Não Deixe o Sol Brilhar em Mim

Não Deixe o Sol Brilhar em Mim Evandro Raiz Ribeiro

Resenhas - Não Deixe o Sol Brilhar em Mim

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Petra 06/10/2014

Após perder os pais em um acidente de carro, Dennis é levado da Paraíba para o ABC Paulista para morar com seu tio Olavo. Ele tem 14 anos e acaba sofrendo bullying na escola por ser nordestino.

O ano é 1976 e Dennis, sem amigos e rejeitado pela tia, que não aceita o sobrinho em sua casa, resolve sair desbravando a cidade após as aulas para não ter que voltar para casa. Em um desses passeios, Dennis conhece Valquíria, uma garota meio misteriosa. Ela é uma vampira (e isso não é um spoiler) e também está solitária, pois acabou de perder seu irmão.

Com o passar do tempo, os dois se descobrem apaixonados, porém Valquíria ainda sente medo de revelar o seu segredo para Dennis. Infelizmente, ela não consegue esconder por muito tempo e os dois têm de arranjar um jeito de lidar com essa situação.

Minha opinião: Ambos são bastante maduros e independentes para sua idade e buscam apenas companhia. O tempo que leva para a história se desenvolver é ok, porém eu senti que o Dennis aceita muito rápido a condição de Valquíria. Também senti um tanto quanto forçada a relação amorosa dos dois, sei lá... Essa é minha opinião, tá? Já li discussões sobre o livro no Skoob e o autor, em sua defesa, relatou que boa parte das cenas deste livro foram vividas por ele. Quem sou eu para criticar isso, mas a mim não convenceu não, desculpa!

Leia mais em:

site: http://naproximapagina.blogspot.com.br/2014/08/paginas-vs-frames-nao-deixe-o-sol.html

Amanda Carneiro 11/12/2011

www.primeiro-livro.com
Vou te amar por toda a eternidade”.
Dennis, um garoto de 14 anos, após a morte de seus pais em um acidente de carro, muda-se para a casa do tio. Porém, sua tia faz de tudo para que o garoto vá para a casa dos padrinhos, ameaçando de envenenar sua comida. Na escola, alguns garotos também o incomodam e intimidam-no. Mas os problemas param quando ele conhece Valquíria, uma jovem com seus 13 anos que é clara e tem olhos azuis. Eles apaixonam-se e começam a namorar. Mas Valquíria tem algumas manias estranhas que não são notadas por Dennis, como: sair apenas após as 18:00 horas, não comer certos alimentos (aliás, todos) e ser convidada por alguém para entrar em lugares que não são públicos.
Alguns “acidentes” são relatados.
O irmão de Valquíria morre e ela fica só. Mas espera poder contar com Dennis.
Num dia, a tia do garoto envenena-o, causando uma intoxicação alimentar nele. Já no hospital, descobre que depois de três dias a tia foi internada por perder muito sangue. Todos a consideram louca e ela é acusada por cometer os acidentes na região.
O livro continua com muito suspense até que Valquíria revela quem ela realmente é a Dennis.

Realmente um livro muito bom! O Evandro soube contar mais uma história de vampiro, sem que ela ficasse monótona e cansativa. Um ótimo livro!
E além de ter uma história linda dentro, agora com a nova editora (antes: Bookess), a nova capa ficou maravilhosa!!!

Danielle 16/09/2013

Um livro com uma capa linda e um título interessante.
Mas e a história...

No livro conhecemos um jovem casal que se apaixona, ambos solitários, porém há algo de errado com Valquíria...ela nunca sai pela manhã, vive sozinha em casa.

Temos romances, ação, suspense.. uma leitura que flui deliciosamente, quando você se dá conta já acabou de ler.

Um trama bem escrita e bem amarrada e com um final perfeito.

Para quem gosta de romances entre vampiros é um prato cheio.
Quem gostou do filme Deixa ela entrar vai gostar bastante também. O próprio autor disse que se inspirou no filme do qual é fã da história.

