se pode escrever ou não? A história de vampiros foi só um pretexto para a outra história "real" que queria escrever. Na verdade, todas as personagens são fictícias, entretanto, todas baseadas em pessoas e fatos reais. Excluindo a parte sobrenatural e as mortes, cada cena ali contada, aconteceu. Se eu as desenvolvi mal, isso é uma outra história, um dia quem sabe eu aprenda. Mas isso serve para mostrar que você faz uma avaliação tendenciosa. Por mais que você se vanglorie de ter lido centenas de livros, eu com certeza li muito mais que você, já que tenho mais que o dobro de sua idade e não me recordo de ter ficado um único dia sem ter lido um livro. E mesmo com toda essa bagagem como leitor de todos os tipos de livro, do clássico ao best-seller, do erudito ao chic-lit, na hora de escrever a mão pesa, pois uma coisa nada tem a ver com outra. A experiência como leitor é algo extraordinário, entretanto não substitui a técnica aprendida de forma direcionada a literatura, como eu bem descobri e como você serviu para me alertar.
Sobre o enrendo e história, você reclamou da tia como vilã, mas a história foi escrita exatamente por causa da tia, não teria sentido sem a tia. Segundo um leitor crítico profissional, que leu meu livro e me fez reescrever 80 páginas da trama, a tia era a única personagem com estofo, me deu 85 pontos, o resto das personagens reescreva que estão uma merda. Reescrevi todas as outras personagens, sem mudar as cenas apenas suas características, talvez ainda tenha feito de forma ruim, e um dia, quem sabe eu acerte a mão, mas da tia eu não abro mão (perdão pelo trocadilho horroroso).
Veja, meu comentário não tem nenhuma valia se você for apenas um leitor, mas pelo que entendi, você quer ser crítico literário, e nesse caso, da mesma forma que eu ainda estou distante de ser um bom escritor, sendo um escritor apenas medíocre, suas críticas ainda são medíocres, se atendo ao lugar-comum, o que transforma você ainda em um crítico medíocre. Vou aguardar por uma peleja no futuro, quando talvez ambos tenhamos coisa mais interessante para mostrar,apesar que meu tempo nesse mundo seja menor que o seu.
Um abraço.

JorgeMota 28/06/2013minha estante
Entendo sua indignação, meu caro. Sobre os erros eu acredito que é dever do autor escrever correto e uma correção de um profissional, uma "carta na manga" para melhorar a coerência e a coesão. Se você escreveu bem e o revisou estragou ai já é outro caso.

Sobre a época existe uma coisa chamada história ao qual só conhecemos ou vivenciando ou lendo sobre... Tenho certeza que tenho carga suficiente para falar sobre a época, já que minha dissertação pesquisa a época e a sociedade.

Minha intenção não é ser leitor crítico. Aliás, até é, mas não de uma forma profissional. Pensei que os autores necessitassem mais dos leitores do que vice-versa... Mas se você acha que críticas negativas não vão lhe acrescentar em nada, quem sou eu para comentar algo aqui?

Sou um Skoober e como todo ele tenho o direito de comentar o que eu quiser.
você, como escritor, deve estar apto a receber críticas e sugestões...

Se não está, meu caro, não sou eu que não estou sendo profissional.

Passar bem.

Evan 03/07/2013minha estante
Sobre a história e as épocas, a sua colocação na resenha e a sua resposta ao meu comentário, são coisas ímpares, não se casam, como resposta de político. Se até Jung e Freud, sumidades mais que comprovadas na análise da natureza humana, são colocados contra a parede em uma diversidade de afirmações que fizeram, uma dissertação sobre época e sociedade não passa de uma gota num oceano, apenas mostra seu interesse no tema, não lhe confere carga suficiente para ser um EXPERT no assunto.
E note, em nenhum momento estou refutando suas críticas como leitor; o que não concordo é com a parte em que você quis transformar a minha história em sua, para isso escreva a sua própria. Gostou do tema, mas acha que eu o estraguei? Então escreva a sua versão. Assim como você, eu também sou um SKOOBER e com os mesmos direitos de comentar e ser comentado.

