Não Deixe o Sol Brilhar em Mim

Não Deixe o Sol Brilhar em Mim Evandro Raiz Ribeiro

Resenhas - Não Deixe o Sol Brilhar em Mim

1 | 2 | 3 | 4 | 5

House of Chick 06/05/2012

É uma história de vampiros bem diferente do que estamos acostumados a ler, que se passa no ano de 1976. Conta a sobre a vida de um menino chamado Denis de 14 anos que morava em João Pessoa, e por um razão triste do destino em que teve os seus pais mortos em um acidente de carro, se muda para São Paulo para morar com o seu tio, irmão de seu pai. Nada mais será como antes, sua vida mudou para sempre. Chegando à casa do seu tio, ele percebe dois tipos de emoções e recepções bem diferentes, a do seu tio que o recebe com todo amor do mundo como se ele fosse um filho seu e da sua tia que não gostou nenhum pouco dele ter se mudado para lá, e que não facilitará em nada a sua vida dentro daquela casas. Se tio que lhe de um quarto com um banheiro só para ele.

Seus pais não eram ricos, mas tinham uma boa condição de vida, ele passa a receber uma quantia do mês, no qual o seu tio lhe dará uma parte para gastar e a outra ficará guardado em uma poupança. Para não gastar muito dinheiro ele se matricula em uma escola pública e com o tempo passa a fazer as suas refeições na escola para ficar menos tempo possível longe da sua tia e procura fazer algum tipo de atividade.

No primeiro, dia da escola ele não é nada bem recebido pela dupla de valentões. Depois, desse nada belo dia, quando voltava para casa, ele se vê diante de uma praça na qual acaba se sentando para poder passar o tempo. Quando estava lá sentado ver a menina mais bela que os seus olhos já viram passar, diante dos seus olhos, que acaba sentando ao seu lado e conversando com ele um pouco. O seu nome é Valquiria uma bela menina, que tem uma certeza essência de ser estranha e muito solitária. Após certo tempo, os dois se despedem, e ambos seguem para suas respectivas casas. A partir, desse dia depois da escola todos os dias depois da escola ele passava na praça no mesmo horário para poder encontrá-la novamente, com isso nasceu uma amizade, que não demorou muito e evolui para o amor.

Dennis notou que havia algo de diferente na Valquiria, todos os seus encontros eram a noite e não comia nada. Ela disse que devido a sua doença rara não podia comer nada a não ser pela sua comida especial e única, e que por isso, sentia muito sono de dia, por isso trocava o dia pela noite.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2011/07/nao-deixe-o-sol-brilhar-em-mim-evandro.html

AndreLSarausa 25/02/2012

Resenha - Não deixe o sol brilhar em mim
O livro conta a história de uma garoto de 14 anos chamado Dennis, que perde seus pais em um acidente de carro, e vai morar com seu tio.
Mas, a esposa de seu tio Olavo, com quem ele vai morar, é uma (bruxa, megera, malvada,degenerada,louca,pirada) mulher muito má com ele, e tenta de todo jeito convence-lo a sair da casa, e se ele contasse algo para o tio, ela colocaria veneno em sua comida.
Ele teria que falar para o tio que estava infeliz ali e que queria ir embora.

Além disso, ele começa a ser zoado na escola por 2 garotos, que pegam no pé dele por seu sotaque.
Ele realmente queria ir embora.
Mas, um dia sozinho na praça, ele conhece uma garota chamada Valquíria, e depois desse dia, ele volta sempre naquela praça procurando ela, mas nem sempre a acha.

Eles começam a se encontrar cada vez mais, e ele se apaixona, o que faz com que ele queira ficar na cidade, para a infelicidade da tia.
Valquíria e Dennis começam a sair juntos, mas sempre depois das 18 horas, e os dois ficam apaixonados.
O que ele não sabe, é que Valquíria é uma vampira, e que seu irmão morreu buscando sangue para ela.