Então aproveitem essa história maravilhosa

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Karini.Couto 24/08/2013

Não deixe o sol brilhar em mim conta a história de Dennis, um menino de apenas quatorze anos que após a morte de seus pais muda-se de João Pessoa rumo a São Paulo para morar com seu tio Olavo e a família dele. Porém as coisas não são como Dennis esperava, a esposa de seu tio não o queria ali e o maltrata, chegando até a ameaçar envenena-lo.
Como se já não bastasse isso, na escola as coisas também não vão bem, por conta de dois indivíduos que implicam constantemente com Dennis.

Dennis já meio que desanimado em determinado momento se depara com Valquíria, uma menina de aparentemente treze anos que é diferente de todas que ele já viu. Dennis se encanta por Valquíria e pouco a pouco ambos vão se ligando um ao outro e eis que surge um sentimento forte entre eles. Ambos se apaixonam um pelo outro. Só que Valquíria não é uma garota comum; ela é um vampiro e eles terão de lhe dar com as emoções do primeiro amor e a diferença de ambos!

Minhas impressões:

Dennis é um menino de coração enorme, com uma personalidade bem delineada pelo autor, bastante maduro para sua idade e muito solitário.

Os maus tratos sofridos por Dennis através de sua tia Gertrudes é no mínimo cruel. Ela é uma mulher sem caráter, capaz de destratar e até mesmo levar sua ira por ter alguém indesejado em sua casa às últimas consequências. Ela é daquelas pessoas dissimuladas, que faz cara de anjo, mas quando você menos espera te apunhala pelas costas.

Olavo, tio de Dennis, é um cara que vive em um casamento fracassado; mas é daqueles que deixa o barco ir conforme a maré, por achar mais fácil e mais cômodo! Somando este motivo ao fato de ele trabalhar de noite e durante o dia estar dormindo; ele não desconfia do que Gertrudes tem aprontado para Dennis, até que ele vai parar no hospital!

Valquíria, ao mesmo tempo em que é delicada e gentil com Dennis, ela mata com requintes de crueldade ou pune de forma cruel aqueles que de alguma forma se intrometem em seu caminho seja para saciar a sua cede ou para proteger Dennis e a sim mesma!

O romance e amizade entre Dennis e Valquíria é forte, sincero e consegue transpor qualquer esquisitice que possa haver no dia a dia de ambos!

A forma como Dennis, procura uma solução boa para tudo a sua volta, indica o quão altruísta ele é!

Um ponto interessante foi à cena de sexo protagonizada por Valquíria e Dennis, apesar de ser uma cena protagonizada entre dois pré-adolescentes; a cena foi muito delicada e sucinta, salientando apenas a beleza do ato entre os dois; sem vulgaridades e exageros; passando a essência do primeiro amor, da amizade, do companheirismo.. da preocupação de um com o outro e não com sigo mesmo!
Sei que pensar em dois pré-adolescentes fazendo sexo pode chocar alguns, mas ambos os personagens possuem uma maturidade que não condiz com a idade deles e em se tratando de um romance sobrenatural, a cena de amor entre ambos teria de acontecer em algum momento! Afinal Valquíria está digamos que "congelada", não envelhecerá nunca; então agora ou daqui a 100 anos ela teoricamente continuará tendo aparência de uma menina de treze anos! E o mais interessante é que Valquíria se abriu de uma maneira linda para o amor de Dennis! Digno de um verdadeiro conto de fadas!

O livro possui uma narrativa fácil e rápida; o autor concluiu sua obra com maestria, me levando a crer mais uma vez quão altruísta Dennis é; e nos fazendo acreditar que para tudo há uma solução! Para seu pior pesadelo.. com amor e boa vontade podemos encontrar uma maneira de levar uma situação aparentemente ruim e sem solução, a se tornar algo melhor.. algo que além de tudo pode beneficiar mais pessoas do que você pudesse imaginar!

Não deixe o sol brilhar em mim ganhou 5 estrelas, pela desenvoltura do autor em desenvolver uma história (sobre um tema batido como Vampiros) com muitas singularidades e um romance delicado e puro apesar da contrariedade do significado de ser um vampiro! Que nada tem de delicado ou puro. Mas Evandro Raiz de forma extraordinária conquistou esse feito e me encantou com seu romance sobrenatural! Que espero poder ler uma continuação em breve!

