Não Deixe o Sol Brilhar em Mim

Resenhas - Não Deixe o Sol Brilhar em Mim

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fernanda 23/12/2013

Resenha: Não Deixe o Sol Brilhar em Mim
Resenha: “Não deixe o sol brilhar em mim” de Evandro Raiz Ribeiro, apresenta uma história dinâmica, instigante e intensa, envolvendo emoções conflituosas e perturbadoras. A premissa da obra diz respeito a um relacionamento de aprendizados e questões ligadas ao sobrenatural, de modo analítico e inovador. Os personagens possuem descrições peculiares, fazendo com que o leitor consiga se encaixar no próprio enredo e perceber algumas semelhanças de personalidade.

Dennis passa por uma fase difícil desde que perdeu seus pais em um acidente. O menino de 14 anos muda-se para a casa dos tios, porém as coisas começam a piorar quando vê seus colegas de escola o incomodado e quando percebe que sua tia Gertrudes possui intenções e pensamentos negativos sobre ele. Confesso que de início fiquei muito surpresa com as atitudes dela, pois em nenhum momento facilitou sua vida e sempre ficava o provocando e ameaçando envenenar sua comida e coisas do tipo (que horror). Qual o motivo de tanto ódio?

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/12/resenha-nao-deixe-o-sol-brilhar-em-mim.html

Marta :) 12/05/2011

Um livro único
Não Deixe o Sol Brilhar em Mim é um livro único, por várias razões.

A história me cativou desde o começo, quando estava lendo no computador, e mesmo lendo devagar no pc acabei lendo até à pagina 50 em menos de uma hora.
Como a sinopse diz, é um livro de vampiros diferente, uma história que retrata a solidão de duas pessoas, uma história que mostra que o amor ignora as diferenças.
Dennis é um garoto comum que acabou de ficar orfão e vai morar com o tio, além das diferenças na cidade, o fato de ser novo na escola, ele também tem problemas em casa, a tia que o odeia sem razão aparente.
Dennis é um personagem muito bem construido, tem seus medos e frustrações, bem, ele age exatamente como um garoto de sua idade.

Valquíria é uma garota com quem Dennis passa a falar regularmente, ela é muito bonita embora não se arrume muito no inicio, ela é a única que faz com que Dennis se sinta em casa.

O autor fez uso de estereotipos na construção de alguns personagens, como os garotos que zoam Dennis na escola, e eu não estou falando que isso foi uma coisa ruim, sempre é bom você ter aquele tipo de personagem que você olha e diz 'eu sei como você é'. Você acaba se identificando com Dennis por ele ser importunado por aqueles garotos, você acaba sabendo como é mesmo que não tenha passado por algo semelhante, não sei se deu para entender rsrsrsrs

A leitura do livro é rapida, mesmo tendo 310 páginas eu li em dois ou três dias.
Resumindo: eu adorei esse livro, além de ter uma história muito bonita, é escrita de uma maneira que leva você a imaginar uma cidade comum com seus habitantes comuns, faz você pensar que poderia estar acontecendo como você.

Marta
Nathália 07/11/2011minha estante
Mas essa sinopse não é praticamente idêntica a de Let The Right One In, o livro sueco?

Nathália 07/11/2011minha estante
Ah, sim, o autor se justifica: http://www.skoob.com.br/estante/resenhas/276612

Anna 23/01/2012minha estante
Retirando a localização geográfica, esse livro é cópia descarada de Let The Right One In do sueco John Ajvide Lindqvist. Fica a conclusão: até quando as editoras pagas vão publicar tudo que aparece?

Evan 10/06/2012minha estante

Eu como escritor, tenho que defender mina obra. Principalmente de comentários feitos sem nenhuma justiça. convenhamos, não é? Como alguém entra em uma rede social para denegrir uma imagem postando comentários negativos, sem ter ao menos certeza do que está falando. Fica aqui a pergunta: até quando as pessoas sem noção vão acusar obras de plágio sem a terem lido? Como é o caso evidente da Anna aí de baixo?
Dizer algo como : "retirando a localização geográfica, o livro é uma cópia descarada" . Não passa de um comentário completamente sem noção de alguém que não leu o livro.
Para quem fala o quer sem saber o que diz segue abaixo a definição de plágio:
O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.
Meu livro não comtém uma única sentença ou frase copiados de "Let  the right One In".
Procurem em http://evaneoslivros.blogspot.com o comentário de quem assistiu ao filme tanto na versão sueca original e na americana. Em breve a opinião de quem leu "Let the Rigth One In" na versão portuguesa será postada. Claro que meu livro lembra o filme, pois foi inspirado nele, e quem leu meu livro sabe disso pois foi comentado nas páginas iniciais.

