Não Deixe o Sol Brilhar em Mim

Não Deixe o Sol Brilhar em Mim Evandro Raiz Ribeiro

Resenhas - Não Deixe o Sol Brilhar em Mim

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Skylenty 19/05/2021

Tirando o final extremamente aberto o livro é incrível.
Bem diferente dos livros de vampiro que estamos acostumados, ele foca em ser o mais real possível, uma parte de imaginação, mas muita realidade.

Erinies 02/05/2020

Grata surpresa.
Esse livro foi uma encantadora surpresa, não sou uma avida leitora de livros nacionais e esse livro conseguiu abrir minha mente para mais ficções nacionais.

amei os personagens e quero uma continuação!

Vanessa Vieira 11/12/2017

Não Deixe o Sol Brilhar em Mim - Evandro Raiz Ribeiro
O livro Não Deixe o Sol Brilhar em Mim, do pernambucano Evandro Raiz Ribeiro, nos traz uma história interessante sobre vampiros, bem como suas principais características. Mesclando sobrenatural com barbáries puramente humanas, o enredo foi muito bem orquestrado e ainda traz um romance que reflete com bastante ênfase o primeiro amor.

Dennis é um garoto que acabou de se mudar para a casa dos tios após o falecimento dos pais e que é cruelmente maltratado pela tia. Além de passar por muitos infortúnios nas mãos de Gertrudes, o jovem também é perseguido na escola por alguns garotos mais velhos e vivencia cenas de bullying nas mãos deles.

De uma hora para outra, sua vida mudou drasticamente e o presente nunca lhe pareceu ser tão sem sentido. Entretanto, ele conhece Valquíria, uma reclusa e misteriosa garota da vizinhança e logo os dois acabam nutrindo uma firme e sólida amizade. E essa amizade acaba evoluindo para algo mais, suprindo os desejos da adolescência e da paixão e preenchendo o vazio existencial que habita cada um deles. Concomitantemente a isso, os algozes que perseguem Dennis começam a ser atacados violentamente e uma obscura verdade vem à tona: Valquíria é uma vampira e ela precisa de sangue para sobreviver...

Não Deixe o Sol Brilhar em Mim nos traz uma história de vampiros bem diferente do convencional e com influências marcantes de Bram Stoker e Anne Rice. Por mais que os protagonistas sejam adolescentes e acabem vivendo um romance nesse interlúdio, o tema do vampirismo é explorado de modo singular e não é regado por água com açúcar, como acontece com outros enredos do gênero. Narrado em terceira pessoa - o que nos concede uma visão panorâmica da trama - o livro de Evandro Raiz Ribeiro se mostrou bastante interessante e envolvente.

Dennis é um garoto órfão que acompanha o seu mundo desmoronar totalmente. Com a morte dos pais, ele acaba indo morar com os tios e sofre absurdamente nas mãos de Gertrudes, que faz questão de elucidar o quanto o menino é um peso e um estorvo em sua vida. Pra piorar a situação, os colegas da escola não dão um minuto de sossego para Dennis e cometem uma série de violência física e psicológica contra o jovem, que se sente cada vez mais perseguido e menosprezado. Entretanto, o destino o coloca frente a frente com a soturna e solitária Valquíria e uma onda de afeto e companheirismo toma conta do casal. Apesar de notar que Valquíria é um tanto quanto misteriosa e que esconde muitos segredos, Dennis se deixa mergulhar e inebriar cada vez mais pela sua presença. O que eu admirei em Dennis é que apesar de sofrer inúmeros infortúnios, ele não perde tempo se lamentando e busca lutar para ter melhorias de vida. Apesar de não ter achado o seu romance com Valquíria tão bem elaborado, gostei da química do casal e do conforto que um proporciona para o outro.

Acompanhar Valquíria na trama foi bem energizante e instigante, principalmente no que concerne na história de vida da personagem. Sua trajetória foi bem orquestrada e conseguiu me prender a atenção do início ao fim. O que eu achei extremamente interessante foi a ambiguidade feita entre o sobrenatural e o terror meramente humano e como fica claro por A+B qual das raças é a mais cruel, fria e calculista. Como disse anteriormente, o romance dos protagonistas não conseguiu tocar tanto o meu coração quanto eu gostaria, mas se mostrou belo e catártico.