Recomendo "Não deixe o sol brilhar em mim" aos leitores do Mix que são amantes de romance e de sobrenatural. E digo que os autores nacionais são tão capazes quanto os entrangeiros em criar histórias fascinantes e encantadoras. E foi isso que acabei de ler, uma história fascinante e encantadora! Leia você também e tire suas conclusões!

Evandro Raiz conseguiu passar muito mais que uma história sobrenatural, sua mensagem está implicita nas entrelinhas e pode facilmente ser desvendada por seus leitores através da pureza e delicadeza como abordou a relação entre os protagonistas e seus princípios diante situações contraditórias!

site: http://www.mixliterario.com/2012/06/resenha-premiada-nao-deixe-o-sol.html

Patty 10/01/2012

[Resenha] Não Deixe o Sol Brilhar em Mim - Evandro Raiz Ribeiro
Dennis perdeu seus pais e consequentemente foi morar na casa de seu tio que morava em São Paulo, chegando lá, sua tia não demonstra nenhuma simpatia pelo garoto.

Na escola não tem amigos e então num dia quando se senta em uma praça perto de sua casa encontra uma menina, Valquiria, e se apaixona por ela, mas o que ele não sabia era que ela é um vampiro.

Não sei se é por que eu estava preguiçosa nas férias, mas eu demorei mais do que o esperado para ler o livro e achei um pouco devagar mais ou menos no meio do livro.

O autor mostra o romance entre Dennis e Valquiria, mas não deixa de mostrar a parte sanguinária de vampiro. E o que eu gostei é que ele colocou uma solução para o problema que eu tinha pensado. Sempre pensei que a solução do problema de vampiros era essa. *eu sou um gênio* UHASUHASUH' Eu não irei falar pois não quero soltar spoilers. =D

Também achei interessante a parte que mostra o preconceito das pessoas com o sotaque nordestino, no livro mostra bastante tanto o preconceito quanto alguns fatos que vemos na realidade dos dias de hoje. E não sei por que, mas acho que o livro é meio que o Dracula apaixonado nos dias de hoje, mas em uma versão feminina do Dracula. Eu sei que essa ideia é meio idiota, mas eu queria compatilhar com vocês. UASHSAUHSUHUH'

Os personagens só irei falar dos principais Valquiria que apesar de ter 30 anos de idade, ela tem a aparência de uma adolescente, e inacreditávelmente ainda pensa como uma, pois nunca se interessou em saber sobre as coisas normais que meninas fazem por exemplo, passar batom. Dennis tem uma mente muito aberta e pensa em seu futuro, digamos que um menino muito responsável. Eu gostei do personagem do Dennis!

Recomendo para quem gosta de estórias de vampiros e de uma boa ficção!

Gabi Reginaldo 07/01/2013

Não deixe o sol brilhar em mim.
Não Deixe o Sol Brilhar em Mim trata-se de uma história de um garoto, Dennis, que perde seus pais e se muda para Santo André-SP onde seu tio mora. Lá ele vê que não vai ser uma vida nada fácil com a tia que não o quer morando lá e com os colegas de escola sempre o incomodando, chamando-o de “pau-de-arara”.
O que ele não esperava era encontrar uma garota, Valquíria, que seria o amor de sua vida. Mas há algo estranho com ela, não é como uma garota normal que se veste bem, fica toda arrumada e bonitinha, e eles só se encontram à noite.
Dennis sempre quis saber onde Valquíria se ficava de dia, pois sempre que passava em frente à sua casa ela estava toda fechada, como se ninguém estivesse lá. Outra coisa que queria saber era o que Valquíria tinha, pois ela o falara que era uma doença, por isso não comia nada quando estava com ele, ela tinha uma alimentação especial.
E com o desenrolar deste amor entre os dois, eles vão aprendendo o que é o amor juntos e Valquíria aprendendo o que as meninas de sua idade fazem. Até que um dia Dennis descobre o que na verdade Valquíria é e o porque de ser como é.
A pergunta é: ele irá seguir com ela esse modo de vida?