Larissa Gunia 20/06/2011

Um dos melhores livros que já li *-*
Esse livro é OBRIGADO para pessoas que gostam de histórias de vampiros. Não deixe o sol brilhar em mim, foi um livro que me surpreendeu do inicio ao fim, Pensei que os livros de vampiros estrangeiros eram bem melhores que os brasileiros, mas lendo esse o autor Evandro nos mostra que não é só os livros estrangeiros que são bons como os brasileiros também.
Obrigada ao autor Evandro Raiz Ribeiro por ter me mandado um dos melhores livros de vampiros que já li. Recomendadíssimo

Dennis um garoto de 14 anos, acaba de ficar órfão e começa a morar com seu tio Olavo no ABC Paulista.
Chegando em sua nova casa sua tia Gertrudes faz ameaças para ele ir morar com outro parente, pois já não basta cuidar de seu próprio filho. Dennis ignora sua tia e começa a ficar feliz, portanto aquele vai ser seu primeiro dia de aula.
Chegando na sala de aula, Um bando de meninos da sua turma, começam a zoar o sotaque de Dennis que morava no recife.
Certo dia, cansado de ser maltratado pela tia e os meninos da sua turma, Dennis se senta numa praça e começa a ler seus gibis de vampiro no qual ele adora. No meio de sua leitura chega Valquíria uma menina de 13 anos que começa a conversar com Dennis que fica encantado com aquela menina de cabelos escuros e olhos claros.
Depois daquele dia, Dennis só pensava em ir para aquela praça e ver Valquíria, mas naquele dia ela não apareceu. Preocupado foi a casa dela e notou que não tinha muitos aparelhos eletrônicos e ela não estava bem como antes.
Eles começam a se encontrar todos os dias, se tornando grandes amigos, por mais que Dennis queira ser mais do que amigo de Valquíria.
Sempre que eles saiam, ele começou a notar que ela nunca comia nada e sempre estava de dieta. E quando faziam compras (Valquíria sempre usava a mesma roupa de antes), ela não sabia escolher o que comprar e nem sabia usar maquiagem, mas Dennis não se importava com isso e achou uma coisa normal. Os dias passaram e valquíria se tornou namorada de dennis.

Veja mais em meu blog

Beatriz Gosmin 22/11/2011

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.blogspot.com

Ele havia pensado em várias coisas para dizer, mas...
- Você é um vampiro? – Foi a palavra que saiu de sua boca.
- Não gosto deste nome, mas acho que é isso o que eu sou. – ela respondeu.

Acabo de terminar a leitura do livro e o que posso dizer? A história ainda está bem viva em minha cabeça!

Dennis, um jovem garoto de 14 anos, acabara de se mudar para Santo André para morar com seu tio Olavo após a perda dos pais em um acidente. Seu tio é muito atencioso e acolhedor, e fora ele quem propusera a tal mudança, imaginando que se tivesse sido com ele, o pai de Dennis faria a mesma coisa por seu filho, Otavinho.

Dennis estava muito feliz com a mudança - iria começar uma nova vida -, mas sua tia Gertrudes não parecera apreciar muito a sua presença ali como Olavo havia feito. Ela então passa a persegui-lo pressionando-o para que ele fale para seu tio que não quer ficar ali, que não gosta do lar e que quer voltar para sua terra natal. Assim deixaria de ser “um estorvo” para todos, como vivia dizendo para Dennis. Gertrudes começa também a ameaçá-lo, falando que colocaria veneno em sua comida. – definitivamente ela é uma víbora.

Dennis, com toda a perseguição dentro de casa e sem coragem para contar ao tio, percebe que as coisas podem piorar quando vai à escola. Por ser de outro lugar, alguns alunos (Edu e Alex) repetentes ficaram lhe importunando também, fazendo comentários e brincadeiras nada legais. (estes dois são tão panacas!)

Mas, quando Dennis já pensava em desistir e fazer o que sua tia o estava obrigando (voltar para sua terra), ele conhece Valquíria, uma garota muito bela, mas um tanto desleixada com a aparência cujo irmão saíra para uma viagem um tanto longa, ficando sozinha uma vez que moravam somente ela e ele.