Eles continuam nessa estranha relação, até que as pessoas que zoaram dele, e a própria tia, quase morreram e tiveram uma grande perda de sangue.

O livro é muito bom!
Me interessei por ele por a história ser bem parecida com a do filme "Deixe ela entrar" , que eu gostei muito!
Depois, descobri que o autor se inspirou na história do filme para criar o livro,

No começo, tem bastante coisa igual, como a garota vampira, o garoto zoado, a morte de quem busca sangue para ela e eles se apaixonarem.
Mas, não, não é uma copia do filme, pois tem muitas coisas diferentes, parece que o autor começou bem inspirado na história do filme no começo, o que fez com que tivessem tanto em comum, mas depois de um tempo, a história pega outro rumo, e fica bem diferente.

danilo_barbosa 24/02/2012

O primeiro amor pode ser imortal
Veja mais resenhas minhas no Literatura de Cabeça:

O maior desafio e, na verdade, a coisa que um resenhista mais gosta de fazer é comentar sobre livros polêmicos.
Não precisa ser no sentido de cenas e ações que mexem com os nossos sentidos pelos temas fortes. Pode ser por levantar os mais diversos comentários dividindo opiniões. E quando peguei nas mãos o livro Não deixe o sol brilhar em mim (Editora Dracaena, 307 páginas), do nosso colega Evandro Raiz Ribeiro, sabia que tinha uma grande responsabilidade nas mãos.

Muita gente, só de ler a sinopse, comparava a trama do livro com o filme Deixe ela entrar. O autor, muito atencioso, disse que apesar dele ter amado a trama do filme, o seu livro é uma homenagem a esse tema tão pungente, que na verdade é mais que vampiros. A trama original fala sobre a amizade, a solidão e como ser diferente para lidar com esse dom tão sinistro adquirido pelas circunstâncias.

E lógico que imparcial que sou, fui fazer as minhas comparações. Vi os filmes, tanto na versão sueca quanto na americana (pessoalmente prefiro o original sueco) e me adentrei na leitura.
A vida de Dennis, o personagem principal, é cercada da tristeza e do preconceito de muitos brasileiros. Vindo do nordeste para viver com o tio, irmão do seu pai, na grande ABC, ele tem de se adaptar a um mundo completamente diferente do que estava acostumado. Além do preconceito dos outros alunos da escola, que achei um tema excelente a ser tratado, ainda tem que aguentar os acessos da tia que acha que o garoto é uma cruz para sua família carregar.

Até ele conhecer a Valquíria, por quem se apaixona. A linda menina que aparenta ser a sua idade (entre 12 e 13 aos) faz seu coraçãozinho bater mais forte pela primeira vez. Mas desde o começo sabemos quem a garota é na verdade - uma vampira que não vai hesitar em destruir quem ameaçar a sua existência e das pessoas que ela ama. E, entre o amor e o terror, muitas linhas são quebradas para que a história desses dois tome um rumo definitivo.

Bom, assumo que em muitas cenas, principalmente no começo, diversas cenas pareceram adaptadas de Deixe ela entrar. Situações e até mesmo descrições de cenas poderiam se encaixar na obra original, apesar de um contexto diferente. Mas as semelhanças param por aí. No momento que a trama começa a se desenrolar, acabamos por nos esquecer de que Valquiria é uma vampira e focamos nossos olhos no pequeno Dennis e sua transformação em homem, com amores e responsabilidades que parecem grandes demais para ele carregar sozinho. Como se a década que a obra se passa (anos 60) acompanhasse o nosso protagonista com as situações que ele vivencia. Afinal, aquela não foi a década das descobertas, da liberdade?

Algumas cenas de amor, companheirismo e amizade entre os dois são lindas e tem uma inocência que falta em muitas obras de hoje:

Ele parecia triste. Queria dizer-lhe para não se preocupar, ela o protegeria. Aproximou-se dele e o abraçou por trás, depois sussurrou no seu ouvido:
- Amo você...
Depois o beijou no rosto carinhosamente.