JorgeMota 04/07/2013minha estante
Acredito que sua obra seja um exemplo exímio da época, então. Acredito também, pelas suas palavras, que você é um verosímil exemplo dos fatos da época e um múltiplo experiente!

Desculpe, meu caro, mas se passei a ideia de querer mudar sua estória não foi a intenção. Todo escritor tem liberdade poética, mas com 14 anos meus pais brincavam de carrinho e boneca e te garanto que pouco brincava juntos... qualquer wikipédia lhe garante a distinção de preferências gêneros na época.

Evan 08/07/2013minha estante
Sou uma pessoa comum,que viveu uma vida comum na infância e adolescência, fazendo as descobertas que todos fazem, independente de credo, cultura ou nível social. Não estou me passando por exímio conhecedor de nada, estou relatando fatos que aconteceram comigo, e você é quem está discordando do meu relato, alegando não ser coisa natural para essa ou aquela idade. Crianças quando brincam de carrinho e boneca, estão agindo de acordo com as características da idade. Entretanto, sexualidade, erotismo, libido, não surgem do nada, num passe de mágica quando se atinge a maioridade.

Silvia 15/07/2013minha estante
Amei a briga literária de vocês dois, Evan X JorgeM.
tenho que ler este livro para tirar minhas próprias conclusões. Parabéns aos pontos de vistas dos dois e parabéns ao autor por defender o seu livro.

Danni 02/06/2013

Amo vampiros.
Mas vou te contar... esse livro é horrível.
Te começo estava achando muito bom...Dennis um garoto que perdeu os pais e ficou órfão e foi morar com o tio.
De cara se apaixona por Valquíria, misteriosa menina loira. Até aí tudo bem.
O que eu achei repugnante foi o seguinte, Dennis tem 14 anos, Valquíria 13 (na realidade 30). Então vc imagina duas crianças fazendo sexo??
Acredito que se fossem os personagens com mais idade seria bem legal.
Mas sexo nessa idade, ficou muito pesado no livro.

Não indico esse livro para infanto-juvenil!

Gustavo 16/01/2013

Não Deixe o Sol Brilhar em Mim - Blog Leitores Compulsivos
Primeiramente, quero dizer que este livro é muito gostoso de ler, você embarca na vida de Dennis e Valquíria, dois amigos, que se apaixonam entre si e formam um lindo casal, porém Valquíria tem um segredo que pode quebrar este relacionamento para sempre, ela é uma Vampira.

O livro conta a historia de Dennis, que depois de perder os pais em um acidente, muda-se de João Pessoa para a casa dos Tios em São Paulo, como Dennis é de outro estado e possui um sotaque linguístico diferente ele é zuado pelos alunos da sua nova escola.
Porém este é o minimo dos problemas para ele, Dennis tem uma inimiga muito má e que quer muito o seu mal, estou me referindo a sua Tia, pois o Tio Olavo se propôs a cuidar de Dennis e disponibilizou sua casa para Dennis viver, porém a esposa de Olavo não era flor que se cheire kkk
Ela sempre ameaçava Dennis, dizendo que se ele não voltasse para sua cidade e deixassem eles em paz, um dia ela envenenaria sua comida.

Até que em um dia, voltando da escola, Dennis conhece uma bela garota, cujo nome era Valquíria e era depositada de uma longa e pura beleza notada aos olhos de Dennis, que se apaixonou a primeira vista pela garota.

Tinha os cabelos negros compridos encaracolados, a pele clara, em verdade, clara demais.
Ele, geralmente, por ser tímido, não tinha o costume de iniciar um dialogo com ninguém, principalmente, com garotas.
Mas, desta vez, sentiu um desejo irresistível de falar com a menina.

E então Dennis não se deixa ser levado pela timidez e cumprimenta a menina, que corresponde amigavelmente, e de repente os dois viraram ótimos amigos.
E depois disso sempre marcam de se encontrar no dia seguinte, para passearam, fazerem compras ou simplesmente para ficarem jogando baralho dentro da casa de Valquíria.

Valquíria e Dennis depois de uma seção de um filme no cinema , sentam em uma praça e Dennis pede valquíria em namoro, porém valquíria diz que ele não quer namora-la pois ela não é uma menina normal, ela é uma Vampira, porem não tem coragem de se abrir para Dennis, e antes de causar suspeitas, aceita o pedido de Dennis, de ser fiel e ama-lo para todo o sempre.