Os dois passam a se encontrar e uma amizade seguida de amor floresce entre os dois, e mesmo achando certos hábitos dela estranhos, como sumir de dia, ter uma dieta ‘especial’ e não conhecer absolutamente nada de sua cidade ou mesmo como lavar as roupas; Dennis não questiona, apenas decidira que não vai mais voltar para sua terra. Suportaria por Valquíria sua tia e todos os outros problemas que o rodeavam.

- Sabe... É... É que quando fui ao banheiro da sua casa naquele dia, notei que não tinha sabonete. Então comprei sabonete, xampu, condicionador, escova e creme dental. Pensei que talvez você tivesse dificuldades em sair para comprar, como aconteceu com os jornais.
- Eu estou fedendo? – ela falou enquanto tentava cheirar o próprio corpo.
- Não, não é isso, desculpe-me não foi essa a minha intenção... – como pôde ter sido tão estúpido – pensou se recriminando.

Tudo estava bem até que pessoas que perseguiam Dennis começam a ser atacadas, com cortes no pulso e muito sangue. Então, Dennis descobre que Valquíria é na verdade, um vampiro.

~ * ~ * ~ * ~ * ~

Faz tempo que eu não lia algo sobre vampiros, confesso até que estava receosa em ler este livro por causa das ‘modinhas’ e tals, mas fico feliz em falar que ele superou minhas expectativas e que a história me surpreendeu muito.
O contexto foi todo trabalhado, os fatos têm ligação e a narrativa é muito boa.
O autor conseguiu me envolver naquele romance infantil entre um menino de 14 anos e uma vampira de 13, coisa que não estamos acostumados a encontrar, e isso me fez torcer pelos dois a cada página que lia.
O livro não tem só romance, há bastante sangue e algumas decaptações alheias. (urgh!)

A única coisa ruim é que há alguns erros de digitação que me confundiam muito na hora de diferenciar as falas. =/

Há indícios que este livro terá futuramente uma continuação, o que significa que eu não vou perder por nada! Haha! E vocês também não deveriam. Sério.

Beijos,
Bia

Giselle Trindade 05/10/2011

UM AMOR PURO E LINDO

Sinopse:
Dennis é um garoto que se muda para a casa do tio em Santo André no ABC paulista e logo descobre que sua vida na nova casa não vai ser nada fácil. Sem nada para fazer, começa a perambular pelas ruas onde conhece Valquíria, uma estranha menina da vizinhança. Em pouco tempo se tornam amigos, companheiros de solidão em que cada um preenche o vazio existencial que há no outro. Tudo isso acontece em meio as descobertas do primeiro amor e dos anseios da adolescência. Porém Valquíria, possui um segredo terrível.
Não Deixe o Sol Brilhar em Mim, é uma história diferente, em que a fuga da solidão ultrapassa o limite do sobrenatural.

Gostaria de agradecer primeiramente ao Evandro pela simpatia e disponibilidade em me fornecer um exemplar desse livro, que quis ler desde que o conheci.

Algo que foi novidade para mim é que a historia foi baseada em Let right on in, Um livro Sueco, que teve uma adaptação Americana recentemente chamada Deixe-me Entrar. Mas não pense que a historia seja repetitiva, ou uma versão Brasileira do filme, o autor soube muito bem acrescentar elementos que enriqueceram o livro. Parabéns Evandro!!!!

O livro conta a historia de Dennis, um garoto de 14 anos, que foi obrigado a ir morar com os tios em São Paulo, devido a um acidente que tirou a vida dos seus pais. Seu tio Olavo e seu primo Otavinho o receberam muito bem, mas a Tia Gertrudes não se conformou com isso. Nossa, mas fiquei com uma raiva da forma como ela maltrata o Dennis, que já sofre tanto com todas essas mudanças, ela chega até a ser cruel. Além disso tudo, ele começa a sofrer Bulling na nova escola.

Até que ele conhece uma garota misteriosa porém muito bonita, que se torna logo sua única amiga Ela mora sozinha com seu irmão. Eles começam a se encontrar diversas vezes, até que Dennis se vê apaixonado por ela e a pede em namoro, sem saber que ela guarda um segredo sombrio.

O livro tem uma leitura fácil e agradável, que prende a atenção desde o começo, e conta uma história linda e emocionante, que ultrapassa as barreiras do tempo, e nos mostra um lindo conto de amor puro e juvenil, solidão, recomeço e aprendizado.

Super recomendo, vale muito a pena!!!