Exatamente por causa dessa nostalgia há muito perdida, do amor sem maldade, que as poucas cenas de sexo do livro me pareceram desencontradas, fora do contexto. Mas o que seria da figura do vampiro se ele não seduzisse e arrancasse suspiros da plateia? Mesmo sendo dos mais novos...

O ritmo do livro é bom, mas não te dá vontade de devorar a trama. Você lê ele com calma e tranquilidade, acompanhando as reviravoltas que a história toma. Não espere desfechos mirabolantes ou ações desenfreadas. É como caminhar em um lugar que você já conhece por um novo caminho.

Muitos momentos ficaram meio no ar e fiquei a desejar que houvessem desfechos mais concisos, mais impactantes. Mas pode ser que você, meu querido literato, acho que tudo se explica no decorrer das páginas. Afinal, se todas as opiniões fossem iguais, o mundo seria tão entendiante...

Não deixe o sol brilhar em mim, mais do que copiar histórias, como muita gente disse, conseguiu criar uma nova ótica sobre uma obra consagrada. Mais do que uma releitura, é uma homenagem aquilo que atingiu o coração do autor. E que chega até o nosso.

Literatura 09/02/2012

O primeiro amor pode ser imortal

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Books Friends & News 03/02/2012

INTRIGANTE

O livro narra a história do menino Dennis, que perdeu os pais e teve que mudar de cidade e passar a morar com o tio Olavo e sua família, e sua vida sofreu várias alterações, perseguido na escola, ameaçado pela tia e até uma nova amiga diferente.

Um dos primeiro problemas que Dennis enfrenta é a sua Tia Gertrudes, uma mulher desequilibrada e má, no decorrer do livro descobrimos os motivos instabilidade do casal, já que o tio Olavo é uma pessoa ponderada e bondosa enquanto a mulher é totalmente diferente. Não justifica as atitudes dela em relação a Dennis, mas iremos entender melhor a situação.

Além da tia, Dennis sofre que podemos chamar de “bullying” na escola, dois delinquentes Alex e Edu o persegue o tempo todo, no decorrer da narrativa os dois indiretamente serão os pivôs de uma nova virada na vida Dennis.

Mas também nada na vida de Dennis é ruim, ele conhece Valquíria, uma menina com aproximadamente 13 anos, que encanta Dennis, começam a ter um relacionamento inicialmente de amizade.

"Gertrudes tinha estado ocupada boa parte do dia.
Dias antes, houve um problema de intoxicação num supermercado da região. O caso saiu no noticiário, pois várias pessoas passaram mal e duas crianças morreram. Justamente nesse período, ela havia comprado duas latas do patê no tal mercado.
- Quem sabe esses não estão contaminados também – pensou.
Guardou as latas do patê onde ninguém pudesse ver. Estava preparando uma maionese e iria usar os patês.
- Se tiver sorte, isso vai dar uma boa dor de barriga ou, quem sabem uma diarréia.
Se der azar, talvez, o encosto do sobrinho do marido morresse, mas aí seria uma infelicidade. Ela não seria culpada dele ser guloso. E como ela poderia saber que os ingredientes da maionese estavam estragados? Não, não seria culpa dela. Seria uma fatalidade."

Não somente para Dennis a amizade é importante, Valquíria, que vivia enclausurada em casa, até pela condição dela, já que é uma vampira, e o autor não modificou em nada o que sabemos as características básicas dos vampiros, sangue e sem exposição ao sol, nem bronzeador fator 200 resolveria o problema... rsrsrs... ela vivia reclusa em casa.

E juntos eles irão preencher a solidão de ambos, através de uma amizade cheia de descobertas da vida adolescente, desde um simples batom, já que ela não conhecia absolutamente nada, até o amadurecimento da vida sexual.