Em síntese, Não Deixe o Sol Brilhar em Mim nos apresentou uma história sobre vampiros bem original e articulada e com um desfecho um tanto agradável quanto surpreendente. Os personagens - apesar da tenra idade - têm objetivos e planos bem definidos, o que agregou valor à trama e a tornou curiosa e instigante. A capa é simples e nos traz uma garota em vestes escuras fugindo da claridade e a diagramação está razoável, com fonte em bom tamanho e poucos erros ortográficos. Recomendo.

site: http://www.newsnessa.com/2017/12/resenha-nao-deixe-o-sol-brilhar-em-mim.html?m=1

Kellbet 31/01/2017

Adorei!
Cheio de suspense e mistério e, um romance diferente.
Gosto de ler quando quero virar a próxima página e outra, e outra.
Parabéns ao escritor. Soube fazer uma história entre adolescentes, ser amável e prazerosa.
A parte do 'horror' é compreensível e aceitável. (Risos)
;)

site: https://kellbet.blogspot.com/2020/01/evandro-raiz-ribeiro-nao-deixe-o-sol.html

@autorajessicadias 13/06/2016

Dennis perde os pais e vai morar com seu tio e sua tia (que mostra um certo ódio/desprezo por ele). Nessa nova ~fase~ de sua vida, ele acaba conhecendo uma garota, com manias esquisitas, e se apaixona por ela. Mal sabe ele que a sua linda namorada é uma vampira.
O livro é bem gostoso de ler até sua metade. Quando a Valquíria começa a narrar como tudo aconteceu, como virou vampira, a leitura torna-se maçante de uma maneira que é quase impossível de ler mais de um capitulo. Demorei muito para terminar, e isso que o livro é curtinho. Mas olha, o final foi surpreendente, mas ainda acredito que poderia ter economizado mais na descrição dos acontecimentos com a Val e ter investido mais nos capítulos finais.

Camila 11/01/2016

Uma mistura de Crepúsculo com os livros da Gillian Flynn. Nota-se a inexperiência do autor , mas a história corre bem e o final é bem construído.

Elisa Flemer 30/06/2015

Se não tivesse aquela cena...
A Trama
Dennis acaba de perder seus pais e se mudar para o ABC paulista, com seus tios e o primo, Otavinho. Com uma tia que o odeia, valentões na escola e uma saudade inconsolável, ele acaba conhecendo Valquíria, uma menina diferente.

Eles apaixonam no mesmo momento e ele continua voltando para a praça em que se conheceram querendo vê-la de novo, sem sucesso. Percebe que a casa dela é em frente a tal praça, mas parece sempre fechada, até que um dia, no fim de tarde, ela dá as caras.

Eles começam uma espécie de amizade que cresce para namoro, mas só se veem a noite. Além disso, Valquíria tem algumas manias estranhas, como só entrar num lugar após ele convidá-la e não comer nada a não ser sua dieta especial. Na verdade, ela é uma vampira.

Dennis não suspeita de nada e eles continuam se encontrando. Então, a tia de Dennis, Gertrudes, tenta intoxicá-lo com um patê estragado, e ele vai para o hospital. Quando Valquíria fica sabendo do ocorrido, dá uma lição em Gertrudes e em todos os outros que mexeram com Dennis.

Opinião
É um livro brasileiro e antigo, onde ainda não existem muitas televisões a cores e eles compram discos de vinil em lojas para tocar em suas vitrolas. Apesar disso, a história é muito legal. O único problema é que tomou um rumo erótico.

