O Matuto

Resenhas - O Matuto

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Thaina 13/04/2024

História envolvente e aprendizado
O livro começou já muito interessante, e o desenrolar da história também foi muito bom. Uma história que fala muito sobre as consequências de sentimentos obscuros como ciúme e vingança, e que mostra como nada é em vão, que nenhum sofrimento é por acaso.

Recomendo muito a leitura. ?

Maria.Clara 20/02/2024

Zíbia era uma das autoras preferidas da minha mãe e por isso comecei a ler os livros dela. Esse foi o primeiro.
Gostei da história em termo geral e achei a escrita dela bem fácil. Mas, ao mesmo tempo, achei a história muito repetitiva. Ela dá muitas voltas para chegar no mesmo lugar e várias e várias vezes isso.
Talvez ela coloque dessa forma porque, de fato, na vida, os ciclos se renovam para que a gente possa agir de outra forma diante dos mesmos problemas. Mas muitas vezes, esses problemas se apresentam de formas distintas, enquanto que no livro são as mesmas pessoas colocadas nos mesmos papéis é isso tornou o livro um pouco cansativo.
Mas estou gostando de ler livros com temática espírita.
Elaine 16/03/2024minha estante
Que legal, iniciei a leitura desse livro, também gosto muito da temática espírita.

Laura1611 14/02/2024

O matuto
A forma como a zibia escreveu esse livro é impecável.
Se quer aprender e saber um pouco mais sobre o espiritismo,sem dúvida você deveria ler este livro.

Ketlin.Chaves 09/01/2024

Jeca
"Matuto" é um termo regional brasileiro usado para descrever alguém simples, ingênuo, do interior, muitas vezes associado a pessoas com pouca instrução formal, mas que possuem sabedoria prática da vida. É assim que Geraldo se apresenta, um matuto, uma pessoa que viveu no meio do mato sem contato com a sociedade e que foi encontrado devido ao falecimento da sua mãe, se tornando herdeiro de uma fortuna.

Não querendo ficar na cidade e pretendendo voltar ao mato, a história vai ganhando vida com Geraldo que sabia poucas coisas e descobrindo um novo mundo, amigos e amor.
1650711410 13/01/2024minha estante
Este livro é muito bom!

Mone 28/12/2023

É um ótimo livro, com uma história bem interessante, que mostra o que a ganância, o ciúme e o ódio podem despertar nas pessoas, levando-as a atitudes absurdas e insensatas, com terríveis consequências.
Por outro lado, vemos também pessoas boas, caridosas, que conseguem fazer a diferença na vida dos outros.
O livro passa a mensagem de que quando existem oportunidades as pessoas de bem, de caráter e coração puro, conseguem evoluir em todos os sentidos, sem passar por cima de ninguém, e no processo ainda ajudar outras pessoas.

Carla.Parreira 30/09/2023

O matuto
Melhores trechos:
??Nós da roça costumamo dizê que o homem sem amo é como cavalo do mato, num conhece disciplina nem obedece ordem. Corcoveia, dá coice e mata. Mas quando alguém o domina, então se torna dócil e obediente. Assim o amor. Quando a gente ama alguém, de verdade, uma mãe, uma irmã, uma esposa, um amigo, vale a pena disciplinar nossas vidas. Fazê esforço de ser obediente?
Os erros nossos cometidos no passado tornam-nos permeáveis ao mal tanto quanto o papel à tinta, que depois de derramada não mais poderá ser tirada completamente. Se não tivéssemos pecado, seríamos como o vidro. O mal nos atingiria superficialmente e poderíamos alijá-lo com facilidade. Tanto quanto a tinta que derramei sobre ele e não penetrou. E note que a tinta é a mesma, igual: a diferença está no corpo ou local em que ela é derramada?
O espírito que deseja vingar-se de um encarnado só vai conseguir alcançar seus fins se o próprio encarnado der vazão às tendências inferiores. Ele vai utilizar as falhas de caráter, as fraquezas que encontrar, para, fazendo-as crescer e progredir, arremessar o infeliz à ruína moral, social, etc. Tornando maior sua ascendência, até que o alvo de seu ódio, derrotado, torne-se instrumento dócil em suas mãos?
A reencarnação segue as necessidades morais e afetivas dos espíritos, e visa a um programa de aprendizagem e progresso. Pelo que podemos observar, não é segregando que conseguimos educar e fortalecer as pessoas. Tudo quanto ignoramos pode exercer tremendo fascínio para nossa fantasia, sempre criativa e presente. O fraco não gosta da realidade que lhe exibe suas próprias falhas, ou seu lugar exato no concerto das coisas. Ele cria no irreal, veste suas fantasias, e nelas ele aparece muito diferente do que é na realidade. Ele domina, ele é dono de tudo. E fatalmente um dia terá que sair dessa situação, terá que voltar ao real, e a vida é mestra em oferecer suas lições. Mas para que isso aconteça há necessidade de que essa criatura reconheça e sinta as conseqüências dos seus atos, não como ele os imaginou mas como as coisas realmente são?
Não pense que a felicidade seja conquista fácil no mundo. Precisamos plantá-la sempre no coração dos outros, para que ela possa instalar-se definitivamente dentro de nós??

Hísley 25/09/2023

Achei mediano.
Para todos os livros que já li de zibia, esse foi um dos que eu achei mais ?fraco? no enredo? e olha que ela é uma das minhas escritoras favoritas.
Gostei muito da forma como ela escreveu e fez Geraldo ser bem fiel a característica de matuto, mas acabou sendo uma história muito parecida com a de outros livros dela, onde tudo é meio previsível.

Anna2302 11/09/2023

Mix de emoções
Sem palavras pra descrever o mix de sentimentos que o livro me trouxe. Sensacionaaaaaal! Recomendo muito

Ticiane 09/08/2023

Nunca tive muito interesse em livros relacionados a temas espíritas, apesar de ter curiosidade de como seriam.
Já conhecia a autora de ouvir falar, mas esse livro em específico não é muito conhecido e dificilmente começaria a conhecer por ele, mas me recomendaram resolvi ler.
Gostei da história e dos personagens, achei interessante a forma como a narrativa sempre tenta ensinar algo de bom e como explanou um pouco sobre o espiritismo. Pode-se tirar várias lições da obra.
Achei que a mudança de Raimundo pra Geraldo foi muito rápida, mesmo que tenham se passado meses dele estudando e aprendendo a ler. Para quem mal sabia falar direito se tornar um gentleman assim tão facilmente destoou um pouco da linha que a história ia seguindo, me pareceu como duas pessoas completamente diferentes.
Para quem assim como eu nunca tinha tido contato com esse tipo de literatura, esse é um bom livro para começar. A leitura é leve, fluida e a história é interessante.

Menezes 05/07/2023

Esse livro, ele mostra além da questão da religiosidade de como o meio transforma o homem e que independente da condição financeira da pessoa, elas podem ser muito boas.

Bela 01/07/2023

Ótima leitura
Muito bom quando podemos juntar várias coisas em uma leitura, este livro é um exemplo disso, além de uma ótima história e romance, esse livro também traz um ótimo aprendizado espiritual, sendo uma leitura enriquecedora, por isso recomendo para todos que gostam do gênero.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6