Fahrenheit 451 Ray Bradbury

Resenhas - Fahrenheit 451

Paola497 14/04/2024

Uma obra fantástica
Que livro incrível. Um grande presente da minha professora de Literatura no último ano do ensino médio ter nos levado para embarcar nessa história tão necessária, tão emocionante.
Uma distopia carregada de emoções, onde os bombeiros não trabalham para apagar o fogo e sim para colocar fogo em livros dentro de um cenário de governo totalitário. Eu gostaria que todos pudessem ler esse livro um dia e mais do que ler, pudessem abrir a mente para serem transformados por essa escrita tão brilhante e revolucionária de Ray Bradbury.

Maria.Barreto 14/04/2024

Fahrenheit
Um romance especial, pois fala sobre amor aos livros e a fúria incompreensível de uma guerra política que os destruía.

Apenas Markis 14/04/2024

Confesso que eu esperava muito mais. Na minha cabeça seria tipo um 1984, mas minhas expectativas não foram supridas

Mandark 14/04/2024

O poder avassalador das memórias...
Não me lembro o que fazia ou quais minhas impressões exatas, para além das minhas anotações no histórico do Skoob, quando pela primeira vez me aventurei nas páginas do Fahrenheit 451 do Bradbury. Lembro que foi um livro tocante e marcante, que me deixou reflexivo e que me fez correr atrás de diversos outros títulos do Ray. Quando eu mais uma vez me aventurei nessa narrativa, foi com o objetivo claro de uma leitura mais compenetrada e atenciosa, com o intuito de arrebatar do livro o máximo de reflexões para o compartilhamento durante a aula que eu teria sobre essa obra na universidade. E que surpresas me aguardavam nessa releitura...
Primeiramente, joguei por terra muitas das lembranças desvirtuadas que faziam parte da minha associação mental com essa obra. Percebi que criei muitas memórias falsas sobre esse enredo, que não chegavam a ir contra a essência da obra, mas com certeza vieram de uma mistura não intencional com milhares de outros enredos que li na última década.
Então, ao reler cada página novamente, fui reconstruindo e redescobrindo minhas impressões sobre um livro forte e cheio de referências e, acima de tudo, um livro com uma proposta e um posicionamento claro sobre o papel da literatura na formação da humanidade e na sua manutenção também.
Montag é um personagem arrancado de sua zona de conforto pelos encontros que ele tem com pessoas tocadas pelo poder da memória literária, pessoas que enxergam para além da rotina e do superficial, buscando sentindo nas sensações, no diálogo e nas elucubrações solitárias da contemplação analítica da vida.
E, para além da ficção, Bradbury não perde a oportunidade de reforçar no Posfácio e na Coda um posicionamento que não ficou claro para mim na minha primeira leitura, mas que ele faz questão que esteja presente na mente dos seus leitores. Não vou entrar em detalhes sobre esses trechos tão controversos, mas não posso deixar de dizer que ele me fez rever meus próprios conceitos sobre o tema.
Enfim, é um livro marcante, revolucionário e que guardo no coração, agora com mais clareza e sem falsas memórias. Uma ode ao poder da literatura como um grande guardião de memórias e um seguro para as futuras gerações sobre os impactos do tempo, da tecnologia e da cultura na história da humanidade.

dani2vi 14/04/2024

Esse final..
Recebi muitos elogios desse livro e acabei criando muitas expectativas. Ele é ótimo!! O desenrolar da história eu achei um pouco confuso e até tive que reler, mas foi muito interessante! Me prendeu e pensei que o final seria perfeito, o que acabou não sendo.

Recomendo muito pra quem gosta de livros assim, mas esse final não deu não

Marcela.Atanes 12/04/2024

Legalzinho, final meio bunda mas até que é divertido, no começo é bem chato e cansativo mas depois você vai entendo melhor a história e fazendo uma leitura mais fluida

Otávio 12/04/2024

História boa mas escrita cansativa.
"Fahrenheit 451", de Ray Bradbury, apresenta uma narrativa convincente que investiga os perigos da censura e a importância da liberdade intelectual. A habilidade narrativa de Bradbury brilha com um enredo instigante e imagens vívidas. No entanto, a descrição excessiva e a ausência das tradicionais quebras de capítulos contribuem para uma experiência de leitura um tanto cansativa. Apesar dessas desvantagens, o livro continua sendo um comentário comovente sobre a sociedade. Vou deixar dois trechos que eu adorei:
"Bem, afinal de contas, estamos na era do lenço descartável. Assoe seu nariz numa pessoa, encha-a, esvazie-a, procure outra, assoe, encha, esvazie."
"A maioria de nós não pode sair correndo por aí, falar com todo mundo, conhecer todas as cidades do mundo. Não temos tempo, dinheiro ou tantos amigos assim. As coisas que você está procurando, Montag, estão no mundo, mas a única possibilidade que o sujeito comum terá de ver noventa e nove por cento delas está num livro."

giuniverse 12/04/2024

Pensar em livros sendo proibidos na sociedade causa uma dorzinha em qualquer leitor. Essa distopia se aprofunda justamente nessa narrativa e nos faz pensar em quanto conhecimento e pensamento crítico pode ser perdido ao longo das décadas devido a extremismos incrustados na mente dos cidadãos. É uma ótima leitura e como todas as distopias nos faz pensar criticamente sobre a sociedade e nos surpreende sobre como um livro escrito a décadas consegue ser tão atual em sua crítica social.