Acesse o blog para ler mais!

site: www.leituradelicada.com.br

Nathalia 29/06/2015

Maçante
Bem, no inicio a historia até começou bem, mas depois a leitura se tornou cansativa. Demorei três semanas para terminar, e isso é o cúmulo devido ao número de páginas. E para conseguir terminar foi uma luta constante em cada página, quando eu pensava que ia engrenar então retornava ao estado fatigante. A historia é boa em si, no entanto a forma como foi escrita não me agradou, e sem falar no sexo que teve, que ao meu ver fez o livro ficar pesado.

erosgmmj 06/01/2015

Muito Bom!!!
O livro possui uma escrita fluida e prazerosa daqueles o qual você não para de ler. Grande parte da leitura faz com que o relacionamento e romance dos personagens tome corpo e absorva o leitor ao clima da história adolescente e ao mesmo tempo sóbrio do enredo.

Denis possui um jeito gótico, melancólico. Sem amigos é desprezado pela tia e vitima constante de bullying na escola.

Desta forma, sua paixão por Valquíria, ocorre de forma natural visto que ambos são excluídos e solitários por diferentes razões.

Os dois se complementam, com a proteção, segurança, carinho e amor resultantes desta relação.

Valquíria é o que se pode chamar de ‘’vampiro à moda antiga’’, com sua racionalidade e aceitação de sua realidade, nos contempla com uma vertente fria e direta do que é um vampiro, perante suas vítimas ou pessoas que venham a ameaçar Denis.

Ao mesmo instante em que vibramos com o código de conduta e com os assassinatos cometidos por ela – Acho que todos temos um pouco de justiceiro. – Risos - nos sentimos aflitos com a crueldade exposta na obra, sendo levados a refletir naturalmente, sobre quem é o monstro pior afinal... O vampiro... Ou o ser humano em seu lado obscuro e egoísta.

O Livro é uma leitura obrigatória aos leitores fãs de vampiros ou romances sobrenaturais.

Só não é perfeito por sua visível semelhança com o romance: Deixa Ela Entrar, o qual ainda não li, (coincidentemente faz parte de minha meta de leitura) mas como o autor assisti ao filme.

O escritor não esconde seu fascínio pela obra cinematográfica que deu origem a ambos os livros e tem sem mérito ao retrata-la no contexto brasileiro. Mas creio que isso possa vir a decepcionar os leitores desavisados que já leram a obra original ou viram o filme.

Comparações a parte, se você como eu adora este tipo de leitura, o título: Não deixe o Sol Brilhar em Mim é recomendadíssimo! :-)

Petra 06/10/2014

Após perder os pais em um acidente de carro, Dennis é levado da Paraíba para o ABC Paulista para morar com seu tio Olavo. Ele tem 14 anos e acaba sofrendo bullying na escola por ser nordestino.

O ano é 1976 e Dennis, sem amigos e rejeitado pela tia, que não aceita o sobrinho em sua casa, resolve sair desbravando a cidade após as aulas para não ter que voltar para casa. Em um desses passeios, Dennis conhece Valquíria, uma garota meio misteriosa. Ela é uma vampira (e isso não é um spoiler) e também está solitária, pois acabou de perder seu irmão.

Com o passar do tempo, os dois se descobrem apaixonados, porém Valquíria ainda sente medo de revelar o seu segredo para Dennis. Infelizmente, ela não consegue esconder por muito tempo e os dois têm de arranjar um jeito de lidar com essa situação.

Minha opinião: Ambos são bastante maduros e independentes para sua idade e buscam apenas companhia. O tempo que leva para a história se desenvolver é ok, porém eu senti que o Dennis aceita muito rápido a condição de Valquíria. Também senti um tanto quanto forçada a relação amorosa dos dois, sei lá... Essa é minha opinião, tá? Já li discussões sobre o livro no Skoob e o autor, em sua defesa, relatou que boa parte das cenas deste livro foram vividas por ele. Quem sou eu para criticar isso, mas a mim não convenceu não, desculpa!