Não, você não sabe quem eu sou - ela disse com uma ponta de tristeza.
-não me importa quem você é , eu gosto de você, - ele insistiu.
- você esta iludido apenas com minha aparência, quando descobrir o que sou vai me odiar.
-Não! Nunca, prometo que vou ama-la aconteça o que acontecer.

Um dia, a tia de Dennis envenena sua comida com um pate estragado e contaminado, o que faz muito mal para o organismo do menino, e valquíria sabendo disso é tomada por uma fúria anterior, gigantesca e negra, que a obriga vingar-se da Tia.
Depois do irmão de valquíria morrer, ela vive sozinha e a unica pessoa que a ama é Dennis, então ela promete que todos que fizessem mal a seu amado, pagariam caro, assim como a tia e os colegas que implicavam com Dennis.

Valquíria e Dennis se amam e estão dispostos a enfrentar tudo para ficarem juntos, porém o segredo de Valquíria complicara toda a situação! Sera que Dennis perdoara Valquíria quando descobrir que ela é vampira ? sera que os dois conseguiram derrotar a tia de Dennis ? isso você só saberá que ler o livro!!!

Eu confesso que fiquei muito surpreso com o final do livro, gostei bastante deste livro, ele tem uma bela historia, de um menino e uma menina que são capazes de quebrar as regras das trevas para encontrar o Amor!

Confira mais em : http://vampleitores.blogspot.com.br/2013/01/resenha-nao-deixe-o-sol-brilhar-em-mim.html

Gabi Reginaldo 07/01/2013

Não deixe o sol brilhar em mim.
Não Deixe o Sol Brilhar em Mim trata-se de uma história de um garoto, Dennis, que perde seus pais e se muda para Santo André-SP onde seu tio mora. Lá ele vê que não vai ser uma vida nada fácil com a tia que não o quer morando lá e com os colegas de escola sempre o incomodando, chamando-o de “pau-de-arara”.
O que ele não esperava era encontrar uma garota, Valquíria, que seria o amor de sua vida. Mas há algo estranho com ela, não é como uma garota normal que se veste bem, fica toda arrumada e bonitinha, e eles só se encontram à noite.
Dennis sempre quis saber onde Valquíria se ficava de dia, pois sempre que passava em frente à sua casa ela estava toda fechada, como se ninguém estivesse lá. Outra coisa que queria saber era o que Valquíria tinha, pois ela o falara que era uma doença, por isso não comia nada quando estava com ele, ela tinha uma alimentação especial.
E com o desenrolar deste amor entre os dois, eles vão aprendendo o que é o amor juntos e Valquíria aprendendo o que as meninas de sua idade fazem. Até que um dia Dennis descobre o que na verdade Valquíria é e o porque de ser como é.
A pergunta é: ele irá seguir com ela esse modo de vida?

RenataSara 30/12/2012

Minha Opinião:

Não Deixe o Sol Brilhar em Mim conta a história de Dennis, um garoto de 14 anos que acabou de perder seus pais e que vê sua vida tranquila na Paraíba desmoronar. Com a dolorosa perda, Dennis se vê órfão e tendo que vir morar em São Paulo de favor na casa de seu tio, logo no inicio é recebido com muita hostilidade por Gertrudes, mulher de seu tio, que promete fazer de sua vida um verdadeiro inferno. Para completar a situação, Dennis é humilhado e ridicularizado na escola em que estuda, não conseguindo fazer amigos e se enturmar. Com toda essa solidão e pressão, ele não imagina que sua vida pode melhorar, até que conhece Valquíria, uma menina misteriosa, que logo encanta seu coração, fazendo descobrir o valor do primeiro amor, sem saber que sua doce paixão na verdade te esconde um grande segredo, ela é uma vampira e daí por diante seu mundo realmente virará de cabeça para baixo.