RenataSara 30/12/2012

Minha Opinião:

Não Deixe o Sol Brilhar em Mim conta a história de Dennis, um garoto de 14 anos que acabou de perder seus pais e que vê sua vida tranquila na Paraíba desmoronar. Com a dolorosa perda, Dennis se vê órfão e tendo que vir morar em São Paulo de favor na casa de seu tio, logo no inicio é recebido com muita hostilidade por Gertrudes, mulher de seu tio, que promete fazer de sua vida um verdadeiro inferno. Para completar a situação, Dennis é humilhado e ridicularizado na escola em que estuda, não conseguindo fazer amigos e se enturmar. Com toda essa solidão e pressão, ele não imagina que sua vida pode melhorar, até que conhece Valquíria, uma menina misteriosa, que logo encanta seu coração, fazendo descobrir o valor do primeiro amor, sem saber que sua doce paixão na verdade te esconde um grande segredo, ela é uma vampira e daí por diante seu mundo realmente virará de cabeça para baixo.

Confesso que me surpreendi muito com esse livro, a narrativa do autor é muito boa, faz o livro fluir sem que você perceba. Dennis é um personagem forte e cativante, que luta por seus ideais e por sua sobrevivência, mesmo sendo humilhado e ameaçado dentro de sua nova casa, não abaixa a cabeça para o destino, não se faz de coitado, entende que precisa se manter forte para sobreviver.

Ele esta em plena solidão morando com seu tio, pelos maus tratos que vem sofrendo de sua tia e pela perseguição em sua nova escola, tudo isso muda quando ele conhece Valquíria, uma menina diferente das outras, que balança seu coração a primeira vista.

Valquíria é uma vampira que vive reclusa em sua casa, quem cuida de sua vida e tudo que precisa é seu irmão Adam que dedica sua vida exclusivamente para cuidar da dela, em uma noite, ela encontra Dennis e vê sua vida mudar completamente, Dennis te traz de novo a vontade de viver e algo que ela perdeu há tempos, esperança, apesar de estar presa num corpo de uma criança de 13 anos, Valquíria já completou 30 aniversários, mas nada que faça a personagem ser uma velha, ao contrario, apesar de amadurecida pela idade que aparenta ter, ela é frágil e mantém uma doce leveza de criança. Quando Adam morre, Valquíria se vê tendo que tomar conta de sua própria vida, e é no amor de Dennis que Valquíria vai crescer e se tornar uma verdadeira mulher.

Gostei muito dos dois personagens principais, e do autor mostrar o ponto de vista dos outros personagens, isso fez com que o livro fosse mais dinâmico. Também gostei das cenas de ação e da criatividade do autor em tratar um tema tão batido como esse, de inovar e mesclar uma historia real com ficção.

Mas confesso que teve um ponto do livro que fiquei um pouco descontente, sei que isso gerou muita discussão em quem leu o livro, o fato do Dennis perder sua virgindade aos 14 anos com Valquíria, tendo ela 13 anos (mas na verdade 30), confesso que a idade realmente me desagradou, porem, hoje em dia isso é bem comum, infelizmente nossas crianças estão amadurecendo rápido demais, acho que o autor podia ter deixado os personagens com 15 ou 16 anos por toda bagagem intelectual que eles tem, tanto na inteligência como no amadurecimento, mas isso não influenciou na minha avaliação do livro.

Recomendo o livro para todos que queiram ler uma historia sobre vampiros diferente do habitual, que queira ler um livro atraente e muito envolvente, com muita ação, mordidas, mortes, humor e uma grande paixão.