Leia mais em:

site: http://naproximapagina.blogspot.com.br/2014/08/paginas-vs-frames-nao-deixe-o-sol.html

Rose 30/04/2014

Não deixe o sol brilhar em mim é um romance vampiresco, mas não pense que é apenas mais um romance. Aqui temos a história de Dennis, um garoto que morava em Recife e ficou órfão, e por conta disso acabou vindo morar em São Paulo na casa de seu tio, para desgosto da esposa do seu tio. Novo na cidade, sem amigos, sendo motivo de piada na escola e ameaçado pela tia, Dennis sente-se muito sozinho. Um dia conhece uma garota misteriosa, Valquíria, por quem se sente atraído. Mas muitos mistérios envolvem Valquíria, e quando ela perde seu irmão e protetor, esta se vê sozinha no mundo sem saber o que fazer ou como agir neste mundo tão diferente e que ela não se interessava. A amizade entre os dois evolui, e Dennis torna-se a única pessoa que Valquíria confia, mas não ao ponto de lhe contar seu segredo mais profundo. Até o dia que Dennis corre perigo, então toda verdade vem à tona, agora eles vão precisar de muita inteligência para manter este segredo e se protegerem mutuamente.

Ao final do livro ficou uma pequena pergunta: Evandro, você vai dar seqüência na história deste casal? Pois saiba que eu gostaria muito de saber o que acontece depois do encontro final deles.

site: http://www.fabricadosconvites.blogspot.com.br/p/minhas-resenhas.html
Clarice.Castanhola 24/06/2015minha estante
Primeira vez que leio algo sobre esse livro e devido o tema vampiros e adolescência não me chamou tanto atenção por agora não leria :]

Fernanda 23/12/2013

Resenha: Não Deixe o Sol Brilhar em Mim
Resenha: “Não deixe o sol brilhar em mim” de Evandro Raiz Ribeiro, apresenta uma história dinâmica, instigante e intensa, envolvendo emoções conflituosas e perturbadoras. A premissa da obra diz respeito a um relacionamento de aprendizados e questões ligadas ao sobrenatural, de modo analítico e inovador. Os personagens possuem descrições peculiares, fazendo com que o leitor consiga se encaixar no próprio enredo e perceber algumas semelhanças de personalidade.

Dennis passa por uma fase difícil desde que perdeu seus pais em um acidente. O menino de 14 anos muda-se para a casa dos tios, porém as coisas começam a piorar quando vê seus colegas de escola o incomodado e quando percebe que sua tia Gertrudes possui intenções e pensamentos negativos sobre ele. Confesso que de início fiquei muito surpresa com as atitudes dela, pois em nenhum momento facilitou sua vida e sempre ficava o provocando e ameaçando envenenar sua comida e coisas do tipo (que horror). Qual o motivo de tanto ódio?

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/12/resenha-nao-deixe-o-sol-brilhar-em-mim.html

Danielle 16/09/2013

Um livro com uma capa linda e um título interessante.
Mas e a história...

No livro conhecemos um jovem casal que se apaixona, ambos solitários, porém há algo de errado com Valquíria...ela nunca sai pela manhã, vive sozinha em casa.

Temos romances, ação, suspense.. uma leitura que flui deliciosamente, quando você se dá conta já acabou de ler.

Um trama bem escrita e bem amarrada e com um final perfeito.

Para quem gosta de romances entre vampiros é um prato cheio.
Quem gostou do filme Deixa ela entrar vai gostar bastante também. O próprio autor disse que se inspirou no filme do qual é fã da história.

Então aproveitem essa história maravilhosa

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Karini.Couto 24/08/2013

Não deixe o sol brilhar em mim conta a história de Dennis, um menino de apenas quatorze anos que após a morte de seus pais muda-se de João Pessoa rumo a São Paulo para morar com seu tio Olavo e a família dele. Porém as coisas não são como Dennis esperava, a esposa de seu tio não o queria ali e o maltrata, chegando até a ameaçar envenena-lo.
Como se já não bastasse isso, na escola as coisas também não vão bem, por conta de dois indivíduos que implicam constantemente com Dennis.

Dennis já meio que desanimado em determinado momento se depara com Valquíria, uma menina de aparentemente treze anos que é diferente de todas que ele já viu. Dennis se encanta por Valquíria e pouco a pouco ambos vão se ligando um ao outro e eis que surge um sentimento forte entre eles. Ambos se apaixonam um pelo outro. Só que Valquíria não é uma garota comum; ela é um vampiro e eles terão de lhe dar com as emoções do primeiro amor e a diferença de ambos!