Beijos

Nessa 06/12/2011

Não deixe o sol brilhar em mim
Dennis é um garoto de 13 anos, que se muda para a casa dos tios depois de ficar órfão.
Ao chegar a casa ele percebe que não é bem vindo pela tia e é maltratado.
Na nova escola Dennis também encontra dificuldade com alguns colegas mais velhos.
É numa tarde, em uma praça, que Dennis conhece uma jovem linda chama Valquíria, ela é linda, tem 14 amos, de cabelos escuros e encaracolados, pele clara e os olhos azuis.
Este primeiro encontro marca Dennis e ele volta toda tarde naquela praça para ver se encontra Valquíria, logo descobre que ela mora em uma casa na frente da praça.
Valquíria também tem uma vida difícil e solitária, e carrega consigo um segredo que ninguém imagina, algo horrível.
Aos poucos os dois vão descobrindo o amor, é um amor puro, verdadeiro, inocente, forte e capaz de enfrentar barreiras.

O livro me mostrou algo diferente e me surpreendi muito com esta estória. Confesso que li o livro em três dias, pois não conseguia largar o livro até descobrir o que iria acontecer com Valquíria e Dennis.
Como sempre eu falo do título e da capa, gente, tem tudo a ver com a estória. Só não irei falar do título senão acabo contanto e perde a graça.
Eu achei muito linda esta capa, muito bem pensada. E foi através dela que me surgiu o desejo de ler o livro!

Evan 28/06/2013minha estante
Porra, Jorge. Eu até que estava gostando do seu comentário. Achei legal a parte em que falava que eu escrevo ruim, que o livro foi mal escrito e tal, que estava cheio de erros gramaticais, etc; é natural que falem, tem erros sim, apesar da revisão.
Eu sempre acho interessante leitores que deixam esse tipo de feedback e vão mais além, esmiuçando o que foi escrito, mostrando os erros graves de continuação e verossimilhança cometidos (além dos gramaticais, pois nesse caso os erros gramaticais se tornam um nada, já que até um revisor, profissional da área, que deveria ser exemplo de eficácia, os comete. E não é só o meu revisor, que você poderá dizer que foi barato ou coisa e tal, mas também alguns conceituados que cometem também barbaridades em nossa língua pátria, talvez por distração, mas aí....). Enfim, continuando... Gostei de seus comentários sobre alguns pontos, como os travessões em pensamento, ou sobre os términos de parágrafo de forma absurda, escorregões da revisão que já foram acertados para a versão digital.
Mas aí, quando começou a querer transformar minha história em sua, querendo que eu escrevesse como se fosse você, perdeu. Com 21 anos o que você sabe dos anos 70? Qual a sua autoridade em natureza humana para afirmar categoricamente que tal idade não faz isso ou aquilo? Ou o que se pode escrever ou não? A história de vampiros foi só um pretexto para a outra história "real" que queria escrever. Na verdade, todas as personagens são fictícias, entretanto, todas baseadas em pessoas e fatos reais. Excluindo a parte sobrenatural e as mortes, cada cena ali contada, aconteceu. Se eu as desenvolvi mal, isso é uma outra história, um dia quem sabe eu aprenda. Mas isso serve para mostrar que você faz uma avaliação tendenciosa. Por mais que você se vanglorie de ter lido centenas de livros, eu com certeza li muito mais que você, já que tenho mais que o dobro de sua idade e não me recordo de ter ficado um único dia sem ter lido um livro. E mesmo com toda essa bagagem como leitor de todos os tipos de livro, do clássico ao best-seller, do erudito ao chic-lit, na hora de escrever a mão pesa, pois uma coisa nada tem a ver com outra. A experiência como leitor é algo extraordinário, entretanto não substitui a técnica aprendida de forma direcionada a literatura, como eu bem descobri e como você serviu para me alertar.
Sobre o enrendo e história, você reclamou da tia como vilã, mas a história foi escrita exatamente por causa da tia, não teria sentido sem a tia. Segundo um leitor crítico profissional, que leu meu livro e me fez reescrever 80 páginas da trama, a tia era a única personagem com estofo, me deu 85 pontos, o resto das personagens reescreva que estão uma merda. Reescrevi todas as outras personagens, sem mudar as cenas apenas suas características, talvez ainda tenha feito de forma ruim, e um dia, quem sabe eu acerte a mão, mas da tia eu não abro mão (perdão pelo trocadilho horroroso).
Veja, meu comentário não tem nenhuma valia se você for apenas um leitor, mas pelo que entendi, você quer ser crítico literário, e nesse caso, da mesma forma que eu ainda estou distante de ser um bom escritor, sendo um escritor apenas medíocre, suas críticas ainda são medíocres, se atendo ao lugar-comum, o que transforma você ainda em um crítico medíocre. Vou aguardar por uma peleja no futuro, quando talvez ambos tenhamos coisa mais interessante para mostrar,apesar que meu tempo nesse mundo seja menor que o seu.
Um abraço.