Mais resenhas em: http://amordelivros.blogspot.com.br

Alexandra 18/12/2012

Votlando ao passado.
Ao ler “Não deixe o sol brilhar em mim” fiz uma viagem no tempo, voltei ao passado na época em que queria ser vampira! Identifiquei-me com o senso de justiça de Valquíria, mas minha personagem favorita foi Diana. Apesar de querer ter lido mais sobre minha favorita durante a estória, entendo os caminhos que o autor segue para que tudo possa fluir naturalmente. Minha cena preferida foi também relacionada a Diana: o plano e“a morte” daquele que as escravizou! O bem triunfou, mas as duas meninas-moças já estavam condenadas a vida imortal...Mesmo assim o autor colocou a questão da “aceitação de suas vidas” neste “novo” mundo de uma forma muito inteligente, afinal faz parte da natureza das mulheres, aceitar e contornar situações difíceis na vida. Em vários momentos no livro pode-se notar a sensibilidade do autor com questões femininas. Na minha opinião a publicação do livro em inglês será um passo importante para o reconhecimento do talento deste autor e assim logo a estória o levará as telas! Parabéns Evandro Raiz Ribeiro.

Cassia 27/01/2012

Dennis é um garoto de 14 anos que perde os pais em um acidente e muda de cidade para ir morar com os tios.

Logo no começo Dennis começa a enfrentar seu primeiro desafio que é conviver no mesmo espaço com sua tia que desde o primeiro dia o odeia. O segundo desafio e tentar não ser notado pelo grupo de valentões do novo colégio, mas isso vai por água abaixo e desde o começo é motivo de provocações e alvo de brincadeiras.

Sendo assim Dennis não consegue fazer muitas amizades, mas em um dia que decide ficar na praça por um tempo acaba conhecendo uma garota chamada Valquiria. Essa garota é muito misteriosa desde o começo e ela esconde um grande segredo, mas a amizade entre os dois é inevitável, pois tanto Val como Dennis se sentem sozinhos.

A história corre em torno desse segredo que a garota guarda e vários acontecimentos misteriosos que começaram a acontecer colocam muitas pessoas em risco principalmente Dennis

Conti...http://aleitoracassia.blogspot.com/search/label/Resenha%20Blog

René 30/11/2012

Grande surpresa, derrubou meus preconceitos.
O mundo já está por aqui de vampiros, porém cada vez mais saem mais livros com esse tema. Já li a saga crepúsculo e não me agradei e decidi que não iria ler mais nenhum livro deste tipo. Sempre participo de promoções literárias e ganhei este livro no site sobre livros, ele chegou e ficou mofando na minha estante até que decidi dar uma chance e li o livro. Superou minhas expectativas! O livro tem uma história diferente de vampiros do que estou acostumado, é um romance mas não é aquilo meloso e chato, quando vi já estava perto de terminar o livro, só achei o final muito corrido e não consegui sentir ódio pela tia de Dennis em momento algum mesmo ela sendo chata faltou isso. Valquíria é uma personagem bastante cativante e é muito legal ver como ela cresce pela história, só achei meio chata a parte do passado dela. Porém é o melhor livro de vampiro que já li! Se você gostar deste tipo de livro recomendo, se não dê uma chance que nem eu fiz, você não vai se arrpender!
René 16/12/2012minha estante
Visitem meu canal no youtube! https://www.youtube.com/watch?v=AuBXZcOOwho&feature=plcp

Lina DC 30/07/2012

Vou começar comentando sobre a inspiração do autor. Antes de começar a história, o autor revela que em 2009 assistiu ao filme sueco "Let the right one in", que aqui no Brasil, ficou traduzido como "Deixa ela entrar" e esse filme foi uma de suas inspirações para o livro. Eu já havia assistido esse filme há um bom tempo atrás, e também a sua versão americana, e a única semelhança que eu vi no livro do Evandro com o filme, foi o fato dos dois protagonistas, tanto Valquíria quanto o Dennis serem crianças e claro, a Valquíria é uma vampira. Tirando isso, na minha opinião, o livro tornou-se um novo material. Para ser bem sincera, quando eu comecei a ler o livro, eu encontrei mais semelhanças com a biografia do autor rs (vou deixar a biografia do autor para vocês conferirem no final da resenha).