Confesso que me surpreendi muito com esse livro, a narrativa do autor é muito boa, faz o livro fluir sem que você perceba. Dennis é um personagem forte e cativante, que luta por seus ideais e por sua sobrevivência, mesmo sendo humilhado e ameaçado dentro de sua nova casa, não abaixa a cabeça para o destino, não se faz de coitado, entende que precisa se manter forte para sobreviver.

Ele esta em plena solidão morando com seu tio, pelos maus tratos que vem sofrendo de sua tia e pela perseguição em sua nova escola, tudo isso muda quando ele conhece Valquíria, uma menina diferente das outras, que balança seu coração a primeira vista.

Valquíria é uma vampira que vive reclusa em sua casa, quem cuida de sua vida e tudo que precisa é seu irmão Adam que dedica sua vida exclusivamente para cuidar da dela, em uma noite, ela encontra Dennis e vê sua vida mudar completamente, Dennis te traz de novo a vontade de viver e algo que ela perdeu há tempos, esperança, apesar de estar presa num corpo de uma criança de 13 anos, Valquíria já completou 30 aniversários, mas nada que faça a personagem ser uma velha, ao contrario, apesar de amadurecida pela idade que aparenta ter, ela é frágil e mantém uma doce leveza de criança. Quando Adam morre, Valquíria se vê tendo que tomar conta de sua própria vida, e é no amor de Dennis que Valquíria vai crescer e se tornar uma verdadeira mulher.

Gostei muito dos dois personagens principais, e do autor mostrar o ponto de vista dos outros personagens, isso fez com que o livro fosse mais dinâmico. Também gostei das cenas de ação e da criatividade do autor em tratar um tema tão batido como esse, de inovar e mesclar uma historia real com ficção.

Mas confesso que teve um ponto do livro que fiquei um pouco descontente, sei que isso gerou muita discussão em quem leu o livro, o fato do Dennis perder sua virgindade aos 14 anos com Valquíria, tendo ela 13 anos (mas na verdade 30), confesso que a idade realmente me desagradou, porem, hoje em dia isso é bem comum, infelizmente nossas crianças estão amadurecendo rápido demais, acho que o autor podia ter deixado os personagens com 15 ou 16 anos por toda bagagem intelectual que eles tem, tanto na inteligência como no amadurecimento, mas isso não influenciou na minha avaliação do livro.

Recomendo o livro para todos que queiram ler uma historia sobre vampiros diferente do habitual, que queira ler um livro atraente e muito envolvente, com muita ação, mordidas, mortes, humor e uma grande paixão.

Mais resenhas em: http://amordelivros.blogspot.com.br

Alexandra 18/12/2012

Votlando ao passado.
Ao ler “Não deixe o sol brilhar em mim” fiz uma viagem no tempo, voltei ao passado na época em que queria ser vampira! Identifiquei-me com o senso de justiça de Valquíria, mas minha personagem favorita foi Diana. Apesar de querer ter lido mais sobre minha favorita durante a estória, entendo os caminhos que o autor segue para que tudo possa fluir naturalmente. Minha cena preferida foi também relacionada a Diana: o plano e“a morte” daquele que as escravizou! O bem triunfou, mas as duas meninas-moças já estavam condenadas a vida imortal...Mesmo assim o autor colocou a questão da “aceitação de suas vidas” neste “novo” mundo de uma forma muito inteligente, afinal faz parte da natureza das mulheres, aceitar e contornar situações difíceis na vida. Em vários momentos no livro pode-se notar a sensibilidade do autor com questões femininas. Na minha opinião a publicação do livro em inglês será um passo importante para o reconhecimento do talento deste autor e assim logo a estória o levará as telas! Parabéns Evandro Raiz Ribeiro.

