O Matuto

Resenhas - O Matuto

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jeferson.Ribeiro 20/04/2021

O matuto
É com muita felicidade que posso trazer aqui a minha opinião sobre esse maravilhoso romance.

Um homem nascido no mato um caipira descobre que tem família na cidade e descobre também qua sua mãe o procurava infelizmente agora morta. Com essa novidades perturbadores ele volta para cidade para resolver tudo.

Que trama, os detalhes conseguem nos transportar os sentimentos o amor do personagem, e de acordo com a leitura vamos percebendo como tudo aconteceu, com um fui esclarecedor.

Recomendo essa leitura a pessoas que queiram encontrar a paz e fazer o bem.

Elis 14/07/2011

Sei que algumas pessoas não gostam de livros espíritas, mas admito que eu me encanto com as histórias.
Nessa leitura conhecemos Raimundo um menino criado na roça por seu pai. Que não lhe ensinou a ler ou escrever, somente lhe instruiu que a vida urbana era ruim e que as mulheres não são confiáveis. Quando seu pai vem a falecer, ele descobre que sua mãe não tinha morrido quando ele era pequeno como seu pai havia dito. E sim que ela morreu a pouco tempo, que sempre esteve a sua procura e ainda deixou-lhe uma fortuna. No decorrer dos acontecimentos ele descobre se chamar Geraldo, e resiste a ir tomar posse de sua herança, mas no fim acaba concordando para que o dinheiro não caia nas mãos de desafetos de sua mãe.
Geraldo vai sentir e conhecer diversas coisas até se sentir satisfeito com sua curiosidade. Fará amigos para uma vida inteira e eles lhe mostrarão toda a verdade sobre sua história. Porém como na vida nem tudo são rosas, ele percorrerá por muitos espinhos.

Esse livro nos mostra que ninguém esta onde esta, por acaso. Que a cada vida temos uma missão que se não for cumprida nos fará retornar. E sempre colhemos o que plantamos.
Apesar de ter adorado a historia ainda não sei, se acredito em outras vidas. Não sei, se existe um mundo que nem todos podem ver. Se há almas entre nós, que podem nos influenciar. No entanto é melhor crer que estamos aqui para fazer a diferença na vida de alguém, do que pensar que simplesmente nascemos, vivemos e morremos.

Posso lhes dizer que sempre que leio um livro desses me sinto calma, forte, feliz e realizada. Eles renovam o meu ego e me fazem acreditar que sou especial como cada ser humano é. Eles me dão uma carga de vida e aprendizado, que desejo jamais esquecer.

Não há como expressar tudo que quero dizer, mas quem gostas dessas leituras, acredita no espiritismo ou tem conhecimento dele vai me entender. Quem não gosta ou ainda não leu deixo a sugestão para que dêem uma chance, afinal tentar não custa nada.

Recomendo....Nota 10!!!

Beijokas elis!!!!!

Ketlin.Chaves 09/01/2024

Jeca
"Matuto" é um termo regional brasileiro usado para descrever alguém simples, ingênuo, do interior, muitas vezes associado a pessoas com pouca instrução formal, mas que possuem sabedoria prática da vida. É assim que Geraldo se apresenta, um matuto, uma pessoa que viveu no meio do mato sem contato com a sociedade e que foi encontrado devido ao falecimento da sua mãe, se tornando herdeiro de uma fortuna.

Não querendo ficar na cidade e pretendendo voltar ao mato, a história vai ganhando vida com Geraldo que sabia poucas coisas e descobrindo um novo mundo, amigos e amor.
1650711410 13/01/2024minha estante
Este livro é muito bom!

Mari__ 13/09/2020

O Matuto:
Outro livro incrível da Zibia que tive o prazer de ler! Mais um livro onde há banhos de ensinamentos morais e espirituais. Digo que para quem não acreditava nessa doutrina não leia, pois nesse livro o meio espiritual é muito presente e de forma marcante. Então, quem não acredita se sentirá enganado e por fim irá criticar o livro de maneira negativa. Mas voltando ao que interessa, para quem tem certa fé e gosta pode ler pois se sentirá renovado e com mais vontade de viver!