Eu não irei resistir em abrir um parêntese, juro que não é puritanismo, nem ficar dando uma de moralista, mas você fica lendo o livro que acredita serem duas crianças, na minha concepção 14 ou 13 anos são crianças, e o autor se refere a eles como crianças, apesar da menina ter aparência de 13 anos, mas cronologicamente poderia ser mais velha que a minha avó, mas não é o caso do livro, ela já é adulta podemos dizer...

"- Eu não sei o que dizer. Não sei explicar o que sinto. Sei apenas que você mexe comigo; me faz desejar você e querer ser desejado por você. O que mais quero é que a gente se uma e se complete.
Ela encostou seus lábios no dele, depois o puxou para perto de si. Ele se deixou levar no abraço, sentiu o aconchego do corpo dela junto ao seu."

...Incomodou um pouco, e apesar da cena não ser apelativa nem vulgar, muito pelo contrário, foi sensível e bem escrita pelo autor, e ter tido uma cena somente, no restante da narrativa o autor priorizar a amizade e a cumplicidade do casal. Não era minha intenção comentar a cena, mas escrevendo a resenha não resistir em expressar...

"- Essa brincadeira é meio perigo mano – Alex diz.
- É não sei não... – Edu completou por sua vez.
Galeguinho pegou a “guimba” e antes de fumar falou:
- Pô meu... Vocês vão dar pra trás? O sujeito quase lhe matou, Edu; se a gente der um fim nesse desgraçado não vai pegar nada para gente não.
- Não sei não – Alex disse confuso. – Quem fez aquilo com Alemão e o Beiçola é um sujeito perigoso demais.
- É – pode ser – Galeguinho disse. – Mas nós vamos estar preparados, esperando, não vai ser de surpresa como foi com os dois; além do mais vamos pegar o tal Dennis como refém."

Focando novamente na história do livro, eles acabam no meio de uma confusão de mortes, por vários motivos, desde a perseguição a Dennis por Edu e Alex, o envenenamento de Dennis pela tia, a Valquíria para se defender e a Dennis colabora para aumentar a série de assassinatos acontece na trama.

Conclusão do livro, é mais uma excelente obra nacional, o autor Evandro Raiz Ribeiro, fez um livro envolvente, que desde o primeiro capítulo você não consegue parar de ler, e conseguiu um tema que de longe seja original, o transformá-lo em original, apesar de ser um livro para adolescentes, porém ele tem uma escrita madura e adulta, que pode até incomodar algumas coisas como aconteceu comigo, mas não sendo um ponto negativo pelo contrário, ele transformou algo que poderia chocar, em sensibilidade cativando o leitor. Adorei o final do livro, a resolução em relação a tia, a nova vida do tio, e até do próprio casal, foi surpreendente.

Para acessar a resenha completa com citações ilustrativas ---->>> http://www.guardiadameianoite.com.br/2012/02/resenha-nao-deixe-o-sol-brilhar-em-mim_02.html

Liliana 02/02/2012

Não Deixe o Sol Brilhar em Mim
Dennis é um adolescente que acabou de perder os pais e por esse motivo, vai morar com o tio. Ele, vindo da Paraíba, sofreu discriminação dentro e fora de casa, fazia algum tempo que desconhecia o que era paz.
Nem tudo estava perdido: conheceu uma menina misteriosa, chamada Valquíria. Ela é sua primeira e única amiga, dali surge um amor juvenil doce e único.
Valquíria, no entanto, esconde um segredo. Ela é vampira e está disposta a tomar medidas drásticas para que Dennis tenha a paz que ele merece.

Por um lado, não se pode duvidar do cuidado e qualidade da escrita do autor. Por outro, apesar do mistério e tensão, falta o elemento 'real dificuldade'. Em nenhum momento as coisas se tornam quase impossíveis e isso deixa a desejar. No entanto, é um ótimo livro da literatura nacional a se adquirir.