René 30/11/2012

Grande surpresa, derrubou meus preconceitos.
O mundo já está por aqui de vampiros, porém cada vez mais saem mais livros com esse tema. Já li a saga crepúsculo e não me agradei e decidi que não iria ler mais nenhum livro deste tipo. Sempre participo de promoções literárias e ganhei este livro no site sobre livros, ele chegou e ficou mofando na minha estante até que decidi dar uma chance e li o livro. Superou minhas expectativas! O livro tem uma história diferente de vampiros do que estou acostumado, é um romance mas não é aquilo meloso e chato, quando vi já estava perto de terminar o livro, só achei o final muito corrido e não consegui sentir ódio pela tia de Dennis em momento algum mesmo ela sendo chata faltou isso. Valquíria é uma personagem bastante cativante e é muito legal ver como ela cresce pela história, só achei meio chata a parte do passado dela. Porém é o melhor livro de vampiro que já li! Se você gostar deste tipo de livro recomendo, se não dê uma chance que nem eu fiz, você não vai se arrpender!
René 16/12/2012minha estante
Visitem meu canal no youtube! https://www.youtube.com/watch?v=AuBXZcOOwho&feature=plcp

Lidiane Andrade 04/11/2012

O Evandro conseguiu transformar uma história tão comum, tão clichê em original. Não gosto de ler livros mais antigos, narrado no passado, mas esse me conquistou, não é aqueles livros que o tempo todo estamos sendo avisados que tudo que aconteceu faz muito tempo, e o livro "Não Deixe o Sol Brilhar em Mim" se passa por volta de 1970.

È narrado através de vários angulos, ao mesmo tempo sabemos o que esta acontecendo em cada local diferente onde os personagens estão, sabemos o que eles pensam, o que estão fazendo e o que ainda pretendem fazer, considerado então um tipo de narrador onisciente.

Alguns fatos para mim, foram meio exagerados e sem sentido, como o Dennis ser tão novo e conseguir fazer tudo o que ele faz no livro. Já a Valquíria ter 30 anos de sobrevivência, ter o corpo de uma menina de 13 e não saber nem ao menos o que é um batom. E o fato de o Dennis ter 14 anos e não ser mais virgem. Mesmo achando que foi exagerado, entendo que para dar continuidade a história, esses fatos deveriam sim ter acontecido.

Quando ela começa a contar sobre como se transformou em vampira, foi a parte que mais me interessou e me preendeu a atenção, realmente muito bom e assim que entrei na história da Valquíria se transformando, esqueci completamente que ela estava somente contando a história para Dennis, sentada no sofá. E Gostei do ponto de vista da Diana que ser vampiro é o mesmo que ser infectado por um vírus transmitido de pessoa a pessoa pelo sangue contaminado.

Dennis tem 14 anos, perdeu os pais e foi obrigado a ir morar com o tio em Santo André, já que o tio era o único parente que poderia sustentar o menino. Ao chegar na casa, enfrenta vários problemas com a tia Gertrudes que se sente incomodada com a presença do garoto, acha que ele será má influência para o filho, assim a tia começa a atormentar Dennis e diz que se ele não se mudar de sua casa em 1 mês, enveneraria a sua comida e que não poderia contar isso para o tio de jeito nenhum. Dennis tentando se ver livre da tia, vai todos os dias para uma praça ler seus gibis, e lá ele conhece Valquíria,a garota que vai mudar a vida de Dennis em vários pontos, os positivos e os negativos, aliás, Valquíria é vampira, e Dennis faz parte dos humanos, o alimento dos vampiros.

Toda a história vai muito além do que foi contato na resenha, para não ter nenhum spoiler preferi não contar o restante, mas vale a pena você mesmo ler e tirar suas próprias conclusões.

Saleitura 24/09/2012

Não Deixe o Sol Brilhar em Mim por Irene Moreira
Sou uma leitora um tanto eclética e mesmo que a linha de vampiros não tenha muitos exemplares em minha estante tenho procurado ler. O pouco que já li tem me deslumbrado pelas alucinantes histórias criadas pelos seus autores.

A sinopse do livro mostra, em poucas palavras, a história tão bem escrita e elaborada pelo Evan. Retrata a vida de Dennis, um garoto de 14 anos que mora na Paraíba e perde seus pais em um acidente. Seu Tio Olavo é quem passa a ser seu tutor e o leva para morar em sua casa no ABC Paulista. Sua chegada não é muito bem vista pela tia Gertrudes que por trás do Tio Olavo e do primo Otavinho, dita suas ordens e declara nua e cruamente que sua presença não é bem quista por ela.