SubaLivros 12/04/2024

Vim com muitas expectativas, no início eu achei muito, mas o livro oscila muito em partes empolgantes e outras entendiantes. Mas ok, normal. Foi uma leitura bom, mas nada extraordinário.
Alguns trechos que eu gostei:

?Se alguém disse a você sobre o que se trata uma história, ele provavelmente está certo. Mas se disser que a história se trata apenas disso, está definitivamente errado.?

?Quanto mais poros, quanto mais detalhes de vida fielmente gravados por centímetro quadrado você conseguir captar numa folha de papel, mais ?literário? você será.?

Dani 12/04/2024

Li tão rápido que quando acabou senti que poderia passar mais muito tempo presa na história. Acho que se deve ao fato de quase o livro todo acontecer em poucos dias. Achei lindo, gostei do final e é o tipo de livro que adoraria saber mais sobre o após.

Malu.MacalAs 11/04/2024

Fahrenheit 451
Eu tava sem expectativa nenhuma pra esse livro e ele conseguiu me surpreender positivamente em vários aspectos
tem uma narrativa muito consistente e relevante que te leva a querer saber o final e pra completar ainda crítica o modo em que vivemos sempre presos e alienados em telas

Cleyv 11/04/2024

1984 é melhor.
A história é bacana pra ler despretensioso. Não é dos melhores que li. 1984 é muito melhor construído. Em partes achei o enredo vago, e a personagem Clarisse muito previsível e comum. Não é um livro ruim, certamente, mas como eu disse, nada de impressionante.

Lucas.Silva 11/04/2024

Confesso que antes de ler esse livro, acreditei que não seria grande coisa, ou que nunca chegaria aos pés de Admirável Mundo Novo. Pensei não haver tanta relevância em uma distopia que tem como base queimar livros. No entanto, ao me deparar com a obra em si, não com ideias rasas sobre ela, tive uma surpresa sensacional!

Fahrenheit 451, assim como todas as outras distopias, não busca adivinhar um futuro. Apenas faz advertências baseadas no presente. E o presente desse livro, há mais de setenta anos, apontava para um mundo cada vez mais acelerado, com a televisão e outros meios de comunicação ganhando cada vez mais espaço. A obra, a bem da verdade, acaba se aproximando da realidade atual. Nela, são vistas pessoas que não têm tempo para enxergar as pequenas coisas ao redor. Não sabem como é a vegetação que as circunda ou a cor das flores. Deve-se andar sempre apressado. Dirigir devagar ou caminhar são coisas consideradas crime. Deve-se evitar conversar com quem está perto de você, trocando então suas relações concretas por uma pseudo realidade através das telas.

Os livros também representam algo indesejado. Eles são responsáveis por trazer tristezas, reflexões, angústias? e isso, nessa sociedade, não é bom. Nada deve causar pensamentos negativos, tudo deve ser leve. É nesse contexto que um livre excelente é apresentado. Ele representa uma sede por tudo o que é humano, tudo que é vida? enfim, essencial.
Carolina 11/04/2024minha estante
Impressionante como realmente descreve bem a realidade atual

Giovana.presser 10/04/2024

Fahrenheit 451
Eu fui meio que obrigada a ler esse livro , pela escola , por que terá atividades sobre ele .
O que eu achei ?. Eu nunca falo que um livro é ruim só pro que pra mim não foi a melhor leitura , só que esse livro não é um livro para mim ler , para as outras pessoas até pode ser , mais pra mim não foi uma experiência legal , eu fiquei muito intendia lendo o livro , principalmente o início . Só que eu resolvi da 3 estrelas por que mesmo que eu não tenha curtido muito , ele é um livro muito interessante, conta uma ótima história , que querendo ou não sabemos que pode se tornar realidade . Minhas partes preferidas do livro foi as parte de ação , que eu não imaginava que teria nesse livro .

Resumindo ; é uma livro interessante, com ótima história , só que pra mim não foi tão legal na hora de ler

Márcia 10/04/2024

Uma distopia que acompanha uma época onde bombeiros existem para atear fogo em livros. Em um mundo onde as pessoas se distraem com telas e os livros são proibidos.