JorgeMota 28/06/2013minha estante
Entendo sua indignação, meu caro. Sobre os erros eu acredito que é dever do autor escrever correto e uma correção de um profissional, uma "carta na manga" para melhorar a coerência e a coesão. Se você escreveu bem e o revisou estragou ai já é outro caso.

Sobre a época existe uma coisa chamada história ao qual só conhecemos ou vivenciando ou lendo sobre... Tenho certeza que tenho carga suficiente para falar sobre a época, já que minha dissertação pesquisa a época e a sociedade.

Minha intenção não é ser leitor crítico. Aliás, até é, mas não de uma forma profissional. Pensei que os autores necessitassem mais dos leitores do que vice-versa... Mas se você acha que críticas negativas não vão lhe acrescentar em nada, quem sou eu para comentar algo aqui?

Sou um Skoober e como todo ele tenho o direito de comentar o que eu quiser.
você, como escritor, deve estar apto a receber críticas e sugestões...

Se não está, meu caro, não sou eu que não estou sendo profissional.

Passar bem.

Evan 03/07/2013minha estante
Sobre a história e as épocas, a sua colocação na resenha e a sua resposta ao meu comentário, são coisas ímpares, não se casam, como resposta de político. Se até Jung e Freud, sumidades mais que comprovadas na análise da natureza humana, são colocados contra a parede em uma diversidade de afirmações que fizeram, uma dissertação sobre época e sociedade não passa de uma gota num oceano, apenas mostra seu interesse no tema, não lhe confere carga suficiente para ser um EXPERT no assunto.
E note, em nenhum momento estou refutando suas críticas como leitor; o que não concordo é com a parte em que você quis transformar a minha história em sua, para isso escreva a sua própria. Gostou do tema, mas acha que eu o estraguei? Então escreva a sua versão. Assim como você, eu também sou um SKOOBER e com os mesmos direitos de comentar e ser comentado.

JorgeMota 04/07/2013minha estante
Acredito que sua obra seja um exemplo exímio da época, então. Acredito também, pelas suas palavras, que você é um verosímil exemplo dos fatos da época e um múltiplo experiente!

Desculpe, meu caro, mas se passei a ideia de querer mudar sua estória não foi a intenção. Todo escritor tem liberdade poética, mas com 14 anos meus pais brincavam de carrinho e boneca e te garanto que pouco brincava juntos... qualquer wikipédia lhe garante a distinção de preferências gêneros na época.

Evan 08/07/2013minha estante
Sou uma pessoa comum,que viveu uma vida comum na infância e adolescência, fazendo as descobertas que todos fazem, independente de credo, cultura ou nível social. Não estou me passando por exímio conhecedor de nada, estou relatando fatos que aconteceram comigo, e você é quem está discordando do meu relato, alegando não ser coisa natural para essa ou aquela idade. Crianças quando brincam de carrinho e boneca, estão agindo de acordo com as características da idade. Entretanto, sexualidade, erotismo, libido, não surgem do nada, num passe de mágica quando se atinge a maioridade.

Silvia 15/07/2013minha estante
Amei a briga literária de vocês dois, Evan X JorgeM.
tenho que ler este livro para tirar minhas próprias conclusões. Parabéns aos pontos de vistas dos dois e parabéns ao autor por defender o seu livro.

danilo_barbosa 24/02/2012

O primeiro amor pode ser imortal
Veja mais resenhas minhas no Literatura de Cabeça:

O maior desafio e, na verdade, a coisa que um resenhista mais gosta de fazer é comentar sobre livros polêmicos.
Não precisa ser no sentido de cenas e ações que mexem com os nossos sentidos pelos temas fortes. Pode ser por levantar os mais diversos comentários dividindo opiniões. E quando peguei nas mãos o livro Não deixe o sol brilhar em mim (Editora Dracaena, 307 páginas), do nosso colega Evandro Raiz Ribeiro, sabia que tinha uma grande responsabilidade nas mãos.