Tendo sua Tia como inimiga, seu Tio ausente por trabalhar à noite e seu primo sobre os olhos de guarda da mãe, sentia-se muito só, passando grande parte do tempo em seu quarto lendo suas histórias em quadrinhos. O tempo custava a passar, mas logo as aulas começaram e assim o tudo passaria mais rápido. A sua recepção na escola foi das piores, principalmente por dois garotos, Alex e Edu, que segundo informara Benito, um dos colegas de sala, eram muito perigosos. Aconselhou que sempre evitasse olhar para eles e seguir em frente para nã ter aborrecimentos.

Procurou ocupar o seu tempo livre com outras atividades e passeando pelos arredores da escola para casa. Foi em um desses passeios noturnos que chegou a uma pracinha e conheceu Valquíria, uma linda menina de olhos azuis.

Valquíria era um Vampiro precisando se alimentar de sangue humano. Seu irmão, Adam, cuidava de tudo para ela até que um belo dia ele desaparece.

Dennis e Valquíria começaram uma linda amizade, mas sua vida era meio estranha para ele, pois só a encontrava a noite. Com o passar do tempo eles se apaixonaram e foram se envolvendo. Eram jovens descobrindo seus sentimentos e um precisando do outro.

Suas vidas financeiras eram sólidas, mas não podiam administrar isso enquanto fossem menores. Existia o segredo de Valquíria que ela prometia um dia contar-lhe e enquanto isso Dennis foi lhe ensinando tudo que ela precisava saber para viver como uma pessoa normal.

Começam as ameaças contra Dennis e estranhamente essas pessoas são atacadas violentamente e isso leva a polícia a investigar. É a melhor parte da história e vou parar por aqui para não acabar contando todos os detalhes. Deixo o resto para vocês mesmo descobrirem.

Um amor inocente, amigo, verdadeiro, cúmplice e com lindos momentos que são uma lição de vida.

“Vou amá-lo por toda a eternidade.
Estarei lhe esperando à noite.
Val”
pg. 172

Um livro mais do que recomendado que me surpreendeu em todos os detalhes, desde como consegue desenvolver e levar a história de uma forma suave, envolvente e quando agressiva fazendo nos sentir aliviados. Temos que enaltecer que essa brilhante obra é de um autor brasileiro.

Uma apresentação ímpar desde a encadernação até a sua capa que é linda. Um livro gostoso de pegar, folhear e admirar. Tem muitas amigas querendo ler, mas já vou avisando que tem que cuidar com carinho, pois esse faz parte da minha coleção preferida.

Link Postagem Saeta de Leitura

Lina DC 30/07/2012

Vou começar comentando sobre a inspiração do autor. Antes de começar a história, o autor revela que em 2009 assistiu ao filme sueco "Let the right one in", que aqui no Brasil, ficou traduzido como "Deixa ela entrar" e esse filme foi uma de suas inspirações para o livro. Eu já havia assistido esse filme há um bom tempo atrás, e também a sua versão americana, e a única semelhança que eu vi no livro do Evandro com o filme, foi o fato dos dois protagonistas, tanto Valquíria quanto o Dennis serem crianças e claro, a Valquíria é uma vampira. Tirando isso, na minha opinião, o livro tornou-se um novo material. Para ser bem sincera, quando eu comecei a ler o livro, eu encontrei mais semelhanças com a biografia do autor rs (vou deixar a biografia do autor para vocês conferirem no final da resenha).