Irene Moreira 30/01/2012

Um amor inocente, amigo, verdadeiro, cúmplice e com lindos momentos que são uma lição de vida.
Ganhei este livro em um sorteio promovido no Blog do autor, Evandro Raiz Ribeiro. Custei a pegar para ler não por falta de interesse, mas por aparecerem outras prioridades ficando a sua leitura para depois.

Sou uma leitora um tanto eclética e mesmo que a linha de vampiros não tenha muitos exemplares em minha estante tenho procurado ler. O pouco que já li tem me deslumbrado pelas alucinantes histórias criadas pelos seus autores.

A sinopse do livro mostra, em poucas palavras, a história tão bem escrita e elaborada pelo Evan. Retrata a vida de Dennis, um garoto de 14 anos que mora na Paraíba e perde seus pais em um acidente. Seu Tio Olavo é quem passa a ser seu tutor e o leva para morar em sua casa no ABC Paulista. Sua chegada não é muito bem vista pela tia Gertrudes que por trás do Tio Olavo e do primo Otavinho, dita suas ordens e declara nua e cruamente que sua presença não é bem quista por ela.

Tendo sua Tia como inimiga, seu Tio ausente por trabalhar à noite e seu primo sobre os olhos de guarda da mãe, sentia-se muito só, passando grande parte do tempo em seu quarto lendo suas histórias em quadrinhos. O tempo custava a passar, mas logo as aulas começaram e assim o tudo passaria mais rápido. A sua recepção na escola foi das piores, principalmente por dois garotos, Alex e Edu, que segundo informara Benito, um dos colegas de sala, eram muito perigosos. Aconselhou que sempre evitasse olhar para eles e seguir em frente para nã ter aborrecimentos.

Procurou ocupar o seu tempo livre com outras atividades e passeando pelos arredores da escola para casa. Foi em um desses passeios noturnos que chegou a uma pracinha e conheceu Valquíria, uma linda menina de olhos azuis.

Valquíria era um Vampiro precisando se alimentar de sangue humano. Seu irmão, Adam, cuidava de tudo para ela até que um belo dia ele desaparece.

Dennis e Valquíria começaram uma linda amizade, mas sua vida era meio estranha para ele, pois só a encontrava a noite. Com o passar do tempo eles se apaixonaram e foram se envolvendo. Eram jovens descobrindo seus sentimentos e um precisando do outro.

Suas vidas financeiras eram sólidas, mas não podiam administrar isso enquanto fossem menores. Existia o segredo de Valquíria que ela prometia um dia contar-lhe e enquanto isso Dennis foi lhe ensinando tudo que ela precisava saber para viver como uma pessoa normal.

Começam as ameaças contra Dennis e estranhamente essas pessoas são atacadas violentamente e isso leva a polícia a investigar. É a melhor parte da história e vou parar por aqui para não acabar contando todos os detalhes. Deixo o resto para vocês mesmo descobrirem.

“Vou amá-lo por toda a eternidade.
Estarei lhe esperando à noite.
Val”
pg. 172

Um livro mais do que recomendado que me surpreendeu em todos os detalhes, desde como consegue desenvolver e levar a história de uma forma suave, envolvente e quando agressiva fazendo nos sentir aliviados.

Uma apresentação ímpar desde a encadernação até a sua capa que é linda. Um livro gostoso de pegar, folhear e admirar. Tem muitas amigas querendo ler, mas já vou avisando que tem que cuidar com carinho, pois esse faz parte da minha coleção preferida.

Abaixo o link dos blogs onde está postada

Cassia 27/01/2012

Dennis é um garoto de 14 anos que perde os pais em um acidente e muda de cidade para ir morar com os tios.

Logo no começo Dennis começa a enfrentar seu primeiro desafio que é conviver no mesmo espaço com sua tia que desde o primeiro dia o odeia. O segundo desafio e tentar não ser notado pelo grupo de valentões do novo colégio, mas isso vai por água abaixo e desde o começo é motivo de provocações e alvo de brincadeiras.