Muita gente, só de ler a sinopse, comparava a trama do livro com o filme Deixe ela entrar. O autor, muito atencioso, disse que apesar dele ter amado a trama do filme, o seu livro é uma homenagem a esse tema tão pungente, que na verdade é mais que vampiros. A trama original fala sobre a amizade, a solidão e como ser diferente para lidar com esse dom tão sinistro adquirido pelas circunstâncias.

E lógico que imparcial que sou, fui fazer as minhas comparações. Vi os filmes, tanto na versão sueca quanto na americana (pessoalmente prefiro o original sueco) e me adentrei na leitura.
A vida de Dennis, o personagem principal, é cercada da tristeza e do preconceito de muitos brasileiros. Vindo do nordeste para viver com o tio, irmão do seu pai, na grande ABC, ele tem de se adaptar a um mundo completamente diferente do que estava acostumado. Além do preconceito dos outros alunos da escola, que achei um tema excelente a ser tratado, ainda tem que aguentar os acessos da tia que acha que o garoto é uma cruz para sua família carregar.

Até ele conhecer a Valquíria, por quem se apaixona. A linda menina que aparenta ser a sua idade (entre 12 e 13 aos) faz seu coraçãozinho bater mais forte pela primeira vez. Mas desde o começo sabemos quem a garota é na verdade - uma vampira que não vai hesitar em destruir quem ameaçar a sua existência e das pessoas que ela ama. E, entre o amor e o terror, muitas linhas são quebradas para que a história desses dois tome um rumo definitivo.

Bom, assumo que em muitas cenas, principalmente no começo, diversas cenas pareceram adaptadas de Deixe ela entrar. Situações e até mesmo descrições de cenas poderiam se encaixar na obra original, apesar de um contexto diferente. Mas as semelhanças param por aí. No momento que a trama começa a se desenrolar, acabamos por nos esquecer de que Valquiria é uma vampira e focamos nossos olhos no pequeno Dennis e sua transformação em homem, com amores e responsabilidades que parecem grandes demais para ele carregar sozinho. Como se a década que a obra se passa (anos 60) acompanhasse o nosso protagonista com as situações que ele vivencia. Afinal, aquela não foi a década das descobertas, da liberdade?

Algumas cenas de amor, companheirismo e amizade entre os dois são lindas e tem uma inocência que falta em muitas obras de hoje:

Ele parecia triste. Queria dizer-lhe para não se preocupar, ela o protegeria. Aproximou-se dele e o abraçou por trás, depois sussurrou no seu ouvido:
- Amo você...
Depois o beijou no rosto carinhosamente.

Exatamente por causa dessa nostalgia há muito perdida, do amor sem maldade, que as poucas cenas de sexo do livro me pareceram desencontradas, fora do contexto. Mas o que seria da figura do vampiro se ele não seduzisse e arrancasse suspiros da plateia? Mesmo sendo dos mais novos...

O ritmo do livro é bom, mas não te dá vontade de devorar a trama. Você lê ele com calma e tranquilidade, acompanhando as reviravoltas que a história toma. Não espere desfechos mirabolantes ou ações desenfreadas. É como caminhar em um lugar que você já conhece por um novo caminho.

Muitos momentos ficaram meio no ar e fiquei a desejar que houvessem desfechos mais concisos, mais impactantes. Mas pode ser que você, meu querido literato, acho que tudo se explica no decorrer das páginas. Afinal, se todas as opiniões fossem iguais, o mundo seria tão entendiante...

Não deixe o sol brilhar em mim, mais do que copiar histórias, como muita gente disse, conseguiu criar uma nova ótica sobre uma obra consagrada. Mais do que uma releitura, é uma homenagem aquilo que atingiu o coração do autor. E que chega até o nosso.

RUDY 23/12/2011

RESUMO SINÓPTICO:
CITAÇÃO: “Ela aproximou dele e o abraçou por alguns segundos. Depois, se afastando, encostou os lábios rapidamente nos e saiu. Abriu a porta cautelosamente e olhou em volta, ninguém à vista.” (pág. 136)

RESUMO SINÓPTICO: Dennis é um garoto que se muda para a casa do tio em Santo André no ABC paulista, após a morte dos pais no nordeste, e, logo descobre que sua vida na nova casa não vai ser nada fácil. Gertrudes a esposa do tio exige que ele retorne para João Pessoa e vai fazer a vida dele tornar-se penosa.
Na escola Dennis é perseguido pelos colegas malvados, que aprontam muito com ele. Sente-se sozinho, sem família, sem amigos...mesmo com uma situação financeira estável.
Tudo isso acontece em meio as descobertas do primeiro amor e dos anseios da adolescência. Porém Valquíria, possui um segredo terrível. Não Deixe o Sol Brilhar em Mim, é uma história de vampiros diferente, em que a fuga da solidão ultrapassa o limite do sobrenatural e o quanto um amor verdadeiro pode superar barreiras, aparentemente intransponíveis.