A história começa em 1976, quando Dennis saí de João Pessoa na Paraíba para ir morar em Santos André, no ABC paulista para morar com o tio Olavo e a sua família, após os seus pais terem morrido em um acidente. O problema é que a mulher do seu tio, Gertrudes, é uma víbora ambiciosa (essa é a minha descrição dela rs), e torna a vida do garoto um inferno dentro de casa. Como se não bastasse isso, Dennis ainda sofre com dois valentões na nova escola, Alex e Edu, dois delinquentes que tentam se aproveitar dos demais garotos atormentando-os e pegando dinheiro deles.
Em paralelo a essa história, o livro conta a história de Adam, irmão de Valquíria. Inicialmente, ele é quem cuida das necessidades da garota (vou chamar a Valquíria de garota, porque apesar da idade dela, ela está presa ao corpo de uma menina). Valquíria não sabe fazer nada sozinha, sempre foi bem protegida devido a sua "condição". Devido a um acidente, Adam não está mais ali para ajudá-la e Valquíria vai ter que começar a se virar sozinha.
Na tentativa de ficar o maior tempo possível longe da casa do tio, Dennis fica um tempo em uma praça próxima de casa e é lá que conhece Valquíria, ou Val, como ele a chama. A partir daí, temos uma história de amizade e de amor diferente. O amor entre dois jovens, que são tão solitários e ao se encontrarem formam uma conexão inquebrável. Claro, que ao perceber o que acontece com Dennis, Val vai defendê-lo e muitas coisas interessantes ocorrem. E Dennis, ao perceber que Val não consegue fazer nada sozinha, se prontifica a ajudá-la em tudo o que ela precisa.
Eu adorei o livro, amei o capítulo que Val conta a sua história (ela nasceu aqui em Santos, na minha cidade \o/), sua família e a sua transformação.Adorei as referências que o autor fez do Drácula no livro! É uma história onde ocorre o descobrimento sexual, o amor, a cumplicidade, mas principalmente como foi dito na sinopse "o preenchimento do vazio existencial". Além dos dois personagens principais, nós temos Benito, um menino da escola do Dennis que faz amizade com ele e alguns outros personagens de caráter mais do que duvidosos, além do delegado Valdecir e seu priminho Otavinho. Não consegui largar o livro até terminá-lo. Eu passei a madrugada acordada só para não dar pausa no livro. A leitura flui muito bem, os diálogos são bem desenvolvidos e eu super recomendo para os fãs do gênero.
Sobre o autor: Nasceu em 1962 em Recife, passou a infância entre Pernambuco, Paraíba e Alagoas e a adolescência em Santo André, no ABC paulista, cidade que considera como a sua segunda cidade natal.
Mora no Japão desde 1992, é web designer e também trabalha na única e grande empresa construtora de máquinas gigantescas para escavação de túneis.
Recentemente, o autor Evandro Raiz Ribeiro que publicou o livro Não Deixe o Sol Brilhar em Mim pela Editora Dracaena, foi indicado no Japão na categoria Destaque Literário ao prêmio Japan Press Awards 2012.
Para mais informações sobre o autor e a sua obra, acessem:

site: http://www.acordeicomvontadedeler.com/

Caverna 12/07/2012

Dennis é um garoto nordestino de 14 anos que acaba de perder os pais e é obrigado a ir morar com o tio em Santo André. Olavo, seu tio, é quase como um segundo pai para Dennis, se não fosse pela sua ausência por conta do trabalho; mas como nem tudo são flores, nosso protagonista sofre com uma tia carrasca que não suporta sua presença em casa e colegas de sala que o discriminam por seu sotaque diferente.
Por conta disso, Dennis se vê desamparado e sem lugar para se esconder, ou lugar em que ele pode sentir a que pertence. Numa das vezes, fugindo da escola e da "tia", ele acaba indo parar em uma praça, onde a conhece. Valquíria.
Valquíria é uma menina de aproximadamente 13 anos, extremamente linda, mas que se veste com vestidos estranhamente antigos (e mesmo assim ela e Dennis se dão bem); ele finalmente se sente bem com alguém, em algum lugar. O que ele não sabe, contudo, é que Valquíria esconde um grande segredo, o motivo pelo qual ela sempre tem algo para fazer durante o dia, apenas o encontra de noite, possui uma pele tão clara e vive com o irmão que, aparentemente, cuida da casa.

Leia mais: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2012/05/nao-deixe-o-sol-brilhar-em-mim.html

Jung Angel 01/07/2012

Minha Opinião sobre:'Não Deixe o Sol Brilhar em Mim'
Conta História de Valquíria, uma garota de 13 anos, quando perde o irmão não sabe o que fazer, pois era ele que fazia tudo por ela. Do Nada ela se encontra sozinha tendo que 'lidar' com tudo a sua volta, aprender a viver sem o então e saciar a sua sede.

Valquíria conhece Dennis, começa a gostar dele e aprender com ele como voltar a viver e fazer as coisas sem ajuda de alguém. Ela se apaixona por ele, mas o que realmente é ela, o que ela faz para viver vai sobreviver a esse amor se ele descobrir a verdade? Até quando ela conseguirá manter as aparências?