A história começa em 1976, quando Dennis saí de João Pessoa na Paraíba para ir morar em Santos André, no ABC paulista para morar com o tio Olavo e a sua família, após os seus pais terem morrido em um acidente. O problema é que a mulher do seu tio, Gertrudes, é uma víbora ambiciosa (essa é a minha descrição dela rs), e torna a vida do garoto um inferno dentro de casa. Como se não bastasse isso, Dennis ainda sofre com dois valentões na nova escola, Alex e Edu, dois delinquentes que tentam se aproveitar dos demais garotos atormentando-os e pegando dinheiro deles.
Em paralelo a essa história, o livro conta a história de Adam, irmão de Valquíria. Inicialmente, ele é quem cuida das necessidades da garota (vou chamar a Valquíria de garota, porque apesar da idade dela, ela está presa ao corpo de uma menina). Valquíria não sabe fazer nada sozinha, sempre foi bem protegida devido a sua "condição". Devido a um acidente, Adam não está mais ali para ajudá-la e Valquíria vai ter que começar a se virar sozinha.
Na tentativa de ficar o maior tempo possível longe da casa do tio, Dennis fica um tempo em uma praça próxima de casa e é lá que conhece Valquíria, ou Val, como ele a chama. A partir daí, temos uma história de amizade e de amor diferente. O amor entre dois jovens, que são tão solitários e ao se encontrarem formam uma conexão inquebrável. Claro, que ao perceber o que acontece com Dennis, Val vai defendê-lo e muitas coisas interessantes ocorrem. E Dennis, ao perceber que Val não consegue fazer nada sozinha, se prontifica a ajudá-la em tudo o que ela precisa.
Eu adorei o livro, amei o capítulo que Val conta a sua história (ela nasceu aqui em Santos, na minha cidade \o/), sua família e a sua transformação.Adorei as referências que o autor fez do Drácula no livro! É uma história onde ocorre o descobrimento sexual, o amor, a cumplicidade, mas principalmente como foi dito na sinopse "o preenchimento do vazio existencial". Além dos dois personagens principais, nós temos Benito, um menino da escola do Dennis que faz amizade com ele e alguns outros personagens de caráter mais do que duvidosos, além do delegado Valdecir e seu priminho Otavinho. Não consegui largar o livro até terminá-lo. Eu passei a madrugada acordada só para não dar pausa no livro. A leitura flui muito bem, os diálogos são bem desenvolvidos e eu super recomendo para os fãs do gênero.
Sobre o autor: Nasceu em 1962 em Recife, passou a infância entre Pernambuco, Paraíba e Alagoas e a adolescência em Santo André, no ABC paulista, cidade que considera como a sua segunda cidade natal.
Mora no Japão desde 1992, é web designer e também trabalha na única e grande empresa construtora de máquinas gigantescas para escavação de túneis.
Recentemente, o autor Evandro Raiz Ribeiro que publicou o livro Não Deixe o Sol Brilhar em Mim pela Editora Dracaena, foi indicado no Japão na categoria Destaque Literário ao prêmio Japan Press Awards 2012.
Para mais informações sobre o autor e a sua obra, acessem:

site: http://www.acordeicomvontadedeler.com/

Caverna 12/07/2012

Dennis é um garoto nordestino de 14 anos que acaba de perder os pais e é obrigado a ir morar com o tio em Santo André. Olavo, seu tio, é quase como um segundo pai para Dennis, se não fosse pela sua ausência por conta do trabalho; mas como nem tudo são flores, nosso protagonista sofre com uma tia carrasca que não suporta sua presença em casa e colegas de sala que o discriminam por seu sotaque diferente.
Por conta disso, Dennis se vê desamparado e sem lugar para se esconder, ou lugar em que ele pode sentir a que pertence. Numa das vezes, fugindo da escola e da "tia", ele acaba indo parar em uma praça, onde a conhece. Valquíria.
Valquíria é uma menina de aproximadamente 13 anos, extremamente linda, mas que se veste com vestidos estranhamente antigos (e mesmo assim ela e Dennis se dão bem); ele finalmente se sente bem com alguém, em algum lugar. O que ele não sabe, contudo, é que Valquíria esconde um grande segredo, o motivo pelo qual ela sempre tem algo para fazer durante o dia, apenas o encontra de noite, possui uma pele tão clara e vive com o irmão que, aparentemente, cuida da casa.

Leia mais: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2012/05/nao-deixe-o-sol-brilhar-em-mim.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5