CITAÇÃO: “Esse era o sacrifício a ser pago por flertar com uma vida normal, pois, em algum ponto, sempre toparia com o inferno vindo cobrar a sua parte.” (pág. 182)

PARA LER A RESENHA COMPLETA, VISITE OS BLOGS E COMENTE:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM! = http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2011/12/resenha-38-nao-deixe-o-sol-brilhar-em.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2011/12/nao-deixe-o-sol-brilhar-em-mim-evandro.html
Michelle 06/03/2023minha estante
eu gostei muito dessa sinopse

Joelma Alves 05/06/2012

Não Deixe o Sol Brilhar em Mim
A obra em questão é Não deixe o sol brilhar em mim, do brasileiro que mora há vinte anos no Japão, Evandro Raiz Ribeiro. Ele chegou até mim através do Book Tour realizado pela Lidiane, do Page Reading, e já antecipo que foi uma leitura agradável.

Em Não deixe o sol brilhar em mim acompanhamos as vida de Dennis, um garoto de 14 anos que depois da morte dos pais tem que se mudar de João Pessoa para o estado de São Paulo, mais precisamente para Santo André. Ele divide a casa com seu Tio Olavo, o primo Olavinho e a Tia Gertrudes. Esta última não o suporta, porque acredita que ele só trará despesas para a família, e poderá atrapalhar na educação de seu filho, Olavinho. O que não é verdade, visto que Dennis recebe uma ótima pensão e é um garoto educado.

Como se só isso não bastasse, Dennis também enfrenta problemas na escola, devido a sua origem e sotaque nordestinos. O livro me fez parar para refletir no quanto nós julgamos quem é diferente, e o quanto nós tentamos intimidar essas pessoas com argumentos equivocados. Por que falar de um jeito diferente/ser diferente torna a pessoa pior do que você? Acredito que esse seja um bom questionamento para se fazer de vez em quando.

Voltando ao livro, um dos panos de fundo dele é a solidão, e como as pessoas solitárias tendem a se unir. Dennis, no seu isolamento, conhece uma moça aparententemente da sua idade, chamada Valquíria. Ela é reclusa, ao seu modo isolada como Dennis, e eles acabam se tornando muito cúmplices no decorrer do livro. Mas Valquíria é uma vampira (não considero isso spoiler, já que a própria sinopse informa o fato), e é em cima desse pequeno detalhe que os conflitos da trama se desenvolvem.

Me tornei fã da Val, apesar de aparentar ser frágil (aqui também mentalmete falando) ela não mede esforços para proteger quem ela ama. Outra coisa que também gostei no livro foi a explicação que o autor criou para o vampirismo, aqui transmitido através de um vírus não-letal. Confesso que, como farmacêutica, achei a idéia bem interessante e plausível.

Como ponto negativo só gostaria de citar os erros de digitação/concordância, que por vezes interrompem o ritmo de leitura, mas creio que isso será corrigido nas próximas edições.

Recomendo Não deixe o sol brilhar em mim para aqueles que gostam de um livro sobre amizade, amor adolescente, sangue (!) e que não acham que todos os vampiros devem ser cruéis como Drácula.

Saleitura 24/09/2012

Não Deixe o Sol Brilhar em Mim por Irene Moreira
Sou uma leitora um tanto eclética e mesmo que a linha de vampiros não tenha muitos exemplares em minha estante tenho procurado ler. O pouco que já li tem me deslumbrado pelas alucinantes histórias criadas pelos seus autores.

A sinopse do livro mostra, em poucas palavras, a história tão bem escrita e elaborada pelo Evan. Retrata a vida de Dennis, um garoto de 14 anos que mora na Paraíba e perde seus pais em um acidente. Seu Tio Olavo é quem passa a ser seu tutor e o leva para morar em sua casa no ABC Paulista. Sua chegada não é muito bem vista pela tia Gertrudes que por trás do Tio Olavo e do primo Otavinho, dita suas ordens e declara nua e cruamente que sua presença não é bem quista por ela.