Sendo assim Dennis não consegue fazer muitas amizades, mas em um dia que decide ficar na praça por um tempo acaba conhecendo uma garota chamada Valquiria. Essa garota é muito misteriosa desde o começo e ela esconde um grande segredo, mas a amizade entre os dois é inevitável, pois tanto Val como Dennis se sentem sozinhos.

A história corre em torno desse segredo que a garota guarda e vários acontecimentos misteriosos que começaram a acontecer colocam muitas pessoas em risco principalmente Dennis

Conti...http://aleitoracassia.blogspot.com/search/label/Resenha%20Blog

Patty 10/01/2012

[Resenha] Não Deixe o Sol Brilhar em Mim - Evandro Raiz Ribeiro
Dennis perdeu seus pais e consequentemente foi morar na casa de seu tio que morava em São Paulo, chegando lá, sua tia não demonstra nenhuma simpatia pelo garoto.

Na escola não tem amigos e então num dia quando se senta em uma praça perto de sua casa encontra uma menina, Valquiria, e se apaixona por ela, mas o que ele não sabia era que ela é um vampiro.

Não sei se é por que eu estava preguiçosa nas férias, mas eu demorei mais do que o esperado para ler o livro e achei um pouco devagar mais ou menos no meio do livro.

O autor mostra o romance entre Dennis e Valquiria, mas não deixa de mostrar a parte sanguinária de vampiro. E o que eu gostei é que ele colocou uma solução para o problema que eu tinha pensado. Sempre pensei que a solução do problema de vampiros era essa. *eu sou um gênio* UHASUHASUH' Eu não irei falar pois não quero soltar spoilers. =D

Também achei interessante a parte que mostra o preconceito das pessoas com o sotaque nordestino, no livro mostra bastante tanto o preconceito quanto alguns fatos que vemos na realidade dos dias de hoje. E não sei por que, mas acho que o livro é meio que o Dracula apaixonado nos dias de hoje, mas em uma versão feminina do Dracula. Eu sei que essa ideia é meio idiota, mas eu queria compatilhar com vocês. UASHSAUHSUHUH'

Os personagens só irei falar dos principais Valquiria que apesar de ter 30 anos de idade, ela tem a aparência de uma adolescente, e inacreditávelmente ainda pensa como uma, pois nunca se interessou em saber sobre as coisas normais que meninas fazem por exemplo, passar batom. Dennis tem uma mente muito aberta e pensa em seu futuro, digamos que um menino muito responsável. Eu gostei do personagem do Dennis!

Recomendo para quem gosta de estórias de vampiros e de uma boa ficção!

RUDY 23/12/2011

RESUMO SINÓPTICO:
CITAÇÃO: “Ela aproximou dele e o abraçou por alguns segundos. Depois, se afastando, encostou os lábios rapidamente nos e saiu. Abriu a porta cautelosamente e olhou em volta, ninguém à vista.” (pág. 136)

RESUMO SINÓPTICO: Dennis é um garoto que se muda para a casa do tio em Santo André no ABC paulista, após a morte dos pais no nordeste, e, logo descobre que sua vida na nova casa não vai ser nada fácil. Gertrudes a esposa do tio exige que ele retorne para João Pessoa e vai fazer a vida dele tornar-se penosa.
Na escola Dennis é perseguido pelos colegas malvados, que aprontam muito com ele. Sente-se sozinho, sem família, sem amigos...mesmo com uma situação financeira estável.
Sem nada para fazer, começa a perambular pelas ruas onde conhece Valquíria, uma estranha menina da vizinhança. Em pouco tempo se tornam amigos, companheiros de solidão em que cada um preenche o vazio existencial que há no outro.
Tudo isso acontece em meio as descobertas do primeiro amor e dos anseios da adolescência. Porém Valquíria, possui um segredo terrível. Não Deixe o Sol Brilhar em Mim, é uma história de vampiros diferente, em que a fuga da solidão ultrapassa o limite do sobrenatural e o quanto um amor verdadeiro pode superar barreiras, aparentemente intransponíveis.