Minhas impressões:

Dennis é um menino de coração enorme, com uma personalidade bem delineada pelo autor, bastante maduro para sua idade e muito solitário.

Os maus tratos sofridos por Dennis através de sua tia Gertrudes é no mínimo cruel. Ela é uma mulher sem caráter, capaz de destratar e até mesmo levar sua ira por ter alguém indesejado em sua casa às últimas consequências. Ela é daquelas pessoas dissimuladas, que faz cara de anjo, mas quando você menos espera te apunhala pelas costas.

Olavo, tio de Dennis, é um cara que vive em um casamento fracassado; mas é daqueles que deixa o barco ir conforme a maré, por achar mais fácil e mais cômodo! Somando este motivo ao fato de ele trabalhar de noite e durante o dia estar dormindo; ele não desconfia do que Gertrudes tem aprontado para Dennis, até que ele vai parar no hospital!

Valquíria, ao mesmo tempo em que é delicada e gentil com Dennis, ela mata com requintes de crueldade ou pune de forma cruel aqueles que de alguma forma se intrometem em seu caminho seja para saciar a sua cede ou para proteger Dennis e a sim mesma!

O romance e amizade entre Dennis e Valquíria é forte, sincero e consegue transpor qualquer esquisitice que possa haver no dia a dia de ambos!

A forma como Dennis, procura uma solução boa para tudo a sua volta, indica o quão altruísta ele é!

Um ponto interessante foi à cena de sexo protagonizada por Valquíria e Dennis, apesar de ser uma cena protagonizada entre dois pré-adolescentes; a cena foi muito delicada e sucinta, salientando apenas a beleza do ato entre os dois; sem vulgaridades e exageros; passando a essência do primeiro amor, da amizade, do companheirismo.. da preocupação de um com o outro e não com sigo mesmo!
Sei que pensar em dois pré-adolescentes fazendo sexo pode chocar alguns, mas ambos os personagens possuem uma maturidade que não condiz com a idade deles e em se tratando de um romance sobrenatural, a cena de amor entre ambos teria de acontecer em algum momento! Afinal Valquíria está digamos que "congelada", não envelhecerá nunca; então agora ou daqui a 100 anos ela teoricamente continuará tendo aparência de uma menina de treze anos! E o mais interessante é que Valquíria se abriu de uma maneira linda para o amor de Dennis! Digno de um verdadeiro conto de fadas!

O livro possui uma narrativa fácil e rápida; o autor concluiu sua obra com maestria, me levando a crer mais uma vez quão altruísta Dennis é; e nos fazendo acreditar que para tudo há uma solução! Para seu pior pesadelo.. com amor e boa vontade podemos encontrar uma maneira de levar uma situação aparentemente ruim e sem solução, a se tornar algo melhor.. algo que além de tudo pode beneficiar mais pessoas do que você pudesse imaginar!

Não deixe o sol brilhar em mim ganhou 5 estrelas, pela desenvoltura do autor em desenvolver uma história (sobre um tema batido como Vampiros) com muitas singularidades e um romance delicado e puro apesar da contrariedade do significado de ser um vampiro! Que nada tem de delicado ou puro. Mas Evandro Raiz de forma extraordinária conquistou esse feito e me encantou com seu romance sobrenatural! Que espero poder ler uma continuação em breve!

Recomendo "Não deixe o sol brilhar em mim" aos leitores do Mix que são amantes de romance e de sobrenatural. E digo que os autores nacionais são tão capazes quanto os entrangeiros em criar histórias fascinantes e encantadoras. E foi isso que acabei de ler, uma história fascinante e encantadora! Leia você também e tire suas conclusões!

Evandro Raiz conseguiu passar muito mais que uma história sobrenatural, sua mensagem está implicita nas entrelinhas e pode facilmente ser desvendada por seus leitores através da pureza e delicadeza como abordou a relação entre os protagonistas e seus princípios diante situações contraditórias!

site: http://www.mixliterario.com/2012/06/resenha-premiada-nao-deixe-o-sol.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5