Tendo sua Tia como inimiga, seu Tio ausente por trabalhar à noite e seu primo sobre os olhos de guarda da mãe, sentia-se muito só, passando grande parte do tempo em seu quarto lendo suas histórias em quadrinhos. O tempo custava a passar, mas logo as aulas começaram e assim o tudo passaria mais rápido. A sua recepção na escola foi das piores, principalmente por dois garotos, Alex e Edu, que segundo informara Benito, um dos colegas de sala, eram muito perigosos. Aconselhou que sempre evitasse olhar para eles e seguir em frente para nã ter aborrecimentos.

Procurou ocupar o seu tempo livre com outras atividades e passeando pelos arredores da escola para casa. Foi em um desses passeios noturnos que chegou a uma pracinha e conheceu Valquíria, uma linda menina de olhos azuis.

Valquíria era um Vampiro precisando se alimentar de sangue humano. Seu irmão, Adam, cuidava de tudo para ela até que um belo dia ele desaparece.

Dennis e Valquíria começaram uma linda amizade, mas sua vida era meio estranha para ele, pois só a encontrava a noite. Com o passar do tempo eles se apaixonaram e foram se envolvendo. Eram jovens descobrindo seus sentimentos e um precisando do outro.

Suas vidas financeiras eram sólidas, mas não podiam administrar isso enquanto fossem menores. Existia o segredo de Valquíria que ela prometia um dia contar-lhe e enquanto isso Dennis foi lhe ensinando tudo que ela precisava saber para viver como uma pessoa normal.

Começam as ameaças contra Dennis e estranhamente essas pessoas são atacadas violentamente e isso leva a polícia a investigar. É a melhor parte da história e vou parar por aqui para não acabar contando todos os detalhes. Deixo o resto para vocês mesmo descobrirem.

Um amor inocente, amigo, verdadeiro, cúmplice e com lindos momentos que são uma lição de vida.

“Vou amá-lo por toda a eternidade.
Estarei lhe esperando à noite.
Val”
pg. 172

Um livro mais do que recomendado que me surpreendeu em todos os detalhes, desde como consegue desenvolver e levar a história de uma forma suave, envolvente e quando agressiva fazendo nos sentir aliviados. Temos que enaltecer que essa brilhante obra é de um autor brasileiro.

Uma apresentação ímpar desde a encadernação até a sua capa que é linda. Um livro gostoso de pegar, folhear e admirar. Tem muitas amigas querendo ler, mas já vou avisando que tem que cuidar com carinho, pois esse faz parte da minha coleção preferida.

Link Postagem Saeta de Leitura

Rose 30/04/2014

Não deixe o sol brilhar em mim é um romance vampiresco, mas não pense que é apenas mais um romance. Aqui temos a história de Dennis, um garoto que morava em Recife e ficou órfão, e por conta disso acabou vindo morar em São Paulo na casa de seu tio, para desgosto da esposa do seu tio. Novo na cidade, sem amigos, sendo motivo de piada na escola e ameaçado pela tia, Dennis sente-se muito sozinho. Um dia conhece uma garota misteriosa, Valquíria, por quem se sente atraído. Mas muitos mistérios envolvem Valquíria, e quando ela perde seu irmão e protetor, esta se vê sozinha no mundo sem saber o que fazer ou como agir neste mundo tão diferente e que ela não se interessava. A amizade entre os dois evolui, e Dennis torna-se a única pessoa que Valquíria confia, mas não ao ponto de lhe contar seu segredo mais profundo. Até o dia que Dennis corre perigo, então toda verdade vem à tona, agora eles vão precisar de muita inteligência para manter este segredo e se protegerem mutuamente.

Ao final do livro ficou uma pequena pergunta: Evandro, você vai dar seqüência na história deste casal? Pois saiba que eu gostaria muito de saber o que acontece depois do encontro final deles.

site: http://www.fabricadosconvites.blogspot.com.br/p/minhas-resenhas.html
Clarice.Castanhola 24/06/2015minha estante
Primeira vez que leio algo sobre esse livro e devido o tema vampiros e adolescência não me chamou tanto atenção por agora não leria :]

Cris 02/12/2011

Esperava mais....
O livro tem muito erros de digitação, porém tem algumas partes bem escritas, mas o enredo é bem previsível.
A única coisa interessante é o fato de a história se passar no Brasil, o que foge um pouco das histórias que costumamos ler sobre vampiros.

1 | 2 | 3 | 4 | 5