Me sigam no perfil e interajam comigo!
ps: no momento voltarei para o gênero que mais amo, FANTASIA, aguardem novas resenhas!

pandora 27/04/2010

Aprendendo sempre!
O que achei deste livro? Sensacional! Pude perceber que não adianta, status, dinheiro, posses, saber ler e escrever se vc não sabe escutar a voz do coração.
Quando Geraldo saiu da cidade de Dente de Onça, sem nunca ter conhecido iluminação, água corrente(tudo era no rio) e descobre que foi retirado da sua mãe pelo seu pai, que era médico conceituado de São paulo, por causa de uma trama maquiavélica em razão de sua fortuna, quis se vingar de todas as pessoas que o fizeram sofrer!
Mas conforme o enredo do livro é desenvolvido, descobrimos que o Amor pode fazer milagres, inclusive transformar ódio em compaixão, reascender o perdão e o respeito.

Quem não leu, se tiver oportunidade, leia este livro.

Roberta.AragAo 10/04/2023

Matuto não era matuto
O livro é rico em ensinamentos que perpassam a vida de Geraldo e seus amigos. No começo pode parecer um clichê, mas há personagens que só de estarem presentes carregam o peso da vida esplêndida, como Lucila, Inês, Afonso e Carolina. No decorrer das páginas, o leitor muitas vezes irá se deparar com opiniões parecidas com a do protagonista, e com o debate sobre o tema será visto o quanto fútil ela é ao se comparar com os números erros que colecionamos em nossas vidas. O final me deixou eletrizada, passei o domingo ansiosa para ler até a última linha, e fui impactada com a gênese de todo o problema e ,principalmente, o modo como foi estabelecido para encerrá-lo.

Jamile.Luiza 17/06/2021

Zibia sempre nos faz refletir e olhar para nós mesmos. O livro conta uma história rica em detalhes e sentimentos, fala sobre amor, ciúmes, obsessão e justiça.

Daniele.Lopes 28/12/2020

Pra quem gosta e se interessa por livros espíritas ,vai amar esse livro, exclusivamente qualquer livro dessa autora.

Thaina 13/04/2024

História envolvente e aprendizado
O livro começou já muito interessante, e o desenrolar da história também foi muito bom. Uma história que fala muito sobre as consequências de sentimentos obscuros como ciúme e vingança, e que mostra como nada é em vão, que nenhum sofrimento é por acaso.

Recomendo muito a leitura. ?

Ciça 28/03/2021

Gosto muito de romances espíritas e esse é um dos melhores que já li. Sempre recomendo pra quem gosta também.

Alana413 17/03/2022

Romance, traição e tudo o que há de bom...
É óbvio que é complicado explicar as mensagens deste livro para aqueles que não possuem fé. E não digo daqueles que não são espíritas. Digo que mesmo em outra doutrina uma pessoa de fé entende que absolutamente tudo é possível. É isso que deve ter em mente ao ler O Matuta.
Senti raiva, tristeza e no fim de tudo apenas uma certeza. Qual? Leia e saberá.

Powerful 04/02/2009

A Presença de Deus em cada um
Este livro nos ensina que mesmo as pessoas mais simples, nos mais longínquos rincões, têm sempre a bênção da Presença de Deus em suas vidas. Jamais estamos sós: sempre há espíritos de todos os níveis e escalões que se preocupam conosco e estão sempre por perto, tentando nos inspirar e ajudar nos momentos mais difíceis. Porém, é preciso manter o canal da intuição bem aberto para perceber a presença destes luminares em nossas vidas: é preciso levar em conta nossa intuição, pois ela vem sempre do nosso coração (nossa Divina Presença que habita em nós) e de seres espiritualmente elevados.
douglas037 12/11/2012minha estante
como faço para começar a leitura?

Mih Del Debbio 14/08/2009

O mundo da voltas
Gostei muito desse livro, achei interessante a forma que a Zibia encontrou pra nos mostrar que realmente o mundo dá voltas. A gente pode tentar fugir das coisas, pode tentar criar uma outra realidade, porém quando chega a hora não tem como ser outra pessoa, o destino grita pela gente. Diferente dos outros livros da autora, este não é muito auto-ajuda... é uma história, você tira dela o que quiser.

Bela 01/07/2023

Ótima leitura
Muito bom quando podemos juntar várias coisas em uma leitura, este livro é um exemplo disso, além de uma ótima história e romance, esse livro também traz um ótimo aprendizado espiritual, sendo uma leitura enriquecedora, por isso recomendo para todos que gostam do gênero.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6