CITAÇÃO: “Esse era o sacrifício a ser pago por flertar com uma vida normal, pois, em algum ponto, sempre toparia com o inferno vindo cobrar a sua parte.” (pág. 182)

PARA LER A RESENHA COMPLETA, VISITE OS BLOGS E COMENTE:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM! = http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2011/12/resenha-38-nao-deixe-o-sol-brilhar-em.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2011/12/nao-deixe-o-sol-brilhar-em-mim-evandro.html
Michelle 06/03/2023minha estante
eu gostei muito dessa sinopse

Samantha @degraudeletras 22/12/2011

Samantha M. - Word in my bag - http://wordinmybag.blogspot.com
Primeiramente quero parabenizar o autor por ter mantido as tradições vampirescas em seu livro e não ter se deixado levar pelo neovampirismo.

Logo que li a sinopse desse livro, lembrei logo do filme Let The Right One In, confesso que fiquei com medo de lê-lo e parar no meio do caminho por achar um plágio mal-feito, mas Evandro me surpreendeu e fiquei muito feliz por isso.

Como já disse, o livro segue as características principais dos vampiros, assim como filme sueco e o autor explora em cima disso um romance infantil (fisicamente falando) e lindo. Sim, se você estava procurando um romance vampiresco muito açucarado como Crepúsculo e afins, passe direto, por que o amor de Valquíria é seriamente lindo e realista.

Um outro ponto que considero de grande valia ressaltar é a escrita do autor, bem detalhada, leve, simples e inteligente.

Valquíria me encantou com sua simplicidade e soberania, todas as pequenas cenas de suspense me deixaram super curiosa e ansiando por mais páginas (e uma das cenas até me causou arrepios). Apesar de meio bobinho, Denis é um protagonista encantador e ao lado da Valquíria tornaram-se indispensáveis na minha humilde carga literária.

"Eu tenho uma teoria eu acho que o vampirismo é causado por um vírus muito antigo, e que acomete algumas pessoas desde os antigos tempos. Este vírus entrou na corrente sanguínea de algum ser humano em alguma época passada e depois foi transmitido para outras pessoas com o tempo...Pág 253.

Fê Cagno 21/12/2011

Resenha do blog Brilho das Estrelas
Eu lí o livro numa sentada e posso dizer que para mim foi uma grande surpresa.
O ínicio se dá numa rápida mudança do personagem principal Dennis com 14 anos que com a perda precoce dos pais se vê a mercê de sua mudança definitiva da cidade onde morou a vida toda Recife para São Paulo indo residir com seu tio, sua esposa e seu priminho numa pequena casa em Santo André.
Sua vida vira de cabeça para baixo quando se vê não só em sua nova escola onde de cara alguns alunos já implicam com ele, como também em sua "nova" casa onde não é nada querido por sua malvada e egoísta tia.
Dennis tenta se adequar a nova vida da melhor forma, quando num fim de tarde após a escola, senta-se numa praça próxima a seu colégio e conhece a linda e intrigante Valquiria.
Então descobre seu primeiro e aterrador amor. Os dois se tornam inseparáveis e com a e perda do irmão de Valquiria os laços entre os dois só crescem.
À partir daí a história antes morna se torna excitante e digna de um belo romance com pitadas de drama e ação. Após diversas intercorrências Lucas descobre que sua amada é uma vampira e que ela fará de tudo para deixá-lo são e salvo de qualquer ameaça que vive rondando seu então eterno amor.
A narrativa da história em primeira e terceira pessoa é muito boa e não só prende a atenção como tira o fôlego de qualquer um.
O autor conseguiu trazer e transformar uma história já batida de vampiros numa nova e inesquecível perspectiva de um amor entre um mortal e uma vampira.
Recomendo a todos que leiam e adquiram o livro Não deixe o sol brilhar em mim.