"Eu tenho uma teoria eu acho que o vampirismo é causado por um vírus muito antigo, e que acomete algumas pessoas desde os antigos tempos. Este vírus entrou na corrente sanguínea de algum ser humano em alguma época passada e depois foi transmitido para outras pessoas com o tempo...” (Pág-253)

P.S: O Livro é muito gostosinho de ler, uma leitura rápida e fácil, gostei da escrita do Evan. Gosto muito da capa, desde que a vi pela primeira vez e me simpatizei com ela. A Diagramação é simples. Folhas amarelinhas letras médias.

Sobre os Personagens eles são bem agradáveis. Gosto muito de Denis e Valquíria. E odeio aquela tia do Denis 'Gerturdes'. O demônio de Tia essa.

Único fato que me faz pensar em relação a história,é que acho os protagonistas muito novinhos. Principalmente me quando se trata de amor e sexo. Eu com 12/13 anos brincávamos de boneca e não pensava nisso.

Ao final do livro Fiquei com um Gostinho de Quero mais e claro ficou uma perguntinha no ar: Evandro, você vai dar seqüência na história deste casal? Saiba que eu gostaria muito de saber o que acontece depois do encontro final deles. {Curiosa}

Gostei muito do livro, mais uma história de Vampiro com um gosto diferente que me conquistou. RECOMENDO O LIVRO SIM. LEIAM LEIAM.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Joelma Alves 05/06/2012

Não Deixe o Sol Brilhar em Mim
A obra em questão é Não deixe o sol brilhar em mim, do brasileiro que mora há vinte anos no Japão, Evandro Raiz Ribeiro. Ele chegou até mim através do Book Tour realizado pela Lidiane, do Page Reading, e já antecipo que foi uma leitura agradável.

Em Não deixe o sol brilhar em mim acompanhamos as vida de Dennis, um garoto de 14 anos que depois da morte dos pais tem que se mudar de João Pessoa para o estado de São Paulo, mais precisamente para Santo André. Ele divide a casa com seu Tio Olavo, o primo Olavinho e a Tia Gertrudes. Esta última não o suporta, porque acredita que ele só trará despesas para a família, e poderá atrapalhar na educação de seu filho, Olavinho. O que não é verdade, visto que Dennis recebe uma ótima pensão e é um garoto educado.

Como se só isso não bastasse, Dennis também enfrenta problemas na escola, devido a sua origem e sotaque nordestinos. O livro me fez parar para refletir no quanto nós julgamos quem é diferente, e o quanto nós tentamos intimidar essas pessoas com argumentos equivocados. Por que falar de um jeito diferente/ser diferente torna a pessoa pior do que você? Acredito que esse seja um bom questionamento para se fazer de vez em quando.

Voltando ao livro, um dos panos de fundo dele é a solidão, e como as pessoas solitárias tendem a se unir. Dennis, no seu isolamento, conhece uma moça aparententemente da sua idade, chamada Valquíria. Ela é reclusa, ao seu modo isolada como Dennis, e eles acabam se tornando muito cúmplices no decorrer do livro. Mas Valquíria é uma vampira (não considero isso spoiler, já que a própria sinopse informa o fato), e é em cima desse pequeno detalhe que os conflitos da trama se desenvolvem.

Me tornei fã da Val, apesar de aparentar ser frágil (aqui também mentalmete falando) ela não mede esforços para proteger quem ela ama. Outra coisa que também gostei no livro foi a explicação que o autor criou para o vampirismo, aqui transmitido através de um vírus não-letal. Confesso que, como farmacêutica, achei a idéia bem interessante e plausível.

Como ponto negativo só gostaria de citar os erros de digitação/concordância, que por vezes interrompem o ritmo de leitura, mas creio que isso será corrigido nas próximas edições.

Recomendo Não deixe o sol brilhar em mim para aqueles que gostam de um livro sobre amizade, amor adolescente, sangue (!) e que não acham que todos os vampiros devem ser cruéis como Drácula.

1 | 2 | 3 | 4 | 5