Tielle | @raposaleitora 19/12/2011

Resenha Livromaníaca
Recebi o livro do próprio autor que me enviou para resenha. A capa do livro é algo que com certeza deve ser comentada, ficou linda e nos mostra bem o seu conteúdo. Foi publicado pela Editora Dracaena e possui 308 páginas.

Na história conhecemos Dennis, um adolescente de 14 anos que vê seu mundo desabar depois da morte de seus pais. Não tendo outra escolha ele se muda para Santo André, para morar com seu tio Olavo que gentilmente havia se oferecido para cuidar dele. O problema é que a mulher dele não gostou muito da idéia e deixa bem claro para o garoto que ele não é bem vindo ali.

Se já não fosse o bastante estar remoendo as saudades dos pais e sofrendo nas mãos de sua tia, Dennis ainda é perseguido em sua escola por garotos mais velhos, que conseguem transformar sua vida num verdadeiro inferno.

No meio de tudo isso ele encontra Valquíria, uma menina misteriosa que consegue fazer com que sua estadia na cidade tenha alguns momentos de prazer. Da amizade dos dois nasce uma paixão que é muito intensa pelos dois lados, mesmo os dois sendo tão novos. Mas ela na verdade é um vampiro e precisa de sangue para sobreviver.

Os perseguidores de Dennis começam a ser atacados violentamente e todas as pistas levam ele a apenas uma suspeita.

Não deixe o sol brilhar em mim é um livro de fácil leitura e um enredo simples, que a cada página nos impressiona com o talento do autor em criar personagens e situações com riqueza de detalhes.

Estava querendo ler um livro onde a garota fosse a vampira e o humano fosse do sexo masculino e fui presenteada com isso.

Luan 18/12/2011

Bom Livro!
Nesses últimos anos os vampiros estão bem na moda. Já virou até tema de romance adolescente. Não Deixe o Sol Brilhar em Mim não deixa de ser adolescente e não deixa de ser um romance, então oque o diferencia de 'Crepúsculo', e 'Diários de Vampiro'? Primeiramente não há um triângulo amoroso (o que é um alívio), e também não há o "bem contra o mal", os personagens não se esforçam pra defender nenhum dos dois lados e toda a estória se passa na grande SP. É evidente a inspiração que o autor teve do filme sueco 'Deixe ela Entrar', aclamadíssimo pela critica do qual eu muito recomendo. O Evan chega a fazer uma nota falando sobre de como veio a ideia de escrever a obra.
A estória é toda contada em terceira pessoa, oque eu adoro, porque traz um olhar mais amplo da trama, não ficando preso apenas a um certo personagem. Como viram na sinopse Dennis depois de um trágico acidente de carro que mata seus pais, vai morar com o tio em SP. Lá ele não se adapta muito bem e acaba sofrendo agressões de colegas de classe. Como se a vida dele não estivesse bastante f... ele tem que aguentar a insuportável da tia dele que faz de tudo para que o garoto vá pro quinto dos infernos (não se choque com essa linguagem, é constantemente usada no livro). Mas ao ver Valquiria nasce uma amizade sincera, a parti daí toda a estória ganha ritmo e fica bastante interessante.
O romance do livro é bem puro e inocente, um preenche o vazio do outro. É claro que a estória tem uns típicos clichêszinhos como o bullying na escola, criança órfã, mas whatever. A edição da Dracaena está muito boa, o livro tem um Sumário super bem organizado, os capítulos são rápidos a fonte tem um bom tamanho, o que faz as 305 páginas virarem sozinhas.
O autor Evandro Raiz Ribeiro se saiu muito bem na sua primeira aventura literária, espero ler outras!

1 | 2 | 3 | 4 | 5